[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 17 : 02
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 330 - Capítulo 17 - Backup Completo do Sistema

Agora vamos ver como fazer um backup completo do sistema, incluindo a instalação do Windows e todo o conteúdo do computador. Este backup é conhecido como “Backup Completo do Sistema” (embora na ajuda do Windows 7, vejamos algumas traduções “bem criativas”, para este tipo de Backup. Uma das pérolas de tradução é Backup do Complete PC. Por incrível que possa parecer, esta é justamente a tradução que aparece na Ferramenta de Backup. Infelizmente, teremos que usar esta “muito criativa” tradução).

Dica: Eu recomendo fazer um backup completo de todo o sistema, pelo menos uma vez por semana. Este é o primeiro passo para manter o Windows 7 funcionando, ou seja, ter um backup,  completo e sempre atualizado, de todo o sistema. Em caso de falhas e problemas, o primeiro recurso a ser tentado para restaurar o sistema é o Backup. Eu até recomendo combinar dois tipos de Backups. Um backup completo do sistema, uma vez por semana e um backup diário, das pastas com arquivos de trabalho, tais como a pasta Documentos e outras pastas nas quais você grave arquivos de trabalho. Com isso, se houver uma falha, você não perde praticamente nada, pois pode restaurar o Backup Completo do Sistema, para fazer com que o Windows 7 volte a funcionar. Depois de restaurado o Backup Completo do Sistema, você restaura o backup dos seus arquivos. Com isso você não perde praticamente nada ou, na pior das hipóteses, perde o trabalho feito durante o dia, até o momento em que houve a falha. Eu, sinceramente, não consigo entender como, apesar da importância e simplicidade de se fazer o backup, a ampla maioria dos usuários ainda continua usando o seu computador sem dar bola e sem fazer backup. Vão usando, por anos e anos a fio, até que ocorre uma falha grave, irreversível com o HD e aí bate o desespero. Tudo por que o Backup foi ignorado, negligenciado, sendo que o Backup não demanda trabalho nenhum e é uma garantia da qual não podemos abrir mão. Se você é do tipo que simplesmente vem ignorando a importância do Backup, para e pense um pouco melhor.

Vamos aprender a fazer um backup completo do sistema, através de um exemplo prático, passo-a-passo.

Exemplo Prático: Para fazer um Backup Completo do sistema, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com a conta Administrador ou com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o Painel de Controle: Iniciar -> Painel de Controle. Na lista Exibir por, selecione a opção Ícones pequenos.

3.         Abra a opção Backup e Restauração. A janela e as opções do Centro de Backup e Restauração, já foram abordadas no Capítulo 12, o qual faz parte do Volume 3, desta série de livros sobre o Windows 7.

4.         Para iniciar o assistente para criação do Backup Completo do Computador, dê um clique na opção Criar uma imagem do sistema, no painel da esquerda. Uma imagem do sistema é uma cópia exata de uma unidade (C:\ ou D:\, etc). Por padrão, uma imagem do sistema inclui as unidades necessárias à execução do Windows. Isso também inclui o Windows e as configurações do sistema, os programas e os arquivos. Você poderá usar uma imagem do sistema para restaurar o conteúdo do computador, se o disco rígido ou o computador parar de funcionar e não puder ser recuperado. Quando você restaura o computador a partir de uma imagem do sistema, trata-se de uma restauração completa — não é possível escolher itens individuais para a restauração, e todos os atuais programas, configurações do sistema e arquivos serão substituídos pelo conteúdo da imagem do sistema. Embora esse tipo de backup inclua arquivos pessoais, é recomendável fazer backup dos arquivos pessoais de dados regularmente usando o Backup do Windows, a fim de que você possa restaurar arquivos e pastas individuais conforme a necessidade. Na configuração do Backup do Windows, você poderá permitir que o Windows escolha o que será incluído no backup, que incluirá uma imagem do sistema, ou você poderá selecionar os itens que deseja incluir no backup e se deseja incluir uma imagem do sistema, conforme veremos no exemplo prático, logo a seguir. Se o computador tiver várias unidades ou partições, você poderá criar uma imagem do sistema que inclui todas elas.

Dica: Não faça a besteira de fazer o backup (seja do sistema ou de dados), em um volume no mesmo HD onde estão os dados originais. Pois neste caso, se der problema no HD, você perde os dados originais e também o Backup, ou seja, fazer o backup no mesmo HD em que estão os dados originais é como não ter feito o backup. Não adianta de nada.

5.         Será aberto um assistente, que o guiará, passo a passo. Nesta primeira etapa você deve informar onde será feito o backup. Você pode fazer o backup em um HD do computador (o que não é o mais indicado, pois no caso de roubo do computador, você perderá os dados originais e também o Backup, o que inviabilizaria a recuperação do sistema e, principalmente, dos dados) ou, se você tiver um gravador de DVD ou CD, você poderá optar por fazer o backup em um conjunto de CDs ou DVDs. Devido a grande quantidade de informações, o mais indicado é fazer o Backup em um conjunto de DVDs. Cada DVD deve ser identificado. Eu sugiro colocar em cada DVD o nome do computador, a data do backup e o número sequencial, do tipo 01 de 10, 02 de 10 e assim por diante. Ou seja indicar o número do DVD e qual o número total de DVDs do conjunto de backups. No nosso exemplo, em termos didáticos, vamos optar por fazer o Backup em um volume do próprio computador. Mas repito, na prática, o mais indicado é fazer o backup em um conjunto de DVDs ou em hm HD externo (daqueles de bandeja, ligados através de uma porta USB) e depois guardar o conjunto de DVDs ou o HD externo em um local separado, para evitar a perda do computador e também do Backup, no caso de roubo.

Dica: Uma das novidades do Windows 7, em relação ao Windows Vista, é que você também tem a opção de fazer o Backup em uma pasta compartilhada na rede. Esta é uma opção bastante útil, principalmente para pequenas redes. Em uma rede pequena você pode até ter um servidor só de backup, no qual são feitos os backups dos demais computadores da rede.

6.         Para o nosso exemplo vou selecionar o drive E:, conforme indicado na Figura 17.1.

7.         Clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

8.         Nesta etapa você marca quais os volumes do seu computador (C:, D:, etc.) você deseja incluir no Backup Completo. O volume onde o Windows 7 está instalado (que no Exemplo do computador que estou utilizando é o C:), vem marcado por padrão e não pode ser desmarcado. Marque os demais volumes que você deseja incluir no Backup e clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 17.2 – Selecionando um Destino para o Backup.

9.         Será exibida a tela final do Backup, onde é informado o espaço total que o Backup irá utilizar e quais os volumes foram inclusos no Backup. No nosso exemplo o Backup ocupará 313 GB e foi incluso o volume C: Para iniciar o Backup, clique no botão Iniciar backup e aguarde.

10.       Será exibida uma tela com o progresso do Backup. Aguarde. Dependendo do volume de dados e da velocidade da mídia de destino escolhida, o backup poderá demorar várias horas. Concluído o Backup será exibida a mensagem Backup concluído com sucesso. Clique no botão Fechar, para fechar a mensagem.

11.       No nosso exemplo, foi feito o backup completo do computador microxp01 e foi feito no volume E: No E: o Windows 7 cria uma pasta chamada WindowsImageBackup. Dentro desta pasta é criada uma pasta com o nome do computador, no nosso exemplo microxp01. Então já temos o caminho E:\WindowsImageBackup\microxp01. Dentro da pasta microxp01, o Windows cria uma pasta com o conteúdo de cada Backup completo que for criado. A pasta recebe um padrão de nome como o seguinte: Backup 2013-01-16 181206. No nosso exemplo, o caminho completo onde foi feito o backup ficou sendo:

X:\WindowsImageBackup\microxp01\Backup 2013-01-16 181206

Nota: Caso você tivesse optado por fazer o backup em DVD, no nosso exemplo, para 313 GB seriam necessários em torno de 68 DVDs de 4,7 GB cada. O Windows 7 iria gravar no primeiro DVD, até ocupar todo o espaço e depois ia emitir uma mensagem pedindo para que você trocasse o DVD por uma mídia em branco e assim, sucessivamente, até que o Backup fosse completado.

Repito a dica já apresentada anteriormente, ou seja, você deve fazer um backup completo semanalmente, preferencialmente em um HD externo. Após concluir o Backup, o HD externo, deve ser guardado em um local separado, para evitar a perda do computador e também do backup, no caso de roubo ou desastre, tal como inundação ou incêndio.

Muito bem, mas o objetivo principal não é fazer o backup, não é mesmo??? O objetivo principal é poder utilizar o backup, para recuperar o sistema e os dados, quando houver algum problema grave, tal como uma falha no HD ou quando um vírus “bagunça” todo o sistema. Este processo de recuperar os dados, usando um backup feito anteriormente é denominado de Restore ou Fazer a Restauração do Sistema e dos Dados. No exemplo prático a seguir, mostrarei como fazer o Restore. Você verá que é um processo bem simples, guiado por um assistente, passo-a-passo.

DICA IMPORTANTE: Você pode estranhar que no processo de restauração eu peço para entrar no Painel de Controle, abrir a opção Centro de Backup e Restauração e seguir o assistente. Porém o amigo leitor pode estar se fazendo a seguinte pergunta (ou perguntas): “E se foi um problema no HD, o Windows não vai mais nem iniciar. Como é que eu faço???” “E se for um problema de vírus, que bagunçou todo o Windows??? Não vai nem iniciar. Como é que eu faço???” A resposta, nestes dois casos e em qualquer caso onde o Windows não está nem iniciando é a mesma. Você terá que substituir o hardware com defeito, por exemplo, instalar um novo HD, caso o HD antigo tenha “pifado”. Depois você tem que reinstalar o Windows 7 do zero, entrar no Windows 7 e, daí, restaurar o sistema e todos os dados a partir do backup. Por isso a importância de fazer o backup em uma mídia tal como um conjunto de DVDs ou um HD externo, os quais possam ser armazenados em local separado. Pois nestes casos, quando houver o problema, você substitui o hardware defeituoso, caso seja um problema de hardware. Se não for problema de hardware, você formata o HD, reinstala o Windows 7 e, depois de reinstalado o Windows 7, você faz um restore (usando as instruções do próximo exemplo prático), a partir do último Backup Completo do Sistema. Se você tiver também backups mais atualizados dos arquivos e pastas, após o restore do backup completo do sistema, você pode fazer um restore dos backups de arquivos e pastas, para restaurar as versões mais recentes dos arquivos e pastas.

Por exemplo, suponha que você faz um backup completo toda semana, no domingo à noite e um backup diário, as 2:00 da madrugada, de todas as pastas com arquivos de dados. Você faz o backup em DVDs. Agora suponha que na quinta-feira, as 10:00 da manhã, deu um problema sério e “pifou” o HD. O que fazer neste caso. Você terá que seguir a seguinte sequencia de passos:

1) Substituir o HD defeituoso por um novo HD.

2) Instalar o Windows 7 a partir do DVD original de instalação.

3) Restaurar o sistema e os dados a partir do Backup Completo feito no domingo á noite. Neste momento, após a restauração, você terá a mesma situação que você tinha no domingo à noite, logo após ter feito o Backup. Observe que você perderia todas as alterações e os novos arquivos criados desde o domingo, as 2:00 da manhã, até o momento em que houve o problema, ou seja, a quinta-feira as 10:00 da manhã. Para evitar uma perda grande assim é que eu recomendo o Backup diário das pastas com arquivos importantes.

4) Fazer o restore das pastas de dados usando o backup diário feito na quarta-feira à noite. Pronto, com isso você só perderá o trabalho feito entre o último backup, na quarta-feira à noite e o momento em que houve o problema, ou seja, na quinta-feira, as 10:00 da manhã. Observe que o uso de backups diários dos dados reduz, bastante, o volume de dados que você poderá perder em caso de uma falha grave do sistema ou de um dispositivo de hardware, tal como o HD do computador.

Exemplo Prático: Para fazer o restore a partir de um Backup Completo do sistema, quando você tem o CD ou DVD de instalação do Windows 7, siga os passos indicados a seguir:

Nota: O método descrito neste exemplo, deve ser utilizado se o computador tiver vindo com um disco de instalação do Windows.

1.         Insira o disco de instalação e reinicie o computador com o DVD de instalação no drive. Ou, se o caso for mais grave, simplesmente insira o DVD no drive, desligue o computador no botão On/Off e ligue novamente, já com o computador no drive.

2;         Se o computador não estiver configurado para iniciar de um CD ou DVD, configure o Setup do computador, para inicializar a partir do CD ou DVD e repita o passo 1.

3.         Quando solicitado, pressione qualquer tecla.

4.         Escolha as configurações de idioma e clique em Avançar.

5.         Clique em Reparar o computador.

5.         Selecione o sistema operacional que deseja reparar e clique em Avançar.

6.         No menu Opções de Recuperação do Sistema, clique em Recuperação Completa do Windows e siga as instruções.

Nota: Insira o último CD ou DVD do conjunto de backup quando solicitado ou indique o caminho onde está disponível o Backup Completo do Sistema.

Caso você não tenha o CD ou DVD de instalação, porém o Windows ainda esteja funcionando, mesmo que precariamente e com problemas, você ainda tem a opção de recuperar o sistema, usando um backup completo do sistema, feito anteriormente.

Exemplo Prático: Para fazer o restore a partir de um Backup Completo do sistema, sem ter o CD ou DVD de instalação do Windows 7, siga os passos indicados a seguir:

1.         Reinicie o computador.

2.         Se o computador tiver um único sistema operacional instalado, pressione a tecla F8 repetidamente enquanto o computador reinicia. É necessário pressionar F8 antes de o logotipo do Windows aparecer. Se o logotipo do Windows aparecer, será necessário reiniciar novamente. Se o computador tiver mais de um sistema operacional instalado, use as teclas de seta para selecionar o sistema operacional que deseja iniciar e pressione F8.

3.         No menu Opções de Inicialização Avançadas, use as teclas de direção para selecionar a opção Reparar o computador e pressione ENTER.

4.         Selecione um layout de teclado e clique em Avançar.

5.         Selecione um nome de usuário, digite a senha e clique em OK. Use, preferencialmente, a conta Administrador, para evitar erros durante a restauração.

6.         No menu Opções de Recuperação do Sistema, clique em Recuperação Completa do Windows e siga as instruções.

Nota: Insira o último CD ou DVD do conjunto de backup quando solicitado ou indique o caminho onde está disponível o Backup Completo do Sistema.

Muito bem, sobre o Backup/Restore completo do sistema é isso. O mais importante, além de saber como executar estas tarefas, é ter bem ciente a importância de sempre ter backups atualizados, pois pode ter certeza que, um dia, quando você menos espera, o backup será o seu melhor aliado, um verdadeiro salva-vidas. Pense bem nisso e nunca mais negligencie a questão do Backup.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI