NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 03 : Cap03_02
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


Lição 055 - Capítulo 03 - O centro de comando do Windows XP: Painel de Controle

O Painel de controle existe desde o Windows 95 (sinceramente não lembro se havia um Painel de controle no Windows 3.x). Ele representa um centro de controle/configurações do Windows. A partir do Painel de controle temos acesso a uma série de aplicativos/utilitários que permitem que sejam configurados elementos tais como o teclado, o mouse, as opções regionais e assim por diante. A maioria das opções que são alteradas através do Painel de controle se reflete para todos os programas instalados no Windows. Por exemplo, se você trocar o símbolo da moeda de Real (R$) para dólar (U$), todos os programas que trabalham com valores em moeda passarão a exibir o símbolo do dólar ao invés do Real.

Nas versões anteriores do Windows abríamos o Painel de controle através do seguinte comando: Iniciar -> Configurações -> Painel de controle. No Windows XP temos um atalho para o Painel de controle diretamente no menu Iniciar, ou seja, para abrir o Painel de controle basta utilizar o seguinte comando: Iniciar -> Painel de controle. Na Figura 3.1 temos a tela inicial do Painel de controle no Windows XP.


Figura 3.1
A nova interface do Painel de controle no Windows XP.

Observe, na Figura 3.1, que, por padrão, não são exibidos todos os ícones/atalhos do Painel de controle. Ao invés disso, é mostrada uma divisão por categorias de tarefas, tais como: Aparências e temas, Impressoras e outros itens de hardware, Conexões de rede e de Internet, Contas de usuário, Adicionar ou remover programas, Data, hora, idioma e opções regionais, Sons, fala e dispositivos de áudio, Opções de acessibilidade e Desempenho e manutenção. Ao clicar em uma destas categorias, como por exemplo “Data, hora, idioma e opções regionais”, será exibida uma lista de tarefas ligadas à categoria. Além da lista de tarefas são exibidos os ícones do painel de controle, através dos quais é possível realizar as tarefas da categoria escolhida. No nosso exemplo, se clicarmos na categoria “Data, hora, idioma e opções regionais”, serão exibidas as tarefas: Alterar data e hora, Alterar o formato de número, data e hora e Adicionar idiomas adicionais; além dos ícones Data e hora e Opções regionais e de idioma, conforme indicado na Figura 3.2.


Figura 3.2
A lista de tarefas e ícones da categoria: Data, hora, idioma e opções regionais.

Para voltar à tela inicial do Painel de controle basta dar um clique no botão Voltar (primeiro botão da barra de botões, com uma seta para a esquerda). Estando na tela inicial do Painel de controle, você pode clicar na opção “Alternar para o modo de exibição clássico”, para fazer com que o Painel de controle exiba as configurações tradicionais, onde é exibida uma série de ícones/atalhos para as diversas ferramentas de configuração do Windows XP. No modo de exibição clássico nós temos opções tais como: Adicionar hardware, Adicionar ou remover programas, Barra de tarefas e menu iniciar, Conexões de rede, Contas de usuário e assim por diante. As opções, neste modo de exibição, estão em ordem alfabética.

Quando estamos no modo de exibição tradicional, no painel da esquerda surge a opção “Alternar para o modo de exibição por categoria”. Ao clicarmos nesta opção, voltamos para o modo de exibição indicado na Figura 3.1.

Para o usuário acostumado com as versões anteriores do Windows, podem parecer desnecessárias e improdutivas todas estas mudanças na interface do Windows XP. Posso garantir que, apesar de uma pequena dificuldade de adaptação inicial, depois que nos acostumamos com a nova interface é muito mais fácil e produtivo realizar as tarefas diárias com a utilização da nova interface e das novas opções disponibilizadas pelo Windows XP. Eu mesmo tive uma certa resistência no início, mas hoje não volto, “de jeito nenhum”, a utilizar a interface das versões anteriores. Esta resistência inicial é normal e esperada. Aconteceu na migração do Windows 3.x para o Windows 95, apesar de todas as vantagens da nova interface do Windows 95 e não haveria de ser diferente agora, na migração para o Windows XP, como também não será diferente na migração do Windows XP para o Windows Vista, que será a próxima versão do Windows para estações de trabalho, com previsão de lançamento para o final de 2006 ou início de 2007.

Agora que já sabemos como abrir e utilizar o Painel de controle, vamos utilizar as diversas opções disponíveis, para fazer uma série de configurações/personalizações do Windows XP.

Os conceitos/procedimentos apresentados neste capítulo são compatíveis tanto com o Windows XP Home quanto com o Windows XP Professional. Se houver alguma característica que é exclusiva do Windows XP Professional, indicarei através da expressão “Somente no Windows XP Professional”.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI