[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 12 : 08
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 284 - Capítulo 12 - Observações Técnicas Sobre Backup/Restore

Esta foi uma área onde o Windows 7 mudou bastante em relação ao Windows XP. O utilitário de Backup foi completamente remodelado e agora é chamado de Backup e Restauração (no Windows Vista era o Centro de Backup e Restauração). Este utilitário pode ser acessado através do Painel de Controle -> Backup e Restauração, ou através do seguinte caminho: Iniciar -> Todos os Programas -> Manutenção -> Backup e Restauração. Usando qualquer um destes caminhos, será exibido o Centro de Backup e Restauração, indicado na Figura 12.14:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 12.10 – O Centro de Backup e Restauração.

No Windows 7 é você pode (e deve) fazer o backup dos seus arquivos pessoais, programas e configurações do sistema. Você também pode (e deve) criar pontos de restauração para poder restaurar o computador a um estado anterior, quando necessário. O recurso de Pontos de Restauração foi introduzido pelo Windows Me (era a única coisa de bom que tinha o Windows Me, o resto era só problemas) e está disponível no Windows XP, Windows Vista, Windows Server 2003, Windows Server 2008, Windows 8 e também no Windows 7. Por exemplo, você cria um ponto de restauração na sexta-feira, as 21:00 e desliga o computador. No Sábado, você liga o computador e instala um novo driver para a placa de rede. Aí começa o pesadelo. O sistema fica instável, lento e nada funciona. Sem o recurso do ponto de restauração você teria sérios problemas para voltar tudo ao normal. Com este recurso, você pode voltar o sistema ao seu estado normal, usando o ponto de restauração criado na sexta-feira. Veremos mais detalhes sobre este recurso, ainda neste capítulo. Na Ajuda do Windows encontramos a tabela indicada a seguir, com dicas sobre quando fazer cada tipo de Backup:

 

Fazer backup de

Usar

Quando usar

Arquivos pessoais, como fotos, música e documentos

Assistente de Backup de Arquivos

Você deve fazer regularmente backup dos arquivos que cria e modifica. Também é uma boa idéia fazer backup dos arquivos antes de fazer alterações no sistema, como adição de novo hardware, atualização de drivers, edição do Registro, ou de fazer grandes alterações no Windows, como instalar um Service Pack.

O computador todo

Backup CompletePC do Windows

Ao configurar seu computador pela primeira vez, crie uma imagem do Backup CompletePC do Windows, que é como fazer um instantâneo dos programas, configurações do sistema e arquivos do computador. Você poderá usar o backup se o computador falhar. Embora esse tipo de backup inclua arquivos pessoais, é recomendável fazer backup dos arquivos regularmente usando o assistente Fazer Backup de Arquivos. É necessário também atualizar a imagem do Backup CompletePC do Windows a cada seis meses.

O Backup e Restauração CompletePC do Windows não está incluído no Windows 7 Home Basic nem no Windows 7 Home Premium.

 

Antes de partirmos para a prática, precisamos definir onde será feito o Backup, ou seja, em que mídia será gravada a cópia de segurança que vamos fazer de nossos arquivos. O Windows 7 traz novidades importantes nesta área, sendo a principal delas, a possibilidade de fazer o backup diretamente em CD ou DVD. Para isso você deve ter um drive gravador de CD ou DVD, respectivamente. Com o Windows 7, você pode fazer o backup para um dos seguintes tipos de mídia:

  • Discos rígidos (internos ou externos)
  • Outros discos removíveis
  • DVDs e CDs graváveis

Outra novidade do Windows 7 é que, além destes tipos de mídia, você também pode usar um serviço de armazenamento de arquivos baseado na Internet, tais como os serviços de disco virtual, disponibilizados por diversos sites, sendo alguns até gratuitos.

Dica: Mantenha os backups sempre em local seguro, conforme eu já havia comentado anteriormente. Sempre mantenha o armazenamento ou a mídia removível usada para backups (como discos rígidos externos, DVDs ou CDs) em local seguro para impedir que pessoas não autorizadas acessem seus arquivos. Outra dica é manter as mídias de backup em local separado de onde está o computador com os dados originais. Claro que são situações extremas, mas em caso de roubo, incêndio, inundação ou outras calamidades, se você tiver as mídias de backup, junto com o computador onde estão os dados originais, você corre o risco de perder os dados originais e também os backups, ou seja, perda total dos dados, sem possibilidade de recuperação.

Dispositivos de armazenamento: Uma opção muito utilizada (mas que eu não recomendo, pelos motivos expostos no parágrafo anterior), é o uso de um segundo HD, para fazer o backup dos dados. Você poderia instalar (ou pedir para um técnico em hardware instalar) um segundo disco rígido interno no computador e usá-lo para fazer backup de arquivos. Os discos rígidos são relativamente baratos e não são afetados quando você tem algum problema com o sistema operacional. Você poderá até instalar o disco em outro computador se comprar um novo e continuar usando o disco para backups. Uma solução melhor, na minha opinião, é o uso de um HD externo, o qual é instalado usando gavetas para HDs. O HD é instalado dentro da gaveta e a gaveta é conectada ao computador, através de uma porta USB. A vantagem de usar um HD externo é que você pode guardar a gaveta em local seguro, separado de onde está o computador. Com isso, se houver um problema tal como roubo ou incêndio, você terá um backup disponível, em local seguro.

Dica: A pior situação possível, já descrita anteriormente, é fazer o backup dos arquivos em uma pasta no mesmo disco rígido em que o Windows esteja instalado, pois, se o computador for infectado por um vírus ou ocorrer uma falha de software ou hardware, talvez seja necessário reformatar o disco e reinstalar o Windows para recuperar-se do problema. Com isso você perderá os dados originais e também o backup.

Discos graváveis: Esta é uma novidade introduzida no Windows Vista e que está também presente no Windows 7, ou seja, a possibilidade de fazer o Backup diretamente em um mídia de CD ou DVD, desde que você tenha um driver gravador de CD ou DVD, respectivamente. Se você optar por usar esse método e tiver muitos arquivos dos quais fazer backup, verifique se possui discos suficientes para concluir o trabalho. O Assistente de Backup de Arquivos (o qual aprenderemos a utilizar na prática, logo a seguir) informa quanto de espaço é necessário toda vez que você faz um backup e recomenda o tipo de mídia a ser usado. Se você rotular os discos com a data e a hora do backup, será mais fácil localizá-los posteriormente.

Dica: Você deve estar logado com a conta Administrador ou do tipo Administrador do computador, ou com uma conta que pertença ao grupo Operadores de cópia, para fazer backup de todos os arquivos e pastas. Usuários com permissões de Administrador ou pertencentes ao grupo Operadores de cópia poderão fazer o backup de arquivos e pastas mesmo que eles não tenham permissões NTFS de acesso. Este mecanismo permite que um único usuário, normalmente o Administrador, possa fazer o backup de todos os arquivos e pastas do computador, mesmo daqueles para os quais ele não tem permissões de acesso. Se você for um membro do grupo Usuários, deverá ser o proprietário dos arquivos e pastas dos quais deseja fazer backup ou precisará ter uma ou mais das seguintes permissões em relação a esses arquivos e pastas: Ler, Ler e executar, Modificar ou Controle total.

O utilitário de Backup e Restauração permite que você faça backup de dados em um dos drives do sistema (C:, D:, E:, etc), em uma pasta compartilhada na rede, em um CD ou DVD ou em uma fita de backup. Para fazer backup de dados em uma fita, você precisa ter um drive de fita conectado ao computador e corretamente configurado. Existem diversos modelos de drives de fita, com diferentes capacidades e velocidades. O modelo a ser escolhido depende do volume de dados que farão parte do backup e do tempo disponível para o backup. O utilitário de Backup e Restauração também é utilizado para fazer a restauração (restore) das informações, caso algum problema ocorra com os dados originais. Quando ocorre algum problema com os dados e estes precisam ser restaurados, utilizamos o utilitário de Backup e Restauração para ler os dados a partir do backup (feito em um drive do sistema, CD, DVD ou unidade de fita) e restaurá-los para o local de origem. É possível restaurar os dados para o local original ou para um local alternativo, onde podemos analisar os arquivos para conferir se está tudo OK e somente então copiar para o local original.

Também é possível agendar tarefas de backup para que sejam executadas automaticamente em determinados horários e dias. Por exemplo, podemos agendar uma tarefa de backup para que faça um backup de determinadas pastas e arquivos, diariamente, às 2:00 da madrugada.

Agora aprenderemos a executar uma série de operações de backup, através de exemplos práticos.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI