[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 16 : 02
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 321 - Capítulo 16 - O Gerenciador de Tarefas

O Gerenciador de Tarefas nos dá uma visão geral dos aplicativos e serviços em uso no Windows 7, uma visão do uso dos principais recursos de hardware, tais como memória e processador e ferramentas para fechar aplicativos que não estejam respondendo. É uma ferramenta bastante útil.

O Gerenciador de Tarefas nos mostra os programas, os processos e os serviços que estão sendo executados no computador. Você pode usá-lo para monitorar o desempenho do computador ou fechar um programa que não está respondendo, sendo este, na minha opinião, o principal uso prático do Gerenciador de Tarefas.

Se você estiver conectado a uma rede, também poderá usar o Gerenciador de Tarefas para exibir o status da rede e ver como ela está funcionando. Esta é uma das novidades do Gerenciador de Tarefas introduzidas no Windows Vista e também presentes no Windows 7. Se houver mais de um usuário conectado ao seu computador, você poderá ver quem eles são e no que estão trabalhando, além de enviar uma mensagem para eles.

Você tem três maneiras bem práticas, para iniciar o gerenciador de tarefas:

1) Pressionar simultaneamente as teclas Ctrl + Shift + ESC

2) Pressionando simultaneamente as teclas Ctrl + Alt + Del. No menu de opções que é exibido, clique em Iniciar Gerenciador de Tarefas

3) Clicar com o botão direito do mouse em uma área em branco na barra de tarefas e, no menu de opções que é exibido, clicar em Gerenciador de Tarefas.

Muito bem, já sabemos o que é, para que serve e como abrir o Gerenciador de Tarefas. Agora vamos a um exemplo prático, passo-a-passo, para aprender a utilizá-lo.

Exemplo prático: Para abrir o Gerenciador de Tarefas e utilizar as principais funções disponíveis, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com a conta Administrador ou com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o Gerenciador de Tarefas, usando uma das opções indicadas anteriormente.

3.         Será exibida a janela indicada na Figura 16.1.

4.         Por padrão vem selecionada a guia Aplicativos, indicada na Figura 16.1. Neste guia é exibida a lista de programas em execução. Caso um programa esteja com problemas (popularmente dizemos que o programa “trancou”, ou que “congelou), irá aparecer na coluna Status, ao lado do programa, a expressão “Não respondendo”. Você pode, facilmente, usar o Gerenciador de Tarefas para fechar um programa que não está respondendo. Para isso, clique no programa para selecioná-lo e depois clique no botão Finalizar Tarefa. Poderá ser exibida uma janela pedindo confirmação. Clique em Sim e pronto, o programa com problemas será encerrado. Em alguns casos, pode ocorrer de você ter que repetir a operação umas duas ou três vezes, até que o Windows consiga realmente encerrar um programa com problemas. Nesta guia também temos informações sobre o número de processos em execução, o percentual de uso da CPU e da memória. Estas informações são exibidas na parte de baixo da janela, abaixo dos botões Finalizar Tarefa, Alternar para e Nova Tarefa...

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 16.1 – A tela principal do Gerenciador de Tarefas.

5.         Dê um clique na guia Processos. Será exibida a janela indicada na Figura 16.2:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 16.2 – Lista de Processos em Execução.

6.         A lista pode ser classificada de diferentes maneiras: pelo nome do Processo, pelo nome do usuário sob o qual está rodando o processo, pelo uso da CPU, pelo uso da memória ou pela Descrição. Para alterar a classificação da lista, basta clicar no cabeçalho da respectiva coluna. Uma opção bastante utilizada é classificar pelo uso da Memória, para ver se não tem algum processo consumindo muita memória e deixando o Windows Lento. Nesta janela você também tem o botão Mostrar processos de todos os usuários. Ao clicar neste botão, serão exibidos todos os processos em execução e não somente os processos iniciados com a conta do usuário logado. Nesta tela você também tem a opção de finalizar um processo. Para isso basta clicar no processo a ser finalizado e depois clicar no botão Finalizar Processo. Poderá ser solicitada uma confirmação, clique em Sim para continuar. Esta é uma opção útil, por exemplo, para finalizar um processo com problemas, o qual esteja consumindo toda a memória RAM do computador e tornando o Windows lento e instável.

Dica: Caso haja algum processo em execução e você não sabe o que é o referido processo, é indicado que você faça uma pesquisa no Google, para obter mais informações sobre o processo. Por exemplo, existem muitos vírus, trojans e spywares que ficam rodando como processos e serviços no Windows. Se tem um item da lista que você não sabe o que é e está desconfiado, basta fazer uma pesquisa  no Google (www.google.com.br), pelo valor que aparece na coluna Nome da Imagem, que normalmente é o nome do programa executável, associado ao processo. Se for um vírus, trojan ou outra praga virtual, certamente você encontrará orientações sobre como se livrar de tal praga.

7.         Dê um clique na guia Serviços. Será exibida uma lista com todos os serviços instalados no computador, a descrição do serviço e o Status (que poderá ser Executando, Interrompido e assim por diante). Nesta guia também está disponível o botão Serviços... Ao clicar neste botão será aberto o console Serviços, através do qual você pode administrar todos os serviços instalados no seu computador.

8.         Dê um clique na guia Desempenho. Nesta guia serão exibidas uma série de informações sobre o uso dos recursos de hardware do computador, incluindo gráficos que indicam a utilização do Processador (Uso de CPU) e da Memória, conforme indicado na Figura 16.3. Observe que existem também informações adicionais do uso da Memória, tias como o total de memória física, o total de uso em Cache, o total livre. Tem também informações sobre o sistema, tais como o número de Identificadores em uso, Threads, Processos, o tempo de atividade, o arquivo de Troca (Swap ou Paginação) e assim por diante. Nesta guia você também tem o botão Monitor de Recursos... Ao clicar neste botão, será aberto o console Monitor de Recursos e Desempenho.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 16.3 – A guia Desempenho.

9.         Dê um clique na guia Rede. Será exibida a janela indicada na Figura 16.4. Esta guia é mais uma das novidades do Gerenciador de Tarefas do Windows Vista e que está também presente no Windows 7. Nesta guia é exibido, por padrão, um gráfico com o total de bytes (enviados + recebidos) que passa pelas interfaces de rede do computador. No caso do gráfico da Figura 16.4 temos duas interfaces de rede. Uma com o nome do Adaptador como “Conexão local” e outra é uma conexão de uma máquina virtual instalada pelo VirtualBox da ORACLE. Nesta tela temos também informações sobre a velocidade da interface de rede, que no nosso exemplo é 100 Mbps e sobre a taxa de utilização. Além do total de bytes é possível exibir outros dois gráficos. Use o comando Exibir -> Histórico do Adaptador de Rede -> Bytes Enviados (Vermelho), para passar a exibir mais um gráfico, em vermelho, com o total de bytes enviados através da interface de rede. Use o comando Exibir -> Histórico do Adaptador de Rede -> Bytes Recebidos (Amarelo), para passar a exibir mais um gráfico, em amarelo, com o total de bytes recebidos através da interface de rede. As opções do comando Exibir -> Histórico do Adaptador de Rede são do tipo liga/desliga. Você clica uma vez e a opção é habilitada (o que é indicado pelo sinalzinho de certo, ao lado da opção). Clicando novamente, a opção é desabilitada (some o sinalzinho de certo).

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 16.4 – A guia Rede.

10.       Dê um clique na guia Usuários. Será exibida a janela indicada na Figura 16.5, onde é exibida a lista de usuários conectados a um ou mais recursos do computador. Você pode desconectar um usuário, clicando no usuário para marcá-lo e depois clicando no botão Desconectar.

11.       Em todas as janelas e guias do Gerenciador de Tarefas você tem a opção de selecionar quais colunas de informações serão exibidas. Para isso basta usar o comando Exibir -> Selecionar Colunas... Será exibida uma janela com as colunas disponíveis em relação a guia que está selecionada. Selecione as colunas a serem exibidas e clique em OK.

12.       Use o comando Arquivo -> Sair do Gerenciador de Tarefas, para fechar o gerenciador de tarefas.

Sobre o Gerenciador de Tarefas era isso. Vamos agora aprender sobre algumas configurações avançadas, disponíveis através do ícone Sistema, do Painel de Controle.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 16.5 – A guia Usuários.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI