[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 06 : Cap06_14
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 151 - Capítulo 06 - Dicas para a Criação de Senhas

Nesta lição vou abordar um tópico sobre o qual o usuário geralmente tem grandes dores de cabeça: Senhas. Mostrarei como criar senhas fortes, as quais não possam ser facilmente quebradas ou descobertas. Também mostrarei as precauções básicas para evitar que você fique sem poder utilizar o Windows 7, por causa de uma perda da senha de Administrador.

Dicas para a criação de senhas Fortes:

  • O primeiro e importante passo para manter a segurança do seu computador, é criar uma senha para todas as contas de usuários que forem criadas. Não devem ser utilizadas contas sem ter uma senha definida para a conta. Mais no final do Capítulo eu mostrarei como configurar as diretivas locais de segurança, de tal maneira que seja exigido um tamanho mínimo para as senhas (como por exemplo 7 ou 8 caracteres). Com esta configuração, o Windows 7 não aceitará que seja criada uma conta sem que seja definida uma senha com o tamanho mínimo configurado nas Diretivas Locais de Segurança.
  • As senhas constituem a primeira linha de defesa contra o acesso não autorizado ao computador. Quanto mais forte a senha, mais protegido estará o computador contra os hackers softwares mal-intencionados. É necessário garantir que existam senhas fortes para todas as contas no seu computador. Lembre-se de que a segurança pode ser comparada a uma corrente e esta será tão forte quanto for o seu elo mais fraco. Ou seja, não adianta definir senhas fortes para algumas das contas e para outras não. A seguir algumas dicas para a criação de senhas que podem ser consideradas fortes.
  • A senha deve ter, pelo menos, oito caracteres
  • A senha não deve conter o nome de usuário, o nome real ou o nome da empresa.
  • A senha não deve conter uma palavra completa, que tem no dicionário.
  • A cada troca de senha, selecionar senhas diferentes das anteriores. A pior coisa que você pode fazer é usar sempre uma mesma palavra e apenas trocar os dois últimos números, para indicar o mês. Por exemplo, usar iklpst01 como senha durante o mês de Janeiro, iklpst02 durante o mês de Fevereiro, iklpst03 durante o mês de março e assim por diante. Eu apresento este item, por que conheço muita gente que usa este artifício, alegando que assim fica mais fácil para lembrar a senha. Só que estas pessoas esquecem, que assim também fica mais fácil para os crackers e golpistas virtuais.
  • Deve conter caracteres de cada uma destas quatro categorias indicadas na tabela a seguir:

Categoria de caracteres

Exemplos

Letras MAIÚSCULAS

A, B, C

Letras minúsculas

a, b, c

Números

0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Símbolos do teclado (todos os caracteres do teclado não definidos como letras ou números) e espaços

` ~ ! @ # $ % ^ & * ( ) _ - + = { } [ ] \ | : ; " ' < > , . ? /

Uma senha pode cumprir todos os critérios acima e ainda ser fraca. Por exemplo, Brasil2Y* cumpre todos os critérios de uma senha forte listados acima, mas ainda é fraca porque contém uma palavra completa. Já mudando a senha, por exemplo, para B[r]asil @#, seria uma alternativa bem melhor, porque substitui algumas das letras da palavra completa por números e também inclui espaço em branco. O uso de espaço em branco e caracteres especiais é de grande valor, para a criação de senhas realmente fortes.

A seguir coloco algumas dicas, retiradas da Ajuda do Windows 7, sobre como criar senhas fortes e que ao mesmo tempo sejam fáceis para o usuário da senha poder memorizá-la.

Facilite a memorização da sua senha forte, seguindo estas etapas:

  • Crie uma sigla a partir de uma informação fácil de lembrar. Por exemplo, escolha uma frase significativa para você, como Nascimento do meu filho é 12 de dezembro de 2004. Usando essa frase como guia, você pode usar Nmfe12/Dez,4 como senha.
  • Substitua números, símbolos e ortografia incorreta por letras ou palavras em uma frase fácil de lembrar. Por exemplo, Nascimento do meu filho é 12 de dezembro de 2004 pode se tornar NasMe F1lhOeh 12124 (não é errado usar espaços na senha).
  • Associe a senha a um hobby ou esporte predileto. Por exemplo, Eu amo jogar badminton pode ser 4mJo6arB@dm1nt()n.
  • Se você achar que deve anotar a senha para lembrá-la, não a identifique como uma senha e guarde-a em um lugar seguro.

Evitando problemas com o “esquecimento” das senhas:

Recebe, dezenas de e-mails todos os meses, de usuários “desesperados”, relatando que esqueceram da senha da conta Administrador e agora não conseguem mais acessar o Windows 7, para fazer as alterações necessárias. Por que isso ocorre???

Por que a maioria dos usuários, não segue as recomendações básicas de segurança, que são as seguintes:

1) Além da conta Administrador, criar, pelo menos, mais uma conta com perfil de Administrador. Com isso, se você esquecer a senha da conta Administrador, você poderá logar com esta outra conta com perfil de Administrador e definir uma nova senha para a conta Administrador.

2) Criar pelo menos mais um usuário, durante a instalação do Windows 7. Com isso, este usuário será, automaticamente, configurado como do tipo Administrador.

3) Criar u m disquete de receuperação de senha, o qual pode ser utilizado, justamente nestes casos de “esquecimento”.

Se o usuário não segue estas recomendações, ela acaba tendo uma única conta, que é a conta Administrador. Aí ele comete o primeiro erro, que é fazer sempre o logon como Administrador, o que é um perigo em termos de segurança, conforme já comentei anteriormente. E o segundo e “fatal” erro, é que se ele esquecer a senha de Administrador, ele fica sem opção de logon e já era usar o Windows 7. Nestes casos, a maioria dos usuários, depois de ter se desesperado, acaba reinstalando o Windows. Depois de reinstalar o Windows, quando ele vai tentar acessar os dados de pastas criptografadas, vem um segundo desespero, pelos motivos que eu já expliquei anteriormente. E, por último, como o usuário normalmente não dá muita bola para a importância do Backup, vem um terceiro desespero, quando ele constata que perdeu arquivos importantes, ao formatar o HD, para reinstalar o Windows 7. Enfim, sem organização, o que se consegue é um Caos total. É por isso que estou passando estas dicas e procedimentos de segurança, para que o amigo leitor evite passar, desnecessariamente, por todo este Stress.

Para resumir, seguem os passos que você deve seguir, para evitar os problemas descritos neste parágrafo:

1) Além da conta Administrador, sempre, crie, pelo menos, mais uma conta com perfil de Administrador. Com isso, se você esquecer a senha da conta Administrador, você poderá logar com esta outra conta com perfil de Administrador e definir uma nova senha para a conta Administrador.

3) Tenha, sempre, um backup semanal atualizado, de todas as pastas e arquivos importantes, onde você grava o seu trabalho. Para mais detalhes sobre o Backup, consulte o Capítulo 12.

2) Criar u m disquete de redefinição de senha, o qual pode ser utilizado, justamente nestes casos de “esquecimento” da senha. Como criar este disquete??? Consulte a próxima lição.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI