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WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


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Lição 323 - Capítulo 16 - Configurando e Utilizando o Acesso Remoto

A “A Administração Remota” ou “Acesso Remoto”, como chamarei neste tópico, é uma das novidades mais interessantes e úteis que foram introduzidas pelo Windows XP e que, evidentemente, também estão presentes no Windows Vista e no Windows 7. A partir do Windows XP podemos acessar um computador remotamente e comandar este computador como se estivéssemos sentados em frente dele. Explico melhor. Ao se conectar remotamente com um computador rodando o Windows XP, Windows Vista ou Windows 7, você recebe uma janela que é a tela do computador remoto. Ao utilizar o teclado e o mouse você irá executar comandos no computador remoto. Este conceito é exatamente o mesmo conceito do serviço Terminal Services que faz parte do Windows 2000 Server, Windows Server 2003, Windows Server 2008 e também do Windows Server 2012. A administração remota facilita, enormemente, a vida dos administradores da rede e dos técnicos de suporte. Além disso podemos configurar o computador para que somente aceite a conexão remota de determinados usuários e não de qualquer usuário da rede. Veremos este novo recurso em detalhes.

Acesso Remoto - Introdução:

Manter uma rede de computadores em funcionamento não é uma tarefa das mais simples, muito pelo contrário; é uma tarefa complexa e que exige ferramentas e conhecimentos adequados. Para redes empresariais, com um grande número de computadores conectados em rede, existe uma equipe de suporte técnico dedicada à tarefa de manter os computadores em funcionamento. É importante que os membros da equipe de suporte tenham à sua disposição as ferramentas adequadas, ferramentas estas que facilitem o seu trabalho. Com ferramentas adequadas, os chamados são atendidos mais rapidamente e os problemas resolvidos em menor tempo. O resultado final é um tempo menor de parada dos equipamentos e usuários mais satisfeitos e também mais produtivos.

Sem dúvida a função de suporte (conhecida como Help Desk) é de fundamental importância. Uma das novidades introduzidas pelo Windows XP e também presente no Windows Vista e no Windows 7 é a possibilidade de acessar um computador da rede, remotamente. Esta funcionalidade é uma ferramenta extremamente valiosa para os técnicos do suporte. Vamos imaginar a seguinte situação:

“O usuário abre um chamado, comunicando que a sua impressora não está imprimindo corretamente, que só estão sendo impressos caracteres sem sentido, ou seja, lixo. Sem a ferramenta de administração remota, um técnico do suporte teria que se deslocar até a sala onde está o computador do usuário que está com problemas de impressão e, localmente, resolver o problema. Já com a ferramenta de administração remota o técnico pode se conectar, remotamente, com o computador do usuário que abriu o chamado. Ao se conectar remotamente, uma janela será aberta na tela do computador usado pelo técnico do suporte. Nesta janela será exibida a área de trabalho do computador remoto; na prática, é como se o técnico estivesse trabalhando diretamente no computador remoto, sentando em frente da tela do computador remoto. Na janela de administração remota, o técnico pode verificar as configurações da impressora e resolver o problema. Vejam que, sem sair da sua sala, e rapidamente, o técnico resolveu o problema e o usuário pode continuar trabalhando normalmente“.

Agora imagine os benefícios da administração remota em situações onde a rede da empresa está distribuída por vários prédios em um mesmo local ou em localidades diferentes. O suporte via telefone sempre é uma possibilidade, porém o custo das ligações pode tornar-se elevado; além disso, com o suporte via telefone, o técnico não está vendo a tela do computador do usuário o que dificulta a identificação e a resolução do problema. Quem já não viu a situação onde o usuário tenta explicar, pelo telefone, o significado de uma mensagem de erro com conteúdo que somente os funcionários do suporte serão capazes de entender. A administração remota simplifica tanto a vida do técnico de suporte, facilitando o seu acesso ao computador com problemas, quanto do usuário, uma vez que este último tem os problemas solucionados muito mais rapidamente e de uma maneira conclusiva.

Claro que questões de segurança precisam ser consideradas, pois não é todo usuário que deve ter permissão para conectar-se remotamente a todos os computadores da rede. Evidentemente que somente a equipe de suporte técnico, devidamente identificada e autorizada, é que deve ter permissões para fazer a conexão remota. Em redes empresariais baseadas no Windows Server e no Active Directory, a lista de usuários/grupos, com permissões para usar a administração remota, pode ser definida através da utilização das Políticas do Domínio – as já conhecidas GPOs. Para computadores que não fazem parte de uma rede baseada no Active Directory, podemos configurar a lista de usuários/grupos, com permissão para acessar o computador remotamente, em cada computador individualmente.

Neste tópico aprenderemos a habilitar o acesso remoto, e definir quais usuários/grupos têm permissão para fazer o acesso remoto e como acessar remotamente um computador com o Windows 7 Veremos que podemos fazer o acesso remoto utilizando o Terminal Services Cliente, a partir do Windows 2000 ou diretamente de um computador rodando o Windows XP, Windows Vista ou Windows 7.

Nota: A funcionalidade de Acesso Remoto não está disponível nas versões Home do Windows 7 (Windows 7 Home Basic ou Windows 7 Home Professional), ou seja, não é possível conectar-se, remotamente, a um computador rodando o Windows 7 Home. Porém você pode usar um computador com o Windows 7 Home, para conectar-se remotamente a um computador rodando o Windows 7 Business, Enterprise ou Ultimate. Para isso você utiliza a ferramenta Conexão de área de trabalho remota: Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Conexão de Área de Trabalho Remota, conforme mostrarei em um dos exemplos práticos, mais adiante.

Habilitando o Acesso Remoto e Dando Permissões de Acesso:

Neste tópico aprenderemos a habilitar o Acesso Remoto e, utilizando um outro computador da rede, iremos nos conectar remotamente. Vou habilitar a administração remota em um computador chamado microxp01, e depois vou conectar-me remotamente com este computador, a partir do computador chamado servidor. Substitua os nomes dos computadores que eu usei no exemplo pelos nomes dos computadores que você estiver utilizando na sua rede local, para acompanhar os exemplos deste livro.

Quando trabalhamos com a administração remota temos dois computadores que executam funções distintas. O computador onde será habilitada a administração remota é chamado de Comutador Remoto (Remote Computer) e o computador que utilizaremos para conectar com o Computador Remoto é chamado de Computador Cliente, conforme indicado na Figura 16.10:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 16.10 – Computador Remoto e Computador Cliente.

Observe que o Computador Remote deve ter o Windows 7 Ultimate, Enterprise ou Business Edition, instalado, pois esta funcionalidade não é suportada pelo Windows 7 Home, conforme já descrito anteriormente. Já o Computador Cliente pode ser qualquer versão do Windows, inclusive o “não tão bom” e velho Windows 3.11. Para que as diferentes versões do Windows possam atuar como computadores clientes é preciso instalar o cliente de conexão remota da respectiva versão. Os diferentes clientes de conexão remota são fornecidos no CD de instalação do Windows XP Professional. O arquivo de instalação do cliente de conexão remota pode ser encontrado no seguinte caminho do CD de instalação do Windows XP Professional: \Support\Tools\Msrdpcli.exe. Para o Windows Vista e para o Windows 7, o cliente de conexão já é instalado, automaticamente, durante a instalação do Windows 7.

Exemplo Prático: Para habilitar o Acesso Remoto em um computador rodando o Windows 7 Ultimate, Enterprise ou Business, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como Administrador ou com uma conta do tipo Administrador do computador.

2.         Clique em Iniciar e Clique com o botão Direito do mouse em Computador e, no menu de opções que é exibido, clique em Propriedades.

3.         Será aberta a janela Sistema, já comentada no tópico anterior.

4.         No painel da esquerda dê um clique no link Configurações Remotas.

5.         Será aberta a janela Propriedades do Sistema, com a guia Remoto selecionada por padrão, conforme indicado na Figura 16.11:

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Figura 16.11 – A guia Remoto.

7.         Nesta guia, no grupo Área de Trabalho Remota, você tem as seguintes opções:

  • Não permitir conexões com este computador: Esta é a configuração padrão. Com esta opção selecionada, você impede que alguém se conecte ao seu computador usando a Área de Trabalho Remota ou Programas Remotos.
  • Permitir conexões de computadores que estejam executando qualquer versão da Área de Trabalho Remota: Esta opção permite que pessoas que estejam usando qualquer versão da Área de Trabalho Remota ou de Programas Remotos se conectem ao seu computador. Essa é a opção a ser utilizada, caso você tenha que aceitar conexões de computadores com versões anteriores do Windows, tais como o Windows XP, Windows 2000, etc. Para o nosso exemplo vamos usar esta opção, pois vamos fazer um exemplo de conexão a partir de um computador com o Windows 2000 Server.
  • Permitir conexões somente de computadores que estejam executando a Área de Trabalho Remota com Autenticação no Nível da Rede (mais seguro): Esta opção permite que pessoas cujos computadores estejam executando versões de Área de Trabalho Remota ou Programas Remotos com Autenticação no Nível da Rede (NLA) se conectem ao seu computador. Essa é a opção indicada caso todos os comutadores que farão a conexão remota, estejam usando o Windows 7. No Windows 7, a Área de Trabalho Remota usa NLA. Você também pode baixar NLA como parte de um service pack em computadores que estiverem executando algumas versões anteriores do Windows. A Autenticação no Nível da Rede (NLA) é um novo método de autenticação que completa a autenticação do usuário antes que você estabeleça uma conexão de Área de Trabalho Remota completa e antes que a tela de logon seja exibida. Esse é um método de autenticação mais seguro, que pode ajudar a proteger o computador remoto contra hackers e software mal-intencionado. Este método de autenticação tem várias vantagens: 1) Requer inicialmente menos recursos de computador remoto. O computador remoto usa um número limitado de recursos antes de autenticar o usuário, em vez de iniciar uma conexão de Área de Trabalho Remota completa como em versões anteriores. 2) Pode ajudar a fornecer mais segurança ao reduzir o risco de ataques de negação de serviço (tentativas de limitar ou impedir o acesso à Internet). 3) Usa autenticação de computador remoto, que pode ajudar a impedir que os usuários se conectem a computadores remotos configurados para fins mau-intencionados.

7.         Para o nosso exemplo, marque a opção Permitir conexões de computadores que estejam executando qualquer versão da Área de Trabalho Remota (menos seguro). Caso o computador esteja configurado para “Dormir” enquanto estiver em uso, será exibida a mensagem indicada na Figura 16.12. Clique em OK para fechar esta mensagem.

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Figura 16.12 – Mensagem de Aviso.

Nota: Ao habilitar a Administração remota, por padrão, os seguintes usuários/grupos terão permissão para conectar-se remotamente: Todos os membros do grupo local Administradores.

Nota: Por questão de segurança somente será permitida a conexão remota para as contas em que uma senha está definida, ou seja, contas com a senha em branco não terão permissão para a conexão remota, mesmo que a conta faça parte do grupo local Administradores.

8.         Continue na guia Remoto, da janela Propriedades do Sistema, pois iremos utilizá-la no próximo exemplo.

Agora vamos aprender a configurar quais contas/grupos terão permissão para fazer a administração remota.

Exemplo Prático: Para definir quais usuários/grupos terão permissão para fazer a administração remota, siga os seguintes passos indicados a seguir, dando continuidade ao Exemplo Prático anterior:

9.         Do exemplo anterior, ainda na guia Remoto, clique no botão Selecionar Usuários...

10.       Será exibida a janela Usuários, da área de trabalho remota. Para adicionar novos usuários clique no botão Adicionar... Será aberta a janela Selecionar usuário. Você pode digitar o nome dos usuários diretamente ou utilizar o botão Avançado, para selecionar os usuários, na lista de usuários cadastrados. Adicione os usuários user1 e user2, criados no Capítulo 6 (Volume 2 desta série de livros). Clique em OK para fechar a janela Selecionar usuários. Você estará de volta à janela Usuários da área de trabalho remota, com os usuários user1 e user2 já adicionados à lista, conforme indicado na Figura 16.13:

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Figura 16.13 – Definindo os usuários com permissão para o acesso remoto.

11.       Clique em OK para fechar a janela Usuários da área de trabalho remota. Você estará de volta à guia Remoto, da janela de Propriedades do Sistema. Clique em OK para fechar esta janela.

Com isso habilitamos o computador microxp01 para aceitar conexões remotas e também definimos quais usuários poderão se conectar remotamente, além dos usuários do grupo Administradores, os quais já tem esta permissão, automaticamente. É sempre importante lembrar que os membros do grupo local Administradores automaticamente recebem permissão para fazer a conexão remota.

Agora vamos testar se a conexão remota está funcionando corretamente. Faremos dois testes diferentes. No primeiro vamos conectar a partir de um computador rodando o Windows 2000 Server. Neste computador utilizaremos o Terminal Services Cliente para fazer a conexão. No Windows 2000 Server, o Terminal Services Client é instalado quando instalamos as Ferramentas administrativas que fazem parte do arquivo Adminpak.msi, o qual vem no CD de instalação do Windows 2000 Server, na pasta I386. No segundo teste iremos fazer a conexão utilizando um computador com o Windows XP Professional. Neste segundo caso utilizaremos a ferramenta Conexão de área de trabalho remota que é acessada através do menu Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Comunicações -> Conexão de área de trabalho remota.

Exemplo Prático: Fazendo a conexão remota utilizando o Terminal Services Client em um computador com o Windows 2000. Para fazer a conexão usando o Cliente de Serviços de Terminal (Terminal Services Client), siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon no computador com o Windows 2000 instalado, com uma conta que tem permissão para conectar-se remotamente com o computador que você configurou no exemplo anterior.

2.         Abra o Terminal Services Client: Iniciar -> Programas -> Ferramentas Administrativas -> Cliente de Serviços de Terminal -> Cliente de Serviços de Terminal.

3.         Será exibida a janela Cliente de Serviços de Terminal, na qual você deve digitar o nome do computador com o qual você quer se conectar. Digite o nome do computador, conforme indicado na Figura 16.14. É recomendado que você marque as opções Ativar compactação de dados e Armazenar bitmaps em cache de disco. Com estas opções marcadas o Windows consegue minimizar a quantidade de informação que circula na rede, o que faz com que a conexão remota fique com um melhor desempenho.

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Figura 16.14 – Informando o nome do computador para a conexão.

4.         Clique em Conectar-se. Em pouco tempo é exibida a tela de logon do computador remoto, na qual você deve fornecer o nome de usuário e a senha.

5.         Clique no usuário com o qual você quer fazer o logon, informe a senha e pressione Enter. O logon será efetuado e a área de trabalho do computador remoto será exibida, conforme indicado na Figura 16.15. Agora é como se você estivesse trabalhando diretamente no computador remoto. Qualquer comando executado através da conexão remota é executado diretamente no computador microxp01, que é o computador com o qual fizemos a conexão.

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Figura 16.15 – A área de trabalho do computador remoto.

Nota: Usando este cliente antigo de conexão, que vem com o Windows 2000, você poderá ter problemas com a resolução e com o número de cores que é exibido, conforme fica evidente na Figura 16.16, onde temos uma área de trabalho onde o Windows está trabalhando com somente 256 cores, o que deixa a qualidade das imagens bem ruim.

6.         Para encerrar a conexão remota basta fazer um logoff na área de trabalho do computador remoto. Ao fazer o logoff a conexão é encerrada e a janela do Cliente de Serviços de Terminal é novamente exibida.

7.         Clique em Cancelar para fechar a janela do Cliente de Serviços de Terminal.

Nota: Somente um usuário por vez poderá fazer a conexão remota com um computador rodando o Windows 7. Se um usuário fizer o logon localmente, a conexão com o computador remoto será encerrada sem que nenhuma mensagem de aviso seja emitida. A boa notícia é que o usuário que estava conectado remotamente não perderá o seu trabalho, pois todos os seus aplicativos continuam abertos. O que aconteceu é que o Windows 7 alternou o usuário que controla a área de trabalho, que agora passa a ser o usuário que fez o logon localmente. É como se tivesse sido utilizada a opção Alternar usuário. Se você fizer uma nova conexão remota, mais tarde, todos os seus programas voltarão como estavam antes de você ter sido desconectado.

Exemplo Prático: Fazendo a conexão remota utilizando a ferramenta Conexão de área de trabalho remota em um computador com o Windows XP Home ou Professional. Para fazer a conexão remota com o Windows 7, usando a ferramenta Conexão de área de trabalho remota em um computador com o Windows CP, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon no computador com o Windows XP Home ou Professional, com uma conta que tem permissão para conectar-se remotamente com o computador que você configurou no exemplo anterior.

2.         Selecione o comando Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Comunicações -> Conexão de área de trabalho remota.

3.         Será exibida a janela Conexão de área de trabalho remota. No campo Computador digite o nome do computador remoto e clique em Conectar-se. Em pouco tempo é exibida a tela de logon do computador remoto, na qual você deve fornecer o nome de usuário e senha.

Na janela Conexão de área de trabalho remoto, existe o botão Opções. Ao clicar neste botão será exibida uma janela com diversas guias, na qual você pode configurar uma série de opções de conexão com o computador remoto. Na Figura 16.16 nós temos a guia Geral que é exibida quando você clica no botão Opções.

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Figura 16.16 – Na guia Geral você pode definir as informações
de logon e salvar as configurações atuais.

Na guia Geral você pode informar o nome de usuário, senha e o nome do domínio ou do grupo de trabalho para fazer o logon no computador remoto. Você pode salvar as informações de logon, e para isso marque a opção Salvar senha. O botão Salvar como é utilizado para salvar as configurações atuais em um arquivo com a extensão .rdp. O botão Abrir é utilizado para carregar as configurações definidas em um arquivo .rdp. Depois que você salva as configurações em um arquivo .rdp, para fazer uma nova conexão é só dar um clique duplo no arquivo .rdp. Ao dar um clique duplo em um arquivo .rdp será aberta a janela Conexão da Área de Trabalho Remota, com todas as configurações que você fez anteriormente. Para fazer a conexão é só clicar em Conectar-se. Com isso você não precisa ficar informando os mesmos dados, cada vez que for fazer a conexão. Basta salvá-los em um arquivo .rdp e depois usar este arquivo para fazer a conexão.

Na guia Exibição você pode definir o tamanho da janela de conexão que será exibida no computador cliente e o número de cores a ser utilizado. Lembre que, quanto maior o número de cores, maior a quantidade de informações que terá que ser transmitida pela rede, o que pode tornar o acesso remoto mais lento. Esta opção é importante, pois evita os problemas de resolução e qualidade de cores que você poderá ter usando os clientes de conexão mais antigos, como os que vem com o Windows 2000.

Na guia Recursos locais você define quais recursos do computador cliente estarão disponíveis para a conexão remota. Quando você faz uma conexão remota, conforme já descrito anteriormente, é como se você estivesse trabalhando diretamente no computador remoto. Se você abrir um documento do Word, por exemplo, e mandar imprimi-lo, este documento será impresso na impressora conectada ao computador remoto e não na impressora do computador cliente. É possível disponibilizar alguns recursos do computador cliente para que sejam usados de dentro da conexão remota. Um dos recursos que pode ser disponibilizado é a impressora. Estas configurações são feitas na guia Recursos locais, indicada na Figura 16.17:

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Figura 16.17 – Recursos do Computador Cliente para a Conexão Remota.

Na guia Programas você pode especificar um programa que será executado toda vez que a conexão for estabelecida. Quando a conexão estiver estabelecida, somente o programa especificado é executado no computador remoto. Na guia Experiência você informa a velocidade da conexão para que o Windows XP possa otimizar o desempenho da conexão com o computador remoto. Existem várias opções de velocidade: Modem (56 Kbps), LAN (10 Mbps ou superior) e assim por diante.

Usando as Teclas de Atalho com uma Conexão Remota:

Se você escolher não aplicar as combinações de tecla do Windows às sessões da área de trabalho remota, você pode usar essas teclas de atalho do Terminal Server para desempenhar muitas funções parecidas. Na guia Recursos locais, na lista Teclado, selecione No computador remoto, conforme indicado na Figura 16.18:

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Figura 16.18 – Configurando as Teclas de Atalho.

Quando selecionamos a opção No computador remoto, as seguintes combinações de tecla são processadas na área de trabalho do computador remoto e não no computador local:

  • Alt+Tab: Utilizada para alternar entre os programas abertos na área de trabalho remota.
  • Alt+Shift+Tab: Alterna entre os programas abertos, só que em ordem inversa a Alt+Tab.
  • Alt+Esc: Alterna entre os programas abertos, porém na ordem em que estes foram abertos.
  • Ctrl+Esc: Abre o menu Iniciar.
  • Shift+Print Screen: Captura a imagem da janela remota e salva na área de trabalho do computador local.
  • Alt+Prin Screen: Captura a imagem da janela ativa e salva na área de trabalho do computador local.
Nota: Uma exceção independentemente das configurações é a combinação Ctrl+Alt+Del, a qual sempre é processada no computador local, por questões de segurança.


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