[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 07 : 06
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 165 - Capítulo 07 - Compartilhando Pastas - Exemplo Prático

Vamos fazer um exemplo prático, onde vamos criar uma estrutura de pastas, depois vamos compartilhar algumas pastas, definir permissões de acesso e, finalmente, acessar as pastas compartilhadas, a partir de outro computador ligado em rede. Para este exemplo prático, estou utilizando dois computadores ligados em rede, um com o nome de microxp01 e outro com o nome de microxp02, conforme ilustrado no diagrama da Figura 7.7:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 7.7 -  Computadores ligados em rede, para o exemplo proposto.

Importante: Substitua microxp01 e microxp02, pelo nome dos dois computadores que você estiver utilizando, computadores estes que devem estar ligados em rede, para acompanhar os exemplos deste capítulo.

Exemplo prático - Passo 1 – executado no computador microxp01: Criar a estrutura de pastas e sub-pastas indicadas na Figura 7.8, no disco rígido C:, do computador microxp01

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 7.8 -  Estrutura de pastas para o exemplo proposto – no microxp01.

Nota: Em caso de dúvidas sobre a criação de pastas e subpastas, consulte o Capítulo 02.

Exemplo prático: Passo 2 – executado no computador microxp01: Compartilhar a pasta Documentos com as seguintes permissões de compartilhamento:
Grupo:            Diretoria:        Permissão: Leitura e escrita
Grupo:            Vendas:          Permissão: Leitura e escrita
Grupo:            Empresa:         Permissão: Leitura

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador no computador onde está a pasta a ser compartilhada.

2.         Abra o Windows Explorer.

3.         Localize a pasta Documentos, criada no exemplo anterior (C:\Documentos).

4.         Clique com o botão direito do mouse na pasta Documentos e, no menu de opções que é exibido, dê um clique Compartilhar com -> Compartilhamento Avançado...

Nota: Deve ser exibida a janela Compartilhamento completa, com todas as opções, inclusive com o botão Compartilhamento Avançado.... Se o botão Compartilhamento Avançado... não estiver sendo exibido é porque o computador está configurado para exibir o modo de compartilhamento simplificado, no qual será aberto o assistente para criação do compartilhamento. Para informações sobre como desabilitar o modo de compartilhamento simplificado, consulte o tópico “Aviso importante para os usuários do Windows 2000 (Professional e Server)”, no início deste capítulo.

5.         Dê um clique na botão Compartilhamento Avançado... Caso seja exibida a janela de Controle de Contas do Usuário (a qual será detalhada no Capítulo 10), pedindo que sua permissão para Continuar. Clique no botão Sim.

6.         Será aberta a janela Compartilhamento Avançado, indicada na Figura 7.9:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 7.9 -  A janela Compartilhamento Avançado.
7.         Para habilitar o compartilhamento da pasta Documentos, marque a opção Compartilhar a pasta. Ao marcar esta opção, as demais opções da janela Compartilhamento Avançado serão habilitadas.

8.         No campo Nome do compartilhamento digite: Documentos.

9.         No campo Comentário digite: Documentos no computador microxp01.

10.       Limite o número máximo de usuários conectados a 5. A sua janela deve estar conforme indicado na Figura 7.10.

11.       Dê um clique no botão Permissões. Observe que por padrão é definida a permissão de compartilhamento Leitura, para o grupo Todos, conforme já descrito anteriormente.

12.       Dê um clique no botão Adicionar. Será exibida a janela Usuários ou grupos. Vamos definir permissões para os grupos Diretoria, Vendas e Empresa (lembrando que estes grupos foram criados durante os exemplos práticos do Capítulo 6). Digite o nome dos grupos separados por ponto-e-vírgula, conforme indicado na Figura 7.11.

13.       Dê um clique no botão OK. Você estará de volta à janela Permissões para Documentos. Observe que os grupos Diretoria, Vendas e Empresa já estão na lista de Usuários e Grupos com permissões para o compartilhamento.. Vamos remover o grupo Todos e depois configurar permissões solicitadas para os demais grupos.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 7.10 – Opções do compartilhamento, já definidas.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 7.11 – Adicionando os grupos que receberão permissões no compartilhamento.

14.       Dê um clique no grupo Todos para selecioná-lo e depois clique no botão Remover. O grupo é retirado da lista.

15.       Dê um clique no grupo Diretoria para selecioná-lo e marque as permissões Alteração e Leitura, na coluna Permitir.
16.       Dê um clique no grupo Vendas para selecioná-lo e marque as permissões Alteração e Leitura, na coluna Permitir.

17.       Dê um clique no grupo Empresa para selecioná-lo e marque somente a opção Leitura, na coluna Permitir.

18.       Dê um clique no botão OK. Você estará de volta à janela de definição do compartilhamento. Dê um clique em OK e você estará de volta à janela com as propriedades da pasta Documentos, com a guia Compartilhamento selecionada. Observe que as informações sobre o compartilhamento já são exibidos neste guia. Uma informação interessante é o caminho de rede, que é exibido nesta janela. É o caminho UNC, sobre o qual já tratamos anteriormente. Para o nosso exemplo, o caminho de rede para o compartilhamento ficou como: \\microxp01\Documentos.

19.       Dê um clique no botão OK e pronto, a pasta será compartilhada e as permissões de compartilhamento, definidas.

Muito bem, a pasta Documentos, do micro microxp01 foi compartilhada com sucesso. Agora vamos a alguns comentários importantes, em relação as permissões que foram definidas neste compartilhamento. Apenas para lembrar, definimos as seguintes permissões:

Grupo:            Diretoria:        Permissão: Leitura e escrita
Grupo:            Vendas:          Permissão: Leitura e escrita
Grupo:            Empresa:         Permissão: Leitura

Estudo de caso: Uma questão importante: Com base nas permissões atribuídas aos grupos, quais as permissões efetivas dos usuários: user1, user2, user3, user4 e user5? Vamos analisar caso a caso:

  • user1: Pertence somente ao grupo Empresa, portanto somente herda a permissão de leitura. Este usuário, ao acessar a pasta compartilhada pela rede, terá permissão somente de leitura.
  • user2: Pertence aos grupos Diretoria e Empresa. Herdará as permissões dos dois grupos, que na soma resulta em Leitura e Escrita.
  • user3: Pertence aos grupos Vendas e Empresa. Herdará as permissões dos dois grupos, que na soma resulta em Leitura e Escrita, ou seja, o usuário vai acumulando as permissões de todos os grupos aos quais ele pertence.
  • user4: Pertence aos três grupos. Herdará as permissões dos três grupos, o que na soma dá Leitura e Escrita.
  • user5: Pertence aos grupos Vendas e Empresa. Herdará as permissões dos dois grupos, que na soma resulta em Leitura e Escrita.

Vamos fazer algumas perguntas para entender bem como funciona esta combinação de permissões?

1.         O que aconteceria se negássemos permissão de leitura para o grupo Empresa?

R:        Como todos os usuários pertencem ao grupo Empresa e negar tem precedência sobre permitir, ao negar Leitura para o grupo Empresa, negaremos Leitura para todos os usuários: user1, user2, user3, user4 e user5. Com esta configuração, ao tentar acessar a pasta compartilhada pela rede, os usuários user1, user2, user3, user4 e user5, iriam receber uma mensagem de acesso negado.

2.         Se o usuário user2 fizer o logon no computador onde está a pasta compartilhada Documentos, qual a permissão efetiva de compartilhamento?

R:        De compartilhamento,  nenhuma. Lembre que as permissões de compartilhamento não têm efeito localmente, somente para acesso através da rede. Localmente somente tem efeito às permissões NTFS. Se o usuário user2 ou um grupo ao qual ele pertence tiver as permissões NTFS necessárias, ele poderá acessar a pasta Documentos..

3.         Criei um compartilhamento chamado Documentos, no computador microxp01. Muito bem, qual o caminho que eu uso em outro computador da rede, para acessar este compartilhamento?

R:        \\microxp01\documentos

Exemplo prático: Passo 3 – Executado no computador microxp01: Compartilhar a pasta Programas, com o nome de compartilhamento Programas, com um número máximo de 10 usuários simultâneos e com as seguintes permissões de compartilhamento:

Grupo:            Diretoria:        Permissão: Negado Leitura
Grupo:            Vendas:          Permissão: Leitura e Alteração
Grupo:            Empresa:         Permissão: Controle total
Com base no que foi descrito no Exemplo Prático 2, compartilhe a pasta Programas e atribuía as permissões de compartilhamento solicitadas.

Importante: Quando você nega uma permissão, ao clicar em OK para aplicar as permissões, o Windows 7 exibe uma janela com uma mensagem alertando para o fato de que Negar tem precedência sobre Permitir. Clique em Sim para fechar a janela de aviso.

Vamos fazer algumas perguntas para entender bem como funciona esta combinação de permissões?

1.         Qual a permissão para o usuário user2, com base nas permissões atribuídas aos grupos Diretoria, Vendas e Empresa?

R:        Sempre começamos a análise verificando se existe a permissão Negado para algum grupo. No nosso caso existe: Negado Leitura para o grupo Diretoria. Como o usuário user2 pertence ao grupo Diretoria e negado tem precedência sobre qualquer outra permissão, o usuário user2 terá acesso negado ao compartilhamento Programas. O mesmo é válido para o usuário user4, o qual também pertence ao grupo Diretoria.

2.         Se o usuário user2 fizer o logon no computador onde está a pasta compartilhada Programas, ele terá acesso Negado à pasta Programas?

R:        Não, pois ao acessar localmente, as permissões de compartilhamento não têm efeito. Localmente somente têm efeito as permissões NTFS. Se o usuário user2 ou um grupo ao qual ele pertence tiver as permissões NTFS necessárias, ele poderá acessar a pasta Programas, independentemente das permissões de compartilhamento que tiverem sido atribuídas.

3.         Criei um compartilhamento chamado Programas, no computador microxp01. Muito bem, qual o caminho que eu uso em outro computador da rede, para acessar este compartilhamento?

R: \\microxp01\Programas

Muito bem, criamos os compartilhamentos e definimos as permissões de compartilhamento. Agora vamos no computador microxp02 acessar os compartilhamentos criados no computador microxp01, para testar as permissões de acesso.

Exemplo Prático: Passo 4 – executado no computador microxp02: Fazer o logon como user1, no computador microxp02 e montar um drive M:, o qual acessa o compartilhamento Documentos que está no computador microxp01: \\microxp01\Documentos.

IMPORTANTE: Como estou trabalhando com uma rede sem um domínio baseado no Active Directory, as contas user1, user2, user3, user4 e user5 devem também ser criadas no computador microxp02, com as mesmas senhas que foram definidas no computador microxp01. No computador microxp02 também devem ser criados os grupos Empresa, Vendas e Diretoria, e incluídos como membros, as mesmas contas que foram adicionadas a cada grupo, no computador microxp01. Ou seja, em um ambiente de Workgroup, todas as contas e grupos tem que ser criadas, manualmente, em todos os computadores da rede. Um trabalho e tanto. Por isso que, passou de cinco computadores, já se pensa em usar o modelo de Domínios, o qual será detalhado no Capítulo 11.

1.         Faça o logon como user1 no computador microxp02.

2.         Selecione o comando Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Executar.

3.         No campo Abrir digite \\microxp01 e dê um clique no botão OK.

Nota: Ao executar o comando \\microxp01, o Windows 7 exibe uma janela com todos os recursos compartilhados no computador microxp01.

Dica: Se você quiser ocultar um compartilhamento, de tal maneira que ele não seja exibido na lista de recursos compartilhados do computador, quando usamos o comando \\nome_do_computador, basta finalizar o nome do compartilhamento com o caractere $. Por exemplo, se você criar um compartilhamento chamado Docs$, este será um compartilhamento oculto, o qual somente poderá ser acessado se utilizarmos o caminho completo: \\nome_do_computador\Docs$. Por padrão, o Windows 7 cria alguns compartilhamentos ocultos para funções específicas do próprio Sistema Operacional. Estes compartilhamentos também têm permissões específicas. Por exemplo, é criado um compartilhamento C$, o qual dá acesso à pasta-raiz do disco rígido, porém somente usuários com conta de Administrador têm acesso a este compartilhamento.

4.         Observe que as pastas compartilhadas Documentos e Programas já são exibidas na janela que é aberta.

5.         Para associar um drive (no nosso exemplo M:), com uma pasta compartilhada, clique com o botão direito do mouse na pasta desejada. No nosso exemplo, clique com o botão direito do mouse na pasta Documentos.

6.         No menu que é exibido, dê um clique na opção Mapear Unidade de Rede... Será exibida uma janela para que você selecione a unidade que será associada com a pasta compartilhada e se você deseja refazer o mapeamento toda vez que o usuário atual (no nosso exemplo o usuário logado é o usuário user1) fizer o logon, conforme indicado na Figura 7.14:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 7.12 – Mapeando uma unidade de rede.

7.         Dê um clique no botão Concluir. O Windows 7 abre uma janela onde são exibidas as subpastas da pasta compartilhada Documentos. Feche esta janela.

8.         Abra o Computador (Iniciar -> Computador) e observe: já deve ser exibido um drive de rede M:, conforme indicado na Figura 7.13:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 7.13 – O drive de rede M:

A partir deste momento, toda vez que acessarmos o drive M:, acessaremos, na prática, a pasta compartilhada Documentos, no computador \\microxp01. Observe que a utilização de drives mapeados (drives de rede) facilita, bastante, o acesso às pastas compartilhadas, pois serve como um atalho para estas pastas.

9.         Dê um clique duplo no drive M: para acessá-lo. Abra a pasta Memorandos.

10.       Vamos tentar criar um novo arquivo de texto. Clique com o botão direito do mouse na área em branco, na pasta Documentos. No menu que surge selecione o comando Novo -> Documento de texto. Você deve receber uma mensagem de acesso negado, conforme indicado na Figura 7.14.

Por que você recebeu esta mensagem de acesso negado?

Porque, conforme descrito anteriormente, o usuário user1 tem permissão de compartilhamento somente de Leitura. Com esta permissão ele não poderá criar e salvar novos arquivos na pasta Documentos e nas suas subpastas.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti:

Figura 7.14 – Acesso negado para o usuário user1 criar um novo arquivo.

Nota: Quando não for mais necessário o acesso a um drive de rede, você pode desconectar este drive. Para desconectar um drive de rede, dê um clique com o botão direito do mouse no drive a ser desconectado. No menu que surge dê um clique na opção Desconectar. Se houver arquivos abertos no drive, surge uma janela de aviso. Dê um clique no botão Sim e o drive será desconectado. Se não houver arquivos abertos, no drive que está sendo desconectado, a mensagem de aviso não será exibida.

Exemplo Prático - Passo 5 – executado no computador microxp02: Com base no que foi explicado no Exemplo Prático - Passo 4, faça o logon como user1 e monte um drive N: associado com o compartilhamento \\microxp01\Programas. Tente criar um arquivo de texto dentro do compartilhamento programas. Você conseguirá?

R: Sim, pois a permissão efetiva do usuário user1, no compartilhamento Programas, é Controle total. Com isso este usuário tem todas as permissões no compartilhamento Programas, inclusive para excluir todo o conteúdo da pasta Programas.

Muito bem, com isso encerramos o nosso estudo sobre Compartilhamentos, drives de rede e permissões de compartilhamento. Agora vamos aprender a usar o console Gerenciamento do computador, para gerenciar/administrar as pastas compartilhadas no computador.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI