[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 14 : 09
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 306 - Capítulo 14 - Trabalhando com Modelos de Coletores de Dados

A forma mais simples para se criar um novo Conjunto de Coletores de Dados é usar o assistente do Monitor de Desempenho do Windows e usar um dos modelos já disponíveis. O Windows 7 engloba vários modelos voltados para informações gerais de diagnóstico de sistema ou que coletam dados de desempenho específicos de funções do servidor ou de aplicativos. Além disso, você pode importar modelos criados em outros computadores e salvar o Conjunto de Coletores de Dados que você criou para ser usado em outros computadores da sua rede.

O conceito de modelo de coletor de dados é o mesmo conceito de modelos do Word, do Excel, do PowerPoint e do Access. O modelo contém um conjunto de configurações pré-definidas, as quais facilitam a criação de novos documentos, os quais já incorporam as configurações contidas no modelo.

Nota: Os modelos de Conjuntos de Coletores de Dados são armazenados como arquivos XML, podendo ser importados diretamente do disco rígido local, de unidades removíveis ou de rede disponíveis.

Neste tópico farei dois exemplos práticos. Um onde mostrarei como criar um novo conjunto coletor de dados, baseado em um modelo. Depois farei um exemplo, onde mostrarei como salvar um conjunto coletor de dados criado pelo usuário como sendo um novo modelo, o qual poderá ser utilizado na criação de novos conjuntos coletores de dados. Então, mãos a obra.

Exemplo prático: Para criar um conjunto coletor de dados, usando um modelo disponível, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como Administrador ou com uma conta do tipo Administrador do computador.

2.         Abra o Painel de Controle. Na lista Exibir por selecione a opção Ícones pequenos. Abra a opção Ferramentas Administrativas. Dentro das Ferramentas Administrativas, abra o console Monitor de Desempenho.

 

3.         No painel da esquerda, clique na setinha para a direita, ao lado da opção Conjunto de Coletores de Dados, para exibir as opções disponíveis. Clique na categoria Definido pelo usuário, para selecioná-la.

4.         Para criar um novo conjunto coletor de dados, clique com o botão direito do mouse na opção Definido pelo usuário e, no menu de opções que é exibido clique em Novo -> Conjunto de Coletores de Dados. Será aberto o assistente “Criar novo Conjunto de Coletores de Dados”, já indicado na Figura 14.16, anteriormente.

5.         Nesta primeira etapa você deve informar um nome para o conjunto que está sendo criado e optar se você vai criar um conjunto com base em um modelo já existente ou se vai criar o conjunto, manualmente. Para o nosso exemplo, marque a opção Criar usando um modelo (recomendado). Para o nome digite Júlio Battisti - Conjunto Criado com base Em um Modelo.

6.         Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

7.         Nesta etapa você tem três modelos sugeridos. Ao clicar em uma das opções, ao lado da opção é exibida uma explicação detalhada sobre o respectivo modelo. Para o nosso exemplo, vamos utilizar o modelo Básico. Clique na opção Básico, para selecioná-la.

8.         Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

9.         Nesta etapa você define o nome do arquivo, no qual serão gravados os dados coletados pelo Coletor de Dados que está sendo criado. Por padrão, o assistente sugere o seguinte caminho:

%systemdrive%\perflogs\Admin\Nome Do Coletor de Dados,

No nosso exemplo, como o nome do coletor de dados é Júlio Battisti - Conjunto Criado com base Em um Modelo, é sugerido o seguinte caminho:

%systemdrive%\PerfLogs\Admin\Júlio Battisti - Conjunto Criado com base Em um Modelo

Lembrando que %systemdrive% é o volume onde está instalado o Windows 7, que no nosso exemplo é o C: Ou seja, o arquivo de dados, para o nosso exemplo, será gravado em:

C:\perflogs\Admin\Júlio Battisti - Conjunto Criado com base Em um Modelo

10.       Aceite a sugestão do Assistente e clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

11.       Nesta etapa você deve informar uma conta, no contexto da qual será executado o Coletor de Dados que está sendo criado. Para informar uma conta e a respectiva senha, clique no botão Alterar... Será aberta uma janela para você informar o nome de logon e a respectiva senha. Informe o nome de logon e respectiva senha e clique em OK. Você estará de volta ao assistente de criação do Coletor de Dados. Nesta etapa você deve marcar uma das seguintes opções:

  • Abrir propriedades deste conjunto de coletores de dados: Esta opção abre a janela de Propriedades do Coletor de Dados que está sendo criado, para que você configura as opções disponíveis.
  • Iniciar conjunto de coletores de dados agora: Esta opção inicia a coleta de dados logo após a conclusão do assistente.
  • Salvar e fechar: Esta opção apenas salva o conjunto de coletor de dados, sem que a coleta de dados seja iniciada.

12.       Marque a opção Salvar e fechar.

13.       Clique no botão Concluir.

Pronto, o coletor Júlio Battisti - Conjunto Criado com base Em um Modelo é criado e já passa a ser exibido na lista de coletores criados pelo usuário.

Dica: Você pode configurar as propriedades do coletor, clicando com o botão direito do mouse no coletor e, no menu de opções que é exibido, clicar em Propriedades. Será aberta a janela de propriedades do coletor, com todas as opções já descritas anteriormente.

Dica: Você pode iniciar a execução do coletor, clicando com o botão direito do mouse no coletor e, no menu de opções que é exibido, clicar em Iniciar. Para encerrar a execução do coletor, clique novamente com o botão direito do mouse no coletor e, no menu de opções que é exibido, clique em Parar.

Dica: Você pode exibir o gráfico com todos os contadores de desempenho de um coletor de dados, bem facilmente. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse no coletor e, no menu de opções que é exibido, clicar na opção Relatório mais recente. Será aberto o relatório sobre os dados coletados. O relatório poderá ser em forma de gráfico ou em forma de um resumo dos valores obtidos. A forma do relatório depende do modelo utilizado para a criação do coletor de dados. No nosso primeiro exemplo, onde criamos, manualmente, o coletor de dados Conjunto Coletor de Dados - Júlio Battisti, ao clicarmos neste coletor com o botão direito do mouse e, no menu de opções que é exibido, clicarmos em Relatório mais recente, será exibido um gráfico, do qual fazem parte todos os contadores adicionados ao coletor de dados, conforme exemplo da Figura 14.31:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 14.31 – Relatório do coletor: Conjunto Coletor de Dados - Júlio Battisti

Muito bem, agora vamos a um exemplo prático, onde mostrarei como criar um novo modelo, a partir de um coletor de dados criado pelo usuário.

Exemplo prático: Para criar um novo modelo, a partir de um coletor de dados criado pelo usuário, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como Administrador ou com uma conta do tipo Administrador do computador.

2.         Abra o Painel de Controle. Na lista Exibir por selecione a opção Ícones pequenos. Abra a opção Ferramentas Administrativas. Dentro das Ferramentas Administrativas, abra o console Monitor de Desempenho e Confiança.

 

3.         No painel da esquerda, clique na setinha para a direita, ao lado da opção Conjunto de Coletores de Dados, para exibir as opções disponíveis. Clique na categoria Definido pelo usuário, para selecioná-la.

4.         No painel da direita será exibida a lista de todos os coletores de dados, criados pelo usuário.

5.         Clique com o botão direito do mouse no coletor de dados a partir do qual você quer criar um novo modelo.

6.         No menu de opções que é exibido clique em Salvar modelo...

7.         Será aberta a janela Salvar como, na qual você pode selecionar a pasta na qual será salvo o modelo e o nome do arquivo no qual será salvo o modelo. Por padrão é sugerida a pasta onde estão os dados do coletor. O modelo é salvo como um arquivo .xml.

8.         No exemplo da Figura 14.32, estou criando um modelo chamado Modelo do Júlio.xml, na pasta Modelos de coletores, a qual criei dentro da pasta Documentos.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 14.32 – Salvando um novo modelo a partir de um coletor de dados existente.

9.         Clique no botão Salvar e pronto, o modelo será salvo e poderá ser reutilizado na criação de novos coletores de dados, os quais herdarão todas as configurações do modelo.

10.       Pronto, o novo modelo foi criado e poderá ser utilizado para a criação de novos coletores de dados, sempre que necessário. Feche o console Monitor de Desempenho e Confiança.

Dica: Para usar um modelo salvo em um arquivo .xml, na segunda etapa do assistente de criação de coletores de dados, basta clicar no botão Procurar, para localizar o arquivo .xml referente ao modelo. Feito isso, todas as configurações do modelo serão carregadas e aplicadas ao coletor de dados que está sendo criado.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI