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WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


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Lição 115 - Capítulo 04 - Opções de Configurações

Nós temos muitas opções que podem ser configuradas com o Outlook Express. Por exemplo, podemos definir se deve ser deixada uma cópia das mensagens no servidor de e-mail, se a pasta Itens excluídos deve ser “esvaziada” ao fechar o Outlook e assim por diante.

Algumas configurações afetam todas as contas configuradas no Outlook e outras são individuais para cada conta configurada.

Para acessar as configurações que afetam o Outlook como um todo, utilize o comando Ferramentas -> Opções. Será exibida a janela Opções, indicada na Figura 4.31.


Figura 4.31
A guia Geral da janela Opções.

A guia Geral é dividida em três grupos de opções. Geral, Enviar/receber mensagens e Programas de e-mail padrão.

No grupo Geral da guia Geral, nós temos as seguintes opções:

Na inicialização, ir direto para a ‘Caixa de entrada’: Especifica se o conteúdo da caixa de entrada é exibido quando você abre o Outlook Express.

  • Avisar se houver algum grupo de notícias novo: Define se deve ser verificado se há novos grupos de notícias e se deve ser feito o download de seus nomes quando você acessa um servidor de grupo de notícias. Se você desmarcar essa caixa de seleção, você ainda poderá verificar se há novos grupos de notícias, clicando no menu Ferramentas e, em seguida, clicando em Grupos de notícias.
  • Exibir automaticamente as pastas com mensagens não lidas: Especifica se devem ser exibidas automaticamente as pastas de e-mail e de grupos de notícias que contêm mensagens não lidas.
  • Fazer logon no Windows Messenger automaticamente: Especifica se deve ser feito o logon no Messenger Service quando o Outlook Express for iniciado.

No grupo Enviar/receber mensagens da guia Geral, nós temos as seguintes opções:

  • Tocar um som quando uma mensagem nova chegar: Especifica se o computador deve tocar um som quando chegam novas mensagens. Se desmarcar esta caixa de seleção, você não ouvirá nenhum som, mas a barra de status e a lista de mensagens do Outlook Express exibirão um ícone indicando que há mensagens não lidas. Este ícone é a figura de um pequeno envelope ao lado do relógio, na Barra de tarefas.
  • Enviar e receber mensagens na inicialização: Especifica se as mensagens devem ser enviadas e recebidas em todas as contas quando o Outlook Express for iniciado.
  • Verificar se há novas mensagens a cada: O padrão é a cada 30 minutos. Especifica se deve ser verificado, automaticamente, se há novas mensagens no servidor de e-mail no intervalo de minutos especificado. Também envia, ao mesmo tempo, todas as mensagens que estiverem na Caixa de saída. Se você desmarcar essa caixa de seleção, só será possível verificar se há novas mensagens clicando no menu Ferramentas e, em seguida, clicando em Enviar e receber ou clicando diretamente no botão Enviar/receber, na barra de ferramentas do Outlook Express.
  • Se o computador não estiver conectado: Especifica a forma como você deseja enviar e receber e-mail se não estiver conectado à Internet. Você pode trabalhar offline, continuar desconectado ou tentar estabelecer uma nova conexão. Se você optar por trabalhar offline, ao enviar um e-mail este será copiado para a pasta Caixa de saída. Quando uma conexão for estabelecida, todos os itens da Caixa de saída serão enviados.

No grupo Programa de e-mail padrão nós temos as seguintes opções:

  • Este aplicativo é o manipulador padrão de correio: Especifica se o Outlook Express deve ser usado sempre que você clicar em um link de e-mail em uma página da Web para enviar uma mensagem de e-mail ou escolher o comando E-mail em seu navegador da Web. Se houver outro programa de e-mail instalado no seu computador, pode ser que este programa esteja configurado como padrão para a manipulação de e-mail. Se este for o caso, o botão Tornar padrão estará habilitado. Para tornar o Outlook o manipulador padrão de e-mail, neste caso, basta clicar no botão Tornar padrão.
  • Este aplicativo é o manipulador padrão de notícias: Especifica se o Outlook Express deve ser usado sempre que você clica em um link em uma página da Web para ir para um grupo de notícias ou quando escolhe o comando Notícias no navegador da Web. Se o Outlook não for o manipulador padrão de notícias, o seu navegador não usará o Outlook Express e você deverá instalar um outro leitor de notícias para exibir grupos de notícias no seu navegador. Se este for o caso, o botão Tornar padrão estará habilitado. Para tornar o Outlook o manipulador padrão de notícias, neste caso, basta clicar no botão Tornar padrão.

Dê um clique na guia Leitura. Esta guia define configurações que afetam a maneira como são tratadas as mensagens já lidas. A guia Leitura é dividida em três grupos de opções: Leitura de mensagens, Notícias e Fontes, conforme indicado na Figura 4.32.


Figura 4.32
A guia Leitura da janela Opções.

No grupo Leitura de mensagens da guia Leitura, nós temos as seguintes opções:

  • Marcar mensagens como lida após ser exibida por: O padrão é 5 segundos. Esta opção especifica se uma mensagem deve ser marcada como lida depois que você a visualiza pelo número de segundos indicado. Se você desmarcar esta caixa de seleção, as mensagens não serão marcadas como lidas, a menos que você abra a mensagem em uma janela de mensagem ou pressione a combinação de teclas Ctrl+Q enquanto a mensagem estiver selecionada, na lista de mensagens.
  • Expandir automaticamente as mensagens agrupadas: Especifica se os segmentos e todas as respostas na lista de mensagens devem ser exibidos quando você abre um grupo de notícias. Se você desmarcar essa caixa de seleção, apenas a mensagem original será exibida.
  • Download automático de mensagens ao utilizar o painel de visualização: Especifica se o corpo de uma mensagem deve ser exibido no painel de visualização sempre que o cabeçalho for selecionado na lista de mensagens. Se desmarcar essa caixa de seleção, você poderá exibir o corpo da mensagem, selecionando o cabeçalho e, em seguida, pressionando a Barra de espaços. O painel de visualização permite que você exiba o conteúdo da mensagem sem abrir a mensagem em outra janela. Para visualizar uma mensagem, clique uma vez no seu título. Para abri-la na sua própria janela, clique duas vezes no seu título. O Painel de visualização é exibido por padrão, logo abaixo da lista de mensagens. Ao clicar em uma mensagem da lista de mensagens, o conteúdo da mensagem é exibido no Painel de visualização.
  • Mostrar dicas de ferramentas na lista de mensagens para itens recortados: Especifica se devem ser mostradas dicas de ferramentas na lista de mensagens quando um item é cortado por outra coluna.
  • Realçar mensagens observadas: Especifica a cor com a qual você deseja realçar as mensagens observadas.

No grupo Notícias de mensagens da guia Leitura, nós temos as seguintes opções:

  • Obter x cabeçalhos por vez: O padrão é 300. Especifica se deve ser feito o download do número escolhido de mensagens ao exibir um grupo de notícias ou o download de todas as mensagens do grupo.
  • Marcar todas as mensagens como lidas ao sair de um grupo de notícias: Especifica se todas as mensagens devem ser marcadas como lidas quando você sai de um grupo de notícias. Se desmarcar essa caixa de seleção, você ainda poderá marcar mensagens individuais como lidas.

No grupo Fontes de mensagens da guia Leitura, nós temos as seguintes opções:

  • Botão Fontes: Abre uma janela para que você possa definir o tipo de fonte e o tamanho do texto das mensagens de entrada.
  • Botão Configurações Internacionais: Clique para examinar a lista de substituições de conjuntos de caracteres usada anteriormente para as mensagens de entrada. Sempre que alterar um conjunto de caracteres de uma mensagem, usando o botão Idioma, na barra de ferramentas, você poderá adicioná-lo a essa lista. Desta forma, toda mensagem recebida com o mesmo conjunto de caracteres é reformatada automaticamente com o conjunto de caracteres especificado, conforme o idioma definido para a mensagem.

Dê um clique na guia Confirmações. Esta guia tem opções para definir como será feita a confirmação de leitura das mensagens que você recebe. Quando alguém envia uma mensagem, pode configurar para que seja enviada uma confirmação de leitura. Quando você abre a mensagem, uma mensagem é enviada, automaticamente, para o remetente da mensagem, confirmando que você abriu a mensagem. A guia Confirmações é dividida em três grupos de opções. Solicitando confirmação de leitura, Retornando confirmação de leitura e Confirmações de segurança, conforme indicado na Figura 4.33.


Figura 4.33
A guia Confirmações da janela Opções.

No grupo Solicitando confirmação de leitura, da guia Confirmações, nós temos a seguinte opção:

  • Solicitar confirmação de leitura para todas as mensagens enviadas: Especifica se é enviada uma solicitação de confirmação de leitura para todas as mensagens que você enviar. Os destinatários da mensagem podem escolher entre enviar ou não as confirmações de leitura. Se o destinatário da mensagem concordar em enviar uma confirmação de leitura, ela será enviada quando a mensagem for aberta.

No grupo Retornando confirmação de leitura, da guia Confirmações, nós temos as seguintes opções:

  • Nunca enviar confirmação de leitura: Especifica que o Outlook Express não enviará uma confirmação de leitura para as mensagens recebidas e que solicitem confirmação de leitura.
  • Avisar a cada solicitação de confirmação de leitura: Especifica que o Outlook Express avisará sempre que for solicitada uma confirmação de leitura. Você pode escolher entre enviar ou não uma confirmação quando receber o aviso.
  • Sempre enviar confirmação de leitura: Especifica que o Outlook Express enviará uma confirmação de leitura, automaticamente, quando for solicitada uma sem solicitar a confirmação do usuário.

No grupo Confirmações de segurança, da guia Confirmações, nós temos a seguinte opção:

  • Botão Confirmações de segurança: Clique para especificar opções para a solicitação e o envio de confirmações de segurança. Somente as mensagens assinadas digitalmente podem conter solicitações de confirmações de segurança.

Dê um clique na guia Envio. Esta guia tem opções para definir a maneira como o Outlook envia mensagens. A guia Envio é dividida em três grupos de opções: Envio, Formato para envio de mensagens e Formato para envio de notícias, conforme indicado na Figura 4.34.


Figura 4.34
A guia Envio da janela Opções.

No grupo Envio, da guia Envio, nós temos as seguintes opções:

  • Salvar cópias das mensagens enviadas na pasta ‘Itens enviados’: Especifica se você deseja salvar cópias das mensagens enviadas na pasta Itens enviados. Se desmarcar essa caixa de seleção, você ainda poderá salvar uma cópia de uma mensagem, incluindo-se na linha Para, Cc ou Cco da mensagem; com isso o Outlook Express envia a mensagem para o destinatário e uma cópia para você mesmo.
  • Enviar mensagens imediatamente: Especifica se o Outlook Express deve encaminhar imediatamente ao servidor de e-mail todas as mensagens que você enviar. Se essa caixa de seleção for desmarcada, as mensagens que forem enviadas serão colocadas na sua Caixa de saída e não serão enviadas até que você clique no botão Enviar/receber, na barra de ferramentas.
  • Incluir automaticamente no catálogo os destinatários das respostas: Especifica se, quando você responde ao e-mail, os nomes e os endereços de e-mail dos destinatários são adicionados ao catálogo de endereços. Aprenderemos a utilizar o catálogo de endereços mais adiante.
  • Completar endereços de e-mail automaticamente ao redigir: Especifica se os endereços de e-mail incompletos devem ser determinados automaticamente enquanto você redige uma mensagem.
  • Incluir a mensagem na resposta: Especifica se o texto da mensagem original deve ser incluído quando você responde a uma mensagem. É possível editar ou recortar qualquer parte do texto. Se você desmarcar essa caixa de seleção, o corpo da sua mensagem conterá apenas o texto que você digitar ou colar. Eu recomendo manter esta opção sempre marcada, para preservar o histórico das mensagens.
  • Responder às mensagens no formato em que elas foram enviadas: Especifica se as respostas às mensagens usam o formato da mensagem (texto sem formatação ou HTML). Esta configuração substitui as outras configurações de formatação de texto, como negrito ou itálico.
  • Botão Configurações internacionais: Clique para especificar as configurações de formato para a codificação da mensagem, o comprimento da linha da mensagem e o formato da resposta.

No grupo Formato para envio de mensagens, da guia Envio, nós temos as seguintes opções:

  • HTML: Especifica se as mensagens devem ser enviadas no formato HTML. Com isso podemos incluir figuras e links nas mensagens. O botão Configurações de HTML é utilizado para especificar o formato de codificação da mensagem, o formato de resposta da mensagem e se devem ser enviadas figuras com a mensagem.
  • Texto sem formatação: Especifica se as mensagens devem ser enviadas como texto sem formatação, ou seja, texto puro.

No grupo Formato para envio de notícias, da guia Envio, nós temos as seguintes opções:

  • HTML: Especifica se as notícias devem ser enviadas no formato HTML. Com isso podemos incluir figuras e links nas notícias. O botão Configurações de HTML é utilizado para especificar o formato de codificação da mensagem, o formato de resposta da mensagem e se devem ser enviadas figuras com a mensagem.
  • Texto sem formatação: Especifica se as notícias devem ser enviadas como texto sem formatação, isto é, texto puro.

Dê um clique na guia Redação. Esta guia tem opções para definir as configurações padrão em relação a fonte e papel de fundo (conhecido como papel da carta) para a criação de novas mensagens. A guia Redação é dividida em três grupos de opções: Fonte para redação, Papel de carta e Cartões de visita, conforme indicado na Figura 4.35.


Figura 4.35
A guia Redação da janela Opções.

No grupo Fonte para redação, podemos definir a fonte padrão para novas mensagens de email e de notícias. Por padrão é utilizada a fonte Arial com tamanho 9.

No grupo Papel de carta podemos definir um padrão como segundo plano para novas mensagens de e-mail ou de notícias. Por padrão nenhum papel de carta é definido. Por exemplo, para definir um papel de carta para as novas mensagens de e-mail, marque a opção E-mail e dê um clique no botão Selecionar. Será exibida a janela Selecionar papel de carta. Nesta janela você pode selecionar um dos papéis de carta que são disponibilizados pelo Outlook, conforme indicado na Figura 4.36. Após selecionar o papel desejado dê um clique no botão OK para aplicá-lo.


Figura 4.36
Selecionando um papel de carta.

No grupo Cartões de visita você pode definir se as informações pessoais tais como Nome, Endereço, E-mail, etc. serão incluídas com a mensagem. Estas informações são obtidas a partir da guia Resumo, das informações do usuário, no catálogo de endereços. Mais adiante aprenderemos a utilizar o catálogo de endereços.

Dê um clique na guia Assinaturas. Uma assinatura é um texto que é, automaticamente, inserido no final de cada mensagem. Pode ser um texto como o do seguinte exemplo:

Atenciosamente,

Júlio Battisti
www.juliobattisti.com.br
Gerente de Rede e Profissional Certificado Microsoft.
MCP, MCP+I, MCSE, MCSE+I, MCSD, MCDBA e MVP

Para definir uma assinatura dê um clique no botão Nova e digite o texto para a assinatura, conforme indicado na Figura 4.37.


Figura 4.37
Definindo uma assinatura para as mensagens de e-mail.

Dê um clique na guia Verificar ortografia. Esta guia tem opções para definir como será feita a verificação ortográfica nas mensagens, antes de enviá-las. A guia Verificar ortografia é dividida em três grupos de opções: Configurações, Ao verificar a ortografia, sempre ignorar e Idioma, conforme indicado na Figura 4.38.


Figura 4.38
A guia Verificar ortografia, da janela Opções.

No grupo Configurações da guia Verificar ortografia, nós temos as seguintes opções:

  • Sempre verificar a ortografia antes do envio: Especifica que o Outlook Express deve verificar a ortografia nas mensagens que você envia e oferecer a opção de alterar, ignorar ou corrigir todas as palavras incorretas.
  • Sugerir substituições para palavras incorretas: Especifica se devem ser sugeridas grafias para as palavras incorretas encontradas durante uma verificação ortográfica. Se você desmarcar essa caixa de seleção, o Outlook Express exibe as palavras incorretas, mas não sugere as grafias corretas.

No grupo Ao verificar ortografia, sempre ignorar, da guia Verificar ortografia, nós temos as seguintes opções:

  • Palavras em MAIÚSCULAS: Especifica se as palavras em letras maiúsculas devem ser ignoradas. Isso é útil quando o texto que você está enviando contém código de programação de computador, que está freqüentemente em letras maiúsculas e usa combinações de caracteres que não formam palavras identificáveis. Se você desmarcar essa caixa de seleção, o Outlook Express verificará a ortografia das palavras com letras maiúsculas.
  • Palavras com números: Especifica se as palavras que contêm números devem ser ignoradas. Se você desmarcar essa caixa de seleção, o Outlook Express verificará a ortografia das palavras que contêm números.
  • Texto original em uma resposta ou encaminhamento: Especifica se as palavras incorretas no texto original incluído em uma resposta ou encaminhamento devem ser ignoradas. Se você desmarcar essa caixa de seleção, o Outlook Express verificará a ortografia do texto original, além do seu próprio texto.
  • Endereços na Internet: Especifica que os endereços Internet são ignorados quando o Outlook Express verifica a ortografia.

No grupo Idioma, da guia Verificar ortografia, nós temos as seguintes opções:

  • Uma lista para selecionar o Idioma a ser utilizado pelo Outlook.
  • Botão Dicionário personalizado. Este botão é utilizado para fazer com que o Outlook utilize outros dicionários, além do dicionário padrão. Por exemplo, existem dicionários personalizados para as áreas jurídica, técnica, etc.

Na guia Segurança temos opções relacionadas com a Proteção contra vírus, a utilização de Certificados digitais, assinatura e criptografia de mensagens. Por exemplo, podemos marcar a opção “Não permitir que sejam salvos nem abertos anexos que possam conter vírus”, para adicionar uma proteção extra contra mensagens suspeitas. Na Figura 4.39 são exibidas as diversas opções da guia Segurança.


Figura 4.39
A guia Segurança da janela Opções.

Dê um clique na guia Conexão. O Outlook Express compartilha com o Internet Explorer as configurações de conexão com a Internet. Nesta guia você pode clicar no botão Alterar, para acessar as configurações de Conexão, as mesmas que foram vistas para o Internet Explorer, no início deste capítulo.

Nesta guia você também tem as seguintes opções:

  • Avisar antes de alternar as conexões dial-up: Especifica que, se você tiver mais de uma conexão de rede ou dial-up, o Outlook Express exibirá uma mensagem permitindo que você cancele uma conexão que não esteja funcionando.
  • Desligar após enviar e receber mensagens: Especifica que o Outlook Express se desconecte da Internet depois que você clicar no botão Enviar/receber na barra de ferramentas ou fizer o download de grupos de notícias para leitura offline.

Dê um clique na guia Manutenção. Esta guia tem uma série de opções que afetam a maneira como as mensagens são tratadas, além de opções para gerar um log (registro) dos comandos enviados e recebidos para o servidor de e-mail. A guia Manutenção é dividida em dois grupos de opções: Limpando mensagens e Solução de problemas, conforme indicado na Figura 4.40.


Figura 4.40
A guia Manutenção da janela Opções.

No grupo Limpando mensagens, da guia Manutenção, nós temos as seguintes opções:

  • Esvaziar a pasta ‘Itens excluídos” ao sair: Especifica se o Outlook Express deve excluir permanentemente as mensagens da pasta Itens excluídos quando você encerra o Outlook Express. Se você desmarcar essa caixa de seleção, as mensagens excluídas permanecerão na pasta Itens excluídos até que você abra essa pasta, selecione as mensagens e as exclua manualmente.
  • Eliminar mensagens excluídas ao sair de pastas IMAP: Especifica que o Outlook Express vai limpar todas as mensagens IMAP marcadas para exclusão quando você sair da pasta IMAP.
  • Compactar mensagens em segundo plano: Especifica que o Outlook Express vai compactar suas mensagens em segundo plano para que você possa continuar a usá-lo.
  • Excluir corpos de mensagens lidas em grupos de notícias: Especifica se o Outlook Express deve excluir todas as mensagens lidas dos grupos de notícias armazenadas no computador quando você encerrar o Outlook Express.
  • Excluir novas mensagens ‘x’ dias após o download: O padrão é 5 dias. Especifica se o Outlook Express deve excluir do computador todas as mensagens de grupos de notícias que estão no computador há mais tempo do que o número de dias especificado.
  • Compactar mensagens quando ‘x’ por cento do espaço for perdido: Especifica que o Outlook Express deve compactar os arquivos de armazenamento no computador quando a quantidade de espaço desperdiçado ultrapassar a porcentagem especificada. O padrão é 20%.
  • Botão Limpar agora: Clique para compactar, excluir ou remover as mensagens armazenadas no computador.
  • Botão Pasta de armazenamento: Clique para alterar o local de armazenamento de e-mail pessoal. Dificilmente você terá necessidade de alterar a pasta onde são gravadas as pastas e mensagens do Outlook. É importante você identificar onde são armazenadas as mensagens, para fazer, periodicamente, uma cópia de segurança desta pasta.

No grupo Solução de problemas, da guia Manutenção, nós temos as seguintes opções:

  • E-mail: Especifica se todos os comandos enviados para e a partir do servidor de e-mail são salvos em um arquivo de log. O arquivo de log é útil na solução de problemas. Estes arquivos de log são utilizados por técnicos especializados, para identificar problemas que estão impedindo o Outlook de funcionar corretamente.
  • Notícias: Especifica se todos os comandos enviados para e a partir do servidor de notícias são salvos em um arquivo de log. O arquivo de log é útil na solução de problemas.
  • IMAP: Especifica se todos os comandos enviados para e a partir do servidor de e-mail IMAP são salvos em um arquivo de log. O arquivo de log é útil na solução de problemas.
  • HTTP: Especifica se todos os comandos enviados para e a partir do servidor de e-mail HTTP são salvos em um arquivo de log. O arquivo de log é útil na solução de problemas.

Após ter definido as configurações desejadas dê um clique no botão OK para aplicar as configurações que foram definidas.

Conforme descrito anteriormente, existem configurações que são individuais, para cada conta configurada no Outlook. Para acessar as configurações individuais de uma determinada conta, utilize o seguinte comando: Ferramentas -> Contas. Será exibida a janela Contas da Internet. Dê um clique na guia E-mail. Clique na conta a ser configurada e dê um clique no botão Propriedades. Será exibida a janela Propriedades de ‘Nome da conta’, conforme indicado na Figura 4.41.


Figura 4.41
A janela Propriedades de ‘nome da conta’.

Na guia Geral você define as seguintes opções:

  • Um nome para a conta. Este nome é definido no único campo do grupo Conta de e-mail.

No grupo Informações sobre o usuário, temos as seguintes opções:

  • Nome: Especifica o nome amigável associado ao seu endereço de e-mail. Quando você envia mensagens, esse nome aparece na caixa De das mensagens enviadas.
  • Organização: O nome da sua empresa ou um nome que identifica a sua área de atuação.
  • Email: Especifica o endereço de e-mail que as pessoas devem usar quando enviarem e-mail para você nesta conta. O endereço de e-mail deve estar no formato nome@empresa — por exemplo, webmaster@juliobattisti.com.br
  • Endereço para resposta: Especifica que você deseja que as respostas às suas mensagens de saída sejam enviadas para um endereço de e-mail diferente, que você pode digitar aqui.

Por exemplo, você pode enviar mensagens através de uma conta de e-mail – abc@abc.com.br – e especificar que deseja que as respostas sejam enviadas para xyz@abc.com.br. Se você não definir um endereço nessa opção, as respostas às suas mensagens de e-mail serão enviadas para a conta de e-mail de onde foram enviadas.

  • Incluir essa conta ao receber ou sincronizar e-mails: Especifica se esta conta deve ser incluída quando você verifica se há novas mensagens e envia mensagens de saída.

Na guia Servidores estão as informações sobre o servidor de correio, o nome do usuário e a senha. Somente utilizamos esta guia se houver alguma mudança no nome do servidor ou da senha, o que não é muito comum.

Na guia Conexão você pode definir uma conexão específica a ser utilizada por esta conta. Ao clicar no botão Configurações você terá acesso às propriedades da configuração selecionada.

Na guia Segurança você pode definir informações sobre o uso de um Certificado Digital e de criptografia para as mensagens de email.

Na guia Avançado, indicada na Figura 4.42, temos uma miscelânia de opções, descritas a seguir.


Figura 4.42
Configurações avançadas para a conta de e-mail.

  • Emails de saída (SMTP): Por padrão tem o valor de 25. Especifica o número da porta à qual você se conecta no servidor de e-mail de saída (SMTP). Geralmente, o número dessa porta é 25. Este número é padronizado. Cada serviço da Internet tem um número de porta específico, definido por padrões internacionais.
  • Este servidor requer uma conexão segura (SSL): Especifica se o protocolo de segurança (SSL) deve ser usado durante a conexão com este servidor.

O administrador ou o provedor de serviços de Internet para o servidor indicará se existe o requisito de SSL. Vale tanto para SMTP quanto para POP3.

  • Emails de entrada (POP3): Por padrão utiliza a porta 110. Especifica o número da porta à qual você se conecta no servidor de e-mail de entrada. Esse número de porta geralmente é 110 para servidores POP3 e 143 para servidores IMAP.
  • Tempos limite do servidor: Especifica quanto tempo deve-se esperar por uma resposta do servidor até que a tentativa de enviar ou receber e-mail seja interrompida. Se você tiver uma conexão rápida com o seu servidor, mova o controle deslizante para Curto. Se você tiver uma conexão lenta ou um servidor estiver ocupado, mova o controle deslizante para Longo para que o servidor tenha tempo suficiente para responder.
  • Quebrar mensagens maiores do que ‘x’ Kbytes: Especifica que mensagens grandes devem ser quebradas, de forma que cada parte seja menor do que o tamanho de arquivo indicado. Alguns servidores mais antigos não podem manipular mensagens com mais de 64 quilobytes (KB). Quebrando grandes mensagens em mensagens menores, você garante que as mensagens sejam transmitidas e recebidas corretamente, mesmo para servidores mais antigos.
  • Deixar uma cópia das mensagens no servidor: Especifica se uma cópia de todas as mensagens recebidas deve ser armazenada no servidor. Se o provedor de serviços de Internet não permitir que você salve mensagens no servidor, será exibida uma caixa de diálogo informando-o sobre esta limitação. Se você desmarcar essa caixa de seleção, as mensagens recebidas serão excluídas do seu servidor após ter sido feito o download das mensagens para a Caixa de entrada, no seu computador. As mensagens de saída não são salvas no servidor, mas serão salvas no computador se você tiver especificado essa configuração no seu programa de e-mail.
  • Remover do servidor após ‘x’ dias: Especifica se as mensagens de e-mail deixadas no servidor devem ser excluídas após o número de dias indicado. Alguns provedores de serviços de Internet limitam o número de mensagens que podem ser armazenadas no servidor ou não permitem que você salve mensagens no servidor. Se você desmarcar esta caixa de seleção, o servidor poderá remover automaticamente as mensagens após um determinado período de tempo ou quando o limite for excedido.
  • Remover do servidor ao excluir de ‘Itens excluídos’: Especifica que uma mensagem deve ser excluída do servidor quando você a exclui da pasta Itens excluídos no computador. Alguns provedores de serviços de Internet limitam o número de mensagens que podem ser armazenadas no servidor ou não permitem que você salve mensagens no servidor.

Após ter definido as configurações desejadas dê um clique no botão OK para aplicar as configurações que foram definidas para a respectiva conta. Você estará de volta à janela Contas na Internet. Dê um clique no botão Fechar para voltar ao Outlook Express.

Com isso abordamos as diversas configurações disponíveis no Outlook Express, quer sejam configurações que afetam o Outlook Express como um todo, quer sejam as configurações para cada conta individual.


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