[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 02 : Cap02_09
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 032 - Capítulo 02 - O menu/botão Iniciar e a estrutura do menu Todos os Programas

O menu Iniciar é o painel de comandos, do Windows XP. Através do Menu Iniciar temos acesso a praticamente todas as tarefas/configurações do sistema. O menu Todos os programas (menu Programas nas versões anteriores) é acessado através do botão/menu Iniciar. No menu Todos os programas do Windows, estão disponíveis atalhos para os diversos programas instalados no computador. Por exemplo, depois de Instalar o Microsoft Office XP, é criado um atalho para o Word, outro para o Excel e assim por diante.

Temos dois tipos de elementos no menu Todos os programas:

  • Um atalho que executa um programa ou abre um documento. Por exemplo Iniciar -> Todos os programas -> Microsoft Word, o qual carrega o Word, Iniciar -> Todos os programas -> Microsoft Excel, carrega o Excel e assim por diante.
  • Um sub-menu, o qual pode conter outros sub-menus ou atalhos para outros aplicativos ou documentos. Por exemplo, ao clicar em Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios, é exibido um outro menu de opções. Dentro de um sub-menu, podemos ter atalhos ou até mesmo outros sub-menus como por exemplo dentro do sub-menu Acessórios, temos outros sub-menus tais como Comunicações, Ferramentas de sistema, etc. Podemos identificar um sub-menu, através da setinha ao lado direito do nome do sub-menu.

O Windows XP, a exemplo das versões anteriores do Windows, monta o menu Todos os programas, através de uma estrutura de pastas, sub-pastas e arquivos de atalho, gravados no disco rígido. Esta estrutura fica gravada na seguinte pasta: C:\Documents and Settings; caso o Windows esteja instalado em um outro disco rígido, substitua a letra C:\ pela letra correspondente. Dentro desta pasta existe uma pasta para cada usuário que efetuou o logon no computador. Por padrão existem as seguintes pastas:

  • Administrador
  • All users

Se um usuário chamado “battisti” efetuar o logon, será criada uma pasta com o nome do usuário dentro de C:\Documents and Settings, ou seja, será criada a pasta C:\Documents and Settings\battisti . Pelo fato de existir uma pasta para cada usuário, modificações feitas por um usuário, no menu Todos os programas, não irão aparecer para os demais usuários. Isso permite que cada usuário tenha as suas configurações personalizadas, deixando o menu Todos os programas com a aparência que julgar mais adequada. Nos já havíamos descrito, no tópico sobre logon no Windows XP, que o Windows XP mantém um ambiente personalizado para cada usuário que faz o logon.

Dentro da pasta de cada usuário existem uma série de pastas e sub-pastas, as quais definem as configurações personalizadas para o usuário. Existe uma outra pasta chamada “Menu Iniciar”. E finalmente, dentro da pasta “Menu Iniciar”, existe uma pasta chamada Programas, conforme indicado na Figura 2.13.


Figura 2.13
A estrutura de pastas e sub-pastas que forma o menu Todos os programas para o usuário Administrador.

Por exemplo, dentro da pasta Programas existe uma pasta Acessórios. Se abrirmos esta pasta, iremos encontrar uma pasta para cada um dos sub-menus do menu Acessórios, bem como arquivos de atalho para as demais opções.

Dentro da pasta Administrador, por exemplo, aparecem as opções que foram configuradas pelo usuário Administrador. Se um outro usuário instalar um programa, o qual coloca um atalho no menu Programas, este atalho não irá aparecer para os demais usuários. A Exceção é feita quando o usuário que instala o programa, tem permissões de Administrador. Neste caso, o atalho será configurado em todos os perfis existentes no computador, para que o programa e o respectivo atalho,  também estejam disponíveis para os demais usuários do computador. O Windows faz isso colocando o atalho no perfil All users. Como o próprio nome indica, atalhos criados no perfil All users, estarão disponíveis para todos os usuários do computador. Com isso, quando você instala um programa, estando logado com uma conta com permissão de Administrador, o Windows XP irá colocar o atalho para o programa, no perfil All users, o que fará com que o atalho esteja disponível para qualquer usuário que fizer o logon no computador.

Quando queremos que um atalho apareça para qualquer usuário que for fazer o logon no computador, deveremos colocar este atalho dentro da pasta “All users\Menu Iniciar\Programas” (observe que o nome do menu é Todos os programas, mas o nome da paste continua sendo Programas, como era nas versões anteriores do Windows). Um atalho (ou sub-menu com diversos atalhos), colocado nesta pasta, irá aparecer para todos os usuários que efetuarem o logon no computador. Um exemplo de sub-menu que é colocado nesta pasta durante a instalação do Windows é o sub-menu “Acessórios”, o qual está disponível para qualquer usuário que fizer o logon.

Para acessar esta estrutura de pastas e sub-pastas, você pode utilizar o seguinte atalho: Dê um clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar, e no menu que aparece dê um clique na opção Explorar. Feito isso, o Windows abre o Windows Explorer, com a pasta Menu Iniciar do usuário logado, já selecionada.

Agora vamos praticar um pouco, fazendo algumas modificações no menu Programas diretamente na estrutura de pastas e observando os resultados. A seguir apresentarei uma série de exemplos práticos, passo-a-passo, detalhadamente explicados.

Exemplo: Criando um novo sub-menu no menu Todos os programas.

1.          Inicialize o computador e efetue o logon usando a conta Administrador. Lembre-se de que por padrão a conta Administrador não aparece na lista de usuários. Para fazer o logon como Administrador pressione Ctrl+Alt+Del duas vazes. Será exibida a tela de logon tradicional. Agora você pode fornecer o nome de usuário Administrador e a respectiva senha.

2.             Dê um clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar, e no menu que surge dê um clique na opção Explorar. O Windows abre o Windows Explorer, com a pasta Menu Iniciar para o usuário Administrador, já selecionada.

3.             Abaixo do Menu Iniciar, dê um clique na pasta “Programas”, para selecioná-la. Caso a pasta Programas não esteja aparecendo, dê um clique no sinal de + ao lado da pasta Menu Iniciar, para que seja exibida a pasta Programas.

4.             No painel da direita, são exibidos os sub-menus de Programas. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer local em branco. No menu que surge, aponte para Novo e nas opções exibidas clique na opção Pasta.

5.             O Windows coloca uma nova pasta com o nome “Nova pasta”; simplesmente digite o nome “Meu sub-menu” e tecle Enter. Após ter criado a pasta “Meu sub-menu”, esta já aparece como um sub-menu do menu Todos os programas.

Exemplo: Verificando se o sub-menu “Meu sub-menu” já aparece no menu Todos os programas.

1.          Minimize o Windows Explorer.

2.          Selecione o comando Iniciar -> Todos os programas. Observe que o sub-menu “Meu sub-menu” já aparece, porém ainda está vazio, uma vez que não colocamos nenhum atalho dentro dele, conforme indicado pela Figura 2.14.


Figura 2.14
O submenu “Meu submenu” vazio.

Exemplo: Classificando todos os sub-menus em ordem alfabética.

1.          Pode acontecer de as opções do menu Todos os programas não estar em ordem alfabética. Para classificar as opções de um menu/sub-menu basta clicar com o botão direito do mouse no menu/sub-menu e no menu de opções que é exibido, dê um clique na opção “Classificar por nome”. Com isso o Windows classifica os atalhos e, sub-menus da seguinte maneira: Primeiro os sub-menus em ordem alfabética do nome, depois os atalhos também em ordem alfabética do nome.

Exemplo: Colocando um atalho para a calculadora dentro do sub-menu “Meu sub-menu”.

1.          Dê um clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar, e no menu que surge dê um clique na opção Explorar. O Windows abre o Windows Explorer, com a pasta Menu Iniciar para o usuário Administrador já selecionada.

2.             Dê um clique na pasta Programas, abaixo do Menu Iniciar, para exibir o conteúdo desta pasta.

3.             No painel da direita, dê um clique duplo na pasta “Meu sub-menu” para abri-la. O painel da direita fica em branco, indicando que a pasta “Meu sub-menu” ainda está vazia.

4.             Dê um clique com o botão direito em qualquer local em branco no painel da direita. No menu que surge, aponte para “Novo” e nas opções que surgem dê um clique em Atalho.

5.             Na janela Criar atalho que surge, no campo Linha de comando, digite calc.exe, que é o nome do programa Calculadora do Windows.

6.             Dê um clique no botão Avançar.

7.             Na tela que aparece, no campo Digite um nome para o atalho, digite Calculadora e dê um clique no botão concluir. Feito isso já criamos um atalho para a calculadora dentro do sub-menu Meu sub-menu.

8.             Feche o Windows Explorer.

Exemplo: Verificando se o atalho para a calculadora foi realmente criado.

1.          Dê um clique no botão Iniciar.

2.         Aponte para Programas, depois aponte para Meu sub-menu e observe. Deve existir um atalho para a calculadora, dentro de Meu sub-menu.

Com o que aprendemos nesta lição, você pode personalizar o menu Todos os programas, da maneira que for mais conveniente para o seu trabalho, sem que com isso você altere o menu Todos os programas, dos outros usuários, uma vez que o Windows XP grava as configurações de cada usuário em pastas separadas, conforme visto no início deste tópico.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI