[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 17 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 331 - Capítulo 17 - Utilizando Pontos de Restauração

A Restauração do sistema é um componente que foi introduzido no Windows Me, está presente no Windows XP Professional, Windows Vista e, evidentemente, também está presente no Windows 7 e no Windows 8. Este recurso que pode ser usado para restaurar o seu computador para um estado anterior, em uma data e hora específicas, caso ocorra um problema, sem perda dos arquivos de dados pessoais (como documentos do Microsoft Word, histórico de navegação, desenhos, pasta favoritos ou e-mails). A restauração do sistema monitora as suas alterações e de alguns arquivos de aplicativos e cria, automaticamente, pontos de restauração que podem ser identificados com facilidade. Esses pontos de restauração permitem reverter o sistema ao estado em que ele se encontrava em um horário/data anterior. Eles são criados diariamente e quando ocorrerem eventos de sistema significativos (por exemplo, durante a instalação de um novo aplicativo ou instalação/atualização de um driver de hardware). Você também pode criar e nomear seus próprios pontos de restauração sempre que desejar. É uma forma de desfazer alterações do sistema no computador sem afetar os arquivos pessoais, como email, documentos ou fotos.

Por exemplo, antes de instalar um novo dispositivo de hardware ou uma nova versão de um driver já existente você pode criar, manualmente, um Ponto de restauração. Se a instalação do novo dispositivo de hardware ou da nova versão do driver causar problemas, deixando o Windows 7 instável ou com problemas de desempenho, você pode utilizar a ferramenta Restauração do sistema para reverter as mudanças efetuadas, fazendo com que as configurações do sistema voltem ao estado definido pelas configurações do Ponto de restauração criado antes das alterações. Esta é uma garantia de que você sempre terá como reverter alterações que não foram bem sucedidas. Este é um importante avanço que foi introduzido no Windows Me e também está presente no Windows XP Professional, além é claro, de estar presente no Windows 7.

A Restauração do Sistema usa um recurso chamado Proteção do Sistema para criar e salvar regularmente pontos de restauração no computador. Esses pontos de restauração contêm informações sobre as configurações do Registro e outras informações do sistema que o Windows usa. Também é possível criar pontos de restauração manualmente.

IMPORTANTE: A Restauração do Sistema não é destinada a fazer backup de arquivos pessoais, portanto, ela não pode ajudá-lo a recuperar um arquivo pessoal que foi excluído ou danificado. Você deve fazer backup regularmente dos seus arquivos pessoais e dos dados importantes, usando a Central de Backup e Restore do Windows 7.

O Serviço de restauração do sistema é configurado para inicializar automaticamente. Este serviço fica sempre monitorando alterações importantes que ocorrem em arquivos, pastas e configurações que são fundamentais para o correto funcionamento do Windows 7. Em intervalos periódicos o Serviço de restauração do sistema captura o estado atual do sistema, o qual inclui também informações sobre a Registry (em um dos próximos tópicos, apresentarei informações detalhadas sobre a Registry do Windows). O estado atual é salvo no disco rígido. Se algum problema ocorrer com o Windows 7 podemos inicializar o computador em Modo de Segurança e utilizar o Assistente de restauração para carregar as informações de um estado anterior – chamado Ponto de restauração, estado este onde o sistema estava funcionando corretamente.

O Assistente de restauração (Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Ferramentas do sistema -> Restauração do sistema) é especialmente útil e indicado nas seguintes situações:

  • Você instalou um programa que está causando conflitos com outros aplicativos ou com algum driver do sistema.
  • Você instalou uma nova versão de um driver e a nova versão está causando problemas de estabilidade, desempenho ou simplesmente está impedindo o funcionamento do Windows 7 no modo normal.
  • O sistema está apresentando problemas de estabilidade ou desempenho que não aconteciam anteriormente.

As informações do estado do sistema são copiadas, pelo Serviço de restauração do sistema para arquivos ocultos no disco rígido. Além dos arquivos vitais para o funcionamento do Windows 7, também são copiadas informações sobre as contas de usuários, configurações de Hardware e Software e arquivos necessários a inicialização do sistema. Também pode ser incluídos scripts, arquivos em lotes e outros tipos de arquivos executáveis que sejam necessários para restaurar o estão do sistema. Arquivos pessoais, como documentos, email, fotos e arquivos de música, não são salvos por este recurso, por isso a necessidade de um backup periódico. Por exemplo, se você baixar um arquivo pessoal, como uma foto da câmera digital, em uma sexta-feira e, em seguida, restaurar o computador para o estado em que estava há dois dias (na quarta-feira), a foto ainda estará no computador, pois a restauração não irá afetar os arquivos de dados do usuário. Entretanto, se você instalar um programa de exibição de fotos em uma sexta-feira e, em seguida, restaurar o computador para o estado em que estava há dois dias (na quarta-feira), a Restauração do Sistema desinstalará o programa e não será possível usar esse programa para exibir fotos, a não ser que você instale o programa novamente.

Os seguintes arquivos e pastas não são monitorados pelo Serviço de restauração do sistema e, portanto, não fazem parte dos Pontos de restauração que são criados por este serviço:

  • O arquivo de paginação – pagefile.sys, o qual será descrito mais adiante, neste capítulo.
  • Arquivos ou sub-pastas gravados nas seguintes pastas: Documentos, Favoritos, Cookies, Lixeira, Arquivos temporários da Internet, Histórico e Temp. Ou seja, os arquivos de dados do usuário.
  • Arquivos de imagem e gráficos, como por exemplo arquivos com a extensão .jpg  e .bmp. Também não estão incluídos arquivos com dados do usuário, como por exemplo documentos do Word (.doc, .docx, etc.) e planilhas do Excel (.xls, .xlsx, etc.).
  • Arquivos com mensagens do Windows Mail, normalmente com a extensão .dbx.

Um Ponto de restauração é criado automaticamente quando o Windows 7 é instalado. Você também pode criar Pontos de restauração sempre que julgar necessário. Para isso utilizamos o Assistente de restauração (Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Ferramentas do sistema -> Restauração do sistema). O Windows 7 também cria, automaticamente, pontos de restauração, nas seguintes situações:

  • Você instala um driver de dispositivo que não está digitalmente assinado pela Microsoft. Não estar digitalmente assinado pela Microsoft, significa que o driver não foi testado pela própria Microsoft e não tem o seu funcionamento perfeitamente garantido no Windows 7.
  • Você instala aplicações que usam um instalador como o Windows Installer, o qual é compatível com o Serviço de restauração do sistema.
  • Uma atualização ou patch do Windows 7 é instalada, como por exemplo quando você atualiza o Windows 7 pela Internet, utilizando o Windows Update.
  • Quando você restaura uma configuração anterior usando o Assistente de restauração (Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Ferramentas do sistema -> Restauração do sistema). Nesta situação o Windows 7 cria um Ponto de restauração para as configurações atuais.
  • Quando você restaura arquivos a partir de um backup, utilizando o utilitário de Backup do Windows 7.
  • Em intervalos regulares, normalmente a cada 24 horas se o computador estiver sempre ligado. Se você desliga o seu computador após o uso, o Windows 7 irá criar um ponto de restauração durante a próxima inicialização somente se o Ponto de restauração mais recente tiver sido criado a mais do que 24 horas.

Para ser instalada e executada, a Restauração do sistema requer, no mínimo, 300 MB de espaço livre no disco rígido (ou na partição em que a pasta do sistema operacional está localizada). Se você não tiver espaço em disco disponível quando o sistema operacional for instalado, essa restauração será instalada, mas não será ativada. Isso só acontecerá depois que você liberar pelo menos 300 MB de espaço em disco.

A Restauração do Sistema pode usar até 15% do espaço em cada disco. Conforme a quantidade de espaço é preenchida com pontos de restauração, a Restauração do Sistema exclui pontos de restauração mais antigos para criar espaço para novos.

Nota: A Restauração do Sistema não será executada em discos menores que 1 Gigabyte (GB).

Quando a Restauração do sistema for executada com pouco espaço em disco, o monitoramento de todas as unidades será suspenso. Quando a Restauração do sistema for suspensa, você não poderá executar o Assistente para restauração do sistema. Se tentar fazê-lo, será exibida uma caixa de diálogo informando que a Restauração do sistema foi suspensa. Ela reiniciará automaticamente o monitoramento quando for liberado no mínimo 300MB de espaço em disco.

Nota: A Restauração do Sistema não pode ser utilizada para proteger discos FAT32 e outros discos FAT porque esses tipos de disco não oferecem suporte ao uso de cópias de sombra. As cópias de sombra contêm informações sobre alterações em documentos e arquivos do sistema. Elas exigem o sistema de arquivos NTFS. Nesta versão do Windows, a Restauração do Sistema usa cópias de sombra para criar pontos de restauração. Se você armazenar arquivos do sistema em um disco FAT, não poderá usar a Restauração do Sistema para desfazer alterações. Ainda neste capítulo eu apresentarei informações detalhadas sobre o recurso de Shadow Copies (eu me recuso, sempre que possível, a usar a tradução Cópias de Sombra).

Muito bem, de teoria, por enquanto, já está de bom tamanho. Vamos aos exemplos práticos, sobre o recurso de Pontos de Restauração e Restauração do Sistema.

Alterando as Configurações de Restauração do Sistema:

Podemos alterar uma série de configurações do Serviço de restauração do sistema, tais como:

  • Configurar uma unidade que não pertence ao sistema (volume onde está instalado o Windows 7) para que ela não seja monitorada ou recuperada pela Restauração do sistema
  • Alocar mais espaço em disco para a Restauração do sistema
  • Desativar a Restauração do sistema
  • Ativar a Restauração do sistema

Vamos aprender a fazer estas configurações através de um exemplo prático, passo-a-passo.

Exemplo Prático: Para alterar as configurações de Restauração do sistema, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissões de Administrador

2.         Clique em Iniciar e Clique com o botão Direito do mouse em Computador e, no menu de opções que é exibido clique em Propriedades. Será aberta a janela Sistema. No painel da esquerda, dê um clique no link Configurações avançadas do sistema.

3.         Será exibida a janela de Propriedades do Sistema. Dê um clique na guia Proteção do Sistema. Nesta guia podemos alterar as configurações de Restauração do sistema, conforme indicado na Figura 17.3:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 17.3– A guia Proteção do Sistema.

4.         Para desativar a Restauração do Sistema em uma determinada unidade, basta Clicar na unidade para selecioná-la. Depois clique no botão Configurar. Será exibida a janela com as opções de configuração para a unidade selecionada. Para desativar marque a opção Desativar a proteção do sistema e Clique em OK. Você estará de volta à guia Proteção do Sistema. Para ativar a Restauração do Sistema, basta clicar na unidade a ser configurada, clicar no botão Configurar, marcar a opção desejada e clicar em OK.

Nota: Quando você desativa a Restauração do Sistema em um volume, é exibida uma janela pedindo confirmação para desativar a restauração do sistema na unidade selecionada. Clique em Desativar a Proteção do Sistema para confirmar.Você estará de volta à guia Proteção do Sistema.

5.         Clique em OK para fechar a janela de Propriedades do sistema.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI