NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 18 : 11
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


Lição 354 - Capítulo 18 - Dicas de Segurança

Estamos chegando ao final de mais um longo capítulo. Longo mas também muito importante, pois o tema segurança é dominante nos dias atuais. Neste tópico apresentarei uma série de dicas. Cada dica leva a uma ação que o usuário deve fazer (e jamais deixar de fazer), para garantir a segurança dos seus dados e a sua privacidade. Em cada dica, sempre que for o caso, farei referência ao Capítulo onde tem o exemplo prático de como implementar a dica. Eu sugiro que você releia esta lista, pelo menos uma vez por mês, para não negligenciar questões importantes de segurança. Vamos as dicas.

Dica 01: Faça, SEMPRE, um backup de todas as patas com dados importantes, tais como documentos do Word, planilhas do Excel, projetos, desenhos e quaisquer outros documentos importantes que você tenha criado e com os quais trabalha. A minha recomendação é fazer, pelo menos, um backup semanal em DVD ou CD ou em um HD externo, dependendo do volume de dados que você tiver para por no Backup. Para todos os detalhes sobre o Backup de pastas e arquivos, consulte o Capítulo 12. Este é a regra número 1 da segurança e proteção de dados.

Dica 02: Nunca (e nunca significa nunca), esqueça a regra número 1.

Dica 03: Faça um backup completo do sistema, pelo menos uma vez por semana. Para todos os detalhes sobre como criar um backup completo do sistema, consulte o Capítulo 17.

Dica 04: Aprenda a utilizar o recurso de Restauração do Sistema. Aprende a criar pontos de restauração e habitue-se a criar um ponto de restauração, sempre antes de fazer mudanças importantes no sistema, tais como instalação de um novo hardware, atualização de um driver de hardware, instalação de um novo programa, mudanças nas configurações da registry e assim por diante. O ponto de restauração deve ser criado sempre antes de fazer a mudança importante, ou seja, quando o Windows 7 está funcionando normalmente, sem problemas.

Dica 05: Ao instalar o Windows 7, formate os volumes a serem utilizados sempre com o sistema de arquivos NTFS. Não use mais FAT32, pois somente o NTFS tem recursos fundamentais para a segurança, tais como permissões de acesso, critpgorafia, logs de acesso, Cópias de Sombra e assim por diante.

Dica 06: Use a criptografia para protegeer pastas com conteúdo que deve ser protegido, mesmo em caso de roubo do computador, ou seja, aqueles arquivos aos quais somente você deve ter acesso. Porém ao usar criptografia não se esqueça de fazer o backup do Certificado do Usuário e do Certificado do Agente de Recuperação, pois se não, em caso de problemas graves com o Windows 7, você corre o risco de perder o acesso aos dados criptografados. Para todos os detalhes sobre o uso de Critpgrafia no Windows 7, consulte o Capítulo 7.

Dica 07: Crie, pelo menos, mais uma conta com permissão de Administrador. Pois se você tem somente a conta Administrador padrão e esquecer a senha desta conta, você estará em sérios apuros. Tendo mais uma conta com permissão de Administrador, você pode logar com esta conta, para alterar a senha da conta Administrador, caso você não lembre mais da senha. Mais ao alterar a senha, tenha cuidado especial com a questão dos arquivos criptografados, pois se você não tiver uma cópia do Certificado da Conta Administrador ou do Agente de Recuperação (caso este seja uma conta diferente, que não a conta Administrador), você corre o risco de perder os dados critpografados pela conta Administrador. Para todos os detalhes sobre a criação e administração de Contas de usuários, consulte o Capítulo 6.

Dica 08: Aprenda um pouco mais sobre redes, TCP/IP e segurança. O melhor remédio contra crackers e golpistas virtuais é a informação. O usuário bem informado e que conhece as questões de segurança, jamais será uma vítima fácil para golpistas e crackers. Para mais detalhes, consulte os Capítulos 4, 10 e 18.

Dica 09: Aprenda em detalhes sobre as configurações de segurança do Internet Explorer e do Windows Mail. Para todos os detalhes sobre as configurações de segurança destes dois programas, consulte o Capítulo 4.

Dica 10: Aprenda sobre o que são vírus, trojans, spywares e demais pragas virtuais. Veja estes conceitos no Capítulo 10.

Dica 11: Tenha um bom anti-vírus instalado e mantenha-o sempre atualizado. Pior do que não ter um bom anti-vírus é ter um e não atualizá-lo freqüentemente. A maioria dos anti-vírus verifica se estão disponíveis novas atualizações e baixa e instala as atualizações, sempre que você estiver conectado à Internet. Se você usa uma conexão do tipo ADSL ou por rádio, as quais ficam disponíveis 24 horas por dia, basta configurar o programa anti-vírus para baixar e instalar, automaticamente, as atualizações. Mas mesmo assim sempre é bom fazer uma verificação manual, pelo menos umas duas vezes por semana.

Dica 12: Aprenda sobre os novos recursos de segurança do Windows 7, tais como o Controle de Conta do Usuário e o Controle dos Pais. Para todos os detalhes sobre estes recursos, consulte o Capítulo 10.

Dica 13: Aprenda a utilizar o Windows Defender, para manter o seu computador livre de spywares e malwares em geral. Para todos os detalhes sobre o Widnows Defender, consulte o Capítulo 10.

Dica 14: Além do Windows Defender, eu recomendo o uso de, pelo menos, mais um bom programa anti spyware. Eu sugiro o uso do Spybot Search & Destroy 1.4. Para todos os detalhes sobre este programa, consulte o Capítulo 18.

Dica 15: Aprenda tudo o que você puder sobre o uso do Firewall do Windows. Ele é um dos seus melhores aliados na luta contra todo o tipo de praga virtual. Para todos os detlhes sobre o Firewall do Windows, consulte os Capítulos 10 e 18.

Dica 16: Aprenda sobre o recurso de Políticas Locais de Segurança. Este recurso permite uma infinidade de configurações, capazes de manter o seu computador bastante seguro. Para todos os detalhes sobre as Políticas Locais de Segurança, consulte o Capítulo 18.

Dica 17: Se você tiver filhos pequenos, que já utilizam o computador, é indispensável que você aprenda a utilizar o recurso de Controle dos Pais, que é uma das novidades do Windows Vista e que também está presente no Windows 7. Crie contas do tipo Usuário Limitado, para que seus filhos usem o computador e configure o recurso de Controle dos Pais, nestas contas. Para todos os detalhes sobre este recurso, consulte o Capítulo 18.

Dica 18: Habilite somente os serviços realmente necessários no seu computador e mantenha os demais serviços desabilitados. Isso reduz o que chamamos de “superfície de ataque”, para os golpistas virtuais.

Dica 19: Ao usar a Internet, olhe por onde você anda, tenha bom senso e não saia instalando qualquer programa que lhe oferecem, a não ser que seja de uma fonte conhecida e confiável.

Dica 20: Eduque todos que estão a sua volta e com os quais você compartilha o uso do computador ou dos computadores de sua rede doméstica. A segurança é tão forte quanto o seu elo mais fraco. Se várias pessoas usam o computador em sua casa, o nível de segurança será determinado pela pessoa com menos conhecimento de segurança, ou seja, pelo elo mais fraco. Por isso a importância de envolver a todos no aprendizado das questões de segurança. De nada adiante você ter os maiores cuidadoes, fazer tudo certo em termos de segurança, se um filho seu usa o computador e instala todas as porcarias que ele recebe por email. Aí não tem segurança que resista.

Dica 21: Nunca esqueça a dica 01.

Dica 22: Nunca esqueça a dica 01. Esta é tão importante que dá vontade de repetir mais umas dez vezes. O que tem de usuário que simplesmente vai levando, sem nunca fazer um backup, até que o HD pifa de vez e aí bate o desespero.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI