NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 09 : 15
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


Lição 221 - Capítulo 09 - Pastas e Arquivos Compactados

Nas versões anteriores ao Windows XP, para trabalhar com arquivos compactados no padrão .zip (que é o padrão mais utilizado), precisávamos de um programa específico, como por exemplo o Winzip ou o Power Archive ou o Winrar. Estes programas eram utilizados para compactar e descompactar pastas e arquivos, utilizando o padrão .zip. Ou seja, para trabalhar com arquivos no padrão .zip, tínhamos que adquirir um programa que desse suporte a este padrão.

Acontece que o padrão/algoritmo de compactação .zip é amplamente conhecido, de domínio público e pode ser facilmente implementado. Com base nisso, a Microsoft implementou, como uma funcionalidade do Windows 7 (e já havia feito isso com o Windows XP e com o Windows Vista), a capacidade de trabalhar com arquivos no padrão .zip. Por isso, no Windows 7, não precisamos de nenhum software adicional para criar arquivos compactados e para descompactar arquivos no padrão .zip. Conforme veremos nos exemplos práticos a seguir, é extremamente simples trabalhar com arquivos .zip no Windows 7. Aprenderemos através de uma série de exemplos práticos, passo-a-passo.

Nota: Alguns arquivos apresentam um percentual de compactação bastante elevado, isto é, o tamanho do arquivo, depois de compactado, é drasticamente reduzido. Existem casos em que o tamanho é reduzido em mais de 90%. Já outros tipos de arquivos, tais como executáveis (.exe) e arquivos do sistema, tais como DLLs (.dll) não sofrem grande redução ao serem compactados. Normalmente documentos do Word (.doc), planilhas do Excel (.xls) e arquivos gráficos (.bmp, .tif, .png, etc.), sofrem um bom percentual de redução no tamanho, quando compactados.

Exemplo prático: Para compactar um arquivo, gerando um arquivo .zip, siga os passos indicados a seguir:

1.         Abra o Windows Explorer ou o Computador.

2.         Localize o arquivo a ser compactado. No nosso exemplo, vou compactar o arquivo Excel 2007 - Curso Básico.doc, indicado na Figura 9.22. Observe que o tamanho do arquivo é de 22,7 MB.

3.         Clique com o botão direito do mouse no arquivo a ser compactado. No menu de opções que surge dê um clique na opção Enviar para -> Pasta compactada. O Windows 7 gera um arquivo .zip, com o mesmo nome do documento e com a extensão .zip, ou seja, no nosso exemplo será gerado o arquivo Excel 2007 - Curso Básico.zip. O arquivo é gerado na mesma pasta do arquivo que está sendo compactado. Para o nosso exemplo, o arquivo compactado ficou com o tamanho de 18,6 MB, ou seja, uma taxa de compactação de cerca de 20%.

Dica: Para abrir um arquivo .zip, no Windows 7, é extremamente simples, bastando dar um clique duplo no arquivo .zip que o Windows 7 abre o arquivo e exibe o seu conteúdo. É possível compactar diversos arquivos em um único arquivo .zip. Neste caso se você der um clique duplo no arquivo .zip, serão exibidos todos os arquivos que fazem parte do arquivo compactado. Para descompactar um dos arquivos é só clicar com o botão direito do mouse no arquivo a ser descompactado e selecionar o comando Copiar. Depois navegue até a pasta de destino, clique com o botão direito do mouse e selecione Colar. Uma cópia descompactada do arquivo selecionado será colada na pasta de destino.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 9.22 – Compactando um arquivo com o Windows 7.

Dica: O Windows 7 trata os arquivos compactados como se fossem pastas. Você dá um clique duplo no arquivo .zip e o Windows 7 exibe a listagem com todos os arquivos que fazem parte do arquivo .zip. Se você der um clique duplo em um dos arquivos, o Windows 7 abre o arquivo no aplicativo relacionado. Por exemplo, se você der um clique duplo em um arquivo .doc, que está dentro de um arquivo .zip, o Windows 7 descompacta o arquivo e o abre o arquivo no Word.

Exemplo prático: Para adicionar mais arquivos a um arquivo compactado (.zip) já existente, siga os passos indicados a seguir:

Nota: No nosso exemplo, vamos adicionar mais três arquivos .doc, ao arquivo Excel 2007 - Curso Básico.zip, criado no exemplo anterior.

1.         Utilizando o Windows Explorer ou o Computador, localize e selecione os arquivos a serem adicionados. Uma vez selecionados os arquivos, utilize o comando Editar -> Copiar.

2.         Localize o arquivo .zip no qual você quer adicionar novos arquivos. Dê um clique duplo para abrir o arquivo .zip.

3.         Selecione o comando Editar -> Colar. Os arquivos selecionados anteriormente serão compactados e adicionados ao arquivo .zip.

Nota: Observe que agora temos quatro arquivos que fazem parte do arquivo compactado Excel 2007 - Curso Básico.zip


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI