[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 04 : Cap04_10
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 086 - Capítulo 04 - Os Menus do Internet Explorer 8.0

A exemplo de qualquer aplicativo para o Windows, o Internet Explorer disponibiliza uma série de comandos, através de menus. Já com o Internet Explorer 8.0, algo que o usuário nota de imediato é a ausência do tradicional menu de opções que existia (calma, ele ainda existe, já vou mostrar por onde ele anda) na parte de cima da janela, logo abaixo da Barra de Títulos. Era o menu com as opções Arquivo, Editar, Exibir, Favoritos, Ferramentas e Ajuda. Este tradicional menu, com o qual os usuários estão tão acostumados, ainda está disponível (ainda bem!!!!, devem ter exclamado muitos dos amigos leitores). O que ocorre é que no Internet Explorer, por padrão, este menu está oculto.

Você pode pressionar por alguns segundos e largar a tecla Alt para exibir o menu. Se você não selecionar nenhum comando, por cinco segundos, o menu será ocultado novamente. Se você selecionar um compando (como  por exemplo Arquivo -> Salvar como...), após a execução do comando, o arquivo será novamente oculto.

E se eu quiser tornar o menu permanentemente visível??? É possível??? Claro que sim. Para tornar o menu permanentemente visível, clique na opção Ferramentas, na Barra de comandos e, no menu de opções que é exibido, clique na opção Barra de Menus, conforme indicado na Figura 4.5, exibida anteriormente. Observe que agora o tradicionl menu, com as opções Arquivo, Editar, Exibir, Favoritos, Ferramentas e Ajuda, passsa a ser permanentemente exibido, como nas versões anteriores do Internet Explorer. Caso você queira voltar a ocultar o menu, basta executar, novamente, o comando Ferramentas -> Barra de Menus. Este comando funciona como uma chave do tipo liga e desliga. Se o menu está oculto e você executa o comando, o menu passa a ser exibido. Se o menu está sendo exibido e você executa o comando, o menu é ocultado.

Nota: Neste tópico veremos os menus mais conhecidos, tais como Arquivo e Editar. Os demais comandos serão vistos no decorrer deste capítulo.

O Menu Arquivo:

O menu Arquivo nos oferece as seguintes opções:

  • Nova Guia: Abre uma nova guia, dentro da janela atual do Internet Explorer.
  • Duplicar Guia: Abre uma nova guia e carrega o mesmo endereço da guia atual, a partir da qual o comando foi executado.
  • Nova Janela: Abre uma nova janela do Internet Explorer e carrega o mesmo endereço da Guia Atual, a partir da qual o comando foi executado.
  • Nova Sessão: Este comando abre uma nova janela do Internet Explorer e carrega as páginas configuradas como páginas iniciais, uma em cada guia.
  • Abrir: Abre uma janela para que você digite um novo endereço. O endereço digitado será carregado na guia ativa no momento (guia que está sendo exibida).
  • Editar com o <Nome do Programa configurado como Editora HTML Padrão>: Carrega a página atual no programa configurado como editora HTML padrão, normalmente o Microsoft Word ou, se você tiver instalado no teu computador, o Microsoft FrontPage (ou qualquer outro Editor HTML instalado e configurado como padrão para edição de páginas HTML), para que você possa fazer alterações e salvar no seu computador. Evidentemente que você não poderá salvar as alterações no servidor onde está a página, pois você não tem permissão para isso. Ao usar este comando, é feita uma cópia da página no programa configurado como editor HTML padrão do seu computador, você pode fazer alterações e salvar a cópia em uma pasta no HD do computador. Evidentemente que a página original, armazenada na Internet, fica inalterada.
  • Editar: Permite que você edite a página atual, desde que você tenha permissão para tal. Se esta opção estiver desabilitada, é por que você não tem permissão no servidor onde está a página, para poder editar a página.
  • Salvar: Salva alterações na página atual, caso você tenha permissão para salvar alterações no servidor onde a página está hospedada. Se esta opção estiver desabilitada, é por que você não tem permissão para salvar a página no servidor onde a página está hospedada.
  • Salvar como: Permite que você salve uma cópia da página completa, inclusive com os gráficos, para o disco rígido do computador. Você seleciona a pasta onde será salva a página e todo o seu conteúdo.
  • Fechar guia: Fecha a guia atual.
  • Configurar página: Este comando abre a janela Configurar Página, indicada na Figura 4.18.  As opções desta janela permitem que sejam configuradas opções da página para a Impressão, tais como o tamanho da página, a orientação do papel (horizontal ou vertical), as margens, cabeçalho e rodapé. Podemos exibir informações especiais, tais como o endereço da página e o número da página, tanto no cabeçalho quanto no rodapé.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 4.18 - A janela Configurar Página.

Para definir as informações especiais do cabeçalho e do rodapé, utilizamos uma combinação de caracteres, como por exemplo: &u para imprimir o endereço da página.  A seguir temos a lista completa dos códigos que podem ser utilizados para inserir informações no cabeçalho e no rodapé, quando da impressão da página:

Digite isto

Para imprimir isto

&w

Título da janela

&u

Endereço da página (URL)

&d

Data no formato abreviado (como especificado nas Opções Regionais do Painel de controle).

&D

Data no formato extenso (como especificado nas Opções Regionais do Painel de controle).

&t

Hora no formato especificado em Opções regionais no Painel de controle

&T

Hora no formato de 24 horas

&p

Número da página atual

&P

Número total de páginas

&&

Um único E comercial (&)

&b

O texto imediatamente após esses caracteres como centralizado

>&b&b

O texto imediatamente após o primeiro “&b” como centralizado e o texto após o  segundo “&b” como justificado à direita.

  • Imprimir: Imprime a página atual. Abre uma janela permitindo que você selecione qual impressora será utilizada para a impressão.
  • Visualizar Impressão: Esta opção abre a janela de Visualização de Impressão, indicada na Figura 4.19. Nesta janela você pode alterar o zoom de impressão (lista Reduzir para caber), Alterar as margens, a orientação da página e assim por diante. Todos estes comandos estão na barra de comandos da janela. Uma vez que as configurações estão OK, clique no primeiro botão (botão com o desenho da impressora), para imprimir a página. Caso você queira fechar a janela de Visualização de Impressão, é só pressionar a tecla ESC.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 4.19 - A janela Visualizar Impressão.

  • Enviar -> Página por Email...: Permite que você envie uma cópia da página atual, em formato HTML, por e-mail, para um amigo ou conhecido.
  • Enviar -> Link por Email...: Envia apenas o endereço da página por e-mail, ao invés de enviar todo o conteúdo da página.
  • Enviar -> Atalho para a Área de Trabalho: Cria, na área de trabalho, um atalho para a página atual. Ao abrir este atalho, o Internet Explorer será aberto e a respectiva página será carregada.
  • Importar e Exportar...: Abre o Assistente de Importação e Exportação, o qual permite que você importe ou exporte os seus Favoritos e o Histórico para outros aplicativos ou para um Arquivo. Esta opção pode ser utilizada para copiar, por exemplo, os favoritos de um computador para o Outro. No computador onde estão os favoritos a serem copiados, você os exporta para um arquivo. Depois você importa este arquivo no computador de destino.
  • Propriedades: Fornece uma janela com informações sobre a página atual.
  • Trabalhar Offline: Coloca o Internet Explorer em modo Offline. Quando você for acessar uma página da Internet, que não esteja no cache do navegador e estiver em modo Offline, o Internet Explorer emite um aviso e pergunta se você deseja se conectar.
  • Fechar: Fecha o Internet Explorer

O Menu Editar:

É o tradicional menu Editar que aparece em aplicações como o Word, Excel, etc. Tem opções de Copiar e Colar e Recortar, de Selecionar todo o conteúdo da página e de Localizar/Pesquisar um texto dentro da página.

Por exemplo, você pode usar o recurso de Copiar e Colar, para copiar texto e figuras de uma página da Web para o Word. Para isso, basta selecionar o trecho a ser copiado e pressionar Ctrl+C ou executar o comando Editar -> Copiar. Depois é só ir no Word e pressionar Ctrl+V ou executar o comando Editar -> Colar.

Um recurso que merece maiores comentários, no menu Editar, é a opção Localizar Nesta Página (este comando é equivalente a pressionar  Ctrl+F). Ao executar o comando Editar -> Localizar nesta Página, será exibida, logo abaixo da guia Atual, a parra Pesquisar, indicada na Figura 4.20:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 4.20 - A janela Localizar.

Nesta barra, no campo Localizar, você digita a palavra ou expressão a ser pesquisada na página atual. Na lista Opções você pode selecionar a opção Coincidir palavra inteira, para que seja localizada somente as ocorrências da palavra inteira e não da palavra em partes de outra maior. Por exemplo, se você está pesquisando por Excel, se você não marcar a opção Coincidir palavra inteira, será localizado Excel, Excelente, Excelsior e assim por diante. Se você quiser que a pesquisa faça distinição entre MAIÚSCULAS e minúsculas, use a opção Diferenciar Maiúsculas de Minúsculas. Selecionadas as opções desejadas, clique no botão Próxima, para localizar a próxima ocorrência da palavra ou expressão pesquisada. Se não for o trecho que você quer, vá clicando nos botões Próxima ou Anterior, para continuar pesquisando na página.

O Menu Exibir:

O menu Exibir nos oferece as seguintes opções:

  • Barras de ferramentas: Permite que sejam definidas quais barras de ferramentas devem ser exibidas e quais devem estar ocultas, no Internet Explorer.
  • Guias Rápidas: Exibe uma miniatura das páginas carregadas em cada uma das guias abertas na janela atual. É equivalente a clicar no botão Guias Rápidas, já descrito anteriormente, ou a pressionar Ctrl+Q.
  • Barras do explorer: Define quais barras serão exibidas. Temos barra de Pesquisa, de Favoritos, de Histórico, etc. Estas barras também podem ser exibidas pelos respectivos botões na barra de ferramentas, conforme descrito anteriormente.
  • Ir Para: Fornece atalhos para Voltar e Avançar através do histórico, além de atalhos para as últimas oito páginas visitadas.
  • Parar: Equivalente ao botão Parar, da barra de ferramentas. É equivalente a pressionar a tecla ESC.
  • Atualizar: Equivalente ao botão Atualizar, da barra de ferramentas ou a pressionar a tecla F5.
  • Zoom: Permite dar zoom para mais ou menos de 100% na página sendo exibida. É um recurso bastante útil para usuários com deficiência visual grave.
  • Tamanho do Texto: Permite que você selecione o tamanho do texto a ser exibido, de acordo com as suas preferências: Muito grande, Grande, Médio, Pequeno ou Muito pequeno.
  • Codificação: Define o conjunto de caracteres utilizado para exibir texto nas páginas da Internet.
  • Estilo: Define ser será utilizado um estilo padrão ou nenhum estilo, para apresentação da página
  • Navegação por cursor: Esta opção ativa a navegação por Cursor. Também pode ser utilizada a tecla de função F7. Ao ativar a navegação por cursor, você pode usar o teclado para navegar na Internet. Pressione TAB para mover para frente entre os elementos de tela e SHIFT+TAB para mover para trás. A Navegação por Cursor permite selecionar texto e mover-se pela página da Web usando as teclas de navegação padrão do seu teclado—HOME, END, PAGE UP, PAGE DOWN e as teclas de seta. Você pode navegar através das seguintes partes da tela pressionando TAB or SHIFT+TAB:
      • Links que são texto ou imagens
      • Pontos de acesso em mapas de imagem
      • A Barra de endereços
      • A barra de guias
      • Quadros HTML
  • Código-Fonte: Exibe o código HTML da página carregada na guia atual.
  • Relatório de segurança: Esta opção somente estará disponível para páginas que usam Certificados digitais e o protocolo HTTPS. Na maioria das páginas, esta opção está desabilitada. Ao selecionar este comando, será exibida uma janela com informações básicas sobre a segurança do site, conforme indicado na Figura 4.21:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 4.21 – Exemplo de Relatório de Segurança.

Nesta janela, você tem a opção Exibir certificados. Ao clicar neste link, será aberta uma janela com informações sobre o Certificado digital do site. Esta informação é util para você verificar se o site não está usando um certificado com validade vencida.

  • Endereço de site internacional: Sinceramente??? Não consegui descobrir a função desta opção. Nem mesmo quando acessei o site da Microsoft e o site da Microsoft Brasil, esta opção ficou habilitada.
  • Política de Privacidade da Página Web...: Ao selecionar esta opção é exibida a janela Relatório de Privacidade. Você pode verificar qual é a política de privacidade de um determinado site, clicando no site, na lista de sites e depois clicando no botão Resumo. Feito isso, se houver uma política de privacidade do site, esta será exibida, conforme indicado na Figura 4.22:

A política de privacidade é cada vez mais importante, pois os usuários somente irão confiar seus dados e, conseqüentemente, suas compras, a sites que respeitem a sua privacidade e a privacidade dos dados fornecidos pelo usuário. Uma boa declaração das políticas de privacidade é um ponto importante, para reforçar a imagem e o compromisso da empresa em respeitar a privacidade e os dados dos clientes.

Clique em OK para fechar a janela com o resumo da política de privacidade. Você estará de volta a janela Relatório de privacidade. Clique em Fechar, para fechá-la.

  • Tela inteira: Coloca o Internet Explorer no modo de Tela inteira, no qual não é exibido o menu de opções, nem a barra de endereços e nem a barra de Status. É utilizado para liberar mais espaço na tela. Para sair do modo de Tela inteira, pressione a tecla F11 novamente.

Os menus Favoritos e Ferramentas serão vistos nos próximos tópicos.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 4.22 A política de privacidade da Microsoft.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI