[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 05 : Cap05_19
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 135 - Capítulo 05 - Trabalhando com Imagens e Fotos

A cada nova versão do Windows, novas e melhores ferramentas para trabalho com fotos e arquivos de imagens em geral, são disponibilizadas. Com o Windows 7, não seria diferente. No Windows 7 temos duas ferramentas principais para trabalhar com fotos e imagens, em geral.

  • A pasta Imagens
  • O aplicativo Galeria de Fotos do Windows Live Essentials: É um aplicativo com muitos recursos para gerenciar, organizar, acessar, trabalhar e otimizar suas fotos e imagens. É uma das novidades do Windows 7.

IMPORTANTE: Com o Windows Vista existia um aplicativo chamado de Galeria de Fotos, o qual tinha vários recursos para trabalhar com fotos e imagens. Este aplicativo não existe mais no Windows 7. No Windows 7, utilizamos um aplicativo chamado Galeria de Fotos do Windows Live Essentials, o qual, conforme o próprio nome sugere, não faz parte do Windows 7, mas sim do pacote de aplicativos conhecido como Windows Live Essentials. Este pacote de aplicativos e gratuito e pode ser baixado diretamente do site da Microsoft. Para todos os detalhes sobre como baixar e instalar o Windows Live Essentials, consulte o Capítulo 4.

O número de fotos que gravamos em nossos computadores é cada vez maior. E a “grande culpada” por este grande número de fotos é chamada de “Câmara Digital”. Com o advento e, principalmente, com o barateamento das câmaras digitais, este tornou-se um equipamento bastante acessível a um número cada vez maior de pessoas. Fica muito fácil tirar fotos em todas as ocasiões de nossas vidas: uma viagem, um passeio de final de semana, um aniversário de amigos, o futebol com os amigos, enfim, oportunidades é que não faltam. Além do custo reduzido e de todas as vantagens já tão bem conhecidas, as câmaras digitais estão cada vez mais integradas com os PCs. Hoje em dia é extremamente fácil conectar uma câmara ao computador, para copiar fotos da memória da câmara para uma pasta no HD do computador e depois enviar estas fotos via e-mail, postar no seu site, Blog ou em sites de Redes Sociais, tais como o Orkut, Face book e outros.. Para a maioria das câmaras, basta conectar a câmara em uma porta USB do computador, inserir o CD que vem com a câmara, para instalar o driver e pronto. A câmara é reconhecida e instalada como um drive de dispositivo móvel e aparece no Windows Explorer como um drive a mais, tal como um G:, H:, etc.

Com isso, mais do que se justifica, a necessidade de ferramentas para tentar catalogar, organizar, tratar e trabalhar com tantos arquivos de fotos e imagens. A seguir aprenderemos a utilizar os recursos do Windows 7, para trabalhar com imagens e fotos.

A pasta Imagens:

A pasta Imagens é uma das pastas pessoais, criada para cada usuário que faz o logon no computador. Ou seja, cada usuário tem a sua própria pasta Imagens, que fica no seguinte caminho:

C:\Usuários\NomeDeLogonDoUsuário\Pictures

Nota: Para o usuário em geral, ao invés de Pictures, aparece o termo em Português (Imagens). No Windows 7 podemos fazer com que seja exibido no Windows Explorer e no Computador, um nome de uma pasta, que seja diferente do nome real da pasta. No Capítulo 09 eu apresentarei, em detalhes, mais esta novidade do Windows 7.

Na tabela a seguir, temos alguns exemplos da localização da pasta Imagens, para alguns usuários, conforme o nome de logon do usuário.

Nome de Logon

Localização da pasta Imagens

juliob

C:\Users\juliob\Pictures

maria

C:\Users\maria\Pictures

paulo

C:\Users\paulo\Pictures

jsilva2

C:\Users\jsilva2\Pictures

caruncho

C:\Users\caruncho\Pictures

Ao acessar esta pasta, são disponibilizados vários comandos e ferramentas, os quais facilitam o trabalho com fotos e arquivos de imagens. Vamos a um exemplo prático, onde eu mostro os recursos disponíveis na pasta Imagens.

Exemplo prático: Para abrir a pasta Imagens e utilizar os recursos disponíveis, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon no Windows 7.

2.         Abra a pasta Imagens: Iniciar -> Imagens.

3.         Será aberta a pasta imagens, conforme exemplo indicado na Figura 5.30:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 5.30 – A pasta Imagens.

4.         Observe que, por padrão, o painel de visualização é ativado. Ao selecionar um arquivo, no lado direito da janela é exibida uma miniatura da imagem. Se você quiser, poderá ocultar o painel de visualização. Para isso clique em Organizar -> Layout -> Painel de Visualização. Para voltar a exibir o painel, execute o comando Organizar -> Layout -> Painel de Visualização novamente. Este comando funciona como uma chave de liga/desliga.

5.         Na pasta Imagens também temos o botão Abrir. Ao clicar neste botão, o arquivo selecionado (ou arquivos selecionados) será aberto no programa associado com o arquivo. Por exemplo, se for um arquivo .bmp, será aberto no Paint, se for um .jpg, será aberto no Visualizador de imagens do Windows ou na Galeria de Imagens do Windows Live Essentials (se esta estiver instalada) e assim por diante. Este botão também é um menu. Clique na setinha para baixo, no lado direito do botão Abrir. Será exibida uma lista de programas, com os quais a imagem selecionada poderá ser aberta, conforme exemplo da Figura 5.31:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 5.31 – Programas nos quais a imagem selecionada, pode ser aberto.

6.         Um recurso interessante é a opção Apresentação de Slides. Ao clicar nesta opção, Todas as imagens e vídeos da pasta (ou apenas os selecionados, se houver um ou mais arquivos selecionados), serão apresentados como se fosse uma apresentação de slide. Neste tipo de apresentação, as imagens são apresentadas em tela cheia, uma após a outra. A Apresentação de Slides somente será iniciada, se todos os arquivos da pasta forem imagens ou vídeos. Se houver algum outro tipo de arquivo, a apresentação não será iniciada. Após iniciar a apresentação, você poderá controlar alguns dos parâmetros da apresentação. Estes parâmetros são configurados através clicando com o botão direito do mouse em qualquer parte de qualquer figura, durante a apresentação de slides. Ao fazer isso, será exibido o menu de opções indicado na Figura 5.32:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 5.32 – Menu de Opções para configurar a Apresentação de Slides.

7.         Para sair da apresentação de Slides, a qualquer instante, pressione a tecla ESC.

8.         Ao selecionar um ou mais arquivos, na pasta Imagens, também será habilitado o botão Email. Ao clicar neste botão, será aberta a janela Anexar Arquivos, na qual você pode selecionar um Tamanho para as imagens. Quanto maior o tamanho, maior o tamanho do anexo. Na janela Anexar Arquivos, a medida que você seleciona um tamanho, é informado o tamanho total, em MB, para anexar os arquivos selecionados, conforme exemplo da Figura 5.33:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 5.33 – Enviando imagens por e-mail.

Dica: Na figura 5.33, eu selecionei o tamanho Menor: 1024 x 768, e deu um total de 587 Kb (menos de 1 MB). Se eu selecionasse a opção Tamanho original, para deixar as imagens com o seu tamanho original, daria, no meu exemplo, 25,8 MB, ou seja, 2000% a mais no tamanho do anexo. Você deve ter cuidado ao enviar anexos muito grandes. Como regra geral, recomendo nunca enviar anexos maiores do que 1 MB. Esta função do Windows 7 é uma das que eu mais gosto. Em versões anteriores, eu tinha que abrir as imagens em um programa para tratamento de imagens, tal como o Fireworks ou o Photoshop e salvar as imagens com um tamanho e resolução menores, para reduzir o tamanho em MB das imagens. O Windows 7, com esta opção, tem poupado um bom trabalho para mim.

9.         Selecione o tamanho desejado e clique em Anexar. O Windows 7 irá abrir o programa de E-mail configurado como Padrão, com uma nova mensagem criada e com os arquivos selecionados já anexados e já convertidos para o tamanho selecionado. Agora tudo o que você tem a fazer é endereçar a mensagem para um ou mais destinatários, digitar um Assunto e clicar no botão Enviar.

10.       Outro recurso disponível na pasta Imagens é o recurso Gravar. Você pode usar este recurso, para gravar uma cópia em CD ou DVD (desde que você tenha um gravador de CD/DVD e tenha inserido um CD ou DVD virgem, no drive) de todo o conteúdo da pasta Imagens ou apenas de um ou mais arquivos selecionados. O processo é bastante simples. Primeiro, selecione os arquivos que você deseja gravar. Se você quiser gravar todo o conteúdo da pasta Imagens, pressione a combinação de teclas Ctrl+A. Dê um clique no botão Gravar. Será aberta a janela Gravar um Disco, pedindo que você digite um título para o CD/DVD que será gravado, conforme exemplo da Figura 5.34:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 5.34 – Digitando um título para o CD/DVD.

<passo>11.     Nesta janela você pode escolher entre dois formatos de gravação diferentes:

  • Como uma unidade flash USB: É a opção selecionada por padrão. Ao usar este sistema, você poderá gravar outros arquivos, no mesmo CD, futuramente, desde que ainda tenha espaço disponível. O inconveniente desta opção, é que o CD não poderá ser lido em versões do Windows, anteriores ao Windows XP. Este é o chamado sistema multi-sessão.
  • Com um reprodutor de CD/DVD: Esta opção é compatível com qualquer versão do Windows, desde o Windows 95, porém ela fecha o CD e não permite que outros arquivos sejam gravados no futuro, mesmo que tenha sobrado espaço no CD.

12.       Selecione a opção Com um reprodutor de CD/DVD e clique em Avançar.

13.       Será exibida uma mensagem informando sobre o progresso da preparação para a gravação do CD. Depois é aberta uma janela do Windows Explorer, onde é acessado o CD e, na barra de endereços, é mostrada uma barra de progresso verde, a qual vai indicando o progresso da gravação. Encerrada a gravação, o conteúdo do CD é exibido e o CD está pronto para ser utilizado.

Muito bem, sobre os recursos da pasta Imagens era isso. No próximo tópico, mostrarei como utilizar os principais recursos do aplicativo Galeria de Fotos do Windows Live Essentials.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI