[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 12 : 02
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 278 - Capítulo 12 - Tarefas Agendadas - Conceito e Criação

Você pode utilizar o ícone Agendador de Tarefas, disponível na opção Ferramentas Administrativas do Painel de controle, para agendar tarefas para serem executadas em um determinado horário, em determinados dias da semana. Podemos agendar qualquer programa que roda no Windows 7 para ser executado através de uma tarefa agendada. Podemos agendar uma tarefa de tal forma que ela seja executada uma única vez, ou que seja executada em intervalos regulares ou em um determinado horário especificado.

 

Podemos utilizar o recurso de Tarefas agendadas para executar rotinas de manutenção em horários especificados. Por exemplo, podemos criar uma tarefa que efetua cópia de segurança dos arquivos de uma determinada pasta e toda as suas subpastas, e agendá-la para ser executada às duas horas da madrugada, todos os dias ou somente em determinados dias da semana (segundas, quartas e sábados, por exemplo).

Uma tarefa também pode ser programada para ser executada uma única vez e, depois de executada, ser automaticamente eliminada da lista de tarefas agendadas. Também é possível executar uma tarefa a qualquer momento, sem termos que esperar que ela seja executada automaticamente, no horário programado. É possível acompanhar o histórico de execução de uma determinada tarefa, para sabermos se a tarefa está sendo executada normalmente ou está apresentando algum problema.

O agendamento e execução de tarefas é controlado pelo serviço Agendador de tarefas, o qual é configurado para inicializar automaticamente, quando o Windows 7 é inicializado.

Nota: No Capítulo 14 aprenderemos mais sobre a inicialização e a configuração de serviços no Windows 7.

Com o uso do Agendador de tarefas é possível:

  • Agendar a execução de uma tarefa diariamente, semanalmente, mensalmente ou em determinados momentos (como na inicialização ou no encerramento do sistema).
  • Alterar o agendamento de uma tarefa.
  • Interromper uma tarefa agendada.
  • Personalizar o modo como uma tarefa será executada em um horário agendado.

Podemos programar uma tarefa para que execute um programa, como por exemplo o Microsoft Excel ou o Microsoft Access; para que execute um aplicativo com comandos de administração do Windows 7, como por exemplo scripts no padrão WSH – Windows Scripting Host ou os já conhecidos arquivos .bat, os quais contêm um comando em cada linha, comandos estes que são executados em seqüência; para que execute um atalho, o que na prática equivale a abrir o programa ao qual o atalho se refere ou para executar um documento, como por exemplo um .doc, o que na prática equivale a dar um clique duplo no documento, ou seja: O Word será aberto e o documento carregado.

É possível agendar tarefas para serem executadas toda vez que o computador é inicializado. Este tipo de tarefa será executado, independentemente de haver ou não um usuário logado. Também é possível agendar uma tarefa para ser executada toda vez que um usuário faz o logon no computador. Este tipo de tarefa será iniciado quando o primeiro usuário fizer o logon, depois que o computador tiver sido inicializado. Se o usuário fizer o logoff e outro usuário fizer o logon, a tarefa não será reinicializada, o que só acontece quando o computador for reinicializado e um usuário (qualquer usuário) fizer o logon depois da reinicialização.

A seguir aprenderemos a criar uma tarefa agendada simples, a qual será programada para executar a ferramenta Limpeza de disco, toda sexta-feira, às 16:30.

Exemplo Prático: Para criar e agendar uma tarefa para execução automática, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o Painel de controle. Na lista Exibir por, selecione a opção ícones pequenos.

3.         Abra a opção Ferramentas Administrativas e dentro das Ferramentas Administrativas abra a opção Agendador de Tarefas.

 

4.         Podemos observar que o Agendador de Tarefas do Windows 7 tem uma interface bem diferente das versões anteriores, até o Windows XP e semelhante a interface do Windows Vista, interface esta indicada na Figura 12.1:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 12.1 – O Agendador de Tarefas do Windows 7.

5.         Na tela principal do Agendador de tarefas, além do menu de opções, é exibida uma árvore de opções no painel da esquerda. Na parte do meio são exibidas informações gerais sobre o recurso de Agendamento de Tarefas e uma lista das tarefas iniciadas nas Últimas 24 horas. Você pode selecionar um valor nesta lista, para exibir as tarefas iniciadas na última hora, últimas 24 horas, últimos sete dias ou últimos 30 dias. No painel da direita temos o menu Ações, no qual temos links para executar as principais ações relacionadas com o Agendamento de Tarefas.

6.         Para criar uma nova tarefa agendada dê um clique no link Criar Tarefa Básica..., no painel de Ações, no lado direito da janela.

7.         Será iniciado o Assistente para a Criação de Tarefa Básica. Na primeira tela do assistente você deve informar o Nome e uma Descrição para a tarefa. Informe os valores indicados na Figura 12.2 e dê um clique no botão Avançar para seguir para a segunda etapa do assistente.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 12.2 – Definindo o Nome e uma Descrição para a Tarefa.

8.         Surge uma tela para que você selecione a periodicidade de execução da tarefa. Estão disponíveis as seguintes opções: Diariamente, Semanalmente, Mensalmente, Uma vez, Ao iniciar o computador, Ao fazer logon e Quando um evento específico for registrado. Para o nosso exemplo, selecione a opção Semanalmente e clique no botão Avançar, para ir para a próxima etapa do assistente.

9.         Nesta etapa você deve definir a data de início e o horário de início. Defina as opções indicadas na Figura 12.3 e dê um clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 12.3 – Definindo o horário de execução da tarefa.

10.       Nesta etapa você define qual o tipo de ação será executado. Você tem as seguintes opções: Iniciar um programa, Enviar email e Exibir uma mensagem. Selecione a opção Iniciar um programa e clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

11.       Nesta etapa você deve informar o caminho completo, incluindo o nome do programa a ser executado. No nosso exemplo será a ferramenta Limpeza de Disco, a qual fica no seguinte caminho: C:\Windows\system32\cleanmgr.exe Digite este caminho no campo Ação e clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

12.       Será exibida a tela final do assistente. Neste tela você pode marcar a opção Abrir a caixa de diálogo Propriedades desta tarefa quando eu clicar em Concluir. Ao marcar esta opção, será aberta a janela de Propriedades da tarefa, para que você possa fazer configurações adicionais. Marque esta opção e clique no botão Concluir.

13.       A janela de propriedades tem uma série de guias, com dezenas de opções para configurar a Tarefa Agendada, conforme indicado na Figura 12.4:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 12.4 – A janela de Propriedades da Tarefa Agendada.

14.       Por exemplo, na guia Geral, você pode clicar no botão Alterar Usuário ou Grupo..., para informar qual conta será utilizada para a execução da tarefa. Deve ser uma conta de usuário que tenha permissão para executar o programa que está sendo agendado, no nosso exemplo a ferramenta Limpeza de disco. Por exemplo, não são todos os usuários que têm permissões para fazer Cópias de Segurança das informações. Caso você crie uma tarefa para fazer cópia de segurança (mais conhecida por Backup), deve ser fornecido o nome e a senha de um usuário que tem a permissão para fazer a Cópia de segurança, pois, caso contrário, a execução da tarefa irá falhar.

A seguir vamos comentar um pouco mais, sobre as opções de cada uma das guias.

Na guia Geral, temos as seguintes opções:

  • O Nome, o Autor e a Descrição da tarefa são exibidos na parte de cima da janela.
  • Grupo Opções de segurança: Neste grupo temos a opção Executar somente quando o usuário estiver conectado. Com esta opção marcada, a tarefa somente será executada se o usuário configurado para execução da tarefa, estiver logado. Executar estando o usuário conectado ou não. Esta opção permite que a tarefa seja executada, mesmo se o usuário não estiver logado. Ao marcar esta opção, será habilitada a opção Não armazenar senha. A tarefa terá acesso somente aos recursos do computador local. Se esta opção for marcada, a tarefa não poderá executar ações que precisem acessar recursos em outros computadores. Por exemplo, se a tarefa for configurada para copiar os arquivos da pasta Documentos para uma pasta compartilhada em um computador da rede, a tarefa não poderá executar com sucesso, se a opção “Não armazenar senha. A tarefa terá acesso somente aos recursos do computador local” estiver marcada. Temos também a opção Executar com privilégios mais altos, para permitir que a tarefa execute com permissões de Administrador. Por fim, temos a opção Oculto. Ao marcar esta opção, a tarefa ficará oculta na lista de tarefas e não será exibida no Gerenciador de tarefas. Ao marcar esta opção, será exibida uma mensagem, solicitando confirmação.
  • Configurar: Nesta lista você pode selecionar Windows 7 ou Windows 2003, Windows XP ou Windows 2000. Selecione a opção Windows 2003, Windows XP ou Windows 2000, se a tarefa tiver que ser utilizada em um destes sistemas ou tiver que ser exportada para um destes sistemas. Se você selecionar esta opção, algumas das configurações a seguir não estarão disponíveis, conforme descrevo em cada uma das opções.

Na guia Disparadores (outra tradução horrorosa. O correto seria simplesmente Agendamento), é exibida uma descrição sobre o agendamento da tarefa. No exemplo da tarefa que criamos, aparece a seguinte descrição: Semanalmente, Às 16.30, em cada sexta-feira de cada semana, a partir de 13/01/2012, Habilitado. Uma tarefa pode ter um ou mais agendamentos. Por exemplo, posso fazer com que uma tarefa seja executada, diariamente, de segunda a sexta-feira, as 17:30 e aos sábados e domingos, às 21:30. Para criar um novo agendamento, basta clicar no botão Novo... Será aberta a janela Novo disparador, indicada na Figura 12.5. Na lista Iniciar a tarefa você define quando deverá ser disparada a tarefa. Estão disponíveis as opções Em um agendamento (esta opção é usada para iniciar a tarefa em dias e hora específicos), Ao fazer logon, Quando inicializar, Em um evento, Ao criar/modificar a tarefa, Ao conectar com uma seção de usuário, Ao desconectar de uma seção de usuário, Ao bloquear estação de trabalho e ao Desbloquear estação de trabalho. Dependendo da opção selecionada, diferentes opções de configurações serão exibidas nesta janela. Depois de definir as configurações desejadas é só clicar em OK e pronto, o novo agendamento será adicionado à tarefa. Você estará de volta à guia Disparadores. Para excluir um agendamento, basta selecioná-lo na lista de agendamentos e clicar no botão Excluir. Tenha cuidado ao excluir um agendamento, pois não será exibida uma janela de confirmação. Para alterar um agendamento, basta selecionar o agendamento desejado e clicar no botão Editar... Será exibida a janela Editar disparador, na qual você poderá fazer as alterações necessárias. Feitas as alterações necessárias é só clicar em OK para aplicá-las.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 12.5 – A janela para criar mais um agendamento para a tarefa.

Dê um clique na Guia Ações. Nesta guia serão exibidas as ações a serem executadas pela tarefa. Você pode adicionar uma nova ação clicando no botão Novo... Você pode excluir uma ação, clicando na ação a ser excluída, para selecioná-la e depois clicando no botão Excluir. Para Alterar as configurações de uma ação já existente, clique na ação a ser alterada, para selecioná-la e depois clique no botão Editar...

Dê um clique na guia Condições. Será exibida a janela indicada na Figura 12.6:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 12.6 – Definindo condições para a execução da tarefa.

Além dos agendamentos, você pode definir que a tarefa seja executada, somente se determinadas condições forem atendidas. Estas condições são definidas nesta guia. Por exemplo, você pode marcar a opção Iniciar a tarefa somente se o computador estiver ocioso e selecionar na lista ao lado, um tempo mínimo de ociosidade do computador, para que a tarefa seja executada. O padrão é 10 minutos. Você também pode marcar a opção Interromper se o computador não estiver mais ocioso, para fazer com que a execução da tarefa seja interrompida se for detectada atividade no computador (outra atividade que não a executada pela tarefa), fazendo com que ele deixe de estar ocioso. Você também pode marcar a opção Reiniciar se voltar a ficar ocioso, para fazer com que a tarefa volte a ser executada, caso o computador volte a ficar ocioso pelo tempo configurado. Por exemplo, você pode criar uma tarefa para fazer o backup de algumas pastas para um segundo HD ou para uma pasta compartilhada na rede. Esta tarefa pode ser configurada para somente ser executada se o computador ficar ocioso por mais de quatro horas. Nesta guia você também tem condições relacionadas as configurações de energia do computador. Estas configurações são úteis, principalmente para notebooks. Você pode configurar as tarefas agendadas para somente serem executadas se o computador estiver ligado na energia elétrica. Ou seja, no caso de notebooks, quando o notebook estiver usando a bateria, a tarefa não será iniciada. Isso ajuda a reduzir o consumo da bateria. A opção Reativar o computador para executar esta tarefa deve ser marcada, se você quer que a tarefa seja executada, mesmo que o computador esteja em modo de hibernação. Neste caso, o computador será “acordado” e a tarefa será executada. A última opção desta guia é a opção Iniciar somente se a seguinte conexão de rede estiver disponível. Ao marcar esta opção, você pode selecionar na lista, dentre as conexões de redes disponíveis e a tarefa só será executada se a conexão selecionada estiver ativa e disponível. Esta é uma opção útil, por exemplo, para uma tarefa configurada para fazer o backup de pastas e arquivos em uma pasta compartilhada na rede. Com isso você garante que a tarefa só será iniciada, se a conexão de rede estiver disponível.

Dê um clique na guia Configurações. Serão exibidas as opções indicadas na Figura 12.7:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 12.7 – Definindo as Configurações da Tarefa.

Nesta guia estão disponíveis as configurações descritas a seguir:

  • Permitir que a tarefa seja executada por demanda: É possível especificar se uma tarefa pode ser executada manualmente antes ou depois de ser agendada para execução, permitindo que a tarefa seja executada por demanda. A configuração padrão possibilita que o usuário execute a tarefa a qualquer momento, sob demanda. Em outras palavras, com esta opção marcada, o que é o padrão, o usuário poderá executar a tarefa, manualmente, a qualquer momento. Veremos como fazer isso em um dos próximos tópicos. Essa configuração não está disponível para tarefas configuradas em computadores com o Windows Server 2003, Windows XP ou Windows 2000.
  • Executar a tarefa o mais cedo possível após uma inicialização agendada tiver sido perdida: Se essa configuração for selecionada, o serviço Agendador de Tarefas iniciará a tarefa se ela for agendada para execução em um determinado momento, mas por algum motivo não pode ser executada no horário do agendamento (por exemplo, o computador estava desligado, a conexão de rede estava com problemas e a tarefa dependia da conexão ou o serviço Agendador de Tarefas estava com problemas, etc.). O serviço Agendador de Tarefas não iniciará a tarefa imediatamente depois que a tarefa for perdida. Por padrão, o serviço aguardará dez minutos antes de iniciar a tarefa perdida. Se esta opção for marcada, o serviço Agendador de Tarefas iniciará a tarefa assim que possível. Essa configuração não está disponível para tarefas configuradas no Windows Server 2003, Windows XP ou Windows 2000.
  • Se ocorrer falha na tarefa, reiniciar a cada: Essa configuração é usada para reiniciar uma tarefa se ocorrer uma falha na sua execução (o resultado da última execução da tarefa não foi bem-sucedido). Você especifica o intervalo de tempo gasto entre as tentativas de reinício da tarefa e o número de tentativas de reiniciá-la. Essa configuração não está disponível para tarefas configuradas no Windows Server 2003, Windows XP ou Windows 2000.
  • Interromper a tarefa se ela for executada por mais de: Você utiliza esta configuração para limitar por quanto tempo que uma tarefa pode ser executada, sem que tenha sido concluída. Use essa configuração para evitar que uma tarefa com problemas fique executando indefinidamente, podendo até mesmo tornar o Windows instável ou travar completamente o sistema.
  • Se essa tarefa não for encerrada quando solicitado, force a interrupção: Se essa configuração for selecionada e a tarefa não responder a um pedido de interrupção, sua parada será forçada pelo Windows 7, para evitar que o Windows fique instável ou até mesmo um travamento completo do sistema. Essa configuração não está disponível para tarefas configuradas no Windows Server 2003, Windows XP ou Windows 2000.
  • Se a tarefa não estiver agendada para ser executada novamente, excluí-la após: Se essa configuração estiver selecionada, o serviço Agendador de Tarefas excluirá automaticamente a tarefa se ela não for agendada para execução novamente, dentro do período especificado, que por padrão é 30 dias. O serviço Agendador de Tarefas aguardará o período especificado antes de excluir a tarefa. Se essa configuração não estiver selecionada, o serviço Agendador de Tarefas não excluirá a tarefa automaticamente. A tarefa deve incluir pelo menos um disparo com uma data de vencimento para que seja possível selecionar esta opção.
  • Se a tarefa já estiver sendo executada, a seguinte regra será aplicada: Você deve especificar como o serviço Agendador de Tarefas deve executar a tarefa se outra instância da tarefa já estiver em execução: Não iniciar uma nova instância: o serviço Agendador de Tarefas não executará a nova instância da tarefa e interromperá a instância que já estiver em execução. Executar uma nova instância em paralelo: o serviço Agendador de Tarefas executará a nova instância da tarefa paralelamente com a instância que já estiver em execução. Colocar uma nova instância na fila: o serviço Agendador de Tarefas adicionará a nova instância da tarefa à fila de tarefas que o serviço executará e o serviço não interromperá a instância da tarefa que já estiver em execução. Interromper a instância existente: o serviço Agendador de Tarefas interromperá a instância da tarefa que já estiver em execução e executará a nova instância da tarefa.

Dê um clique na guia Histórico. Nesta guia é exibido o histórico de execução da tarefa, bem como uma série de outras informações relacionadas á execução da tarefa. Quando uma tarefa estiver com problemas de execução, é nesta guia que você deve procurar por informações, para tentar descobrir as causas do problema com a execução da tarefa.

15.       Não faremos nenhuma alteração nas propriedades da tarefa. Apenas exibimos esta janela, para descrever as opções disponíveis. Clique em OK para fechá-la.

16.       Você estará de volta ao Agendador de Tarefas. No painel da esquerda, clique na opção Biblioteca do Agendador de Tarefas. Na parte central e de cima da janela, será exibida a lista de tarefas criadas pelo usuário. Observe que a tarefa recém-criada, com o nome que você deu para a tarefa: Executa a Ferramenta Limpeza de Disco, já aparece na lista de tarefas, conforme indicado pela Figura 12.8:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 12.8 –A nova tarefa já criada - Tarefa - Executa a Limpeza de Disco.

17.       Clique na tarefa “Executa a Tarefa Limpeza de Disco”, para selecioná-la. Observe que na parte do meio do painel central, são exibidas as guias com as propriedades da tarefa selecionada: Geral, Disparadores, Ações, Condições, Configurações e Histórico. Você pode usar estas guias para alterar as propriedades da tarefa. Outra maneira de acessar estas propriedades, porém em uma janela separada é dar um clique duplo na tarefa. Você também pode clicar com o botão direito do mouse na tarefa e, no menu de opções que é exibido, clicar em Propriedades. E ainda teriam outras maneiras. Clicar na tarefa para selecioná-la e, no painel Ações, clicar em Propriedades. Ou ainda, clicar na tarefa para selecioná-la e executar o comando Ação -> Propriedades.

Muito bem, com este exemplo, aprendemos o básico sobre a criação de tarefas agendadas. A seguir aprenderemos mais alguns detalhes sobre este recurso.

Exercício: Crie uma tarefa que executa Bloco de notas às 21:00 horas, todos os sábados e domingos. Depois elimine esta tarefa. Para eliminar uma tarefa, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a tarefa. No menu que surge, dê um clique na opção Excluir. Será solicitada confirmação. Clique em Sim para confirmar a exclusão da tarefa.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI