[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 16 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 322 - Capítulo 16 - A opção Sistema do Painel de Controle

Através do ícone Sistema, do Painel de Controle, o Administrador tem acesso a uma série de configurações avançadas do Windows 7. Estão disponíveis, dentre outras, as seguintes configurações:

  • O Nome do Computador
  • Permitir ou não o Acesso Remoto
  • Acesso as ferramentas de gerenciamento de Hardware
  • Definir se o computador pertence a um domínio ou a um Grupo de Trabalho

Vamos aprender a fazer estas configurações através de um exemplo prático, passo-a-passo.

Exemplo Prático: Para utilizar as opções de configurações avançadas do ícone Sistema, do Painel de Controle, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com a conta Administrador ou com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o Painel de Controle: Iniciar -> Painel de Controle.

3.         Na lista Exibir por, selecione a opção Ícones pequenos.

4.         Dê um clique no ícone Sistema. Será aberta a janela Sistema, com informações básicas sobre o computador e com informação sobre o Índice de Desempenho do computador. Para acessar as configurações avançadas, dê um clique no link Configurações avançadas do sistema, no painel da esquerda.

5.         Será aberta a janela Propriedades do Sistema, com a guia Avançado selecionada por padrão, conforme indicado na Figura 16.6.

6.         Nesta guia temos quatro configurações que podem ser efetuadas:

  • Desempenho: Este botão nos dá acesso à configurações que podem afetar o desempenho do computador, tais como as configurações dos Efeitos Visuais, agendamento do processador, uso da memória e da memória virtual (arquivo de troca no HD do computador).
  • Perfis de Usuário: Permite o gerenciamento de Perfis, com operações tais como excluir ou copiar um Perfil. Este item será visto no Capítulo 17.
  • Inicialização e Recuperação: Permite configurar as opções de inicialização do sistema, ação a ser tomada em caso de falha e ações de depuração no caso de erros graves do sistema. Este item será visto no Capítulo 17.
  • Variáveis de ambiente: Este botão nos dá acesso à lista de variáveis de ambiente do Windows 7. O conceito de Variáveis de Ambiente vem desde a época do MS-DOS e continua em uso. Veremos mais detalhes no decorrer deste capítulo.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 16.6 – A guia Avançado da janela Propriedades do Sistema.

7.         Dê um clique no botão Configurações..., no grupo Desempenho. Será exibida a janela Opções de Desempenho, com a guia Efeitos Visuais selecionada por padrão, conforme indicado na Figura 16.7. Sem dúvidas a principal novidade que foi introduzida desde a época do Windows XP e que mais chama a atenção, do ponto de vista do usuário, foi a nova interface com todas as novidades já descritas, tais como: elementos visuais com cantos arredondados, uma nova área de trabalho e um novo menu Iniciar, um novo visual para os diversos controles das janelas do Windows e assim por diante. Por padrão, após a instalação, o Windows XP será inicializado com a nova Interface. O mesmo é perfeitamente válido para o Windows Vista e para o Windows 7, onde uma das novidades que mais chama a atenção é a mudança na Interface do sistema, com novos recursos, tais como transparências, botões e janelas redesenhados e assim por diante.

A grande novidade é que, além da nova interface, o Windows 7 também pode ser configurado para utilizar a interface já conhecida das versões anteriores. A interface antiga já é bastante familiar para usuários do Windows 2000 e do Windows 95/98/Me. Porém eu não me canso de insistir: embora possa parecer tentador configurar o Windows 7 para utilizar uma interface que você já conhece, eu aconselho que você utilize a nova Interface, para já ir se acostumando com ela e, com o tempo, poder colher todos os novos benefícios, principalmente em termos de produtividade.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 16.7 – A janela Opções de Desempenho.

Dica: Temos diferentes maneiras para configurar qual interface será utilizada pelo Windows 7. Uma das maneiras é acessando as Propriedades de Vídeo, através do ícone Personalização, do Painel de controle. Na janela Personalização, dê um clique no link Tema. Será aberta a janela Temas. Na lista Tema, você tem as opções Windows 7, e Tema clássico do Windows, dentre outras opções, caso você tenha instalado temas adicionais. Se você selecionar a opção Tema clássico do Windows e der um clique no botão OK, o Windows 7 será configurado para utilizar a mesma interface das versões anteriores, praticamente a interface do Windows 2000 Professional. Repito, embora possa parecer tentador, não faça isso. Tente se acostumar a nova interface do Windows 7.

As melhorias feitas na nova interface do Windows 7 facilitam e agilizam a execução de tarefas, porém consomem mais recursos de memória e processador do que a interface tradicional, que era utilizada até o Windows 2000. Se você tiver um computador com processador Pentium III de 2 GHz ou superior e 2 GBs de RAM, simplesmente não precisa se preocupar com esta exigência de hardware da nova interface. Porém se você estiver utilizando um equipamento menos “potente” do que o descrito anteriormente, pode ser interessante otimizar o uso de recursos, ao mesmo tempo que mantém a nova interface. Para fazer estas configurações, é que utilizamos a guia Efeitos Visuais, da janela Opções de Desempenho, indicada na Figura 16.7. Nesta janela, na guia Efeitos visuais, nós temos quatro opções:

  • Deixar o Windows escolher a melhor opção para o computador: Marque esta opção (que é a opção padrão) para restaurar as configurações de efeitos visuais escolhidas pelo Windows. Com esta opção, com base no hardware do computador, o Windows 7 habilita um determinado conjunto de opções da nova interface e pode desabilitar algumas opções, para racionalizar o uso de memória e de processador, caso seja necessário. Eu recomendo usar sempre esta opção. É a que tem um melhor equilíbrio entre usar o máximo dos efeitos disponíveis e um uso racional dos recursos de hardware disponíveis.
  • Ajustar para obter uma melhor aparência: Esta opção habilita todas as opções dos novos recursos visuais da nova interface do Windows 7, porém exige mais memória e um processador mais veloz.
  • Ajustar para obter um melhor desempenho: Esta opção desabilita todas as opções dos novos recursos visuais da nova interface do Windows 7, porém libera mais memória e ocupa menos o processador. Selecionando esta opção, na prática, você irá configurar o Windows 7 para utilizar a interface das versões anteriores do Windows. Só deve ser usada em último caso, quando você estiver usando um computador com hardware bastante limitado.
  • Personalizar: Com esta opção você pode definir quais opções da nova interface serão habilitadas e quais serão desabilitadas. Para habilitar ou desabilitar uma opção, basta marcá-la ou desmarcá-la, respectivamente, na lista de opções logo abaixo de Personalizar.

8.         Dê um clique na guia Avançado. Nesta guia você pode definir se o Windows 7 deve ser configurado para otimizar o desempenho para a execução de programas (opção Programas) ou deve ser configurado para um melhor desempenho de serviços que executam em Segundo Plano (opção Serviços em segundo plano). Para o uso normal do Windows, ou seja, para navegar na Internet, para executar programas, jogos, etc, a opção a ser utilizada é Programas. Agora se você está configurando um computador com o Windows 7 para ser um servidor Web, FTP ou outro tipo de servidor, eu recomendo marcar a opção Serviços em segundo plano. Esta opção é indicada para computadores que irão atuar como servidores na rede e nos quais não serão executados programas no dia a dia.

9.         Nesta guia você também tem o botão Alterar..., no grupo Memória Virtual, o qual permite alterar as configurações da Memória Virtual (também denominada de Arquivo de Paginação) do Windows 7. Este item será visto no Capítulo 17.

10.       Dê um clique na guia Prevenção e Execução de Dados. Será exibida a janela indicada na Figura 16.8. Está guia nos dá acesso as configurações do recursos conhecido como DEP – Prevenção de Execução de Dados, recurso este que é uma das novidades introduzidas no Windows Vista e também presentes no Windows 7. A seguir descrevo como funciona este recurso.

A Prevenção de Execução de Dados (DEP) é um recurso de segurança que pode ajudar a evitar danos ao computador causados por vírus e outras ameaças de segurança, tais como trojans, spywares e outras pragas virtuais. Estes programas prejudiciais, normalmente tentam atacar o Windows, tentando executar código em locais da memória do sistema reservados para programas do Windows e outros programas autorizados. Esses tipos de ataques podem danificar programas e arquivos e comprometer, seriamente, a segurança do Windows.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 16.8 – O novo recurso conhecido como DEP.

O recurso DEP pode ajudar a proteger o computador, monitorando os programas para garantir que usam a memória do sistema com segurança. Se a DEP perceber que um programa no computador está usando a memória incorretamente, fechará o programa e o avisará. Isso é uma ajuda importante para prevenir, ou pelo menos minimizar a possibilidade de que um vírus, trojan ou outra praga virtual, se instale no seu computador.

O recurso DEP monitora automaticamente os programas e serviços essenciais do Windows (opção Ativar a DEP só para programas e serviços essenciais do Windows). Você pode aumentar a proteção fazendo com que a DEP monitore todos os programas que forem executados em seu computador. Para isso você deve marcar a opção Ativar a DEP para todos os programas e serviços, exceto os que eu selecionar. Ao marcar esta opção, o botão Adicionar... será ativado, para que você possa adicionar um ou mais programas, à lista de exceções. Os programas que estão na lista de exceções não serão monitorados. Você pode excluir um programa da lista de exceções, clicando no botão a ser excluído e depois clicando no botão Remover.

A seguir coloco mais algumas perguntas e respostas sobre DEP, as quais estão contidas na Ajuda do Windows 7:

1) É seguro executar um programa novamente se a DEP o tiver fechado?

R: Sim, mas somente se você deixar a DEP ativada para esse programa. O Windows pode continuar a detectar tentativas de execução de código de locais protegidos da memória e ajudar a impedir ataques.

2) Se a DEP continuar fechando o mesmo programa, isso significa que o meu computador está sob ataque?

Se você estiver usando as configurações de segurança recomendadas e o software antivírus não detectar uma ameaça, provavelmente o computador não está sob ataque. Nesse caso, o programa talvez não funcione corretamente quando a DEP estiver ativada. Antes de alterar as configurações da DEP, verifique se há uma versão do programa compatível com a DEP ou uma atualização do editor do software.

3) Como evitar que a DEP feche um programa em que eu confio?

Primeiro, veja se há uma versão do programa compatível com a DEP disponível, visitando o site do editor do software. Se o editor não tiver lançado uma versão atualizada do programa, compatível com a DEP, você pode desativar a DEP para o programa que foi fechado. Você poderá usar o programa, mas ele estará vulnerável a um ataque que pode se espalhar para os outros programas e arquivos.

Se você optar por desativar a DEP para um programa, é aconselhável verificar frequentemente se há uma versão atualizada do programa e, depois de atualizá-lo, ativar a DEP novamente.

4) O que devo fazer se a DEP fechar um programa que faz parte do Windows, como o svchost.exe ou o explorer.exe?

Os programas svchost.exe e explorer.exe fazem parte do sistema operacional Windows. Se a DEP fechar esses ou outros serviços do Windows, isso pode ser causado por programas menores, como extensões, que são criados por outros editores de software e que operam dentro do Windows. Se você tiver instalado um programa recentemente e observar que a DEP passou a fechar programas baseados no Windows, consulte o editor do software para saber se está disponível uma versão atualizada compatível com a DEP ou tente desinstalar o programa.

5) Se as configurações da DEP indicarem que o processador do computador não dá suporte à DEP baseada em hardware, ainda estarei protegido?

Sim. A DEP é um recurso baseado em software do Windows. Alguns processadores de computador também fornecem DEP baseada em hardware com vários nomes. Esses processadores usam tecnologia de hardware para evitar que os programas executem código em áreas protegidas da memória. Se o processador não der suporte à DEP baseada em hardware, o Windows usará a DEP baseada em software para ajudar a proteger o computador.

11.       Uma vez feitas as alterações desejadas dê um clique no botão OK para aplicá-las. Você estará de volta à janela Propriedades do Sistema.

Nota: A guia Proteção do Sistema será vista no Capítulo 17.

Nota: A guia Remoto será vista em um tópico específico sobre o Acesso Remoto, mais adiante, ainda neste capítulo.

Nota: A guia Hardware foi vista nos Capítulos 2, 3 e 4, os quais fazem parte do livro: Aprenda com Júlio Battisti – Windows 7 – Volume 1 – Curso Básico e Prático.

12.       Dê um clique na guia Nome do Computador. Neste capítulo mostrarei como usar esta guia para alterar o nome e a descrição do computador. As configurações de Domínio e Workgroup serão vistas no Capítulo 19. Nesta guia você tem o campo Descrição do Computador. Neste campo você deve colocar uma descrição que ajude a identificar a localização e/ou função do computador. Por exemplo MICRO DO JÚLIO – CONTABILIDADE. Uma descrição com esta identifica a seção onde está o computador (na seção de Contabilidade) e qual o usuário do computador (esta na mesa do Júlio). Outro exemplo de descrição poderia ser HP LASER COLORIDA – FINANÇAS. Uma descrição como esta indica a seção onde está o computador – FINANÇAS e que tem uma impressora HP Laser Colorida, compartilhada neste computador. Para alterar o nome do computador, dê um clique no botão Alterar... Será exibida a janela indicada na Figura 16.9, na qual está disponível o campo Nome do computador. Você pode usar este campo (desde que você tenha as devidas permissões), para alterar o nome do computador. Após alterar o nome do computador clique em OK. Será exibida uma janela pedindo para que você salve todos os arquivos abertos e reinicie o computador, para que a alteração de nome tenha efeito. Clique em OK para fechar o aviso. Se você tiver renomeado o computador, salve o seu trabalho, feche todos os aplicativos e clique em Fechar para fechar a janela Propriedades do Sistema. Será exibida uma janela pedindo se você deseja Reiniciar Agora ou Reiniciar Depois. Para reiniciar o computador já com o novo nome, clique no botão Reiniciar Agora.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 16.9 – Alterando o nome do Computador.

13.       Aguarde a reinicialização do computador. Ele será reinicializado, já com o novo nome.

Muito bem, sobre as configurações Avançadas do Windows 7, acessíveis através do ícone Sistema do Painel de Controle, era isso. Nos demais capítulos deste livro voltarei para abordar algumas das opções que não foram abordadas neste capítulo. E ainda neste capítulo, no próximo item, voltarei para a opção de configuração do Acesso Remoto.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI