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WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


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Lição 359 - Capítulo 19 - Instalando Ferramentas Administrativas do Domínio

Em redes de grande porte, onde temos um grande número de servidores com o Windows Server, é comum os servidores estarem em uma ou mais salas isoladas, popularmente conhecidas como “Aquário” ou como “Sala dos Servidores”. São salas especialmente preparadas, onde existe um controle rigoroso da temperatura, da umidade e, principalmente, dispositivos de proteção/prevenção e aviso contra incêndios e outras calamidades naturais. Nestas situações, o Administrador da rede não irá trabalhar dentro da sala dos servidores, acessando diretamente cada servidor no qual ele precisa executar alguma ação. O mais comum é que o Administrador trabalhe em uma estação de trabalho com o Windows XP, Windows Vista ou com o Windows 7, estação esta que faz parte do domínio. Na estação do Administrador, podemos instalar uma série de consoles, conhecidos como “Ferramentas Administrativas do Domínio”. Com o uso destes consoles, o Administrador consegue se conectar com qualquer servidor da rede e realizar as mais variadas tarefas, tais como:

  • Administrar os servidores DNS.
  • Administrar os servidores DHCP.
  • Administrar os servidores WINS.
  • Administrar e gerenciar as contas de usuários e grupos do domínio.
  • Administrar os serviços que estão rodando em cada um dos servidores.
  • Administrar permissões de segurança, pastas e impressoras compartilhadas, enfim, executar qualquer ação administrativa.

Esta possibilidade de Administrar, remotamente, os servidores é de grande ajuda para o Administrador, pois, a partir da sua estação de trabalho, ele pode ter acesso a todos os servidores e serviços da rede.

Neste item aprenderemos a fazer a instalação das Ferramentas Administrativas em um computador com o Windows 7. Na seqüência do capítulo, aprenderemos a utilizar algumas destas ferramentas, para executar operações básicas de Administração nos servidores do domínio. No Windows 7 existe uma ferramenta chamada RSAT, a qual é utilizada para instalar este pacote de Ferramentas administrativas. O nome oficial desta ferramenta é: “Ferramentas de Administração de Servidor Remoto para Windows® 7 com SP1”. Após a instalação deste pacote devemos habilitar o que será instalado na máquina cliente. Abaixo um passo a passo de como executar isso.

As Ferramentas de Administração de Servidor Remoto para Windows 7 com SP1 permitem que administradores de TI gerenciem funções e recursos instalados em computadores remotos que executem Windows Server 2008 R2, Windows Server 2008 ou Windows Server 2003 de um computador remoto com Windows 7 ou Windows 7 com SP1.

Importante: As Ferramentas de Administração de Servidor Remoto para Windows 7 com SP1 somente podem ser instaladas em computadores que estão executando as edições Enterprise, Professional ou Ultimate do Windows 7 ou do Windows 7 com SP1. Não pode ser instalada em computadores com o Windows Home Basic ou Windows Starter.

Estas ferramentas permitem que administradores de TI gerenciem funções e recursos instalados em computadores remotos que executem Windows Server 2008 R2 com SP1 ou Windows Server 2008 R2 (e, para algumas funções e recursos, Windows Server 2008 ou Windows Server 2003) de um computador remoto com Windows 7 ou Windows 7 com SP1. Elas incluem suporte a gerenciamento remoto de computadores que executem o Windows Server Core ou opções de instalação completa do Windows Server 2008 R2 com SP1, Windows Server 2008 R2 (e, para algumas funções e recursos, Windows Server 2008). Algumas funções e recursos do Windows Server 2003 podem ser gerenciados remotamente por meio das Ferramentas de Administração de Servidor Remoto para Windows 7 com SP1.

Dica: É necessário ser um membro do grupo Administradores no computador em que você deseja instalar o Pacote de Ferramentas de Administração ou ter efetuado logon no computador usando a conta interna de Administrador.

Importante: Remova todas as versões do pacote de Ferramentas de Administração ou das Ferramentas de Administração de Servidor Remoto do computador antes de instalar as Ferramentas de Administração de Servidor Remoto para Windows 7 com SP1.

Importante: Apenas uma cópia das Ferramentas de Administração de Servidor Remoto para Windows 7 com SP1 pode ser instalada em um computador de cada vez. Antes de instalar um novo pacote, remova quaisquer cópias das Ferramentas de Administração de Servidor Remoto para Windows 7 com SP1. Isso inclui quaisquer cópias em outros idiomas.

Vamos a um exemplo prático onde mostraremos como baixar e instalar este pacote de ferramentas.

Exemplo prático: Para baixar e instalar As Ferramentas de Administração de Servidor Remoto para Windows 7 com SP1, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o seu navegador e acesse o seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=7887

3.         Nesta página estão disponíveis, além de orientações detalhadas sobre esta ferramenta, também links para download da ferramenta.

Atenção: Observe que tem dois links para download. Um para o Windows 7 versão de 32 Bits e outro para o Windows 7 versão de 64 bits.

4.         Clique no link de download de acordo com a versão do Windows 7 que você está utilizando: 32 bits ou 64 bits.

5.         Será aberta uma janela perguntando em que pasta você deseja salvar o arquivo Windows6.1-KB958830-x64-RefreshPkg.msu (este é o arquivo para o Windows de 64 bits, que é o que eu estou utilizando para este exemplo). Selecione a pasta desejada e clique em Salvar para iniciar o download.

6.         Aguarde até que o download seja concluído.

7.         Concluído o download dê um clique duplo no arquivo Windows6.1-KB958830-x64-RefreshPkg.msu para iniciar a instalação.

8.         Será exibida a janela indicada na Figura 19.11

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 19.11 – Iniciando a Instalação das Ferramentas Administrativas

9.         Clique em Sim para continuar.

10.       Será exibida uma mensagem informando que estão sendo copiados pacotes para o Cache do Windows Update. Aguarde.

11.       Será exibida uma janela com os Termos de Licença. Clique em Aceito para continuar com a instalação.

12.       A instalação é iniciada e é exibida uma janela mostrando o progresso da instalação. Aguarde. Poderá demorar vários minutos para concluir a instalação

13.       Concluída a instalação, será exibida uma tela informando da conclusão e será aberta, automaticamente, a Ajuda sobre as Ferramentas Administrativas. Nesta ajuda você terá informações detalhadas e completas sobre as ferramentas.

14.       Clique em Fechar para encerrar o assistente de instalação. A tela de ajuda continuará aberta. Recomendo uma leitura desta tela de ajuda, pois contém informações bem interessantes. Uma vez feita a leitura da ajuda, feche a janela da ajuda.

15.       Muito bem. Feita a instalação desta atualização é hora de habilitar estas ferramentas, as quais não são habilitadas automaticamente. Siga para os próximos passos.

16.       Abra o Painel de Controle: Iniciar -> Painel de controle. Na lista Exibir por selecione a opção Ícones pequenos.

17.       Abra a opção Programas e Recursos.

18.       No painel da esquerda, clique no link Ativar ou desativar recursos do Windows.

19.       Será aberta a janela Recurso do Windows.

20.       Na janela Recursos do Windows, clique no sinal de + ao lado da opção Ferramentas de Administração de Servidor Remoto, para exibir as opções disponíveis.

21.       Selecione as ferramentas de gerenciamento remoto que deseja instalar. Para o nosso exemplo vamos selecionar todas as ferramentas, conforme indicado na Figura 19.12. Você tem que abrir cada item e subitem dentro da opção Ferramentas de Administração do Servidor Remoto e marcar um por um. Evidentemente que se você não quiser instalar todos, basta marcar os que você deseja utilizar. Por exemplo, se você está instalando as ferramentas no computador de um Administrador que será responsável somente pela administração do DNS e do DCHP, você pode habilitar somente estas ferramentas.

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Figura 19.11 – Iniciando a Instalação das Ferramentas Administrativas

21.       Clique em OK e aguarde. Poderá demorar vários minutos.

22,       Concluída esta etapa ainda resta um última etapa, na qual vamos habilitar que um menu que dá acesso a estas ferramentas, seja criado diretamente no menu Iniciar. Então mãos a obra.

23.       Clique com o botão direito do mouse em Iniciar e, no menu de Opções que é exibido clique em Propriedades.

24.       Clique na guia Menu Iniciar. Dentro desta guia clique no botão Personalizar...

25.       Será aberta a caixa de diálogo Personalizar Menu Iniciar. Nas opções que são exibidas role até Ferramentas Administrativas do Sistema e selecione Exibir no menu Todos os Programas e no menu Iniciar. Clique em OK. Você estará de volta a guia Menu Iniciar, clique em OK para fechá-la. Pronto, os atalhos para os snap-ins instalados pelas Ferramentas de Administração de Servidor Remoto para Windows 7 com SP1 são adicionados à lista das Ferramentas Administrativas no menu Iniciar, conforme indicado na Figura 19.12. São literalmente dezenas de ferramentas.

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Figura 19.12 – Atalhos já disponíveis no Menu Iniciar.

Pronto. Agora as Ferramentas Administrativas estão instaladas e disponíveis para que o Administrador, a partir da estação com o Windows 7, possa administrar os servidores com o Windows Server 2003, Windows Server 2008 ou Windows Server 2012. O Administrador poderá criar e administrar contas de usuários, administrar serviços como o DNS, DHCP ou WINS, acessar os logs de auditoria dos servidores da rede, enfim, executar praticamente qualquer ação administrativa.

Na tabela a seguir, retirada da Ajuda do Windows, são descritas as principais ferramentas de administração disponíveis quando você instala a atualização “Ferramentas de Administração de Servidor Remoto para Windows 7 com SP1”:

Ferramentas de Administração de Servidor Remoto para funções:

Função ou tecnologia do Ferramentas de Administração de Servidor Remoto

Descrição

Ferramentas de serviços de certificado do Active Directory®

As ferramentas de serviços de certificado do Active Directory incluem a autoridade de certificação, modelos de certificado, PKI empresarial e snap-ins de respondente online de gerenciamento.

Serviços de Domínio do Active Directory (AD DS) e Ferramentas do AD LDS (Active Diretory Lightweight Directory Services)

Serviços de Domínio do Active Directory inclui Usuários e Computadores do Active Directory, Domínios e Relações de Confiança do Active Directory, Serviços e Sites do Active Directory, Centro Administrativo do Active Directory, Servidor para as ferramentas de Serviços de Informação de Rede (NIS), o módulo Windows PowerShell para o Active Directory e outros snap-ins e ferramentas de linha de comando para gerenciamento remoto dos Serviços de Domínio do Active Directory.

As ferramentas de serviços LDS do Active Directory incluem Sites e Serviços do Active Directory, ADSI Edit, Gerenciador de Esquemas e outros snap-ins e ferramentas de linha de comando para gerenciar os serviços LDS do Active Directory.

As Ferramentas de Servidor de Serviços de Informação de Rede (NIS) incluem uma extensão para o snap-in Usuários e Computadores do Active Directory e para a ferramenta de linha de comando ypclear.exe.

Ferramentas de Servidor DHCP

Ferramentas de Servidor DHCP inclui o Console de Gerenciamento do DHCP e a ferramenta de linha de comando netsh.

Ferramentas de Servidor DNS

Ferramentas do servidor DNS inclui o snap-in do Gerenciador de DNS e a ferramenta de linha de comando dnscmd.exe.

Ferramentas de Serviços de Arquivos

Serviços de Arquivos Ferramentas inclui os seguintes itens:

  • As ferramentas do Sistema de Arquivos Distribuídos incluem o snap-in de gerenciamento DFS e as ferramentas de linha de comando dfsradmin.exe, dfsrdiag.exe, dfscmd.exe, dfsdiag.exe e dfsutil.exe.
  • As ferramentas do Gerenciador de Recursos de Servidor de Arquivos incluem o snap-in do Gerenciador de Recursos de Servidor de Arquivos e as ferramentas de linha de comando dirquota.exe, filescrn.exe e storrept.exe.
  • As Ferramentas de Gerenciamento de Compartilhamento e Armazenamento incluem o snap-in Gerenciamento de Compartilhamento e Armazenamento.

Ferramentas do Hyper-V™

Ferramentas do Hyper-V inclui o Gerenciador de snap-in do Hyper-V e a ferramenta de acesso remoto Virtual Machine Connection.

Ferramentas de Serviços de Área de Trabalho Remota

As Ferramentas de Serviços de Área de Trabalho Remota incluem os snap-ins Gerenciador de Serviços de Área de Trabalho Remotas e Área de Trabalho Remota.

Gerenciador do Servidor

Gerenciador do Servidor inclui o console Gerenciador do Servidor.

Ferramentas de Administração de Servidor Remoto para recursos:

Ferramentas de Administração de Servidor Remoto recurso

Descrição

Visualizador de Senha de Recuperação do Active Directory do BitLocker

A Ferramenta de Visualizador de Senha de Recuperação do Active Directory do BitLocker é uma extensão do snap-in do Console de Gerenciamento Microsoft de Usuários e Computadores do Active Directory. Com esta ferramenta, é possível abrir a caixa de diálogo Propriedades para um objeto do computador e visualizar as senhas de recuperação do BitLocker correspondentes.

Ferramentas de Agrupamento de Failover

Ferramentas de Cluster de Failover inclui o Gerenciador de Clusters de Failover, ferramentas do Windows PowerShell para gerenciar cluster de failover e a ferramenta de linha de comando cluster.exe.

Ferramentas de Gerenciamento de Diretiva de Grupo

As Ferramentas de Gerenciamento de Diretiva de Grupo incluem o Console de Gerenciamento de Diretiva de Grupo, o Editor de Gerenciamento de Diretiva de Grupo e o Editor do GPO de Início da Diretiva de Grupo.

Ferramentas de Balanceamento de Carga de Rede

Ferramentas de Balanceamento de Carga de Rede inclui o snap-in do Gerenciador de Balanceamento de Carga de Rede, ferramentas Windows PowerShell para gerenciar Balanceamento de Carga de Rede e as ferramentas de linha de comando nlb.exe e wlbs.exe.

Ferramentas de Servidor SMTP

As Ferramentas de Servidor SMTP incluem o snap-in SMTP.

Ferramentas do Storage Explorer

Ferramentas do Storage Explorer inclui o snap-in do Storage Explorer.

Ferramentas de Gerenciador de Armazenamento para Redes SAN

As Ferramentas de Gerenciador de Armazenamento para Redes SAN incluem o Gerenciador de Armazenamento para Redes SAN e a ferramenta de linha de comando provisionstorage.exe.

Ferramentas de Gerenciador de Recursos de Sistema do Windows

As Ferramentas de Gerenciador de Recursos de Sistema do Windows incluem o snap-in Gerenciador de Recursos de Sistema do Windows e a ferramenta de linha de comando wsrmc.exe.

Dica: Para informações ainda mais detalhadas sobre este pacote de ferramentas, consulte os seguintes endereços:

A seguir veremos mais alguns exemplos práticos, onde mostro como Reinstalar ou Remover ferramentas deste pacote ou como Remover o pacote todo.

Exemplo Prático: Como reinstalar ou remover ferramentas no pacote de Ferramentas de Administração:

1.         Faça o Logon com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o Painel de Controle: Iniciar -> Painel de controle. Na lista Exibir por selecione a opção Ícones pequenos.

3.         Abra a opção Programas e Recursos.

4.         No painel da esquerda, clique no link Ativar ou desativar recursos do Windows.

5.         Será aberta a janela Recurso do Windows.

6.         Na janela Recursos do Windows, clique no sinal de + ao lado da opção Ferramentas de Administração de Servidor Remoto, para exibir as opções disponíveis.

7.         Vá navegando pelas opções disponíveis. Para remover uma opção que está disponível basta desmarcá-la. Para adicionar uma ferramenta que não foi instalada, basta marcá-la. Selecione as ferramentas de gerenciamento remoto que deseja instalar ou desmarque as caixas de seleção das ferramentas que deseja remover e clique em OK.

8.         Clique em OK e aguarde.

Exemplo Prático: Para remover o pacote de Ferramentas de Administração, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o Logon com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o Painel de Controle: Iniciar -> Painel de controle. Na lista Exibir por selecione a opção Ícones pequenos.

3.         Clique na opção Programas e Recursos.

4.         No painel da esquerda, clique no link Exibir atualizações instaladas e aguarde até que a lista de atualizações instaladas seja exibida.

5.         Na lista que é exibida clique em Atualização para o Microsoft Windows (958830).

6.         Clique em Desinstalar e aguarde.

Agora que descrevemos as principais ferramentas administrativas disponíveis, vamos aprender a utilizar o console Usuários e computadores do Active Directory. Esta é, com certeza, a ferramenta mais utilizada pelo Administrador da rede, pois grande parte do seu serviço está relacionado com o gerenciamento de contas de usuários e grupos do domínio, com a criação de grupos e com a criação e administração de Unidades Organizacionais.


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