NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 09 : 09
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


Lição 215 - Capítulo 09 - Criando um Volume Estendido

Um Volume estendido em discos de Armazenamento dinâmico é similar a um Volume set nos discos de Armazenamento básico. Consiste de no mínimo duas e no máximo 32 áreas de espaço não alocado, em discos diferentes. É possível combinar áreas de diferentes tamanhos em diferentes discos. Por exemplo, posso juntar 2 GB de espaço não alocado de um disco, com mais 4 GB de espaço não alocado de um segundo disco e mais 6 GB de espaço não alocado de um terceiro disco, para criar um único volume estendido de 12 GB. O Windows 7 vai gravando na primeira área até preenchê-la, depois passa para a segunda e assim por diante. Não apresenta tolerância a falhas, pois se uma das áreas apresentar problemas, todo o Volume estendido estará comprometido.

Podemos criar Volumes estendidos através do console Gerenciamento do computador, na opção Armazenamento – Gerenciamento de disco. Para que a opção Volume estendido esteja habilitada, devemos ter espaço livre, em pelo menos dois discos de Armazenamento dinâmico.

Exemplo prático: Para criar um Volume estendido siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador e abra o console personalizado Gerenciamento de discos, criado anteriormente. Caso exibida a janela de Controle de Contas do Usuário, pedindo que sua permissão para Continuar, clique em Sim.
 
2.         Dê um clique na opção Gerenciamento de disco. Em poucos instantes o Windows 7 exibe as informações sobre os discos instalados no seu computador e os volumes criados em cada disco.

3.         Clique com o botão direito do mouse sobre um dos espaços não alocados em um disco dinâmico, e na opção que surge dê um clique na opção Novo Volume Estendido...

Dica: Se a opção Novo Volume Estendido... estiver desabilitada (cinza), é por que você não tem espaço não alocado em, pelo menos, dois discos dinâmicos.

4.         O Windows 7 abre o Assistente de Novo Volume Estendido. A primeira tela é simplesmente informativa. Dê um clique no botão Avançar para ir para a próxima etapa do Assistente.

5.         Nesta tela são exibidos os discos com Armazenamento dinâmico que possuem espaço não alocado, espaço este que pode ser utilizado para criar o Volume estendido. Podemos utilizar todo o espaço não alocado de cada disco, bem como somente parte dele. Observe que o disco no qual você clicou com o botão direito do mouse para abrir o assistente já está adicionado. Isso acontece porque foi sobre o espaço não alocado deste disco que foi dado o clique com o botão direito do mouse. Observe também que, no computador que eu estou utilizando, existe mais um disco com espaço não alocado, o qual pode ser utilizados para criação do Volume estendido, conforme exemplo indicado na Figura 9.16.

6.         Para adicionar espaço de um disco, clique no disco desejado e dê um clique no botão Adicionar. Em seguida especifique o espaço a ser utilizado para o disco selecionado. O tamanho total do volume é a soma de todos os espaços de todos os discos. Repita esta operação para adicionar espaço dos demais discos disponíveis. Lembre-se que no caso de Volumes Estendidos, você pode ocupar espaços diferentes, nos diferentes discos. Por exemplo, você pode usar 2 GB de um disco com mais 3 GB de um secundo disco, para criar um volume estendido de 5 GB.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 9.16 –Especificando as configurações para o Volume estendido.

7.         No Exemplo da Figura 9.17, estou usando dois discos, com 2 GB de espaço em um disco e 3 GB no segundo disco. Ou seja, neste exemplo, estou criando um volume distribuído de 5 GB, o qual ocupa 2 GB do Disco 1 e 3 GB do Disco 2.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 9.17 –Criando um Volume Estendido com Espaço em Dois Discos Diferentes.

8.         Defina as opções desejadas e dê um clique no botão Avançar, para ir para a próxima etapa do assistente.

9.         Nesta etapa do assistente devemos definir a letra de unidade que será associada com o volume que está sendo criado. Por padrão o Windows 7 sugere a primeira letra disponível para uso. Na lista Atribuir uma letra de unidade, selecione a letra desejada e dê um clique no botão Avançar, para ir para a próxima tela do assistente. No nosso exemplo vou selecionar a letra S:. Se esta letra não estiver disponível, selecione uma outra letra disponível.

10.       Nesta etapa do assistente, podemos definir uma série de detalhes a respeito do volume que está sendo criado. Podemos definir se vamos formatá-lo ou não durante a criação do volume, qual o sistema de arquivos a ser utilizado. Se vamos ou não utilizar compressão de arquivos. Podemos definir um nome para a partição (Rótulo do volume). Configure as opções conforme indicado na Figura 9.18. Você também pode fazer uma formatação rápida, marcando a opção Executar uma formatação rápida. Se você quiser que o volume seja compactado, marque a opção Ativar compactação de arquivos e pastas.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 9.18 – Especificando as informações para a formatação do Volume.

Dica: Caso você não formate o volume no momento de criação do volume, podemos formatá-lo facilmente depois. Para isso basta abrir o Computador ou o Windows Explorer, clicar com o botão direito do mouse sobre o volume não formatado e, no menu que surge, dê um clique na opção Formatar. Surge uma janela como a indicada na Figura 9.18, onde você pode especificar os detalhes para a formatação do volume.

11.       Dê um clique no botão Avançar, para ir para a tela final do assistente. Nesta tela é exibido um resumo com as opções que você escolheu nos diversos passos do assistente. Caso você queira alterar alguma informação, basta utilizar o botão Voltar.

12.       Dê um clique no botão Concluir para finalizar a criação e formatação da volume. O Windows 7 demora um tempo formatando o volume. Enquanto o volume ­­estiver sendo formatado, aparecerá a expressão Formatação. No console Gerenciamento de discos já podemos ver que foi criado um volume S:, de 5 GB, ocupando 2 GB no Disco 1 e 3 GB no Disco 2, formatado com o sistema de arquivos NTFS e com o nome VolumeEstendido.

Exercício: Caso você possua espaço não alocado em dois ou mais discos com Armazenamento dinâmico, crie um Volume estendido, utilizando espaço de dois ou mais discos. Depois estenda o volume adicionando mais 1 GB de espaço e, por fim, exclua o volume.

Exercício: Caso você possua espaço não alocado em dois ou mais discos com Armazenamento dinâmico, crie um Volume Distribuído, utilizando a mesma quantidade de espaço de cada um dos discos.

Dica: Observe que, para cada tipo de volume, o Windows 7 atribui uma cor. Por exemplo para espaço não alocado a cor preta, para Volume simples, a cor oliva e assim por diante. Para alterar esta definição de cores basta utilizar o menu Exibir e clicar na opção Configurações.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI