[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 03 : Cap03_19
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 072 - Capítulo 03 - Adicionando, removendo e gerenciando o hardware do computador

Hardware é qualquer equipamento ou placa que faz parte do seu computador. Por exemplo, uma placa de som, um Modem para acessar a Internet via linha telefônica, uma placa para captura de vídeo, etc.

Todo hardware fabricado atualmente segue um padrão chamado “Plug and Play”. Este padrão torna extremamente simples a instalação de novos componentes de hardware. Basta instalá-los fisicamente, e, ao ligar o computador, o Windows XP reconhece a presença do novo equipamento e instala o driver necessário para que ele funcione. O Padrão Plug and Play está presente a partir do Windows 95, e também existe no Windows 98, Windows 2000 (Professional e Server) e no Windows Server 2003.

Porém podem existir situações em que você tenha que instalar um hardware mais antigo, o qual não está dentro do padrão Plug and Play, ou também pode acontecer de um dispositivo Plug and Play não ser reconhecido automaticamente. Nestas situações podemos utilizar a opção “Adicionar hardware” no Painel de controle. Com esta opção podemos fazer com que o Windows XP detecte o novo hardware instalado, ou caso não seja detectado, podemos fazer com que o driver necessário seja carregado a partir de um disquete ou CD-ROM.

Além disso, caso um dispositivo de hardware tenha sido retirado do computador, porém o respectivo driver não foi desinstalado, podemos remover o driver que não é mais necessário utilizando a opção “Adicionar ou remover hardware”.

Nunca é demais ressaltar que a instalação e configuração de novos dispositivos de hardware envolve conhecimentos avançados, e por isso é recomendado que sempre que você precisar instalar um novo dispositivo, você entre em contato com um técnico especializado. A instalação de maneira incorreta de drivers ou dispositivos de hardware pode fazer com que todo o Windows XP deixe de funcionar corretamente, sendo que, em situações mais graves, pode ser necessária a reinstalação do sistema.

Todo dispositivo de hardware precisa de um ou mais programas o qual permite que  o Windows XP comunique-se com o dispositivo e vice-versa. O Programa ou conjunto de programas que faz a comunicação do Sistema Operacional com um dispositivo de hardware é conhecido como Driver do dispositivo. Por exemplo, ao conectar uma nova impressora no seu computador, você precisa instalar o driver da impressora, antes que os seus programas possam imprimir corretamente; ao instalar uma nova placa de rede, você precisa instalar o driver da placa de rede e assim por diante. O CD de instalação já vem com o Driver para milhares (é isto mesmo: milhares) de dispositivos de hardware diferentes. Quando você instala um dispositivo de hardware, para o qual o driver está no CD de instalação, o processo é bastante simples. Você desliga o computador e instala o dispositivo de hardware. Ao ligar o computador, o Windows XP reconhece o dispositivo e já carrega, a partir do CD de instalação do Windows XP, o driver adequado. A única coisa de diferente que você vê, logo após ter feito o logon, é uma janelinha com uma mensagem de que um novo Hardware foi encontrado e o respectivo driver está sendo instalado. Pode acontecer de ser aberta uma janela solicitando que você coloque o CD de instalação do Windows XP no drive de CD, para que possam ser copiados os arquivos necessários. Também podemos ter situações em que o driver para o hardware que está sendo instalado não está no CD de instalação do Windows XP. Porém, todo o dispositivo de hardware vem com um disquete ou CD-ROM, no qual estão disponíveis os drivers do dispositivo, para as várias versões do Windows. Nestas situações, após ter reconhecido o dispositivo de hardware, o Windows XP solicita que seja fornecido o caminho onde estão os arquivos de instalação do driver do dispositivo. Agora é só informar se os arquivos estão no disquete ou no CD-ROM. A janela solicitando o caminho dos arquivos é indicada na Figura 3.28.


Figura 3.28
Informando a localização dos arquivos de instalação do driver.

Você pode utilizar o botão Procurar, para informar a pasta onde estão os arquivos de instalação do driver do dispositivo que está sendo instalado.

Exemplo: Neste exemplo vamos abrir a opção “Adicionar hardware”, porém não iremos instalar nenhum novo equipamento, mas apenas iremos descrever algumas das opções disponíveis.

1.    Abra o Painel de controle: Iniciar -> Painel de controle.

2.    Certifique-se de que o modo de exibição tradicional esteja sendo utilizado e não o modo de exibição por categorias.

3.    Dê um clique duplo na opção Adicionar hardware. Irá surgir a tela inicial do assistente de hardware, conforme indicado na Figura 3.29.


Figura 3.29
A tela inicial do assistente de hardware.

4.    Dê um clique no botão Avançar, para ir para a próxima etapa. O Windows XP pode demorar algum tempo, pois nesta etapa ele irá procurar por novos dispositivos de hardware que tenham sido instalados porém ainda não foram configurados. Surge uma tela com duas opções.

  • Sim, já conectei um item de hardware: Utilize esta opção se o dispositivo de hardware já está instalado fisicamente no computador, porém não foi detectado automaticamente pelo Windows XP. Se você marcar esta opção, ao clicar no botão Avançar, será exibida uma lista com todos os dispositivos de hardware instalados no computador. Você pode marcar um dos dispositivos e clicar no botão Avançar para tentar solucionar problemas com dispositivos que não estão funcionando.
  • Não, ainda não adicionei o item de hardware: Se você marcar nesta opção e clicar no botão Avançar, o Windows XP informa que não é possível continuar com o assistente de hardware, e que você deve desligar o computador, instalar o item de hardware e ligar novamente o computador, conforme indicado na Figura 3.30.


Figura 3.30 O assistente de hardware informa que você precisa desligar o computador, instalar o novo dispositivo e ligar o computador novamente.

5.    Como não vamos instalar nenhum novo dispositivo neste momento, clique no botão Cancelar, para fechar o Assistente de hardware.

Quando você instala um dispositivo Plug and Play, o Windows configura automaticamente o dispositivo para que funcione de forma adequada com os outros dispositivos instalados no computador. Como parte desse processo de configuração, o Windows atribui um conjunto exclusivo de recursos do sistema ao dispositivo que você está instalando. Esses recursos podem incluir uma ou mais destas opções:

  • Números de linha de solicitação de interrupção (IRQ).
  • Canais de acesso direto à memória (DMA).
  • Endereços de portas de entrada/saída (E/S).
  • Intervalos de endereços de memória.

Cada recurso atribuído ao dispositivo que está sendo instalado deve ser exclusivo, caso contrário haverá um conflito e o dispositivo não funcionará de forma adequada. Por exemplo, se o novo dispositivo que está sendo instalado, tentar usar a mesma IRQ em uso por um dos dispositivos de hardware já instalados, ocorrerá um conflito de IRQ. Nesta situação, um dos dois dispositivos deixará de funcionar, uma vez que não é possível a dois dispositivos de hardware usarem, simultaneamente, um mesmo recursos do sistema, no caso, a mesma IRQ. Nos dispositivos Plug and Play, o Windows assegura automaticamente que esses recursos sejam configurados de forma adequada.

Ocasionalmente, dois dispositivos exigem os mesmos recursos, resultando em um conflito de dispositivos. Se isso ocorrer, você poderá alterar as configurações dos recursos manualmente para assegurar que cada configuração seja exclusiva. No entanto, alguns recursos podem ser compartilhados, como interrupções em dispositivos PCI, dependendo dos drivers e do computador.

Quando você instala um dispositivo que não seja Plug and Play, os recursos do dispositivo não são configurados automaticamente. Dependendo do tipo de dispositivo que você está instalando, talvez seja preciso fazer essas configurações manualmente. O manual que acompanha o dispositivo deve fornecer as instruções correspondentes.

Geralmente, você não deve alterar as configurações dos recursos manualmente, porque quando isso ocorre, as configurações se tornam fixas e o Windows tem menos flexibilidade ao alocar recursos para outros dispositivos. Se muitos recursos se tornem fixos, talvez o Windows não consiga instalar novos dispositivos Plug and Play.

Você pode configurar manualmente os dispositivos usando o Gerenciador de dispositivos, o qual será o assunto do próximo tópico.

Nota: A alteração incorreta das configurações do recurso pode desativar o hardware e fazer com que o computador não funcione direito ou se torne inoperante. As configurações dos recursos só devem ser alteradas se você tiver certeza de que as novas configurações não entrarão em conflito com outro hardware ou se um fabricante de hardware tiver fornecido a você configurações de recursos específicas para um dispositivo.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI