[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 10 : 02
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 225 - Capítulo 10 - Controle de Conta do Usuário

Introdução ao Controle de Conta do Usuário:

Nas versões anteriores do Windows sempre houve dois tipos básicos de conta: Administrador e Usuários. As contas com permissão de Administrador podiam, literalmente, tudo no computador. Ou seja, quem tinha uma conta com permissão de Administrador poderia executar qualquer ação, inclusive formatar o HD do computador. Já contas com permissão de Usuário (chamadas de contas de meros mortais), não tinham quase nada de permissões. Por exemplo, uma conta com permissão de usuário não podia nem mesmo instalar uma impressora ou instalar os programas mais comuns, usados no dia-a-dia.

Este era um problema sério de segurança, pois na prática, os usuários não conseguiam trabalhar com contas de usuário, por que muitas das ações necessárias ao seu trabalho, não podiam ser executadas, por falta de permissões. O que acabava acontecendo??? Não é difícil de adivinhar. Para “simplificar o problema”, todos acabavam sendo configurados com permissões de Administradores. E isso era um problema GIGANTESCO de segurança. Já comentei no Capítulo 5 (do curso básico de Windows 7) que não devemos, JAMAIS (e jamais significa jamais), trabalhar no dia-a-dia com uma conta de Administrador. Devemos usar uma conta com menos permissões e, somente quando for necessária alguma ação que exija permissões de administrador, fazer o logon com uma conta de Administrador. Isso evita uma série de problemas, conforme já descrevi no Capítulo 5 (do curso básico de Windows 7).

Usar contas com permissão de Administrador para todos que usam o computador é um problema séria de segurança, o qual facilita a infecção do computador por vírus, trojans, spywares e outras pragas virtuais. Outro problema com o uso de contas de Administrador é que estas contas tem “poderes totais” sobre o computador, o que permite que os usuários instalem programas e outras “porcarias” que podem comprometer ainda mais a segurança e o desempenho do computador. Com isso era comum o Windows chegar a um ponto onde nada mais funcionava e a única solução era formatar o HD, reinstalar o Windows e começar do zero (isso tudo é claro, até chegar-se novamente a uma situação em que nada mais funcionava). Por outro lado, usar somente contas de usuário, limitadas, faz com que os usuários não consigam executar muitas de suas tarefas realmente necessárias ao seu trabalho diário.

Me estendi um pouco com esta introdução para deixar bem claro que, estava faltando um meio-termo, ou seja, um nível intermediário de permissões, o qual não dê mais poderes do que o usuário realmente necessita (o que ocorria com as contas de Administrador) e nem menos (o que o corria com as contas de usuário comum). Este meio-termo tem nome. É o novo recurso de “Controle de Conta do Usuário”, o qual foi introduzido pelo Windows 7. Este é um recurso extremamente útil, tanto para usuários residenciais quanto para as grandes empresas que adotarem o Windows 7 em suas estações de trabalho.

O recurso Controle de Conta do Usuário não criou um terceiro tipo de conta, intermediário entre o usuário comum e o administrador. Este é um ponto importante a ser salientado, pois é um engano muito comum. Muitos usuários acham que com o recurso Controle de Conta do Usuário, foi criado um terceiro tipo de conta, com permissões intermediárias entre o usuário comum e o Administrador. Não, não é isso. O que o recurso Controle de Conta do Usuário faz é permitir que os usuários façam o logon com suas contas com nível de usuário comum, sem permissão de Administrador e usem o computador normalmente. Quando o usuário executar alguma ação que precise de permissão de Administrador, o que o Controle de Conta do Usuário faz é emitir um aviso, informando que para conclusão da referida ação é preciso privilégios de Administrador. Com isso o usuário é avisado, sempre que for executada uma ação que precisa de privilégios mais elevados. Se a ação for uma ação conhecida, iniciada pelo usuário, ele pode clicar em Continuar, para fornecer credenciais de uma conta de Administrador executar a ação. Se o usuário não tiver iniciado uma ação e o aviso for exibido, pode ser que seja um site ou um invasor tentando instalar um vírus, um trojan ou alguma outra praga virtual. Com isso o usuário toma ciência do que está ocorrendo e pode cancelar a ação. Este aviso não era emitido nas versões anteriores do Windows, quando o usuário fazia o logon com permissões de Administrador. Observem a importância deste novo recurso, para ajudar a evitar que sejam instalados programas ou feitas alterações indevidas, sem o conhecimento do usuário.

Em resumo, segundo definição da ajuda do Windows 7: “O recurso de Controle de Conta de Usuário (UAC) é um recurso do Windows que pode ajudar você a manter o controle do computador, informando-lhe quando um programa faz uma alteração que exige permissão em nível de administrador. O UAC funciona ajustando o nível de permissão de sua conta de usuário. Se você estiver executando tarefas que podem ser feitas por um usuário padrão, como ler email, ouvir música ou criar documentos, terá as permissões de um usuário padrão - mesmo se estiver conectado como administrador.

Observem na definição do parágrafo anterior que o recurso de Controle de Conta de Usuário vai um passo mais adiante ainda. Mesmo que você esteja logado com uma conta com permissão de Administrador, quando estiver executando tarefas comuns, a sua conta terá permissões de usuário comum. Quando você for executar uma ação que precise de permissão de Administrador será emitido um aviso. Se você estiver logado com uma conta com permissão de Administrador e tentar executar uma tarefa que exige permissão de Administrador, será emitido um aviso (veja Figura 10.1) e você tem a opção de continuar com a ação ou não. Se você estiver logado com uma conta com permissão de usuário comum e tentar executar uma ação que exige permissão de Administrador, será exibida uma janela de aviso e você terá que fornecer credenciais (logon e senha) de uma conta com permissão de Administrador, para que a ação possa ser executada.

Quando você essa receber uma mensagem do recurso de Controle de Conta do Usuário, leia a mensagem com atenção e depois veja se o nome da ação ou programa a ser executado realmente corresponde ao desejado, ou seja, a um programa ou ação iniciado por você ou se é um programa que você não tem noção de onde veio ou do que seja. Verificando essas ações antes que comecem, o recurso de Controle de Conta do Usuário ajuda, bastante, a impedir que softwares mal-intencionados (Malwares) e spywares sejam instalados ou alterem as configurações do Windows, sem o conhecimento do usuário.

Mais uma vez cabe ressaltar que o principal objetivo do recurso de Controle de Conta do Usuário é reduzir a exposição do Windows a ataques, minimizando o tempo em que o usuário fica logado como administrador. Com este recurso, os usuários e administradores podem executar a maioria das aplicações e processos e fazer a maioria das configurações, estando logados com uma conta com privilégios reduzidos. Sempre que for executar uma ação que necessite privilégios mais elevados, o usuários será avisado através de uma mensagem na tela. Esta mensagem impede que o usuário faça qualquer outra coisa até que clique em um dos botões da mensagem, como por exemplo no botão Continuar, para continuar com a ação se esta for uma ação conhecida ou no botão Cancelar, para cancelar a ação, se o usuário desconfiar que for um cracker tentando instalar uma praga virtual no computador.

Quando você precisar dar permissão ou inserir uma senha para concluir uma tarefa, o UAC enviará uma notificação com um dentre quatro tipos diferentes de caixas de diálogo. A tabela a seguir descreve os diferentes tipos de caixas de diálogo utilizadas para notificar você e fornece diretrizes sobre como respondê-las.

Ícone

Tipo

Descrição

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Uma configuração ou um recurso que faz parte do Windows precisa de sua permissão para iniciar.

Esse item tem uma assinatura digital válida que verifica se a Microsoft é o fornecedor desse item. Geralmente, quando você recebe esse tipo de caixa de diálogo, é seguro continuar. Se você não estiver seguro, verifique o nome do programa ou da função para decidir se é algo que deseja executar.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Um programa que não faz parte do Windows precisa da sua permissão para iniciar.

Esse programa tem uma assinatura digital válida, que ajuda a garantir que o programa é o que afirma ser e verifica a identidade do fornecedor do programa. Se você receber esse tipo de caixa de diálogo, verifique se o programa é o que deseja executar e se você confia no fornecedor.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Um programa com um fornecedor desconhecido precisa de sua permissão para iniciar.

Esse programa não tem uma assinatura digital válida do fornecedor. Isso não indica necessariamente um perigo, porque muitos programas legítimos mais antigos não têm assinatura. No entanto, você precisará ter cuidado extra e só deverá permitir a execução desse programa se o tiver obtido de uma fonte confiável, como o CD original ou o site do fornecedor. Se não estiver seguro, pesquise o nome do programa na Internet para determinar se é um programa conhecido ou um software mal-intencionado.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Você foi impedido pelo administrador do sistema de executar esse programa.

Esse programa foi bloqueado, pois foi reconhecido como não confiável. Para executar esse programa, contate o administrador do sistema.

A grande dica de segurança continua sendo: Faça logon com uma conta de usuário comum, sem permissões de Administrador. Com este tipo de conta você pode navegar na Internet, enviar email e usar um processador de texto sem uma conta administrador. Quando você desejar realizar uma tarefa administrativa, como a instalação de um novo programa ou a alteração de uma configuração que afete outros usuários, não será necessário alternar para uma conta administrador. O Windows solicitará a sua permissão ou uma senha de administrador antes de executar a tarefa. Recomendamos também a criação de contas de usuário padrão para todas as pessoas que utilizam o computador.

Novidade: No Windows 7 você pode ajustar a freqüência com que o UAC envia notificações sobre alterações feitas no computador. Esta é uma novidade realmente muito bem vinda, pois a freqüência de notificação no Windows Vista chegava a ser irritante, a ponto de muitos usuários simplesmente desabilitarem o UAC no Windows Vista. Se desejar ser informado quando alguma alteração for feita no computador, escolha ser sempre notificado. Na parte prática, mais adiante, veremos como configurar a freqüência de notificação.

O recurso de Controle de Conta do Usuário também permite que o usuário use o Windows no modo conhecido como Modo de Aprovação do Administrador. Neste modo o Windows irá rodar a maioria das aplicações com permissões de usuário comum, mesmo que o usuário logado tenha permissões de Administrador. Se o usuário executar uma aplicação que efetivamente precisa de permissões de Administrador para rodar, será exibida uma mensagem pedindo confirmação, para que o usuário fique ciente de que a ação que será executada, precisa de permissões de Administrador. Este recurso limita bastante, ou melhor, elimina a atuação de pragas virtuais tais como spywares e Malwares, os quais tentam fazer alterações nas configurações do Windows, sem o conhecimento do usuário.

Na Figura 10.2 temos um exemplo de uma mensagem que é exibida quando é aberto o console Gerenciamento do Computador. Como para usar este console são necessárias permissões de Administrador, ao abrir este console, é exibida uma mensagem, informando sobre o aplicativo que está sendo aberto e perguntando se o usuário deseja realmente executar esta ação.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 10.2 – Aviso emitido pelo recurso Controle de Conta do Usuário.

Se você der um clique na setinha para baixo, ao lado da opção Detalhes, serão exibidas informações adicionais sobre o programa que será executado, incluindo o nome e o caminho completo do arquivo, conforme indicado na Figura 10.3:

Esta mensagem permite que você verifique qual o programa que o Windows está tentando executar e que precisa de permissões de Administrador. Após conferir que realmente é um programa que você pediu para executar é só clicar no botão Continuar e pronto, o programa será executado. Nunca é demais ressaltar que a principal função da mensagem de aviso é impedir que sejam executados programas e ações, que precisam de permissões de Administrador, sem o conhecimento e, pior, sem o consentimento do usuário. Dependendo das permissões da conta do usuário e da ação que está sendo executada, ao invés de uma mensagem pedindo confirmação, poderá ser exibido uma janela para que o usuário informe uma conta com permissões de Administrador e a respectiva senha.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 10.3 – Informações adicionais sendo exibidas.

Na janela de confirmação ou de solicitação de conta e senha é exibida uma figura que identifica o tipo de mensagem que está sendo exibida. A cada tipo de mensagem está associado um ícone diferente, conforme descrevo a seguir:

  • Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti O Windows precisa da sua permissão para continuar: Este tipo de mensagem exibe o ícone de um escudo com duas cores, conforme indicado na Figura. Esta mensagem é exibida quando for executada uma função ou programa do Windows, a qual pode afetar outros usuários deste computador e que precisa da sua permissão para iniciar. Verifique o nome da ação para garantir se é uma função ou programa que você deseja executar. Se for, clique em Continuar. Caso contrário, clique em Cancelar.
  • Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti Um programa que não faz parte do Windows precisa de sua permissão para continuar: Este tipo de mensagem exibe o ícone de um escudo com um ponto de interrogação, conforme indicado na Figura. Esta mensagem é exibida quando um programa que não faz parte do Windows precisa da sua permissão para iniciar. Ele possui uma assinatura digital válida indicando seu nome e seu editor, o que ajuda a garantir que o programa é realmente o que afirma ser. Verifique se este é o programa que você pretendia executar. Se for, clique em Continuar, caso contrário, clique em Cancelar.

  • Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti Um programa não identificado deseja ter acesso ao seu computador: Este tipo de mensagem exibe o ícone de um escudo com um ponto de exclamação dentro, conforme indicado na Figura. Programa não identificado é aquele que não possui uma assinatura digital válida de seu editor, para garantir que ele seja o que afirma ser. Isso não indica necessariamente um perigo, porque muitos programas legítimos mais antigos não têm assinatura. No entanto, você precisa de um cuidado extra e deve permitir a execução desse programa apenas se o obteve de uma fonte confiável como o CD original ou o site do editor. Se for um programa conhecido clique em Continuar, caso contrário, clique em Cancelar.
  • Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti Este programa foi bloqueado: Este tipo de mensagem exibe o ícone de um escudo com um X dentro, conforme indicado na Figura. Este é um programa cuja execução o seu administrador bloqueou especificamente no computador. Para executar este programa, você precisa contatar o administrador e solicitar que ele o desbloqueie.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI