[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 05 : Cap05_20
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 136 - Capítulo 05 - Galeria de Fotos do Windows Live Essentials

O aplicativo Galeria de Fotos do Windows, o qual era uma das novidades do Windows Vista, foi descontinuado no Windows 7.  Na verdade ele foi retirado do Windows 7 e incluído no pacote de aplicativos conhecido como Windows Live Essentials, do qual também faz parte o Windows Live Mail. No Capítulo 4 eu mostrei, passo a passo, como baixar e instalar o Windows Live Essentials. Se você ainda não instalou o Windows Live Essentials, volte ao Capítulo 4 e reveja os passos necessários para baixar e instalar o Windows Live Essentials. Para acompanhar as lições e exemplos sobre a Galeria de Fotos, você precisa ter o Windows Live Essentials instalado no seu computador.

Este aplicativo oferece uma série de funções, as quais facilitam o gerenciamento dos arquivos de imagens e fotos, gravados no HD do seu computador. A pasta Imagens, vista no item anterior, oferece recursos básicos, que ajudam no gerenciamento de fotos e imagens, mas não é o suficiente. Com o número cada vez maior de arquivos de imagens e fotos, que gravamos no HD de nossos computadores, era preciso um programa com mais recursos, para nos ajudar “a nos encontrar” em meio a tantos arquivos de fotos e imagens. E este programa é a Windows Live Galeria de Fotos. Vamos aprender a utilizá-lo, através de um exemplo prático, passo a passo.

Por padrão, o aplicativo Galeria de Fotos do Windows, exibe o conteúdo das pastas públicas, em C:\Usuários\Public e o conteúdo (arquivos de imagens e vídeos), da pasta Imagens. Conforme veremos no exemplo prático a seguir, é possível fazer com que o programa Galeria de Fotos do Windows, gerencie também o conteúdo de outras pastas. Vamos ao exemplo prático.

Exemplo prático: Para aprender a utilizar os principais recursos do programa Windows Live Galeria de Fotos, siga os passos indicados a seguir:

1.         Abra o Windows Live Galeria de Fotos Iniciar -> Todos os Programas -> Windows Live Galeria de Fotos.

2.         Será aberto o programa Windows Live Galeria de Fotos e será exibida a tela inicial, conforme indicado na Figura 5.35:

A grande vantagem deste aplicativo, é que ele oferece várias opções de visualização para as suas fotos, independentemente da pasta onde as fotos estejam. Por exemplo, você pode ver uma listagem por data, por pessoa e por outros critérios.

3.         O primeiro recurso que temos que aprender é como adicionar fotos de pastas que não as pastas padrão (Público e Imagens do usuário logado). Esta é uma operação bastante simples.

Observe que este aplicativo usa a mesma interface do Office 2007 e Office 2010, onde tem uma faixa de opções, conhecida como Ribbon. Neste aplicativo temos as guias Início, Editar, Localizar, Criar e Exibir. Ao clicar em cada uma destas guias, diferentes botões de comandos serão exibidos, com acesso para as dezenas de diferentes funções e configurações disponíveis no aplicativo Galeria de Fotos do Windows Live.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 5.35 – Windows Live Galeria de Fotos.

4.         Vamos então aprender a adicionar fotos de uma pasta que está no HD do computador. No canto superior esquerdo, ao lado da guia Início, tem o botão Arquivo (Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti). Clique na setinha para baixo, ao lado deste botão. No menu de opções que é exibido clique na opção Incluir Pasta.

5.         Será exibida a janela Locais na Biblioteca Imagens. Clique no botão Adicionar... Será aberta a janela Incluir Pasta em Imagens. Navegue até a pasta onde estão as fotos a serem adicionadas, clique na pasta para selecioná-la e clique no botão Incluir Pasta. Você estará de volta à janela Locais na Biblioteca de Imagens. Clique em OK. O conteúdo da pasta selecionada e de todas as suas subpastas será adicionado a Galeria de Imagens e um atalho para a pasta recém adicionada já é, automaticamente, criado no menu de navegação do painel da esquerda, dentro da opção Imagens.

6.         Observe, no painel da esquerda, que já aparece uma entrada para a pasta que foi adicionada. No meu exemplo, adicionei a pasta Fotos de Gatos, a qual já aparece no painel da esquerda como Fotos de Gatos. conforme indicado na Figura 5.36:

Dica: Se você apontar o mouse para uma foto e deixar o mouse sobre a foto, por alguns segundos, será exibida uma visualização maior da foto, conforme exemplo da Figura 5.37.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 5.36 – A pasta Fotos de Gatos, recém adicionada.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 5.37 – Visualização ampliada da foto.

Observe o quanto é mais fácil navegar pelas diversas pastas e subpastas que contém fotos e arquivos de imagens no seu computador, depois que estes são adicionados ao aplicativo Windows Live Galeria de Fotos.

7.         Você pode remover qualquer pasta que você tenha adicionado. Ao remover uma pasta da Galeria de Fotos do Windows, apenas a referência a pasta será removida e não a pasta gravada no HD. Para remover uma pasta, basta clicar com o botão direito do mouse na pasta a ser removida, no painel da esquerda e, no menu de opções que é exibido, clicar em Remover da Galeria. Será exibida uma mensagem de confirmação. Clique em Sim.

IMPORTANTE: Cuidado para não clicar na opção Excluir, pois esta opção irá excluir a pasta mesmo, no HD. Para excluir somente a referência, na Galeria de Fotos do Windows, clique na opção Remover da Galeria.

Dica: Quando você adiciona uma pasta, que tem várias subpastas, na hora de remover da Galeria de Fotos do Windows, não é possível remover uma das subpastas individualmente. Somente é possível remover a pasta principal, onde serão removidas também, todas as suas subpastas.

8.         Na parte de baixo da janela, você tem uma barra de comandos, a qual está indicada na Figura 5.47:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 5.47 – Barra de comandos do Windows Live Galeria de Fotos.

Nesta barra, da esquerda para a direita, temos os seguintes botões de comando:

  • Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti Girar para a esquerda (sentido anti-horário): Este botão faz com que a foto atualmente selecionada, seja girada em noventa graus, no sentido anti-horário, ou seja, para a esquerda.
  • Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti Girar para a direita (sentido horário): Este botão faz com que a foto atualmente selecionada, seja girada em noventa graus, no sentido horário, ou seja, para a direita.
  • Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti Excluir: Este botão exclui as imagens selecionadas. Fique atento que ele não exclui somente da galeria, mas sim exclui os arquivos das imagens selecionadas, do HD do computador.
  • Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti Apresentação de Slides: Ao clicar neste botão, será selecionada iniciada uma apresentação de slides, com as imagens da pasta atualmente selecionada. É equivalente a pressionar a tecla F12.
  • Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti Detalhes: Ao clicar neste botão são exibidos detalhes sobre cada uma das imagens e o botão passa a ser o botão Miniaturas. Ao clicar no botão Miniaturas, são ocultados os detalhes e voltam a ser exibidas apenas miniaturas das imagens.
  • Curso Completo de Windows 7 - Júlio BattistiControle deslizante Ampliar ou Reduzir: Ao arrastar o controle para a direita, as imagens são ampliadas e para a esquerda são reduzidas. È um controle de Zoom.

9.         Você pode dar um clique duplo em qualquer uma das imagens, para vê-la em tamanho real. Quando você está vendo uma imagem em tamanho real, para voltar à tela inicial da galeria é só pressionar a tecla ESC.

10.       E o último recurso que iremos aprender é o recurso para Corrigir fotos e aplicar alguns efeitos. Com este recurso, podemos tentar melhorar um pouco a qualidade de nossas fotos. Como não somos fotógrafos profissionais, muitas das fotos que tiramos, saem sem muita qualidade. O Windows Live Galeria de Fotos tem alguns recursos básicos para correção, os quais podemos utilizar, para tentar melhorar a qualidade de nossas fotos. Para usar os recursos de Correção, clique na foto a ser corrigida, para selecioná-la e depois clique na guia Editar (fica entre as Guias Início e Localizar).

Nota: Os recursos de edição do Windows Live Galeria de Fotos são recursos bastante básicos. Para recursos profissionais e avançados de tratamento de fotos e imagens você deve utilizar um programa como o Adobe Photoshop CS4.

11.       Localize uma foto onde tenha pessoas e, preferencialmente, onde tenha ocorrido o problema dos olhos vermelhos, muito comuns em fotos. Dê um clique duplo na foto, para colocá-la em modo de edição e clique na guia Editar. A foto será aberta em tamanho natural. A primeira opção é Ajuste Automático. Ao clicar nesta opção, o próprio Windows tentará fazer ajustes, para melhorar a qualidade da foto. Se o Ajuste automático não foi suficiente, você pode fazer ajustes mais refinados.

12.       Dê um clique no botão Ajustar: Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti. Ao clicar nesta opção, são exibidos controles deslizantes, para que você possa ajustar o Exposição, Cor, Endireitar a foto e Ajustar detalhe. Ao clicar em uma destas opções, são exibidos controles deslizantes para fazer os ajustes. Por exemplo, ao clicar na opção Ajustar cor, são exibidos controles deslizantes para ajustar Temperatura de cor, Tonalidade e Saturação. A medida que você desloca os controles, a foto já vai sendo modificada, para mostrar como ficaria, com os novos ajustes. Depois de deslocar um dos controles, aparece um pequeno sinal de certo, em cor verde, ao lado de Ajustar cor. Você pode clicar neste sinal de certo, para ocultar novamente os controles deslizantes.

13.       Outra ferramenta disponível é a ferramenta Corte. Ao clicar nesta ferramenta, será exibido um retângulo na foto. Você pode aumentar ou diminuir este retângulo, para capturar somente a parte da foto que você deseja manter. Tudo o que estiver fora do retângulo, será descartado. Para aumentar ou diminuir o retângulo, basta apontar o mouse para um dos quadradinhos, na borda do retângulo, até que o mouse fique em formato de uma seta dupla. Depois é só clicar e arrastar. Depois de definido o tamanho desejado, é só clicar em Aplicar. Na ferramenta Cortar imagem, você também tem uma Caixa de seleção, onde você pode escolher um tamanho personalizado, tal como A4, 20x30, 16x9 e assim por diante.

14.       E a última ferramenta disponível que veremos é Corrigir Olho Vermelho. Este é um problema que “atormenta” fotógrafos profissionais e amadores, a anos. Porém, com os recursos de informática, ficou bem mais fácil corrigir este problema. Para corrigir este problema, basta você clicar na ferramenta Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti. A seta do mouse se transforma em uma cruz. Use a seta do mouse para fazer um retângulo, ao redor do olho a ser corrigido e pronto, lá se foi o olho vermelho da foto. Para fazer o retângulo ao redor do olho, você clique um pouco acima e um pouco à esquerda do olho, mantém o botão do mouse pressionado e arrasta para a direita e para baixo, para ir formando o retângulo ao redor do olho. Ao liberar o mouse, o olho selecionado será, automaticamente, corrigido. Repita a operação para o outro olho e pronto, será uma foto a menos com o famigerado problema do olho vermelho.

Dica: Caso você tenha feito modificações e não gostou do resultado final, você pode reverter todas as alterações feitas. Para isso basta clicar no botão Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti. Será emitido um aviso de que todas as alterações serão descartadas. Clique em Sim e pronto, lá está a sua foto, original, sem as alterações que foram efetuadas. Com este recurso você pode fazer testes á vontade. Caso não goste do resultado final, poderá descartar as alterações e tentar novamente.

15.       Após fazer os ajustes desejados pressione ESC e pronto. As alterações são automaticamente salvas e você estará de volta à Galeria de Imagens.

16.       Feche o Windows Live Galeria de Fotos.

Muito bem, com isso você aprendeu a utilizar este importante programa com recursos básicos para edição de fotos, o Windows Live Galeria de Fotos.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI