[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 04 : Cap04_21
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 097 - Capítulo 04 - Favoritos - Utilização e Administração

Você acessa a Internet, faz as suas pesquisas, descobre bons sites e um dia precisa acessar novamente aquele site com ótimos artigos sobre Windows 7 e nada de lembrar do endereço? Esta é uma situação bastante comum. São milhões e milhões de endereços, milhares de sites sobre cada assunto. É simplesmente impossível manter na memória o endereço de todos os sites interessantes e úteis que você acessa. Por isso existe o recurso Favoritos do Internet Explorer. Com o uso deste recurso você pode criar uma lista dos sites de sua preferência e pode organizar esta lista em categorias. Toda vez que precisar acessar um destes sites é só acessar os favoritos e dar um clique no nome do site. Muito simples e intuitivo.

O recurso Favoritos é administrado através do menu Favoritos, do Internet Explorer. Por padrão, já vêm adicionado aos favoritos alguns endereços para sites da Microsoft, como por exemplo: Guia de estações de rádio e MSN.com. Nesta lição aprenderemos a adicionar endereços, organizar os favoritos e excluir endereços que não são mais necessários.

Nota: O menu Favoritos, a exemplo do menu Iniciar, é construído a partir de uma estrutura de pastas e subpastas, no disco rígido do computador. Cada usuário que faz o logon no computador tem o seu próprio conjunto de Favoritos. Por padrão, a lista de sites é gravada na seguinte pasta:

  • C:\Usuários\nome_de_logon_do_usuário\Favorites

Dica: Para transferir os favoritos do Internet Explorer de um computador para o outro, basta copiar a pasta Favorites, do computador de origem para o computador de destino. Vamos supor que o usuário jsilva em um computador quer copiar os seus favoritos para o usuário pedro em outro computador. Basta copiar a pasta C:\Usuários\jsilva\Favoritos do computador de origem, utilizado pelo jsilva, para a pasta C:\Usuários\pedro\Favoritos no computador utilizado pelo pedro. Com isso o usuário pedro terá a mesma lista de Favoritos do usuário jsilva.

Adicionando Endereços e Organizando os Favoritos em Pastas e Subpastas:

Você pode ir adicionando endereços à lista de Favoritos sempre que necessário. Porém uma boa idéia é dividir os endereços por assuntos, por exemplo: Educação, Finanças, Lazer, Saúde, Informática e assim por diante. Podemos ter mais de um nível de divisão, por exemplo: Educação -> Matemática, Educação -> Dicas de Gramática, Educação –> Cursos OnLine e assim por diante. A divisão da lista de endereços do favoritos em categorias e subcategorias facilita a organização dos endereços e a localização de um determinado endereço, quando necessário.

Conforme veremos neste tópico, adicionar endereços aos favoritos e criar níveis e subníveis é extremamente simples. Aprenderemos a realizar estas operações, através de um exemplo prático. Apenas a título de exemplo, criaremos a seguinte estrutura para o Favoritos:

Educação -> Matemática                    Sites sobre Matemática e Raciocínio Lógico
Educação -> Gramática                       Sites com dicas de Gramática
Educação -> Certificações                  Sites com dicas sobre exames de Certificação
Programação -> ASP                          Sites com dicas sobre Active Server Pages
Programação -> XML             Sites com dicas sobre XML
Programação -> Webmaster               Sites com dicas para Webmaster

Exemplo prático: Para criar a estrutura de Favoritos proposta no nosso exemplo, siga os passos indicados a seguir:

1.         Abra o Internet Explorer: Iniciar -> Todos os Programas -> Internet Explorer.

Nota: O primeiro passo é criar a estrutura proposta. Vamos iniciar criando as opções de primeiro nível, que no nosso caso são: Educação e Programação. Para isso, vamos usar o nosso menu tradicional, no qual uma das opções é justamente o menu Favoritos. Se o menu tradicional do Internet Explorer não estiver sendo exibido, permanentemente, clique no botão Ferramentas e dê um clique na opção Barra de Menus, para passar a exibir o menu, permanentemente. Agora o menu com as opções Arquivo, Editar, Exibir, Favoritos, Ferramentas e Ajuda deve estar sendo exibido, logo abaixo da barra de endereços do Internet Explorer.

2.         Selecione o comando Favoritos -> Organizar Favoritos. Será exibida a janela Organizar Favoritos, indicada na Figura 4.36. Nesta janela podemos Criar, Renomear, Mover e Excluir entradas (pastas) do menu Favoritos. Cada pasta representa uma nova opção no menu Favoritos. Ao criarmos uma pasta dentro de outra pasta, criamos um submenu. Exatamente igual à estrutura do menu Iniciar, que foi detalhada no Capítulo 2.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 4.36 A janela Organizar Favoritos.

Nota: No exemplo da Figura 4.36, estou usando um computador onde a lista de Favoritos está vazia. No computador que você está utilizando, provavelmente, já existam entradas na lista de Favoritos.

3.         Dê um clique no botão Nova Pasta.

4.         Na janela de Favoritos, surge uma nova pasta com o nome Nova Pasta. Digite Educação e pressione Enter. A pasta será criada, conforme já pode ser visto dentro da própria janela Organizar Favoritos, onde já passa a ser exibida a pasta Educação.

5.         Agora vamos criar a pasta Programação. Clique no botão Nova Pasta. Digite Programação e pressione Enter.

6.         Mantenha a janela Organizar Favoritos aberta. Pronto, criamos as duas pastas de primeiro nível: Educação e Programação. Agora vamos criar as opções dentro de cada uma destas pastas. A primeira subpasta de Educação não poderá ser criada diretamente dentro de Educação. Temos que criá-la no mesmo nível, como se fosse uma pasta de primeiro nível, e depois movê-la para dentro de Educação. As subpastas subseqüentes poderão ser criadas diretamente dentro da pasta Educação. Na minha opinião, este é um bug (ou no mínimo uma funcionalidade mau implementada), a qual já existia nas versões anteriores do Internet Explorer e não foi corrigido no Interenet Explorer 8.0. Mas vamos a prática.

7.         Clique no botão Nova Pasta... Digite Matemática e pressione Enter.

8.         Dê um clique na pasta Matemática para selecioná-la.

9.         Dê um clique no botão Mover...

10.       Será exibida a janela Procurar Pasta. Nesta janela marcamos a pasta para a qual queremos mover a pasta Matemática. Dê um clique na pasta Educação para selecioná-la e dê um clique no botão OK. A pasta Matemática será movida para dentro da pasta Educação.

11.       Você está de volta à janela Organizar Favoritos. Na lista de pastas de primeiro nível, dê um clique simples na pasta Educação para abri-la. Observe que a pasta Matemática já aparece como uma subpasta de Educação, conforme indicado na Figura 4.37.

Após termos criado a primeira subpasta, as demais podem ser criadas diretamente dentro de Educação, e não precisamos repetir o processo de criar a pasta no primeiro nível e depois mover para dentro da pasta Educação.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 4.37 A subpasta Educação -> Matemática.

12.       Dê um clique na pasta Matemática para marcá-la. Para criar uma subpasta dentro da pasta Educação, você deve marcar uma das subpastas já existentes. Por isso, que a primeira subpasta, que foi Matemática, não pode ser criada diretamente dentro da pasta Educação, por que ainda não existia nenhuma subpasta dentrod e educação. Parece ou não parece um bug do sistema??

13.       Dê um clique no botão Nova Pasta. Digite Gramática e pressione Enter. Observe que a pasta Gramática é criada como uma subpasta da pasta Educação.

14.       Dê um clique na pasta Matemática  para marcá-la.

15.       Dê um clique no botão Nova Pasta. Digite Certificações e pressione Enter. Observe que a pasta Certificações é criada como uma subpasta de Educação.

16.       Com base nos passos apresentados até agora, crie as subpastas da pasta Programação, conforme proposta deste exemplo. Ao final do processo você deverá estar com a estrutura indicada na Figura 4.38:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 4.38 - A estrutura proposta para o nosso exemplo.

DICA: Você pode facilmente Renomear ou Excluir uma pasta/subpasta do Favoritos, clicando com o botão direito do mouse na pasta/subpasta desejada. No menu que surge existem opções para Renomear, Excluir, etc. Você também pode mover pastas/subpastas utilizando o mouse para arrastar e soltar. Na janela Organizar favoritos, você também tem botões Para Mover, Renomear ou Excluir entradas do menu Favoritos.

17.       Dê um clique no botão Fechar, para fechar a janela Organizar Favoritos e voltar para o Internet Explorer.

18.       Clique no menu Favoritos e observe. Já deve aparecer as opções Educação e Programação. Aponte o mouse para Educação e dê um clique. Observe que já aparecem as subpastas Certificações, Gramática e Matemática. Agora que já temos a estrutura de Favoritos montada, é só acessar os sites que queremos adicionar aos favoritos e adicioná-los à lista de Favoritos, dentro da respectiva pasta. Você também pode, a qualquer momento, alterar a estrutura de Favoritos, criando novas pastas, excluindo pastas existentes, criando sub-pastas, renomenado pastas e sub-pastas e assim por diante, para isso basta utilizar o comando Favoritos -> Organizar Favoritos.

19.       Acesse o site http://www.gramaticaonline.com.br . Este é um excelente site com dicas de Gramática.

20.       Após ter acessado o site, vamos adicioná-lo aos Favoritos, na categoria Educação -> Gramática. Selecione o comando Favoritos -> Adicionar a Favoritos.

21.       Surge a janela Adicionar favorito. No campo Nome você pode definir a descrição do site. Este é o nome que aparecerá na lista de favoritos. No campo Nome digite: Site com dicas de gramática.

22.       Abra a lista Criar em. Será exibida a lista de Pastas contidas nos Favoritos e das respectivas subpastas. Clique na pasta ou subpasta na qual você deseja criar a entrada. No nosso exemplo, clique na subpasta Gramática, dentro da pasta Educação, conforme indicado na Figura 4.39:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 4.39 - Adicionando um endereço na opção Gramática.

25.       Dê um clique no botão OK e pronto, o endereço foi adicionado na opção Educação -> Gramática.

26.       Para acessar este endereço é só utilizar o comando Favoritos -> Educação -> Gramática. Na lista de endereços é só clicar no endereço desejado que este será carregado no Internet Explorer.

27.       Com base nos conceitos apresentados, adicione pastas, subpastas e endereços no Favoritos.

Vejam que com o uso do Favoritos fica fácil gravar, organizar e acessar os endereços de sua preferência, ou seja, os seus endereços “Favoritos”.

Fazendo uma Cópia de Segurança dos Favoritos:

À medida que você vai adicionando endereços aos Favoritos é recomendável que você faça uma cópia de segurança, para evitar problemas caso o disco rígido do seu computador apresente defeitos. Para fazer uma cópia de segurança dos favoritos, basta fazer uma cópia da seguinte pasta:

C:\Usuários\nome_do_usuário\Favoritos

Se couber você pode fazer uma cópia em disquete. O importante é que você não faça a cópia no próprio C:, pois estando as duas pastas no mesmo disco rígido, se este “der problema”, você perderá o original e a cópia, que neste caso não serviu para nada.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI