[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 20 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 366 - Capítulo 20 - Central de Rede e Compartilhamento

Neste tópico eu vou mostrar as principais funcionalidades da Central de Rede e Compartilhamento. A melhor maneira de mostrar o funcionamento desta opção é através de um exemplo prático, passo-a-passo. Então vamos lá, mãos à obra.

Exemplo Prático: Para aprender a utilizar o Central de Rede e Compartilhamento do Windows 7, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o Painel de Controle: Iniciar -> Painel de Controle.

3.         Na lista Exibir por selecione a opção Ícones pequenos.

4.         Abra a opção Central de Rede e Compartilhamento. Será aberta a janela indicada na Figura 20.2:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 20.2 – Centro de Rede e Compartilhamento.

5.         Esta é a janela principal da Central de Rede e Compartilhamento. No painel da esquerda temos atalhos que nos levam a diversas ferramentas para o trabalho em rede. Na parte de cima da janela é mostrado um mapa indicando que o seu computador está conectado a uma rede e também à Internet. Se, por exemplo, a conexão com a Internet estivesse com problemas, a linha entre a rede e a Internet seria representada por uma linha interrompida, com um X vermelho no meio. Observe que desde a primeira tela, o Centro de Rede e Compartilhamento já nos mostra informações importantes sobre o estado da rede.

6.         Observe também que a rede está configurada como uma rede do tipo Rede corporativa. Os tipos Corporativa ou privada são os tipos mais recomendados quando você tem uma rede local em sua casa ou escritório. O Windows 7 vem com um mecanismo de Descoberta de Rede. Este mecanismo controla a capacidade do Windows 7 em localizar, automaticamente, outros computadores e recursos da rede e também do seu computador ser localizado pelos demais computadores da rede. As configurações de descoberta de rede do seu computador é que irão determinar quais computadores você poderá ver e acessar, na sua rede. Este recurso é baseado na classificação das redes em diferentes categorias. Dependendo da categoria de rede a qual o seu computador está conectado, diferentes níveis de permissões e serviços serão associados ao seu computador. Quando você instala o Windows 7, na etapa onde o Windows 7 detecta que o computador tem uma placa de rede instalada, é exibida uma tela para que você informe a qual tipo de rede o seu computador irá se conectar. Estão disponíveis três diferentes tipos para serem selecionados, conforme descrito a seguir:

  • Rede com um Domínio: Esta é a opção a ser utilizada se o computador vai fazer parte de um domínio baseado no Active Directory, com servidores baseados no Windows Server. Neste tipo de rede, os serviços de descoberta automática dos recursos de rede e de compartilhamento de arquivos são habilitados por padrão. Isso reduz o nível de restrições aplicadas ao computador, permitindo que sejam detectados, automaticamente os demais computadores do domínio e que seja utilizado o recurso de compartilhamento de arquivos.
  • Rede Privada: É o tipo mais indicado para quem tem uma rede em casa ou uma rede em um pequeno escritório, onde não tem servidores baseados no Windows Server, ou seja, onde não existe um domínio. É a típica rede que trabalha em um modelo de Workgroup. Neste tipo de rede os serviços de descoberta automática dos recursos de rede e de compartilhamento de arquivos são habilitados por padrão. Isso reduz o nível de restrições aplicadas a cada computador que faz parte da rede, permitindo que sejam detectados, automaticamente os demais computadores da rede e que seja utilizado o recurso de compartilhamento de arquivos.
  • Rede Pública: Este é um tipo especial de rede, onde restrições bem mais severas são aplicadas aos computadores que fazem parte da rede. É a configuração a ser utilizada em locais de acesso público. Por exemplo, se você tem uma Lan House, este é o tipo de rede a ser criada, para evitar que seus clientes usem serviços tais como o compartilhamento de arquivos, o qual é desabilitado, por padrão, em uma rede configurada como Rede Pública. O recurso de descoberta automática também é desabilitado, por padrão, neste tipo de rede.

Vamos entender o que é descoberta de rede?

A descoberta de rede é um serviço de rede do Windows 7, o qual executa as seguintes funções:

  • Determina se outros computadores e dispositivos na rede estarão "visíveis" a partir do seu computador e se outros computadores na rede poderão "ver" o seu computador.
  • Determina se você poderá acessar os arquivos e os dispositivos compartilhados de outros computadores na rede e se as pessoas que usam outros computadores na rede poderão acessar os arquivos e os dispositivos compartilhados no seu computador.
  • Ajuda a fornecer o nível certo de segurança e acesso ao seu computador, com base no tipo de rede com o qual você estabelece conexão. Vimos anteriormente que existem três diferentes tipos de rede: Rede com Domínio, Rede Privada e Rede Pública.

Há dois estados possíveis para o serviço de descoberta de rede:

  • Ativado: Este estado permite que você veja outros computadores e dispositivos da rede a partir do seu computador e permite que as pessoas em outros computadores da rede vejam o seu computador. Você também poderá acessar os dispositivos e os arquivos compartilhados em outros computadores e outras pessoas poderão acessar os dispositivos e os arquivos compartilhados no seu computador, desde que tenham as devidas permissões de compartilhamento e permissões NTFS.
  • Desativado: Este estado impede que você veja outros computadores e dispositivos da rede a partir do seu computador e impede que as pessoas em outros computadores da rede vejam o seu computador. Você não poderá acessar os dispositivos e os arquivos compartilhados em outros computadores nem outras pessoas poderão acessar os dispositivos e os arquivos compartilhados no seu computador.

7.         No nosso exemplo, como estou trabalhando na minha rede de casa, a qual é formada por cinco computadores e não tem um domínio criado (pelo menos para a rede que estou utilizando para os exemplos deste livro), quando instalei o Windows 7, configurei o computador para fazer parte de uma Rede Privada (conforme pode ser verificado no Capítulo 1, onde falei sobre a Instalação do Windows 7).

Nota: Caso você não tenha uma placa de rede instalada no seu computador, durante a instalação do Windows, não será exibida a caixa de diálogo para que você informe o tipo de rede do qual fará parte o computador (é lógico, se não tem placa de rede, não fará parte de nenhum tipo de rede). No futuro, se você vier a instalar uma placa de rede (independente de ser uma placa no padrão Ethernet ou uma placa de rede Wireless), depois de instalar a placa e conectar o computador a uma rede, será exibida uma caixa de diálogo, para que você selecione o tipo de rede a qual será conectado o computador. Neste momento você deve informar se será a uma rede com um Domínio, uma Rede Privada ou uma Rede Pública. Se no futuro você fizer alterações na sua conexão de rede ou fizer conexão com uma nova rede, o Windows 7 tentará determinar, automaticamente, qual a categoria da nova rede. Caso o Windows 7 não consiga determinar, automaticamente, a categoria da nova rede, ele irá configurar o computador para o tipo Rede Pública. Isso faz parte da política de segurança do Windows 7, a qual é uma das principais novidades introduzidas no Windows Vista e também presentes no Windows 7, em relação ás versões anteriores, política esta de segurança que poderia ser resumida da seguinte maneira: “Na dúvida, aplique as permissões mais restritivas”. Ou seja, se estiver em dúvida sobre qual o tipo de rede ao qual está sendo conectado o computador, selecione o tipo Rede Pública, pois este é o tipo ao qual são aplicadas as maiores restrições de segurança.

8.         No Capítulo 19 você aprendeu como configurar um computador com o Windows 7 para fazer parte de um domínio. Ao fazer esta configuração, o tipo de rede é alterado para Rede com Domínio. Se por algum motivo você precisar configurar um computador para sair do domínio e voltar para um Workgroup, isso pode ser feito facilmente, conforme mostrarei mais adiante.

8.         Você também pode alterar de uma Rede Privada para uma Rede Pública e vice-versa, facilmente, usando a Central de Rede e Compartilhamento. Para isso clique no link com o nome do tipo de rede configurado atualmente (Rede doméstica, Rede corporativa, Rede pública, etc). Será exibida a janela Definir Local de Rede, indicada na Figura 20.3. Basta clicar no local desejado e você estará de volta a janela Central de Rede e Compartilhamento.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 20.3 – Alterando o tipo de rede.

9.         Na Central de Rede e Compartilhamento você pode clicar no ícone com a figura da rede, o qual aparece ao lado do nome da rede. No nosso exemplo é o ícone que aparece ao lado de Rede 6, que é o nome da rede de exemplo que estou utilizando. Será aberta a janela Definir propriedades de rede. Nesta janela você pode definir um nome para a sua rede. Todos os computadores da sua rede devem usar o mesmo nome de rede. Nesta janela você também tem um link para alterar o ícone de rede. Nesta janela tem também um link bem interessante: Mesclar ou excluir locais de rede. Este botão é útil quando você tem uma rede com diferentes configurações. Por exemplo, vamos supor que você tenha uma rede com 20 computadores, onde 10 computadores fazem parte de um Workgroup chamado contabilidade, outros cinco computadores fazem parte de um workgroup chamado administração e os outros 5 computadores fazem parte de um Workgroup chamado servicosgerais. Em uma situação como esta, pode haver problema no acesso a recursos compartilhados entre redes diferentes. Para minimizar estes problemas, você pode mesclar (juntar), diferentes locais de rede, os quais serão considerados como sendo todos da mesma rede, após a mesclagem. Dê um clique no link Mesclar ou excluir locais de rede. Será exibida a janela indicada na Figura 20.4. Para selecionar os locais de rede a serem mesclados, pressione e mantenha pressionada a tecla Ctrl e vá clicando nos locais a serem mesclados. Uma vez selecionados os locais a serem mesclados dê um clique no botão Mesclar. Um detalhe importante é que locais de redes gerenciados (que são redes baseadas em um domínio) não podem ser mesclados. Por exemplo, você não pode mesclar o Workgroup chamado Rede com um domínio chamado groza.com. Você somente pode mesclar locais não gerenciados que são os Workgroups. Clique no botão Fechar, para fechar esta janela e voltar à janela Definir local de rede.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 20.4 – Mesclando Locais de Rede.

10.       Depois de definir as configurações desejadas na janela Definir Propriedades de Rede clique em OK para aplicá-las. Você estará de volta a Central de Rede e Compartilhamento.

11.       Outro link interessante é o link Visualizar mapa completo, bem na parte de cima da janela, ao lado do Globo que é a representação da Internet. Dê um clique neste link. Será aberta a janela Mapa de Rede, conforme exemplo indicado na Figura 20.5. Este mapa é montado automaticamente pelo Windows 7. Ele exibe todos os computadores da sua rede e também computadores de outras redes, com configurações diferentes da sua. É o caso do Exemplo da Figura 20.5, onde temos computadores da mesma rede física, que forem “descobertos” pelo Windows 7, mas que fazem parte de outras redes (por exemplo estão configurados para fazer parte de um domínio ou para fazer parte de uma rede com nome diferente). Nesta figura, é o caso do computador SERVER2008. Esta janela nos dá uma visão geral dos computadores e demais equipamentos da sua rede.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 20.5 – O Mapa da Rede.

12.       Esta janela também pode ser utilizada para “navegar” pelos recursos disponíveis na rede. Ao clicar em um computador, será aberta uma janela com todos os recursos compartilhados, disponíveis no computador. No meu exemplo, ao clicar no computador Servidor, é aberta a janela indicada na Figura 20.6, onde são exibidos todos os recursos compartilhados no computador. Você pode acessar diretamente uma pasta compartilhada, simplesmente dando um clique duplo no nome do compartilhamento. Se ao invés de acessar diretamente, você quiser mapear uma unidade para ficar associada com a pasta compartilhada, é só clicar com o botão direito do mouse no compartilhamento e, no menu de opções que é exibido, clicar em Mapear Unidade de Rede..., conforme descrevi no Capítulo 7. Você pode fazer o mesmo com as impressoras. Para instalar uma impressora compartilhada no seu computador, abra a opção Impressoras, localize a impressora compartilhada a ser acessada, clique com o botão direito do mouse na impressora e, no menu de opções que é exibido, clique em Conectar... e siga as instruções, conforme descrito no Capítulo 8. Vejam que com o Mapa da rede podemos navegar, facilmente pelos vários computadores da rede e pelos recursos disponíveis em cada computador. Feche a janela onde são exibidos os recursos compartilhados no computador chamado Servidor.

Nota: Caso a conta com a qual você está logado não tenha permissão de acesso a um computador, ao clicar no nome de um computador para acessá-lo, será aberta uma janela solicitando que você uma conta e a respectiva senha, conta esta com permissão para acesso ao computador. Informe o nome de uma conta e a respectiva senha e clique em OK. Caso você não queira ter que informar a conta e senha, cada vez que for acessar o computador, marque a opção Lembrar minha senha.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 20.6 – Recursos do computador chamado Servidor.

12.       Antes de fecharmos a janela Mapa de rede tem mais dois detalhes interessantes que eu gostaria de comentar. Aponte o mouse para a figura acima de Gateway e aguarde alguns instantes. Serão exibidas informações sobre o endereço IP e sobre o MAC-Address (endereço MAC da placa de rede). A figura Internet é um atalho para o navegador configurado como Navegador Padrão. Se você clicar em Internet será aberto o Navegador configurado como padrão e carregada a página padrão do navegador.

13.       Feche a janela Mapa da Rede. Você estará de volta a Central de Rede e Compartilhamento.

14.       Dê um clique no link Conexão local. Será aberta a janela Status de Conexão Local, com uma série de informações e opções para configurar a conexão de rede. Trabalhamos bastante com esta janela no Capítulo 15.

15.       Ainda com a janela Status de Conexão Local aberta, dê um clique no botão Detalhes... Serão exibidas informações detalhadas sobre a conexão de rede, tais como o endereço IP, se está ou não sendo utilizado DHCP, endereço do Gateway padrão, IP do servidor DNS e assim por diante. São exibidas praticamente as mesmas informações exibidas pelo comando ipconfig /all visto no Capítulo 15. Pressione a tecla ESC para fechar a janela Detalhes Sobre a Conexão de Rede. Você estará de volta à janela Status de Conexão Local. Observe que nesta janela são exibidas diversas informações, tais como se a conexão está ou não ativa (uma status inativo pode indicar um problema, tal como uma falha no driver da placa de rede ou um cabo de rede desconectado), a velocidade da conexão (100,0 Mbps no nosso exemplo), o total de bytes enviados e o total de bytes recebidos.

16.       Dê um clique no botão Propriedades. Será aberta a janela Propriedades de Conexão Local, a qual foi vista em detalhes no Capítulo 15. Nesta janela você pode configurar as propriedades de diversos componentes de rede do Windows 7, tais como do protocolo TCP/IP v4, TCP/IP v6, Cliente para Redes Microsoft. Nesta janela você também pode configurar as propriedades da placa de rede. Após fazer as configurações desejadas é só clicar em OK. Você estará de volta à janela Status de Conexão Local.

17.       O botão Desativar é utilizado para tornar inativa uma conexão. Em determinadas situações, a conexão de rede para de funcionar, sem uma explicação aparente. Nestes casos, antes de reinicializar o computador, você pode tentar desativar a conexão. Após desativar a conexão o botão desativar transforma-se em Ativar. Clique no botão Ativar para reativar a conexão. Em alguns casos, desativando e ativando a conexão, ela volta a funcionar, normalmente, sem necessidade de reinicializar o Windows.

18.       Dê um clique no botão Diagnosticar. O Windows 7 fará um diagnóstico da conexão de rede. Caso seja encontrado algum problema, será exibida uma janela com links para tentar solucionar o problema. Caso não seja encontrado nenhum problema com a conexão de rede, será exibida a janela indicada na Figura 20.7:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 20.7 – Resultado do Diagnóstico da Conexão de Rede.

19.       Clique em OK para fechar esta janela. Você estará de volta à janela Status de Conexão Local. Clique em Fechar para fechá-la. Você estará de volta ao Centro de Rede e Compartilhamento.

<passo>20.     Agora vamos analisar a opção Alterar configurações de compartilhamento avançadas. Através deste link você pode habilitar ou desabilitar uma série de configurações de rede e serviços, conforme sua necessidade. Nesta área estão listados os seguintes serviços:

  • Descoberta de rede
  • Compartilhamento de arquivo e impressora
  • Compartilhamento de pasta pública
  • Compartilhamento de impressora
  • Compartilhamento de mídia
  • Conexões de compartilhamento de arquivos
  • Compartilhamento protegido por senha
  • Conexões do grupo doméstico.

Você pode habilitar ou desabilitar qualquer uma destas opções, de acordo com sua necessidade. Estas opções podem ser habilitadas/desabilitadas de maneira independente para os tipos de redes Doméstica ou de Trabalho e Pública. Por exemplo, você pode habilitar o Compartilhamento de arquivo e impressora para redes do tipo Doméstica ou de Trabalho e desabilitar para redes do tipo Pública. Por exemplo, se você não quer que sejam compartilhadas pastas no seu computador, você pode desabilitar o serviço Compartilhamento de arquivos e o serviço Compartilhamento da pasta pública.

21.       Estando na Central de redes e compartilhamento, para acessar estas opções clique no link  “Alterar as configurações de compartilhamento avançadas”, no painel da esquerda. Será exibida a janela Configurações de compartilhamento avançadas. Nesta janela, você clica na seta para baixo, ao lado da opção que você deseja configurar, tal como Doméstica ou de Trabalho ou Pública, conforme indicado na Figura 20.8. Clique na seta para baixo ao lado de Doméstica ou de Trabalho. Serão exibidas todas as opções de configurações disponíveis. Observe que ao lado de cada opção são exibidas explicações detalhadas sobre a respectiva opção, conforme indicado na Figura 20.9.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 20.8 – A janela Configurações de Compartilhamento Avançadas.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 20.9 – As diversas opções de configuração disponíveis.

22.       No exemplo da Figura 20.9 o serviço de Compartilhamento de arquivo e impressora está habilitado para redes do tipo Doméstica ou de Trabalho. Para desabilitá-lo, bastaria clicar na opção Desativar compartilhamento de arquivo e impressora. Vejam que através da Central de Rede e Compartilhamento, podemos configurar diversos serviços de rede, de uma maneira bastante simples e prática. Calma, que ainda não acabou. Ainda temos uma série de opções para ver, sobre a Central de Rede e Compartilhamento. Não vamos alterar nenhuma opção. Clique no botão Voltar, para voltar à janela da Central de rede e compartilhamento.

23.       Na parte central da janela, mas em baixo, nos links disponíveis, dê um clique no link Conectar a uma rede. Caso o seu computador ainda não esteja conectado a uma rede, será aberto um assistente para que você configure uma conexão com uma rede disponível. Caso você já esteja conectado a uma rede, será exibida uma janela com uma mensagem informando o nome da rede ao qual você já está conectado.

24.       Dê um clique no link Central de rede e Compartilhamento. Você estará de volta à janela Central de Rede e Compartilhamento.

25.       Na parte central da janela, mas em baixo, nos links disponíveis, dê um clique no link Configurar uma conexão ou uma rede. Será aberto um assistente com o qual você poderá configurar diferentes tipos de conexão, conforme exemplo indicado na Figura 20.10. Este assistente permite que sejam configurados os seguintes tipos de conexão:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 20.10 – Assistente para criar diferentes tipos de conexões.

  • Conectar-se à Internet: Você pode usar esta opção para configurar uma conexão com a Internet, quer seja uma conexão de uma rede sem fio, conexão Banda Larga do tipo ADSL ou uma conexão discada, mais conhecida como Dial-Up.
  • Configurar uma nova rede: Esta opção é utilizada para configurar o acesso a uma rede sem fio. Por exemplo, você pode usar esta opção no seu Notebook, para tentar acessar a Internet, usando um ponto de acesso de uma rede sem fio em um local público, como por exemplo um aeroporto ou um centro de eventos.
  • Conectar a um local de trabalho: Esta opção é utilizada para fazer uma conexão com um servidor da rede da sua empresa. Pode ser uma conexão via linha discada ou uma conexão via VPN (a VPN pode ser em cima de uma linha discada ou não).
  • Configurar conexão dial-up: Utilizada para criar uma conexão Dial-up tradicional, baseada em modem discado. Dificilmente você utilizará esta opção hoje em dia. Só mesmo em locais remotos, onde não existe opção de conexão via ADSL/Banda Larga. Ainda existem algumas cidades onde a única opção de conexão é via linha discada. Mas são cada vez mais raros os locais onde só tem esta opção.

26.       Cada uma destas opções irá levar você a um assistente de conexão. Através do uso do assistente fica bastante fácil criar novas conexões, apenas fornecendo informações em cada etapa do assistente. A título de exemplo vamos criar uma conexão com um servidor VPN. Este exemplo de conexão é bastante utilizado na vida real. Imagine uma empresa que tem diversos vendedores, onde cada vendedor atende diversos clientes. Quando o vendedor chega na empresa de um cliente ele precisa se conectar a rede da sua empresa (rede da empresa do vendedor), para acessar o catálogo de produtos com preços atualizados, consultar as promoções personalizadas disponíveis para o cliente, acessar modelos de documentos e assim por diante. O usuário pode fazer uma conexão com o servidor VPN da sua empresa, para ter acesso a todos estes recursos. A característica principal da conexão VPN é que ela é uma conexão segura que usa um meio não seguro (na maioria das vezes a Internet). A Internet em si não é um meio seguro, mas como a conexão VPN utiliza criptografia, ele passa a ser uma conexão segura. Este é apenas um exemplo onde pode ser utilizada uma conexão VPN, na prática. Existem inúmeros. Para fazer uma conexão VPN, antes você tem que solicitar para o Administrador da rede, informações sobre o nome ou número IP do servidor VPN e solicitar uma conta para logon no servidor VPN, para que a conexão possa ser feita com sucesso. No nosso exemplo, vou mostrar os passos necessários para criar uma conexão VPN. Você verá que são extremamente simples.

27.       Clique na opção Conectar a um local de trabalho para selecioná-la e depois clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

28.       Nesta etapa você deve definir se irá usar a sua conexão com a Internet para fazer a conexão VPN ou se vai discar diretamente para um servidor de acesso remoto. O acesso mais comum é via Internet, pois hoje é muito raro uma empresa ou rede que não tenha acesso à Internet. Mas ainda existem empresas que usam servidores de acesso remoto, nos quais está instalado o serviço RRAS do Windows Server 2003 e um banco de modems, para receber conexões via linha discada (embora este tipo de acesso esteja cada vez mais em desuso). Para o nosso exemplo, vamos optar por criar uma conexão VPN usando a conexão Internet disponível. Clique na opção Usar minha conexão com a Internet (VPN).

29.       Será exibida a janela indicada na Figura 20.11:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 20.11 – Fornecendo informações para a conexão VPN.

30.       Nesta etapa você tem que informar o nome ou o número IP do servidor VPN. Esta informação já deve ter sido passada para você pelo administrador da rede. No nosso exemplo, vou usar o servidor vpn.juliobattisti.com.br (este é um servidor fictício, pois não tenho o serviço de VPN instalado nos meus servidores). No campo Endereço na Internet digite o nome ou o número IP do servidor VPN que você vai utilizar. O campo Nome do Destino é apenas uma descrição da conexão. Nesta tela você pode marcar a opção Usar um cartão inteligente, caso você esteja usando um Smartcard para fazer a autenticação na rede. Se você quiser que esta conexão esteja disponível para os demais usuários do computador, marque a opção Permitir que outras pessoas usem esta conexão. Nesta janela também tem a opção “Não se conectar agora. Apenas configurar para permitir conexão posterior”. Você pode marcar esta opção para criar a conexão, sem que fazer a conexão com o servidor neste momento. A conexão será salva e poderá ser utilizada, sempre que necessário, para efetuar a conexão com o servidor VPN. Marque a opção Não se conectar agora. Apenas configurar para permitir conexão posterior.

31.       Clique no botão Avançar para seguir para a próxima etapa do assistente de conexão.

32.       Nesta janela você deve informar o nome do usuário para logon, a respectiva senha e, se for o caso, o nome do domínio. Insira as informações solicitadas e clique em Criar. Será exibida a tela final do assistente, informando que a conexão está pronta para o uso. Nesta tela tem também um link Conectar agora. Você pode clicar neste link para fazer a conexão com o servidor. No nosso exemplo vamos encerrar o assistente. Dê um clique no botão Fechar.

33.       Pronto, o assistente de conexão é encerrado e a conexão é criada e salva e poderá ser utilizada, sempre que necessário. Você estará de volta à janela Central de Rede e Compartilhamento. Como você faz para acessar uma conexão depois de criada?? Este é justamente o assunto que veremos a seguir.

34.       Estando de volta à janela Central de Rede e Compartilhamento, no painel central, dê um clique no link Conectar a uma rede. Será aberta a janela Conexões de rede, indicada na Figura 20.12:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 20.12 – A janela Conexões de Rede.

35.       Nesta janela são exibidas todas as conexões configuradas no seu computador. No nosso exemplo observe que tem a conexão de Rede Local e a conexão VPN com o nome VPN_Vendedores, que acabamos de criar. Para usar a conexão VPN basta clicar com o botão direito do mouse nesta conexão e, no menu de opções que é exibido, clicar em Conectar. Será aberta uma janela pedindo que você informe a conta de logon, senha e domínio (se for o caso). Você pode alterar as configurações de uma conexão clicando com o botão direito do mouse na conexão e, no menu de opções que é exibido, clicar em Propriedades.

36.       Para fechar a janela Conexões de Rede clique no link Abrir a Central de Rede e Compartilhamento, disponível na parte de baixo da janela. Você estará de volta à janela Central de Rede e Compartilhamento.

37.       Agora vamos ao último link do painel central que é o link Solucionar problemas. Este link abre um assistente que ajuda você a resolver problemas com a rede. Por exemplo, pode ser que de uma hora para outra você perca o acesso à rede. Você pode usar este link para tentar resolver ou, pelo menos, descobrir qual  é o problema.

38.       Dê um clique no link Solucionar problemas.

39.       Será exibida uma mensagem informando que o Windows 7 está tentando diagnosticar o problema. Aguarde.

40.       Caso nenhum problema seja encontrado, o Windows exibe uma mensagem informando que não foram encontrados problemas. Basta clicar em Fechar para fechar a mensagem. Caso algum problema seja encontrado, o Windows exibe uma mensagem relativa ao problema e links com soluções para tentar resolver o problema. Este foi um recurso que foi bastante melhorado no Windows 7 e, na maioria das vezes, o próprio Windows 7 é capaz de resolver o problema. A não ser em casos tais como quando o cabo é desconectado ou é um problema mais grave de hardware. Nestes casos, só conectando o cabo novamente ou, se for um problema com a placa de rede, só substituindo a placa de rede.

41.       Feche a Central de Rede e Compartilhamento.

Muito bem. Através deste longo exemplo prático, passo-a-passo, mostrei todas as opções disponíveis na Central de Rede e Compartilhamento. A Central de Rede e Compartilhamento é uma das novidades do Windows 7 que eu mais gosto, pios é realmente útil e nos dá acesso as principais configurações de rede. Tudo em um único local, de maneira fácil e organizada.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI