[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 15 : 05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 315 - Capítulo 15 - Comandos para monitoramento de rede

Gerenciar uma rede de computadores não é uma tarefa simples. Problemas acontecem e muitas vezes detectar as causas dos problemas não é fácil. Existem alguns comandos básicos que podem nos ajudar a determinar se um computador está ou não se comunicando com a rede, verificar rapidamente as configurações de rede, verificar se existem problemas com a resolução de nomes DNS, além de traçar um mapa de todos os equipamentos existentes no caminho entre dois computadores.

Existe uma série de comandos que podem ser utilizados para executar tarefas de detecção/resolução de problemas de rede e também para o monitoramento/gerenciamento da rede. Por exemplo, podemos utilizar o comando Ping para verificar se um determinado equipamento (computador, servidor, hub, switch, roteador, etc, enfim, qualquer equipamento que tenha uma interface de rede com um número IP corretamente configurado.) está conectado à rede e respondendo. Ou poderíamos utilizar o comando tracert para determinar o caminho entre o computador que estamos utilizando e um computador de destino. Neste capítulo veremos os comandos básicos para trabalho em rede.

Neste tópico aprenderemos a utilizar alguns dos principais comandos de rede do Windows 7. Veremos, dentre outros, os comandos indicados na Tabela a seguir:

Tabela - Alguns comandos úteis para o trabalho em rede.

Comando

Descrição

Ping

É utilizado para verificar se a configuração do protocolo TCP/IP está correta, bem como para testar se um determinado computador está conectado à rede. Existem diversas opções que alteram o comportamento deste comando. Para uma listagem completa das opções do comando ping, basta digitar ping /? e teclar Enter, em uma janela do Prompt de comando.

Tracert

Traça um “mapa” do caminho percorrido por um pacote de informação, desde a máquina de origem até a máquina de destino. Para uma listagem de todas as opções deste comando, digite tracert /? e tecle Enter, em uma janela do Prompt de comando.

Ipconfig

Utilizado para exibir as configurações TCP/IP da máquina. Também pode ser utilizado para renovar a alocação de um endereço IP, obtido a partir de um servidor DHCP ou para limpar o Cache DNS local, dentre outras opções.

nslookup

Permite a verificação da resolução de nomes, através do DNS.

hostname

Exibe o nome do computador.

netstat

Exibe estatísticas de protocolo e das conexões TCP/IP atuais.

nbtstat

Exibe estatísticas de protocolo e das conexões TCP/IP atuais que usam NBT (Netbios sobre TCP/IP).

Exemplo Prático: Agora vamos ver alguns exemplos práticos de utilização destes comandos. Para utilizar os comandos ping e tracert, para verificar problemas de conexão com a rede, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como Administrador ou com uma conta do tipo Administrador do computador.

2.         Abra um Prompt de comando (Iniciar –> Todos os programas –> Acessórios –> Prompt de comando).

3.         Vamos começar fazendo um teste, no qual iremos simular um ping para um servidor que está com problemas; na prática vamos “dar um ping” para um computador que não existe na rede. Digite o seguinte comando:

ping xuxaxico

4.         O Windows 7 exibe a seguinte mensagem:

A solicitação ping não pôde encontrar o host xuxaxico.

Verifique o nome e tente novamente.

Esta mensagem indica que o Windows 7 não conseguiu descobrir o número IP correspondente ao nome de servidor xuxaxico. Obviamente que o Windows 7 não descobriu, porque este servidor computador não existe (a menos que você tenha um computador com este nome, o que é pouco provável).

5.         Agora vou dar um ping para um computador que existe na rede que eu estou utilizando (o nome do computador é server2), porém que está desligado. Utilizei o comando ping server2. Observe os resultados na Figura 15.10:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 15.10 – O computador server2 existe, porém não está respondendo.

6.         Observe que o Windows 7 conseguiu achar o número IP associado com o nome server2 (10.204.123.1 no nosso exemplo), porém não conseguiu se comunicar com este computador, conforme indicado pela mensagem: Host de destino inacessível. Por padrão, o comando ping espera por uma resposta durante 1 seg (1000 milissegundos), e por até 4 pacotes. Podemos mudar este comportamento, utilizando algumas opções do comando ping.

Por exemplo, utilize o seguinte comando:

ping server2 –n 10 –w 3000

este comando faz com que o Windows tente enviar e receber 10 pacotes (-n 10) e espere por até 3 segundos (-w 3000) a resposta de cada pacote. Se você quiser que o comando ping fique tentando obter uma resposta indefinidamente, utilize a opção –t. A opção –t pode ser utilizada para criar um arquivo com os tempos de resposta para o ping para um determinado computador. A saída do comando ping pode ser redirecionada para um arquivo de texto. Por exemplo, para fazer com que o comando ping fique em execução indefinidamente (ou até que você pressione Ctrl+C para canelar a execução do comando), enviando pacotes e recebendo a resposta de um computador chamado server05 e, ainda, grave o resultado em um arquivo chamado monitora-server05.txt, utilize o seguinte comando:

ping –t server05 > monitora-server05.txt

O sinal de maior > é utilizado para redirecionar a saída de um comando. Ao invés de a saída ser enviada para o vídeo, que é  a saída padrão, esta será enviada para o arquivo informado após o sinal de maior.

7.         Agora vou ligar o servidor server2 e dar um ping para ele. Utilizando o comando ping server2, obtive resposta para todos os pacotes enviados, conforme indicado pela Figura 15.11:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 15.11 – Comando ping, indicando que server2 está OK.

8.         Com isso podemos ver que o comando ping é de grande utilidade para podermos, rapidamente, determinar se um determinado computador está ou não com problemas, ou melhor, se está ou não comunicando com a rede. Caso você queira apenas verificar se o TCP/IP está corretamente instalado e funcionando, utilize o seguinte comando:

ping localhost

9.         e tecle Enter. O nome localhost é um “apelido” para o nome da máquina. Se houver resposta para o comando ping localhost, significa que as configurações do protocolo TCP/IP estão corretas.

10.       Podemos utilizar o comando tracert, para determinar o caminho que a informação percorre entre dois computadores quaisquer.

11.       Ainda com o Prompt de comando aberto, digite: tracert servidor e tecle Enter. Substitua servidor, pelo nome de um computador da rede onde você está trabalhando. O Windows 7 exibirá uma listagem com todos os equipamentos entre o seu computador e o computador de destino. Caso ambos estejam na mesma rede é provável que a conexão seja direta, o que é indicado por apenas o nome do computador de destino, com  um resultado semelhante ao indicado a seguir:

C:\Users\juliob>tracert servidor

Rastreando a rota para servidor [10.1.1.3]

com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  SERVIDOR [10.1.1.3]

Rastreamento concluído.

12.       Caso você esteja conectado com a Internet, digite: tracert www.juliobattisti.com.br e tecle Enter. O Windows 7 começa a exibir uma listagem de endereços IP, um em cada linha. Cada linha indica um equipamento – seja ele um computador ou roteador – existente entre o seu computador e o servidor onde fica hospedado o meu site www.juliobattisti.com.br. Não se surpreenda se a listagem chegar a 15 ou mais equipamentos. A seguir temos um exemplo da execução do comando tracert www.juliobattisti.com.br, em um dos computadores da minha rede local:

C:\Users\juliob>tracert  www.juliobattisti.com.br
Rastreando a rota para  www.juliobattisti.com.br [72.51.43.149]
com no máximo 30 saltos:
   1    <1 ms    <1 ms     <1 ms  10.1.1.1
   2    20 ms    20 ms     21 ms  BrT-L10-smace701.dsl.brasiltelecom.net.br  [201.14.223.254]
   3   725 ms   733 ms    504 ms   BrT-G5-0-0-710-smace300.brasiltelecom.net.br [201.10.227.133]
   4   238 ms   237 ms    238 ms   pos5-1.cr01.mia02.pccwbtn.net [63.218.113.81]
   5   253 ms   257 ms    253 ms   pos4-2.br02.dal01.pccwbtn.net [63.218.22.130]
   6     *        *       253 ms   pos4-2.br02.dal01.pccwbtn.net [63.218.22.130]
   7     *        *         *     Esgotado o tempo limite do  pedido.
   8     *        *         *     Esgotado o tempo limite do  pedido.
   9   283 ms   830 ms    740 ms  server3.brasildominios.com  [72.51.43.149]
Rastreamento concluído.
**************************************************************************

            O comando tracert é muito útil na monitoração de problemas na rede. Muitas vezes não estamos conseguindo comunicação com um determinado servidor em uma rede remota e podemos pensar que o problema é neste servidor. Na verdade o problema pode ser em qualquer um dos equipamentos no caminho entre a nossa rede e o equipamento de destino. Um roteador que esteja com problemas no caminho pode ser o suficiente para impedir a conexão, caso não existam caminhos alternativos. O comando tracert é capaz de nos indicar onde está o problema.

13.       Digite exit e tecle Enter, para sair do Prompt de comando.

Exercício: Se você estiver conectado à Internet, abra um Prompt de comando e utilize o comando ping www.microsoft.com.  Caso você receba uma mensagem de Esgotado o tempo limite do pedido, experimente utilizar o comando ping www.microsoft.com –w 10000, para que o ping espere até 10 segundos por uma resposta de cada pacote, antes de dizer que o tempo limite está esgotado. Utilize o comando tracert para determinar o caminho entre o seu computador e alguns dos sites que você mais acessa na Internet.

Exemplo Prático: Agora vamos ver um exemplo prático de utilização do comando nslookup para pesquisar informações em um servidor DNS. Para utilizar o comando nslookup siga os seguintes passos:

1.         Faça o logon como Administrador ou com uma conta do tipo Administrador do computador.

2.         Abra um Prompt de comando: Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Prompt de comando.

Podemos utilizar o comando nslookup em dois modos diferentes. No modo direto, digitamos o comando e mais alguns parâmetros, e o Windows 7 retorna um determinado resultado. Considere o exemplo de resultado indicado na Figura 15.12, onde foi digitado o seguinte comando:

nslookup servidor

O Windows 7 retorna diversas informações. Nas duas primeiras linhas, é retornado o nome e o endereço IP do servidor DNS pesquisado. Na segunda linha é retornado o nome e o endereço IP do servidor chamado ‘servidor’.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 15.12 – Exemplo de uso do comando nslookup.

3.         Caso tenhamos que fazer várias pesquisas de nome, pode ser mais interessante utilizar o comando nslookup no modo interativo. Neste modo, digite simplesmente nslookup e tecle Enter. O Windows 7 exibe o nome e o número IP do servidor DNS e abre um prompt indicado pelo sinal de maior (>), conforme indicado pela Figura 15.13:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 15.13 – Utilizando o comando nslookup, no modo interativo.

4.         No modo interativo, no prompt >, digite help e tecle Enter; será exibida uma listagem com os diversos comandos disponíveis no modo interativo.

5.         Para achar o endereço IP de um computador da rede, simplesmente digite o nome do computador e tecle Enter. Por exemplo digite o nome do seu computador, que no meu exemplo é microxp01 e tecle Enter. Você obterá um resultado semelhante ao indicado a seguir:

microxp01

Servidor: servidor.groza.com

Address: 10.204.123.1

Nome: microxp01.groza.com

Address: 10.204.123.2

6.         Experimento o comando ls –d groza.com (troque groza.com pelo nome do seu domínio DNS) e tecle Enter. Este comando irá listar todos os registros DNS do domínio groza.com, inclusive alguns registros criados pelo Windows Server 2003 para uso interno do Active Directory. Lembre que o servidor DNS está em um computador com o Windows 2000 Server, Windows Server 2003, Windows Server 2008  ou com o Windows Server 2012 instalado. No nosso exemplo está sendo consultado o servidor DNS configurado como servidor DNS primário, nas propriedades do protocolo TCP/IP.

7.         Para sair do modo interativo digite exit e tecle Enter.

8.         Para sair do Prompt de comando, digite exit e tecle Enter.

Exercício: Utilize o comando ipconfig /all para verificar as configurações do protocolo TCP/IP de uma ou mais máquinas da sua rede. Utilize o comando nslookup no modo interativo, para fazer pesquisas no servidor DNS da sua rede.

Exemplo Prático: Para verificar o nome do servidor, utilizando o comando hostname, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como Administrador ou com uma conta do tipo Administrador do computador.

2.         Abra um Prompt de comando. O comando hostname é extremamente simples. Não possui parâmetros e simplesmente retorna o nome do computador.

3.         No Prompt de comando, digite hostname e tecle Enter. O Windows 7 retorna o nome do seu computador.

4.         Digite exit e tecle Enter, para fechar o Prompt de comando.

Exercício: Utilize os comandos apresentados neste tópico. Experimente as diferentes opções dos comandos ping, tracert e nslookup. São comandos de fácil utilização, porém que podem ser de grande utilidade, na detecção de problemas na rede.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI