[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 04 : Cap04_25
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 106 - Capítulo 04 - Configurando uma Conta de E-mail

O primeiro passo para utilizar o Outlook Express é fornecer informações sobre a conta de e-mail que será utilizada. Pode ser uma conta tradicional, disponível a partir de um servidor de correio eletrônico na Internet ou uma conta do Hotmail. Neste tópico aprenderemos a configurar os dois tipos de contas. Veremos como fazer estas configurações através de dois exemplos práticos.

Exemplo 1: Configurando uma conta de correio tradicional.

Para este exemplo utilizarei os dados da minha conta de e-mail: caruncho@juliobattisti.com.br. Esta conta está armazenada no servidor pop.juliobattisti.com.br. Ao configurar uma conta de e-mail você deve ter estas informações em mãos, além da senha de acesso à conta. Estas informações são fornecidas pelo Provedor de Internet, quando você cadastra uma conta de e-mail.

1.       Inicialize o Outlook Express: Iniciar -> Outlook Express.

2.       Se for exibido um assistente de configuração, Feche-o. Será exibida a tela inicial do Outlook indicada na Figura 4.21.


Figura 4.21
A tela inicial do Outlook Express.

3.       Para configurar uma conta de e-mail utilize o comando: Ferramentas -> Contas.

4.       Será exibida a janela Contas da Internet. Dê um clique na guia E-mail. A lista de contas deve estar vazia, a não ser que você já tenha configurado alguma conta anteriormente.

Somente é possível configurar uma conta tradicional no Outlook Express. Podemos ter várias contas do Hotmail configuradas. Para ter acesso a várias contas de e-mail em servidores de e-mail que não do tipo Hotmail, temos que criar diferentes Identidades. Aprenderemos a trabalhar com Identidades mais adiante.

5.       Dê um clique no botão Adicionar e na lista de opções que é exibida selecione Email. Será inicializado o Assistente para conexão com a Internet.

6.       Na primeira etapa do assistente é solicitado o Nome para exibição. Este é o nome com o qual a conta será exibida no Outlook Express. Digite um nome no campo Nome para exibição e clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente.

7.       Na próxima etapa do assistente você tem que digitar o endereço de e-mail. Digite o seu endereço de e-mail. Para a conta que estou utilizando como exemplo, vou digitar caruncho@juliobattisti.com.br.

8.       Dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente.

Nesta etapa são solicitados os nomes do servidor POP e do servidor SMTP. POP e SMTP são protocolos para envio (SMTP) e recebimento (POP3) de mensagens através da Internet. O nome destes servidores deve ser fornecido quando você criou a sua conta de e-mail com o Provedor ou com outro serviço de e-mail qualquer.

9.    Digite o nome do servidor POP e do servidor SMTP. Para a conta que estou utilizando como exemplo, os respectivos servidores (que para o exemplo são os mesmos) estão indicados na Figura 4.22.


Figura 4.22
Informando o nome dos servidores POP e SMTP.

10.  Dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente.

Nesta etapa é solicitado o nome do usuário e a senha. Estas informações são definidas quando você cadastra a sua conta de e-mail com o Provedor ou com outro serviço de e-mail qualquer. Digite as informações solicitadas. Se você marcar a opção Lembrar senha, o Outlook Express não irá solicitar a senha toda vez que você acessar o servidor para ler as suas mensagens.

11.  Dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente.

12.  Chegamos na etapa final do Assistente. Agora é só clicar no botão Concluir e pronto, se todas as informações foram fornecidas corretamente, temos uma conta de e-mail configurada e pronta para ser utilizada.

13.  Ao clicar no botão Concluir o assistente é encerrado e você estará de volta à janela Contas na Internet. Observe que a conta recém-criada já aparece na lista de contas. Dê um clique no botão Fechar, para voltar ao Outlook.

14.  Para testar se a conta foi configurada com sucesso, você pode dar um clique no botão Enviar/receber. O Outlook Express conecta com o servidor de correio eletrônico e, caso existam novas mensagens, estas serão exibidas na pasta Caixa de entrada, conforme indicado na Figura 4.23.


Figura 4.23
Novas mensagens para o usuário caruncho@juliobattisti.com.br.

Observe que existe uma nova mensagem para o usuário. Esta mensagem é exibida com o título em Negrito, na pasta Caixa de entrada, conforme indicado na Figura 4.23. Com isso concluímos a configuração de uma conta de correio tradicional, também conhecida como uma conta POP3, que é o protocolo utilizado pelo cliente para acessar as mensagens que estão no servidor. Existem outros protocolos, tais como o IMAP, mas o POP3 ainda se mantém como o protocolo mais utilizado, principalmente devido a sua padronização e simplicidade.

Agora vamos aprender a acessar uma conta do Hotmail (www.hotmail.com), utilizando o Outlook Express. O Hotmail foi inicialmente criado por um programador Indiano que morava nos Estados Unidos. A idéia era oferecer e-mail gratuito, para acesso através da Internet, utilizando simplesmente o Navegador. O sucesso foi tão grande que chamou a atenção da Microsoft, que acabou comprando o Hotmail. Com a compra da Hotmail pela Microsoft, não é de surpreender a integração do Outlook Express com o Hotmail.

Ao adicionarmos uma conta do Hotmail, a conta anteriormente adicionada será mantida e, para a conta do Hotmail, será criado mais um conjunto de pastas: Caixa de entrada, Caixa de saída, Itens Enviados, Itens Excluídos e assim por diante. Este conjunto de pastas será exibido abaixo do primeiro conjunto de pastas, criado anteriormente. Podemos adicionar múltiplas contas do Hotmail. Para cada conta do Hotmail será criado um conjunto de pastas separado.

Vamos fazer um exemplo prático, no qual acessarei, através do Outlook Express, a minha conta de correio no Hotmail: batisti@hotmail.com. Se você não tiver uma conta do Hotmail pode ignorar este exemplo.

Exemplo 2: Acessando uma conta de correio do Hotmail.

1.       Abra o Outlook Express.

2.       Selecione o comando Ferramentas -> Contas.

3.       Dê um clique na guia E-mail. Observe que a conta de e-mail adicionada no Exemplo 1 já aparece na lista de contas.

4.       Dê um clique no botão Adicionar e na lista de opções que é exibida selecione E-mail.

5.       Será inicializado o Assistente para conexão com a Internet.

6.       Na primeira etapa do assistente é solicitado o Nome para exibição. Este é o nome com o qual a conta será exibida no Outlook Express. Digite um nome no campo Nome para exibição e clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente.

7.       Na próxima etapa do assistente você tem que digitar o endereço de e-mail. Digite o seu endereço de e-mail. Para a conta que estou utilizando como exemplo, vou digitar batisti@hotmail.com.

8.       Dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente.

Pelo endereço (@hotmail.com) o Outlook Express detecta que é uma conta do Hotmail e preenche as informações sobre protocolo e servidor, automaticamente, conforme indicado na Figura 4.24.


Figura 4.24
Configurações detectadas automaticamente pelo Outlook Express.

9        Dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente.

10.    Nesta etapa são solicitados o nome da conta e a senha. O nome da conta é o próprio endereço do Hotmail; na conta de exemplo que estou utilizando é batisti@hotmail.com. Digite o nome da conta e a senha. Se você marcar a opção Lembrar senha, a senha não será solicitada toda vez que o Outlook acessar o servidor para ler e enviar mensagens.

11.    Dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente.

12.    Chegamos na etapa final do Assistente. Agora é só clicar no botão Concluir e pronto, se todas as informações foram fornecidas corretamente, temos uma conta de e-mail configurada e pronta para ser utilizada.

13.    Ao clicar no botão Concluir o assistente é encerrado e você estará de volta à janela Contas na Internet. Observe que a conta recém-criada já aparece na lista de contas. Dê um clique no botão Fechar, para voltar ao Outlook.

14.    Será aberta uma janela perguntando se você deseja fazer o download das pastas para a conta que acabou de ser adicionada. Dê um clique no botão Sim para iniciar o download das pastas.

Surge uma janela indicando o progresso do download. Ao final do processo esta janela é fechada e você está de volta ao Outlook com a nova conta já adicionada, conforme indicado na Figura 4.25.


Figura 4.25
Conta do Hotmail recém-adicionada.

15.    Mantenha o Outlook Express para acompanhar os próximos tópicos.

Para os demais exemplos deste capítulo sempre vou utilizar a conta padrão e não a conta do Hotmail, embora a maneira de utilizar qualquer conta, independente do tipo, no Outlook Express, seja a mesma.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI