[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 09 : 05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 211 - Capítulo 09 - Trabalhando com Partições em um Disco Básico

Neste tópico aprenderemos a realizar algumas operações básicas com partições em um disco de armazenamento básico. Aprenderemos a criar uma nova partição, formatá-la com um sistema de arquivos e excluir uma partição que não seja mais necessária. Ao excluirmos uma partição, o espaço que era ocupado pela partição aparece como espaço não alocado, isto é, espaço disponível para ser utilizado por outras partições.

Nota: Embora o termo técnico correto seja partição, mesmo em discos básicos, o Console de Gerenciamento de discos usa o termo Volume, independentemente de ser um disco básico ou disco dinâmico.

Exemplo prático: Para criar um Volume Simples de 50 GB no espaço não alocado de um disco básico, siga os passos indicados a seguir:

1.         Abra o console personalizado Gerenciamento de discos, criado anteriormente. Caso seja exibida a janela de Controle de Contas do Usuário, pedindo que sua permissão para Continuar. Clique no botão Sim.

2.         No painel da esquerda, dê um clique na opção Gerenciamento de disco para exibir as informações sobre os discos e partições disponíveis no computador. Localize uma partição com a barra de títulos preta e com a indicação Não alocado. Um novo volume/partição é criado usando um espaço não alocado, ou seja, não utilizado no disco. No nosso caso vamos utilizar o Disco 0, onde está disponível um espaço não alocado de 218,37 GB, conforme indicado na Figura 9.6:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 9.6 – Espaço não Alocado de 218,37 GB.

3.         Para criar um novo Volume Simples, no espaço não alocado, dê um clique com o botão direito do mouse no espaço não alocado (clique com o botão direito no retângulo ande aparece a expressão “Não alocado”). No menu que surge, dê um clique na opção Novo Volume Simples... Será iniciado o Assistente para criação de Novas Partições Simples. Aqui dá para ver a confusão entre os termos Volume e Partições. No menu é Novo Volume Simples... (quando deveria ser Nova Partição Simples...), já o assistente usa o termo partição. O Correto seria usar somente o termo Partição em discos básicos e o termo Volume em discos dinâmicos.

4.         A tela inicial é simplesmente uma mensagem informativa. Dê um clique no botão Avançar, para ir para a próxima tela do assistente.

5.         Nesta etapa do assistente, iremos definir se a partição irá ocupar todo o espaço não alocado disponível ou apenas parte dele. Nesta tela é exibido o espaço livre disponível para a partição, o tamanho mínimo e um campo para você informar o tamanho desejado para a partição que está sendo criada. No campo Tamanho da partição em MB, especifique o tamanho da nova partição, conforme indicado na Figura 9.7. Lembre que 1GB = 1024 MB. Para o nosso exemplo 50 GB = 51200 MB.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 9.7 – Especificando o tamanho da partição.

6.         Dê um clique no botão Avançar para ir para a próxima tela do assistente.

7.         Nesta etapa do assistente devemos definir a letra de unidade que será associada com o volume que está sendo criado. Por padrão o Windows 7 sugere a primeira letra disponível para uso. Na lista Atribuir uma letra de unidade, selecione a letra desejada e dê um clique no botão Avançar, para ir para a próxima tela do assistente. No nosso exemplo vou selecionar a letra F:. Se esta letra não estiver disponível, selecione uma outra letra disponível.

8.         Nesta etapa do assistente, podemos definir uma série de detalhes a respeito do volume que está sendo criado. Podemos definir se vamos formatá-la ou não durante a criação do volume, qual o sistema de arquivos a ser utilizado. Se vamos ou não utilizar compressão de arquivos. Podemos definir um nome para a partição (Rótulo do volume). Configure as opções conforme indicado na Figura 9.8. Você também pode fazer uma formatação rápida, marcando a opção Executar uma formatação rápida. Se você quiser que o volume seja compactado, marque a opção Ativar compactação de arquivos e pastas.

Dica: Caso você não formate a partição no momento de criação da partição, podemos formatá-la facilmente depois. Para isso basta abrir o Computador ou o Windows Explorer, clicar com o botão direito do mouse sobre a partição não formatado e, no menu que surge, dê um clique na opção Formatar. Surge uma janela como a indicada na Figura 9.8 onde você pode especificar os detalhes para a formatação do volume.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 9.8 – Especificando as informações para a formatação do Volume.

9.         Dê um clique no botão Avançar, para ir para a tela final do assistente. Nesta tela é exibido um resumo com as opções que você escolheu nos diversos passos do assistente. Caso você queira alterar alguma informação, basta utilizar o botão Voltar.

10.       Dê um clique no botão Concluir para finalizar a criação e formatação da partição. O Windows 7 demora um tempo formatando a partição. Enquanto a partição ­­estiver sendo formatada, aparecerá a expressão Formatação. Na Figura 9.9, podemos ver que foi criado um volume F:, de 50 GB, formatado com o sistema de arquivos NTFS e com o nome MeuVolume. Observe também que ainda restam, no nosso exemplo, 168,37 de Espaço livre.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 9.9 – Volume MeuVolume de 15 GB, recém-criado.

11.       Feche o console Gerenciamento de discos. Caso o Windows 7 peça para salvar as alterações, dê um clique em Sim.

12.       Abra o Computador (Iniciar -> Computador) e observe que, no grupo Unidades de disco rígido, já aparece o drive F:, com o rótulo MeuVolume. Esta é a partição de 50 GB recém-criado. Dê um clique no drive F: para selecioná-lo. Observe na seção Detalhes, na parte de baixo da janela, que o sistema de arquivos é informado como NTFS. Também é informado o tamanho total e o espaço livre na partição. Feche o Computador.

Agora vamos a um exemplo prático onde aprenderemos a excluir uma partição em um disco básico. A título de exemplo vamos excluir a partição F:, recém criada.

Exemplo prático: Para excluir o Volume MeuVolume criada anteriormente, siga os passos indicados a seguir:

1.         Abra o console personalizado Gerenciamento de discos, criado anteriormente. Caso seja exibida a janela de Controle de Contas do Usuário, pedindo que sua permissão para Continuar. Clique no botão Sim.
 
2.         No painel da esquerda, dê um clique na opção Gerenciamento de disco para exibir as informações sobre os discos e volumes disponíveis no computador.

3.         Localize a partição a ser excluída e dê um clique com o botão direito do mouse sobre a partição. No menu que surge dê um clique na opção Excluir volume... O Windows 7 emite um aviso de que todos os dados da partição serão perdidos e pede confirmação para a exclusão da partição.

4.         Dê um clique em Sim para confirmar a exclusão. A partição será excluída, todos os seus dados serão perdidos e o espaço que era ocupado pela partição agora fica sendo exibido como espaço não alocado.

5.         Feche o console Gerenciamento de disco.

Exercícios: Abra o console Gerenciamento de discos e crie uma partição de 10 GB em um espaço não alocado. Formate a partição com NTFS e coloque o nome de Testando. Depois exclua a partição, utilizando o botão direito do mouse.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI