[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 07 : 16
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 175 - Capítulo 07 - Criptografando Pastas e Arquivos

É possível criptografar arquivos individualmente, porém é recomendado que você utilize a criptografia sempre em pastas. Ao criptografar uma pasta, todos os novos arquivos que forem criados dentro da pasta já serão automaticamente criptografados. Com isso ficamos seguros de que todo o conteúdo da pasta está protegido pela criptografia.

Ao criptografar uma pasta e o seu conteúdo, somente o usuário que criptografou a pasta, terá acesso aos seus arquivos. Outros usuários poderão entrar na pasta e até mesmo verão uma listagem dos arquivos, porém ao tentar abrir um arquivo, receberão a mensagem indicada na Figura 7.30:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 7.30 – Mensagem de acesso negado.

Nota: Para impedir que outros usuários possam entrar em uma pasta que você criptografou e visualizar a listagem de arquivos, configure as permissões NTFS de tal maneira que somente você possa listar os arquivos desta pasta. Para maiores detalhes sobre a configuração de permissões NTFS, consulte o tópico sobre Permissões NTFS, anteriormente, neste capítulo.

Exemplo prático: Para criptografar uma pasta e todo o seu conteúdo, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com a sua conta de usuário. Somente você terá acesso aos arquivos da pasta que foi criptografada enquanto você estava logado com a sua conta de usuário.

2.         Usando o Computador ou o Windows Explorer, localize a pasta a ser criptografada.

3.         Clique com o botão direito do mouse na pasta a ser criptografada e, no menu de opções que é exibido, dê um clique na opção Propriedades. Será aberta a janela de propriedades da pasta, com a guia Geral selecionada.

4.         Dê um clique no botão Avançados... Será aberta a janela Atributos avançados.

5.         Para criptografar a pasta marque a opção “Criptografar o conteúdo para proteger os dados”, conforme indicado na Figura 7.31:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 7.31 – A opção Criptografar o conteúdo para proteger os dados.

6.         Dê um clique no botão OK. Você estará de volta à janela de propriedades da pasta.

7.         Dê um clique no botão OK. Surge uma janela perguntando se você deseja criptografar somente a pasta em questão ou todas as suas sub-pastas e arquivos. Selecione a opção Aplicar as alterações a esta pasta, subpastas e arquivos e dê um clique no botão OK.

8.         O Windows 7 inicia o processo de criptografia da pasta e de todo o seu conteúdo.

NOVIDADE: Aqui temos uma novidade realmente interessante do Windows 7. Quando o usuário usa a criptografia, surge, na janela do sistema (próximo ao relógio, no lado direito da Barra de Tarefas), uma mensagem “Fazer backup do certificado e da chave de criptografia”. Ao clicar nesta mensagem, será exibida a janela indicada na Figura 7.32. Este passo é extremamente importante, para evitar que haja perda de dados criptografados, quando da troca da senha do usuário ou, pior, quando da necessidade de formatar o computador. Eu sempre recomendo que você faça o backup da chave de criptografia e do certificado, para poder usá-los, se necessário, conforme exemplos das lições anteriores. Outro detalhe importante: Jamais faça o backup em uma pasta no HD, pois e você tiver que formatar o HD, irá perder o backup e aí, adeus aos dados criptografados. Clique na opção Fazer backup agora (recomendado). Será aberto o Assistente de Exportação de certificados. Clique em Avançar para ir para a segunda etapa. Aceita as opções sugeridas na segunda etapa e clique em Avançar. Defina uma senha para acesso ao certificado. Digite a senha duas vezes e clique em Avançar. Informe o caminho e o nome do arquivo onde será gravado o certificado e clique em Avançar. Será exibida a tela final do assistente, com um resumo das opções escolhidas. Clique em Concluir. Será exibida uma mensagem informando que a exportação foi feita com sucesso. Clique em OK para fechar a mensagem. Pronto, agora você tem uma cópia de backup do certificado, a qual poderá ser de inestimável valor, em caso de problemas futuros, conforme descrevi nas lições anteriores. Repito, jamais negligencie esta etapa.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 7.32 – Alerta para fazer o backup do certificado e da chave de criptografia.

9.         Dependendo da quantidade de arquivos e subpastas, o processo de criptografia pode demorar alguns minutos. Durante este processo é exibida uma janela com o progresso da criptografia.

10.       Pronto. A pasta está criptografada e somente o usuário que a criptografou terá acesso à pasta.

Algumas observações importantes:

  • As pastas e os arquivos compactados não podem ser, ao mesmo tempo, criptografados. Se você criptografar uma pasta ou um arquivo compactado, essa pasta ou esse arquivo será descompactado.
  • Ao criptografar um único arquivo, você poderá optar se deseja criptografar a pasta que contém o arquivo. Se você escolher essa opção, todos os arquivos e subpastas que forem adicionados posteriormente à pasta serão criptografados quando forem adicionados.
  • Ao criptografar uma pasta, você poderá optar se deseja que todos os arquivos e subpastas dentro da pasta também sejam criptografados. Se você escolher essa opção, todos os arquivos e subpastas atualmente na pasta serão criptografados, bem como quaisquer arquivos e subpastas que forem adicionados à pasta mais tarde. Se você optar por criptografar somente a pasta, todos os arquivos e subpastas que se encontram atualmente na pasta não serão criptografados. No entanto, quaisquer novos arquivos e subpastas que forem adicionados à pasta mais tarde serão criptografados quando forem adicionados. É aconselhável que você sempre opte por criptografar todo o conteúdo da pasta, conforme descrito no passo 7 do exemplo anterior. Com isso você não terá que manter um controle sobre quais pastas e/ou arquivos estão criptografados e quais não estão.

Para criptografar um único arquivo, o processo é semelhante a criptografar uma pasta, conforme descrito nos passos a seguir (embora esta não seja uma prática recomendada, conforme recém descrito. O recomendado é criptografar pastas, de tal forma que todo o seu conteúdo seja também criptografado).

Exemplo prático: Para criptografar um arquivo, siga os passos indicados a seguir:

1.         Utilizando o Windows Explorer ou o Computador, localize o arquivo a ser criptografado.

2.         Clique com o botão direito do mouse no arquivo a ser criptografado. No menu de opções que surge, dê um clique na opção Propriedades. Será aberta a janela de propriedades do arquivo, com a guia Geral selecionada por padrão.

3.         Na guia Geral, dê um clique no botão Avançados... Será exibida a janela Atributos avançados.

4.         Marque a opção “Criptografar o conteúdo para proteger os dados” e dê um clique no botão OK. Você estará de volta à janela de Propriedades do arquivo. Será aberta a janela Aviso de criptografia, perguntando se você deseja criptografar o arquivo e a pasta-pai (pasta onde está o arquivo) ou somente o arquivo. Se você não quiser mais receber este aviso e fazer com que o Windows 7 faça sempre a criptografia somente do arquivo, marque a opção Sempre criptografar somente o arquivo.

5.         Na janela Aviso de criptografia selecione a opção desejada e dê um clique no botão OK.

6.         O Windows criptografa o arquivo e, dependendo das opções que você selecionou, também a pasta onde está o arquivo.

Nota: Você também pode criptografar arquivos e pastas que estão em pastas compartilhadas, em outros computadores da rede. Basta mapear uma unidade para a pasta compartilhada, onde estão os arquivos e pastas a ser criptografados e utilizar os procedimentos descritos neste tópico, para criptografá-los.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI