Vamos analisar algumas estratégias de backup/restore, baseadas nos diferentes tipos de backup, descritos anteriormente.
Exemplo 1: É feito diariamente um backup Normal, às 23:00, da pasta Documentos do usuário. Na sexta-feira, às 14:30 ocorre um problema e a pasta Documentos é excluída acidentalmente.
Nesta situação você tem que restaurar o backup Normal feito na quinta-feira. Todas as alterações feitas na sexta-feira serão perdidas, ou seja, os arquivos voltarão à situação em que estavam na quinta-feira, quando foi feito o último backup normal, às 23:00 horas.
Exemplo 2: No domingo é feito um backup normal. De segunda a sábado é feito um backup Incremental à noite. Na quinta-feira, às 16:00 ocorre um problema e os dados são excluídos.
Você deve restaurar o backup normal do domingo, o backup incremental da segunda-feira, o backup incremental da terça-feira e o backup incremental da quarta-feira, nesta seqüência. Todas as alterações feitas na quinta-feira serão perdidas.
Exemplo 3: É feito um backup normal aos domingos. De segunda a sábado são feitos os seguintes backups incrementais: 2:00, 9:00, 12:00, 15:00, 17:00 e 21:00 horas. Na quarta-feira, às 14:30 ocorre um problema e os dados têm que ser restaurados do backup.
Você deve restaurar o backup normal do domingo e todos os backups incrementais, em ordem cronológica, até o backup incremental da quarta-feira às 12:00, que é o último backup incremental feito antes da ocorrência do problema às 14:30. Todas as alterações feitas entre as 12:00 e as 14:30 da quarta-feira serão perdidas. Observe que, com a utilização de backups incrementais durante o dia, diminuímos a quantidade de dados e alterações perdidas, porém a restauração torna-se mais trabalhosa, pois existe um grande número de backups incrementais a serem restaurados. Uma estratégia deste tipo é normalmente utilizada por grandes empresas, que trabalham com grandes volumes de dados e não podem nem sequer pensar em perda de dados.
Exemplo 4: É feito um backup normal aos domingos. De segunda a sábado são feitos backups incrementais às 2:00 da madrugada. Toda quarta-feira é feito um backup diferencial às 3:00 da madrugada. Na sexta-feira, às 14:30 ocorre um problema e os dados têm que ser restaurados do backup.
Você deve restaurar o backup normal do domingo, o backup diferencial da quarta-feira e o backup incremental da quinta-feira, nesta seqüência. Todas as alterações feitas na sexta-feira serão perdidas.
Observe que a utilização de um backup diferencial, em conjunto com os backups incrementais, reduzimos o número de backups a serem restaurados. Neste caso somente foi necessário restaurar o último backup normal, o último diferencial e os backups incrementais posteriores. Esta é a estratégia mais complexa, mas que ao mesmo tempo otimiza o tempo de backup e o tempo de restauração. É especialmente indicada para grandes volumes de dados, onde o tempo de parada é um fator crítico. Agora que aprendemos sobre os tipos de backup e sobre estratégias de restore, vamos aprender a criar e restaurar um backup, utilizando o utilitário de backup do Windows 7. |