NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 06 : Cap06_04
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


Lição 141 - Capítulo 06 - MMC - Criando Consoles Personalizados

Além dos consoles pré-configurados, também podemos criar nossos próprios consoles, os quais podem ser salvos em arquivos com a extensão .MSC. Depois para abrirmos um console pré-configurado basta abrirmos o arquivo .msc.

A criação de consoles personalizados é especialmente útil, quando temos que delegar tarefas administrativas para um outro usuário do computador. Vamos supor que você queira criar um console onde somente seja adicionado o Snap-In para gerenciar usuários e grupos. Depois de criado este console, você envia o arquivo .msc para um usuário responsável pelo gerenciamento de usuários e grupos. Veremos que é possível criar o console de tal maneira que o usuário que vai utilizá-lo não possa modificá-lo, adicionando ou excluindo Snap-Ins. Vamos a um exemplo prático.

Exemplo Prático: Vamos supor que você queira criar um console somente para administrar contas e usuários e grupos. Vamos abrir o MMC sem nenhum Snap-In e carregar apenas o Snap-In para administração de Contas de usuários e Grupos de Usuários do computador. Depois vamos salvar este console com o nome de Administra_usuários.msc na área de trabalho do usuário que está logado.

Para abrir o MMC sem nenhum Snap-In carregado, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Selecione o comando Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Executar.

3.         Na janela que surge, no campo Abrir, digite mmc e dê um clique em OK. Será exibida a janela Controle de Conta de Usuário, pedindo sua autorização para continuar. Clique no botão Sim.

4.         Será aberto o MMC sem nenhum Snap-In carregado.

Para carregar apenas o Snap-In para administração de contas de usuários e grupos, siga os passos indicados a seguir:

5.         Com o MMC carregado anteriormente, selecione o comando Arquivo -> Adicionar/remover snap-in..” (ou pressione a combinação de teclas Ctrl+M). Será exibida a janela Adicionar ou remover snap-in. Observe que não existe nenhum snap-in adicionado e a lista Snap-ins selecionados está vazia (aparece somente a expressão Raiz do console, sem nenhum Snap-in adicionado abaixo de Raiz do console).

Nota: A janela Adicionar/remover snap-in é uma das novidades do MMC 3.0. No MMC 3.0 esta janela está bem mais fácil e prática de usar, do que era nas versões anteriores.

6.         Esta janela está dividida em dois painéis. No painel da esquerda é exibida uma lista com todos os Snap-ins disponíveis no seu computador. Observe que é uma lista bastante extensa. No painel da direita temos a lista Snap-ins selecionados, onde são exibidos os Snap-ins em uso no console atual. No nosso exemplo esta lista, por enquanto, está vazia.
7.         No painel da esquerda, localize na listagem o seguinte snap-in: Usuários e grupos locais e dê um clique sobre ele para selecioná-lo, conforme indicado na Figura 6.4:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti
Figura 6.4 – Adicionando o snap-in Usuários e grupos locais.

8.         Dê um clique no botão Adicionar. Será exibida a janela Escolher máquina de destino. Essa janela permite que você defina em qual computador você quer gerenciar as contas de usuários e grupos. Neste momento você pode gerenciar usuários e grupos de um computador remoto, desde que você tenha permissão para isso.

9.         Por padrão vem selecionada a opção Computador local. Aceite a opção padrão e dê um clique no botão Concluir.

10.       Você estará de volta à janela Adicionar ou remover snap-in. Observe que no lado direito, estão disponíveis os botões Remover (para remover um snap-in selecionado), e os botões Mover para cima e Mover para baixo, os quais você pode utilizar para alterar a posição dos Snap-ins, na lista Snap-ins selecionados. Caso você queira será possível adicionar outros snap-ins. Como para este nosso exemplo não queremos adicionar mais nenhum snap-in, dê um clique no botão Fechar.

11.       Dê um clique em OK para fechar a janela Adicionar ou remover snap-in.

12.       Você estará de volta ao MMC, agora com o snap-in Usuários e grupos locais já carregado, conforme indicado pela Figura 6.5:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti
Figura 6.5 – Console com um snap-in Usuários e Grupos locais.

Nota: O local entre parênteses indica o computador local.

13. Agora vamos salvar o console com o nome de Administra_usuários.msc. O console será salvo na área de trabalho do usuário logado.

14.       Para salvar o console com o nome de Administra_usuários.msc selecione o comando Arquivo -> Salvar (ou pressione a combinação de teclas Ctrl+S).

15.       Será aberta a janela Salvar como. Nesta janela existe uma barra de atalhos, no lado esquerdo da janela. Nesta barra temos atalhos: Locais, Área de Trabalho, Bibliotecas, Computador e Rede. Para acessar a área de trabalho, dê um clique no atalho Área de Trabalho, no campo nome do arquivo digite: Administra_usuários.msc. A janela Salvar como deve estar conforme indicado na Figura 6.6.

16.       Dê um clique no botão Salvar.

17.       Mantenha este console aberto, pois iremos utilizá-lo no próximo exemplo prático, logo a seguir.

No exemplo prático da próxima lição, falarei sobre as configurações de segurança que podem ser definidas para um console personalizado.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti
Figura 6.6 – Salvando o console recém-criado na área de trabalho.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI