NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 02 : Cap02_05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti

Lição 028 - Capítulo 02 - As janelas do Windows

O sistema operacional continua se chamando Windows (XP), portanto continua sendo baseado no conceito de janelas. Cada aplicativo que você abre no Windows XP é aberto em sua própria janela. Podemos ter vários aplicativos abertos simultaneamente, porém cada um em sua própria janela. Para cada janela que é aberta, um botão é adicionado na Barra de tarefas. Conforme veremos mais adiante, estes botões podem ser utilizados para executar uma série de tarefas sobre a janela correspondente ao botão.

Os principais elementos de cada janela continuam os mesmos. Vamos a uma breve descrição destes elementos.

  • Barra de menus: Cada aplicativo apresenta uma Barra de menus, na parte de cima da janela. Os menus dão acesso a todos os comandos do aplicativo. Por exemplo, no Word temos o menu Arquivo, o qual dá acesso a comandos como Salvar, Abrir, Fechar, etc. Para acessar um determinado menu basta clicar com o mouse no respectivo menu ou pressionar a tecla Alt + a letra que estiver sublinhada no nome do menu. Por exemplo, para abrir o menu Arquivo no Word, basta pressionar Alt+A; para abrir o menu Editar, basta pressionar Alt+E; para abrir o menu Exibir basta pressionar Alt+X e assim por diante.
  • Barra de títulos: Cada janela tem a sua própria Barra de títulos que fica bem na parte de cima da janela, normalmente acima da Barra de menus. Na barra de títulos normalmente é exibido o nome do aplicativo e, caso seja um aplicativo que trabalha com arquivos, o nome do arquivo carregado. Por exemplo no Word, a barra de títulos exibe o seguinte texto: Microsoft Word – Capitulo2.doc. Isto significa que estamos trabalhando no Word e que o arquivo Capitulo2.doc está aberto.

A Barra de títulos, além de informativa, pode ser utilizada para mover uma janela de lugar. Para mover uma janela basta clicar com o botão esquerdo do mouse na Barra de títulos, manter o botão do mouse pressionado e arrastar a janela para uma nova localização. À medida que você vai movendo o mouse, a janela vai sendo arrastada, e quando você “chegar” no lugar desejado é só liberar o botão esquerdo do mouse que a janela será posicionada no lugar escolhido. Você pode maximizar uma janela (fazer com que a janela ocupe todo o espaço do vídeo), dando um clique duplo na Barra de títulos. Se uma janela já estiver maximizada e você der um clique duplo na Barra de títulos, a janela voltará a ter o tamanho que ela tinha, antes de ter sido maximizada.

  • Botão Minimizar (Botão minimizar.tif)  – Ao clicar neste botão a janela será minimizada, isto é, será retirada do vídeo. O botão correspondente à janela continua sendo exibido na Barra de tarefas. Podemos clicar neste botão para que a janela volte à posição e tamanho originais, antes de ter sido minimizada.
  • Botão Maximizar (Botão maximizar.tif) – Se a janela não estiver maximizada, o botão Maximizar é exibido – botão com o desenho de um pequeno quadrado. Ao clicar neste botão a janela será maximizada. Quando a janela está maximizada temos o botão Restaurar (Botão restaurar.tif) que é o botão com o desenho de dois pequenos quadrados sobrepostos. Ao clicar neste botão a janela é restaurada ao tamanho que ele tinha, antes de ter sido maximizada.
  • Botão Fechar  (Botão fechar.tif) Botão com o desenho de um x. Ao clicar neste botão o aplicativo será fechado. Se você tiver feito alterações em algum arquivo carregado no aplicativo que está sendo fechado e não tiver salvo as alterações, o Windows emite uma mensagem avisando que existem alterações a serem salvas e pergunta se você deseja salvar as alterações. Para salvar as alterações basta clicar no botão Sim, para sair sem salvar as alterações clique no botão Não e para voltar ao aplicativo clique no botão Cancelar. Você também pode fechar uma janela utilizando a combinação de teclas Alt+F4 ou a opção Fechar do Menu controle (será descrito logo a seguir); ou utilizando o comando Arquivo -> Fechar da Barra de menus ou clicando com o botão direito do mouse, no botão correspondente ao aplicativo, na Barra de tarefas e no menu que surge selecionar a opção Fechar. Esta é uma das características do Windows, ou seja, temos diversas opções para realizar uma mesma tarefa.
  • Menu controle: Este menu fica na Barra de títulos da janela, bem no canto superior esquerdo. É representado por uma pequena figura relacionada com o aplicativo em questão. Por exemplo, na janela do Word, o menu controle é representado por um pequeno “W” azul, bem à esquerda, na barra de títulos da janela do Word. Ao clicar no Menu controle são disponibilizadas opções para Restaurar, Mover, Dimensionar, Minimizar, Maximizar e Fechar a janela. O Menu também pode ser aberto pressionando a combinação de teclas Alt + - (sinal de menos). O menu controle normalmente é utilizado por quem prefere utilizar o máximo possível o teclado, ao invés do mouse, o que, convenhamos, é um pouco difícil de encontrar nos dias de hoje.
  • Barras de rolagem: Se o arquivo que está sendo exibido em um determinado aplicativo for maior do que o tamanho que pode ser exibido na tela, serão disponibilizadas Barras de rolagem. Com as Barras de rolagem podemos nos deslocar através de documentos longos. Alguns modelos de mouse vêm com um terceiro botão, bem pequeno, que mais parece uma bolinha de rolagem. Este botão é utilizado para fazer a rolagem de documentos longos. Não confundir este botão com os mouses mais antigos, que tinham realmente três botões, embora o botão do meio raramente fosse utilizado.
  • Bordas da janela: As bordas são utilizadas para alterar o tamanho de uma janela (tecnicamente chamamos de redimensionar a janela). Para alterar o tamanho de uma janela, utilizando as suas bordas, a janela não pode estar maximizada. Para alterar a largura de uma janela basta apontar o mouse para uma das bordas laterais; quando o mouse trocar o seu formato para o formato de uma setinha com duas pontas, é só clicar com o botão esquerdo do mouse, manter o botão do mouse pressionado e ir movimentando o mouse para definir o novo tamanho. Ao atingir o tamanho desejado é só liberar o mouse. Para alterar a altura de uma janela basta utilizar a borda superior ou a borda inferior e repetir o processo descrito anteriormente. Para alterar as duas dimensões, largura e altura, simultaneamente, basta apontar o mouse para um dos cantos da janela e utilizar o processo já descrito.
  • Barra de status: A Barra de status fica na parte inferior da janela e é utilizada para exibir informações sobre o aplicativo. No Word, por exemplo, é exibido o número da página, o total de páginas do documento, o número da linha/coluna onde está o cursor e outras informações.
  • Barras de ferramentas do aplicativo: Cada aplicativo pode ter uma ou mais barras de ferramentas. Na barra de ferramentas temos botões que representam os principais comandos do aplicativo. Por exemplo, nos aplicativos do Microsoft Office (Word, Excel, Access e PowerPoint), temos um botão com o desenho de um disquete que é atalho para o comando Arquivo -> Salvar, um botão com o desenho de uma impressora que é um atalho para o comando que imprime o documento e assim por diante.

Conforme você já deve ter notado, em relação aos elementos de uma janela não existem grandes novidades em relação às versões anteriores do Windows. As maiores mudanças são realmente em relação ao aspecto visual dos diversos elementos que compõem uma janela.

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI