Já configuramos o computador para dar suporte a arquivos offline e configuramos o compartilhamento para permitir que seus arquivos sejam acessados offline. Agora, no computador cliente, onde você for acessar os arquivos da pasta compartilhada, você precisa definir quais arquivos deseja que sejam disponibilizados para acesso offline. Neste tópico veremos como realizar esta operação.
Exemplo prático: Para definir quais arquivos ou pastas deverão estar disponíveis para acesso offline, siga os passos indicados a seguir:
1. Faça o logon no computador cliente, no qual você irá acessar a pasta compartilhada que foi configurada na lição anterior.
2. Monte um drive que acessa a pasta compartilhada. Para maiores detalhes sobre a montagem de drives relacionados com pastas compartilhadas, consulte o tópico sobre Mapeamento de drives, na tópico sobre Pastas Compartilhadas, no início deste capítulo. Acesse o respectivo drive.
3. Dentro do drive associado com a pasta compartilhada, acesse a pasta ou arquivo que você deseja tornar disponível offline.
4. Clique com o botão direito do mouse na pasta/arquivo a ser utilizada offline e, no menu de opções que é exibido, dê um clique na opção Sempre disponível offline.
5. Será exibida uma janela informando que está sendo feita a preparação para que os arquivos estejam disponíveis offline. Ao final do processo esta janela é fechada e a pasta ou arquivo, configurado para estar disponível offline, exibe ao lado do nome da pasta ou arquivo, um ícone com uma setinha verde. Este ícone é o indicativo de que a pasta ou arquivo está configurado para estar sempre disponível offline.
Pronto, a partir deste momento, a pasta/arquivo passará a estar disponível offline, de acordo com as configurações que você definiu no compartilhamento.
Nota: Quando você marca uma pasta para estar disponível offline, o Windows 7 disponibilizará todo o conteúdo da pasta (subpastas e arquivos) para estar disponível offline. Ao fazer esta configuração, o Windows 7 faz uma cópia dos arquivos selecionados para o cache local do computador e passa a fazer a sincronização entre a cópia local e os arquivos na pasta compartilhada, de acordo com as seguintes regras:
- Por padrão os arquivos offline são sincronizados durante o logon e também durante o logoff, para garantir que você sempre tenha uma cópia atualizada dos arquivos.
- Se você trabalhou desconectado da rede e alterou algum arquivo offline e o arquivo não foi alterado na pasta compartilhada, o Windows atualiza a versão que está na pasta compartilhada a partir do arquivo atualizado no seu computador.
- Se você trabalhou desconectado da rede e não alterou nenhum arquivo offline porém arquivos foram alterados na pasta compartilhada no servidor, o Windows atualiza a sua cópia offline, para ficar sincronizada com as alterações que houve na pasta compartilhada.
- Se as duas versões de um arquivo, no servidor e na sua cópia local, foram alteradas, o Windows 7 exibe uma caixa de diálogo perguntando se você deseja manter ambas as versões ou salvar uma em detrimento da outra.
- Se uma das duas versões for excluída e a outra não foi alterada, durante a sincronização, a outra cópia também será excluída. Por exemplo, se enquanto você esteve offline, um arquivo foi excluído na pasta compartilhada e você não alterou este arquivo, durante a sincronização, a sua cópia offline do arquivo também será excluída. Se você alterou o arquivo enquanto esteve offline, uma caixa de diálogo será exibida, perguntando se você deseja salvar a versão alterada offline, para a pasta compartilhada no servidor.
- Se você excluir a versão local e a versão no servidor tiver sido alterada, uma caixa de diálogo será exibida, perguntando se você deseja excluir a versão no servidor ou copiar a versão alterada para o cache local.
- Se novos arquivos forem adicionados no servidor, estes arquivos serão copiados para o seu cache local, caso você tenha configurado a pasta onde os arquivos foram adicionados, para estar sempre disponível offline.
|