NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
« Lição anterior | Δ Página principal | ¤ Capítulos | Próxima lição » |
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO Autor: Júlio Battisti |
|||
---|---|---|---|
Lição 066 - Capítulo 03 - Configurando opções de pastas/subpastas | |||
Esse ícone do Painel de controle nos oferece controle sobre uma série de opções relativas a interface, a maneira como são exibidas as pastas e os arquivos de cada pasta. Também podemos configurar o modo de clique simples ou o modo de clique duplo, se o Windows XP deve ou não exibir arquivos ocultos e do sistema, se as extensões dos arquivos devem ser exibidas ou apenas o nome, etc. Estas opções também podem ser acessadas através do comando Ferramentas -> Opções de pasta do Meu computador e do Windows Explorer. Veremos como utilizar as principais opções e exemplos do efeito de cada uma delas. Para demonstrar o efeito sobre as pastas e arquivos, utilizarei como exemplo a pasta-raiz do disco rígido (C:\). Isso porque existem alguns arquivos ocultos e de sistema nesta pasta, arquivos estes que servem para demonstrar as mudanças que iremos fazer nas configurações. Exemplo: Testando as principais opções de configurações de pasta. Neste exemplo, iremos testar algumas das principais configurações de pasta. Faremos o seguinte procedimento: Iremos abrir a pasta-raiz do drive C (C:\). Dentro da raiz do drive C:, utilizaremos o menu Ferramentas para abrir as Opções de pasta; este é um atalho para abrir as Opções de pasta, sem que tenhamos que abrir o Painel de controle. Cada vez que alterarmos uma opção, vamos observar a janela onde está sendo exibida a pasta-raiz do disco rígido para verificar os resultados. Então mãos à obra. Exemplo: Configurando as Opções de pastas: 1. Abra o Meu computador e dê um clique duplo na opção C:\, para abrir a pasta-raiz do drive C:. Observe que, além das pastas (indicadas pelo desenho de uma pastinha amarela ao lado do nome), um pequeno número de arquivos está sendo exibido. Neste momento não devem estar sendo exibidos os arquivos ocultos e de sistema (a não ser que as opções de pasta já tenham sido alteradas anteriormente). Estes arquivos ficam ocultos por padrão, pois são arquivos de fundamental importância para o funcionamento do Windows XP. Estes arquivos são ocultados para evitar que sejam acidentalmente eliminados ou alterados, evitando, desta maneira, maiores problemas. Para certificar-se de que os arquivos ocultos e de sistema não estão sendo exibidos, basta verificar se na listagem existe um arquivo chamado boot.ini. Caso este arquivo não esteja na listagem é porque os arquivos ocultos e de sistema não estão sendo exibidos. 2. Selecione o comando Ferramentas -> Opções de pasta. Irá surgir a janela indicada na Figura 3.18.
Na guia Geral temos diversas opções, conforme descrito a seguir.
Mostrar tarefas comuns em pastas: Especifica que os atalhos (links) para tarefas comuns de pasta e para outros locais do computador serão exibidos nas pastas. Esses links aparecem no painel do lado esquerdo da janela de pastas. Por exemplo, quando abrimos uma determinada pasta, usando o meu computador, é exibida uma série de comandos relacionados ao objeto selecionado, como por exemplo Renomear, Copiar e assim por diante. Estes comandos são exibidos no painel da esquerda, dentro da janela do meu computador. Estas opções foram descritas no Capítulo 2 e somente estarão disponíveis se a opção Mostrar tarefas comuns em pastas estiver marcada. Usar pastas clássicas do Windows: Exibe os arquivos e pastas da maneira tradicional, com um número menor de informações e sem a lista dos atalhos para as tarefas mais comuns, no painel da esquerda.
Abrir as pastas na mesma janela: Esta opção normalmente mantém o trabalho com pastas e arquivos mais organizado. Por exemplo, se você está na pasta-raiz e abre a pasta Meus documentos, o conteúdo da pasta Meus documentos será exibido na mesma janela, sem que uma nova janela seja aberta. Isso evita que um grande número de janelas seja aberto, deixando a área de trabalho cheia de janelas. Esta é a configuração padrão. Abrir cada pasta em sua própria janela: Quando esta configuração é selecionada, cada nova pasta é aberta em uma nova Janela. Por exemplo, se você abre o Meu computador, depois a raiz do disco rígido (já temos duas janelas), dentro do disco rígido a pasta C:\windows (a qual já será aberta em uma terceira janela) e dentro da pasta C:\windows você abre a pasta System32 (a qual será aberta em uma quarta janela), teremos quatro janelas abertas, uma sobre a outra. Quando você está no modo de Cada pasta em sua própria janela, existe um atalho para fechar todas as janelas abertas, sem termos que fechar uma a uma. Basta segurar a tecla Shift pressionada, enquanto clica no botão fechar (x) da última janela aberta; com isso o Windows XP fecha todas as janelas abertas, desde a primeira.
Clicar uma vez para abrir um item (apontar para selecionar): Ativa o modo de clique simples, descrito no Capítulo 2. Quando esta opção é selecionada, duas novas opções são habilitadas, conforme descrito a seguir: Sublinhar títulos de ícones consistentes com o navegador: Sublinha o nome dos ícones, pastas e arquivos quando exibidos em uma janela. Sublinhar títulos de ícones somente quando apontados: Sublinha o nome dos ícones, pastas e arquivos somente quando apontamos o mouse sobre eles. Clicar duas vezes para abrir um item (uma vez para selecionar): Ativa o modo de clique duplo, conforme descrito no Capítulo 2. 3. Dê um clique na guia Modo de exibição; serão exibidas diversas opções, conforme indicado na Figura 3.19. Nesta guia faremos duas alterações básicas. Se a opção “Ocultar extensões de tipos de arquivos conhecidos” estiver marcada, desmarque-a. Se esta opção estiver marcada, o Windows não exibe as extensões dos arquivos. Por exemplo, um arquivo com o nome memorando.doc é exibido apenas como memorando.
4. Se a opção “Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (recomendado)” estiver marcada, desmarque-a. O Windows XP emite uma mensagem avisando que é aconselhável que esta opção esteja marcada e pergunta se você realmente deseja desmarcá-la. Dê um clique em Sim para confirmar a alteração. Na guia Tipos de arquivo nós temos a associação dos tipos de arquivos (de acordo com a extensão), com os respectivos programas. Por exemplo, todo arquivo .doc é associado com o Word; isto significa que ao darmos um clique duplo em um arquivo .doc, o Word será aberto e o arquivo será carregado. Você não deve fazer alterações nesta guia, a não ser que você tenha conhecimentos avançados do Windows. A guia Arquivos off-line somente está disponível somente no Windows XP Professional e é utilizada para que os usuários possam utilizar arquivos da rede, mesmo quando não estão conectados à rede. O Windows XP faz uma cópia local dos arquivos (off-line) e quando o usuário volta a se conectar na rede, é feita uma sincronização entre as alterações feitas localmente e os arquivos originais no servidor. O uso de arquivos off-line é especialmente recomendado para quem utiliza notebooks. 5. Dê um clique no botão OK para aplicar as alterações efetuadas (caso você tenha feito alguma alteração). 6. Você deve ter voltado a janela que exibe a pasta-raiz do disco rígido ( C:\). Caso ela esteja minimizada, restaure-a. Se você fez as configurações propostas, notará a seguinte mudança:
|
|||
« Lição anterior | Δ Página principal | ¤ Capítulos | Próxima lição » |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI