[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 07 : 14
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 173 - Capítulo 07 - Garantindo a Recuperação de Dados Criptografados

A criptografia utilizada pelo Windows 7 é baseada na utilização de uma chave de criptografia. Uma chave de criptografia está sempre associada (ou vinculada) a um certificado de criptografia. Para fazer backup da chave de criptografia, você precisa fazer backup do certificado usado na criptografia. Recomendamos que faça backup do certificado em um disquete ou em outra mídia removível (como uma unidade flash USB, um pen drive, ou qualquer outro dispositivo móvel de armazenamento). A única maneira de descriptografar os dados e ter acesso às informações é tendo acesso a chave de criptografia (a qual fica gravada no certificado de criptografia). Esta chave é armazenadas em um Certificado digital, certificado este que é gerado, automaticamente, pelo Windows 7, a primeira vez que o usuário criptografa um arquivo ou pasta. Neste Certificado digital estão todas as informações necessárias para criptografar e descriptografar arquivos.

Cada usuário que criptografa/descriptografa arquivos possui o seu próprio Certificado digital, gerado automaticamente pelo Windows 7. Um certificado adicional também é gerado para a conta configurada como Agente de recuperação. Desta maneira se o usuário que criptografou arquivos ou pastas deixar a empresa, será possível descriptografar os seus dados, utilizando a conta configurada como Agente de recuperação, uma vez que esta conta possui cópia do Certificado digital necessário a tal operação.

O Certificado digital nada mais é do que um arquivo que contém as informações necessárias para trabalhar com criptografia no Windows 7. Como todo arquivo, fica gravado no disco rígido do computador. Acontece que, se houver um problema com o disco rígido, as cópias do certificado do usuário e do certificado do agente de recuperação serão perdidas (caso não haja uma cópia de segurança) e, sem um destes certificados, será IMPOSSÍVEL descriptografar os arquivos/pastas criptografados pelo usuário. Na prática, significa que perderemos o acesso aos dados criptografados. Para evitar que isto aconteça, devemos fazer uma cópia de segurança, preferencialmente em disquete ou em CD, do Certificado digital gerado para o usuário. É importante lembrar que este certificado somente será gerado na primeira vez que o usuário criptografar alguma pasta ou arquivo.

Nota: O Certificado do Agente de Recuperação não é gerado automaticamente. O Administrador tem que gerar o certificado que será usado como agente de recuperação. Em um exemplo prático, mais adiante, aprenderemos a gerar o certificado para o agente de recuperação. É preciso criar o certificado de recuperação, instalá-lo e atualizar os arquivos criptografados anteriormente com o novo certificado de recuperação.

Exemplo prático – Criando um Certificado de Recuperação: Para gerar um certificado para Agente de Recuperação, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com a conta de Administrador ou com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Insira um disquete formatado no drive A: (no nosso exemplo vamos gravar o certificado do agente de recuperação em um pen drive) ou um pen drive em uma porta USB.

3.         Abra um Prompt de Comando: Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Prompt de comando.
4.         Digite E: e pressione Enter, para ir para o disco E:, que no meu exemplo é o drive associado com o meu pen drive. Substitua E: pelo drive associado com o pen drive que você está utilizando ou por A:, se você estiver utilizando um disquete.

5.         Na janela do Prompt de comando, digite o seguinte comando e pressione Enter:

cipher /r:juliob

Nota: Depois do r: vai o nome do arquivo, no qual ficará gravado o Certificado do Agente de
Recuperação. Eu, por padrão, uso como nome do arquivo o nome do usuário logado. No nosso exemplo, o usuário logado é juliob. Por isso o nome do arquivo ficou juliob

6.         Será solicitado que você digite uma senha de proteção para o arquivo. Esta senha é importante, pois se não fosse a senha, qualquer usuário, de posse do arquivo, poderia utilizá-lo para descriptografar arquivos e pastas de todos os usuários do computador. Digite a senha e pressione Enter.

7.         Será solicitado que você digite a senha novamente, para confirmar. Digite e pressione Enter.

8.         Pronto, serão criados dois arquivos no disquete. Um arquivo .cer que tem o Certificado de recuperação e um arquivo .pfx, o qual contém uma cópia do certificado do usuário logado, conforme exemplo indicado na Figura 7.27:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 7.27 – Certificados gerados no pen drive.

Muito bem. Agora já temos um Certificado .cer, o qual poderá ser configurado como Agente de Recuperação. É justamente isso que vamos aprender, no próximo exemplo prático.

Exemplo prático – Instalando o Certificado do Agente de Recuperação: Para instalar o certificado para Agente de Recuperação, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com a conta Administrador ou com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o Painel de controle. Na lista Exibir por, seleciona a opção Ícones pequenos.

3.         Abra a opção Ferramentas Administrativas.

4.         Abra o console Diretiva de segurança local.

5.         Dê um clique no sinal de > ao lado da opção Diretivas de chave pública.

6.         Será exibida a opção Sistema de arquivos criptografados. Clique com o botão direito do mouse nesta opção e, no menu de opções que é exibido, clique em Adicionar agente de recuperação de dados...

7.         Será aberto o Assistente para Adicionar Agente de Recuperação. A primeira tela do assistente é apenas informativa. Clique em Avançar para seguir para a próxima etapa do assistente.

8.         Nesta etapa você tem que informar um ou mais arquivos .cer, que serão instalados como Agentes de Recuperação. No nosso exemplo, vamos utilizar o arquivo juliob.cer, criado no exemplo anterior, o qual está gravado no pen drive (no nosso exemplo é o drive E:). Dê um clique no botão Procurar nas pastas. Será exibida a janela Abrir. No painel da esquerda clique em Computador. Será exibida a lista de drives disponíveis. No painel da direita, dê um clique duplo no drive E:, para exibir o seu conteúdo. No painel da direita será exibido o conteúdo do pen drive. Clique no arquivo juliob.cer para selecioná-lo. Clique no botão Abrir.

9.         Poderá ser exibida uma mensagem informando que o Windows 7 não poderá verificar se o Certificado foi revogado e perguntando se você deseja instalar o certificado. Se esta mensagem for exibida clique em Sim.

10.       O certificado será lido com sucesso. Clique em Avançar para seguir para a próxima etapa do assistente.

11.       Será exibida a tela final do Assistente, clique em Concluir.

12.       Pronto, o certificado foi configurado como Agente de Recuperação e já é exibido no console Diretiva de segurança local, conforme indicado na Figura 7.28.

13.       Agora vamos rodar o comando gpupdate, para fazer com que o Windows 7 recarrege as diretivas de segurança, para carregar as novas informações relativas ao Agente de Recuperação recém instalado. Abra um Prompt de Comando: Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Prompt de comando.

14.       Digite o comando gpupdate e pressione Enter.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 7.28 – Certificados já Instalado como Agente de Recuperação.

15.       Será exibida a mensagem Atualizando diretiva... e, após alguns instantes, são exibidas as seguintes mensagens:

A atualização da Diretiva de Usuário foi concluída com êxito.
A atualização de Diretiva de Computador foi concluída com êxito.

Dica: Muito bem, agora o Certificado está instalado e as diretivas já estão atualizadas. O último passo só tem que ser feito, se você já tinha arquivos criptografados. Caso um usuário já tenha criptografado arquivos, antes de ter sido gerado e instalado um Agente de Recuperação, você terá que atualizar estes arquivos, para que o Agente de Recuperação possa ser utilizado por eles. Para isso, basta fazer o logon com a conta do usuário que tem arquivos criptografados, abrir um Prompt de comando e executar o comando cipher /u. Pronto, mesmo os arquivos criptografados antes da criação e instalação do Agente de Recuperação, poderão ser descriptografados, usando o novo agente de recuperação.

Em resumo, para criar e utilizar, com sucesso, um ou mais agentes de recuperação, você precisa cumprir três etapas (as quais foram descritas nos exemplos recém vistos):

1) Criar o certificado de agente de recuperação usando o comando cipher /r:nome do arquivo

2) Instalar o certificado do agente de recuperação, usando o console Diretiva de segurança local.

3) Caso existam arquivos criptografados, antes da geração e instalação do agente de recuperação, fazer o logon com a conta do usuário que criptografou os arquivos e executar o comando cipher /u

Com isso você tem garantido um agente de recuperação corretamente instalado e configurado, o qual poderá ser utilizado para descriptografar arquivos, criptografados por outros usuários. Para descriptografar os arquivos, basta fazer o logon com a conta (ou com as contas), para as quais foram gerados e instalados certificados de agente de recuperação. Fazendo o logon com uma destas contas, você poderá descriptografar arquivos criptografados por qualquer usuário do computador.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI