[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 10 : 12
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 235 - Capítulo 10 - Habilitando Serviços no Firewall do Windows

Se você tem uma conexão permanente com a Internet e quer utilizar o seu computador com Windows XP como um servidor Web (disponibilizando páginas), um servidor FTP (disponibilizando arquivos para download) ou outro tipo de serviço da Internet, você terá que configurar o Firewall do Windows para aceitar requisições para tais serviços. Lembre que, por padrão, o Firewall do Windows bloqueia todo tráfego vindo da Internet, que não seja resposta a uma requisição enviada pelo usuário, de dentro da rede. Se você vai utilizar o seu computador como um servidor, o tráfego vindo de fora corresponderá às requisições dos usuários externos, requisições estas que terão que passar pelo Firewall do Windows para chegarem até o servidor e serem respondidas.

Por padrão nenhum dos serviços Web, tais como HTTP ou FTP está habilitado, o que garante uma maior segurança. Você pode habilitar estes e outros serviços e programas, caso necessário, criando Exceções. Uma exceção define que um determinado serviço, programa ou porta, possa aceitar requisições externas. Os programas e serviços configurados como exceções, não terão as requisições externas bloqueadas pelo Firewall do Windows. A seguir mostrarei como configurar as exceções do Firewall do Windows.

Exemplo Prático: Para Configurar as Exceções do Firewall do Windows, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o Painel de controle: Iniciar -> Painel de controle.

3.         Na lista Exibir por selecione a opção Ícones pequenos.

4.         Abra a opção Ferramentas Administrativas.

5.         Será aberta a janela Ferramentas Administrativas, com vários itens disponíveis. Dentro das Ferramentas Administrativas, dê um clique duplo na opção Firewall do Windows com Segurança Avançada.

6.         Será aberto o console Firewall Do Windows com Segurança Avançada, indicado anteriormente na Figura 10.12.

7.         No painel da esquerda clique na opção Regras de Entrada. Será exibida uma lista de serviços e programas que você pode habilitar/desabilitar. Observe que, por padrão, alguns serviços/programas já vem habilitados como exceções, conforme exemplo da Figura 20.22:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 10.15 – A janela para configurar Exceções.

8.         Observe que serviços e funcionalidades tais como Assistência Remota, Compartilhamento de Arquivo e Impressora, Descoberta de Rede e outros, já vem habilitados. Por exemplo, se o serviço Compartilhamento de Arquivo e Impressora não estivesse habilitado como uma exceção, não seria possível para os usuários da rede, acessarem pastas compartilhadas neste computador. Isso por que ao acessar uma pasta compartilhada é o usuário, de fora, que faz a requisição para acessar a pasta compartilhada. Esta requisição chega no Firewall do Windows. O Firewall verifique e vê que não é uma resposta a uma requisição feita por um usuário do computador e, se não houver a exceção para o serviço de Compartilhamento, a requisição será bloqueada. Como no nosso exemplo existe a exceção para o serviço de Compartilhamento de Pastas e Impressoras, a requisição vinda de fora irá passar pelo Firewall e o usuário poderá acessar a pasta compartilhada. Este é apenas um pequeno exemplo, com um dos serviços mais utilizados, que é o serviço de Compartilhamento de Pastas e Impressoras, mas que serve para mostrar bem como temos um grande número de opções e possibilidades de configurações com o Firewall do Windows.

9.         Por padrão já existem regras criadas para os serviços HTTP, HTTPS, FTP e FTP seguro. Porém, por padrão, estas regras estão desabilitadas. Vá descendo na lista de opções e localize a opção “Serviços da World Wide Web (Tráfego HTTP de Entrada)”. Observe que esta opção está em cinza, indicando que está desabilitada. Agora localize a opção “Servidor FTP (Tráfego de Entrada do FTP)” e observe que está opção também está em cinza, indicando que está desabilitada.

10.       Para o nosso exemplo, vamos habilitar as duas opções descritas no item 9, ou seja, os serviços HTTP e FTP, para que o nosso computador possa funcionar como um servidor Web, fornecendo hospedagem de páginas (serviço HTTP) e download de arquivos (através do serviço FTP). Apenas para reforçar, para que os serviços HTTP e FTP possam estar disponíveis em um computador com o Windows 7, você deve instalar e configurar o IIS. Para todos os detalhes sobre a instalação, configuração e administração do IIS, consulte o Capítulo 13 desta série de E-books, o qual faz parte da terceira parte, intitulada Windows 7 – Curso Avançado e Dicas Práticas.

11.       Para habilitar um determinado serviço, basta clicar com o botão direito do mouse no serviço a ser habilitado e, no menu de opções que é exibido, clicar em Habilitar Regra, para habilitá-lo como uma exceção. Além de habilitar, você pode configurar alguns parâmetros para este serviço, caso haja parâmetros disponíveis para  configuração. Para isso clique com o botão direito do mouse no serviço a ser configurado e, no menu de opções que é exibido, dê um clique na opção Propriedades. Será aberta a janela de propriedades do respectivo serviço. Alguns serviços tem parâmetros e propriedades que podem ser configurados, outros não.

12.       Localize a opção “Serviços da World Wide Web (Tráfego HTTP de Entrada)”, clique com o botão direito do mouse nesta opção e, no menu que é exibido clique em Habilitar Regra. Observe que a cor troca de cinza para verde, indicando que esta opção foi habilitada.

13.       Agora vamos habilitar o serviço de FTP. No nosso exemplo, vá descendo com a barra de navegação, até localizar a opção “Servidor FTP (Tráfego de Entrada do FTP)”, )”, clique com o botão direito do mouse nesta opção e, no menu que é exibido clique em Habilitar Regra. Observe que a cor troca de cinza para verde, indicando que esta opção foi habilitada.

14.       Além de habilitar, você pode configurar alguns parâmetros para o serviço de FTP, caso haja parâmetros disponíveis para  configuração. Para isso, clique com o botão direito do mouse na opção “Servidor FTP (Tráfego de Entrada do FTP)” e,  no menu que é exibido, dê um clique na opção Propriedades. Será aberta a janela de propriedades do serviço. Alguns serviços tem parâmetros e propriedades que podem ser configurados, outros não. É o caso do serviço Servidor FTP, o qual não tem parâmetros a serem configurados no Firewall do Windows. Clique em OK para fechar a janela de Propriedades.

15.       Você também pode utilizar o link Nova Regra..., no painel da direita, para adicionar novos programas e serviços não constantes na lista. Ao clicar no botão Nova Regra..., será aberto o Assistente para Nova Regra de Entrada. É só seguir as etapas do assistente para adicionar uma nova regra de entrada, relacionada com um determinado programa ou serviço.

16.       Outro conceito importante é o de Escopo ao qual se aplica a exceção. Por exemplo, ao adicionar o programa Avast! Antivírus como uma exceção, podemos configurar o Escopo ao qual se aplica esta exceção. O escopo define de quais computadores externos ou internos, serão aceitas requisições para o respectivo serviço. Ou seja, posso limitar quais computadores terão acesso ao serviço. Isso é chamado de Delimitar o Escopo. Isso é feito acessando a janela de Propriedades da opção para a qual você quer definir o escopo. Por exemplo, vamos definir o escopo para a opção “Servidor FTP (Tráfego de Entrada do FTP)”.

17.       Clique com o botão direito do mouse na opção “Servidor FTP (Tráfego de Entrada do FTP)” e, no menu de opções que é aberto clique em Propriedades. Será aberta a janela de Propriedades com a guia Geral selecionada por padrão. Dê um clique na guia Escopo. Serão exibidas as opções para alteração do Escopo, conforme indicado na Figura 10.16:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 10.26 – Alterando o Escopo.

Nesta janela você tem as seguintes opções, tanto no Grupo Endereço IP Local, quanto no Grupo Endereço IP Remoto:

  • Qualquer endereço IP: Esta é a opção padrão e não limita o escopo, ou seja, serão aceitas requisições de qualquer computador externo, inclusive computadores da Internet.
  • Estes endereços IP: Esta opção permite que você crie uma lista personalizada, informando quais computadores terão permissão de acessar o serviço que está sendo configurado. A lista é criada informando o número IP de um computador por vez e clicando no botão Adicionar. Também estão disponíveis botões para Editar itens da lista ou para remover itens da lista.

18.       Defina as configurações desejadas e clique em OK para aplicá-las.

19.       Você estará de volta à janela de Propriedades do serviço/programa que está sendo configurado.

20.       Clique na guia Protocolos e Portas. Nesta guia, caso o serviço ou programa que está sendo configurado permita, você poderá adicionar e configurar portas de comunicação relacionadas com o serviço. Por exemplo, tem alguns jogos que funcionam via Internet, os quais precisam utilizar portas específicas TCP e UDP, para poderem funcionar. Se as portas necessárias não estiverem liberadas no Firewall, o respectivo jogo não irá funcionar. A solução, neste exemplo, é adicionar as portas utilizadas pelo jogo, para que este possa funcionar.

21.       Na janela de propriedades da Regra de Entrada você ainda tem a guia Computadores, a qual pode ser utilizada para restringir a quais computadores a regra deve se aplicar ou para quais computadores devem ser abertas exceções. Tem também a guia Usuários, a qual pode ser utilizada para definir a quais usuários a regra se aplica e a quais usuários pode-se abrir exceções. Defina as configurações desejadas e clique em OK para fechar a janela de propriedades.

22.       Você pode remover uma Regra de Entrada. Para isso basta clicar na Regra a ser removida, para selecioná-la e depois clicar no link Excluir, no painel da direita. Será exibida uma janela de confirmação. Clique em Sim e pronto, a Regra de entrada será removida da lista e, evidentemente, deixará de ser aplicada.

23.       Feche o Console Firewall do Windows com Segurança Avançada.

A seguir coloco algumas recomendações contidas na Ajuda do Windows 7, em relação aos perigos em se abrir novas portas TCP ou UDP, como exceções no Firewall do Windows.

*******************************************************************************

Quais os riscos de permitir programas através de um firewall?

Ao criar uma exceção ou abrir uma porta em um firewall, você permite que um programa específico envie informações do seu computador ou para ele através do firewall. Permitir que um programa se comunique através de um firewall (algumas vezes denominado desbloqueio) é como abrir uma minúscula porta no firewall.

Toda vez que você cria uma exceção ou abre uma porta para um programa se comunicar através de um firewall, o seu computador fica um pouco menos seguro. Quanto mais exceções ou portas abertas o firewall possui, mas oportunidades para que hackers ou softwares mal-intencionados usem uma dessas aberturas para espalhar um worm, um vírus, um trojan, um spyware, ou para acessar os seus arquivos ou usar o computador para espalhar softwares mal-intencionados para outros computadores.

Geralmente é mais seguro criar uma Regra de Entrada de programa do que abrir uma porta. Se você abre uma porta, ela permanece aberta até que você a feche, independentemente de ela estar sendo usada ou não por um programa. Se você cria uma Regra de Entrada associada com um Programa, a "porta" só é aberta quando necessária a uma comunicação específica.

Para ajudar a reduzir o risco de segurança, siga as recomendações indicadas a seguir: 

  • Somente crie uma exceção ou abra uma porta quando realmente precisar fazê-lo, e remova exceções ou feche portas de que não precise mais.

Nunca crie uma exceção ou abra uma porta de um programa que você não conhece.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI