Existem algumas opções e comportamentos da Barra de tarefas que podem ser configurados e personalizados. Por exemplo, podemos definir se a Barra de tarefas deve ser sempre exibida na tela ou somente quando a seta do mouse “passa” sobre a Barra de tarefas.
Para acessar a tela de configuração de Propriedades da Barra de tarefas, dê um clique com o botão direito do mouse no espaço em branco, após o último botão da Barra de tarefas. No menu de opções que surge dê um clique na opção Propriedades. Será exibida a janela “Propriedades da Barra de tarefas e do menu Iniciar”, indicada na Figura 2.12.
Figura 2.12 Propriedades da Barra de tarefas.
A seguir descrevo as opções de configuração da Barra de tarefas:
- Bloquear a barra de tarefas: Se esta opção estiver marcada, a barra de tarefas será fixada (bloqueada) na posição atual na Área de trabalho para não poder ser movida para um novo local, e bloqueia também o tamanho e a posição de qualquer barra de ferramentas exibida na Barra de tarefas para não ser possível alterá-la. Se esta opção estiver desmarcada, o usuário pode mover a barra de tarefas para qualquer um dos lados da tela: direito, esquerdo, superior ou inferior, que é o local padrão para a Barra de tarefas. Para mover a Barra de tarefas basta apontar o mouse para o espaço livre, ao lado do último botão, manter o botão esquerdo do mouse pressionado e arrastar a barra para um dos lados da tela. Se esta opção estiver desmarcada, a barra de tarefas também poderá ser redimensionada. A Barra de tarefas é como uma janela como outra janela qualquer, e para dimensioná-la basta apontar o mouse para a Borda da barra de tarefas até que a seta do mouse se transforme em uma seta de ponta dupla, e depois é só clicar e arrastar para o novo tamanho desejado.
Falaremos mais sobre as Barras de ferramentas exibidas na Barra de tarefas, no final deste capítulo.
- Ocultar automaticamente a Barra de tarefas: Oculta a Barra de tarefas. Para exibir novamente a Barra de tarefas, aponte para a área de sua tela em que a Barra de tarefas está localizada. Se desejar ter certeza de que a Barra de tarefas estará visível sempre que apontar para ela, marque a caixa de seleção Manter a barra de tarefas sobre as outras janelas, e também a caixa de seleção Auto-ocultar.
A única justificativa para ocultar a Barra de tarefas é para liberar mais espaço no vídeo. Eu, particularmente, prefiro trabalhar com ela sempre visível.
- Manter a Barra de tarefas sobre as outras janelas: Garante que a Barra de tarefas fique sempre visível, mesmo quando você executar um programa em uma janela maximizada (tela inteira).
- Agrupar botões semelhantes na Barra de tarefas: Se esta opção estiver marcada, e existirem várias janelas do mesmo programa abertas, os respectivos botões serão exibidos sobrepostos. Ao clicar no botão que está aparecendo será exibido um menu com o título das várias janelas do mesmo aplicativo, para que você possa escolher para qual das janelas você quer alternar, conforme já foi descrito anteriormente. Se esta opção estiver desmarcada, os botões são exibidos lado a lado, como acontecia nas versões anteriores do Windows. Além disso, se a Barra de tarefas ficar repleta de botões de tal modo que a largura dos botões ultrapasse uma determinada largura, os botões referentes ao mesmo programa serão agrupados em um único botão. Ao clicar no botão, você poderá acessar o documento desejado. Se clicar com o botão direito do mouse neste botão, você poderá fechar todos os documentos que desejar.
- Mostrar barra de ‘inicialização rápida’: Exibe a Barra Inicialização rápida na Barra de tarefas. A barra Inicialização rápida é uma Barra de ferramentas personalizável, que permite a exibição da área de trabalho do Windows ou inicia um programa com único clique. Você pode adicionar botões de atalho na barra de inicialização rápida, para iniciar seus programas favoritos. Aprenderemos a utilizar esta barra em um dos próximos tópicos deste capítulo.
- Mostrar relógio: Exibe um relógio digital na Barra de tarefas. O relógio exibe a hora conforme especificado pelo relógio interno do seu computador. Você pode apontar para o relógio para exibir a data e clicar duas vezes nele para ajustar a hora ou a data.
- Ocultar ícones inativos: Evita a exibição de ícones pouco usados, na área de notificação da barra de tarefas. A área de notificação fica à direita do relógio e é utilizada para adição de pequenos ícones que podem ser indicativos de programas que ficam sempre carregados na memória do Windows. Podemos utilizar estes pequenos ícones para configurar estes programas ou como um atalho rápido para os programas. Ao marcar esta opção, os ícones relacionados aos programas que estão inativos ficarão ocultos, para liberar espaço na Barra de tarefas. Se estes ícones estiverem ocultos, um botão azul, com uma pequena seta branca para a esquerda, surge ao lado do relógio. Clicando nesta seta, os ícones dos programas inativos serão exibidos e o botão se transforma em uma pequena seta para a direita. Clicando nesta seta para a direita, os ícones voltam a ficar ocultos. Você pode utilizar o botão Personalizar para definir que determinados ícones fiquem sempre sendo exibidos.
Teste as opções de configuração da Barra de tarefas e observe os resultados obtidos. De uma maneira geral não existem grandes diferenças na funcionalidade da Barra de tarefas do Windows XP em relação as versões anteriores. Os conceitos vistos neste tópico aplicam-se tanto ao XP Home quanto ao XP Professional.
A guia Menu ‘Iniciar’ é utilizada para configurações do menu Iniciar e será descrita no próximo tópico. |