NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 05 : Cap05_13
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti

Lição 147 - Capítulo 05 - Copiando músicas para o seu computador

Você pode copiar músicas do CD para uma pasta no seu computador. Uma vez copiadas as músicas, você poderá executá-las diretamente do disco rígido, sem que o CD esteja no drive. Para copiar músicas do CD para o disco rígido, usamos a opção “Copiar de CD”, que aparece na barra de opções, no lado esquerdo da janela do Windows Media Player. Nesta barra temos as seguintes opções: Em execução, Guia de mídia, Copiar de CD, Biblioteca de mídia, Sintonizador de rádio, Copiar para e Seletor de capa.

Exemplo: Vamos aprender através de um exemplo a copiar as músicas de um CD para uma pasta do disco rígido e depois executá-las a partir do disco rígido.

1.    Insira um CD no drive.

O Windows XP detecta que é um CD de áudio e inicializa o Windows Media Player.

Se você não marcou a opção para sempre executar com o Windows Media Player, explicada anteriormente, será exibida a janela Áudio CD, perguntando o que você deseja fazer. Marque a opção “Executar CD de áudio usando Windows Media Player” e dê um clique no botão OK.

2.    Nas opções do lado esquerdo da janela, dê um clique na opção Copiar de CD.

3.    Será exibida uma listagem com o nome de todas as músicas (caso você esteja conectado a Internet, caso contrário será exibido Faixa 01, Faixa 02 e assim por diante) e uma caixa de seleção ao lado de cada faixa. Marque as faixas que você deseja copiar para o disco rígido, conforme indicado na Figura 5.13.


Figura 5.13
Selecionando as faixas a serem copiadas.

Por padrão as músicas são copiadas para dentro da pasta Minhas músicas: Iniciar -> Minhas músicas. Esta pasta é personalizada para cada usuário que faz o logon, ou seja, cada usuário tem a sua própria pasta Minhas músicas. Por exemplo, para o usuário jsilva a pasta Minhas músicas fica no seguinte caminho: C\Documents and Settings\jsilva\Meus documentos\Minhas músicas; já para o usuário paulo, a pasta Minhas músicas fica no seguinte caminho: C\Documents and Settings\paulo\Meus documentos\Minhas músicas e assim por diante. Neste caso estou considerando que o Windows XP foi instalado no drive C:; caso você tenha instalado em outro Drive, substitua C: pela letra do drive que você está utilizando.

Ao copiar músicas, o Windows Media Player cria dentro da pasta Minhas músicas e uma pasta com o nome do artista e, dentro da pasta com o nome do artista, uma pasta com o nome do Álbum. Por exemplo, quando o usuário jsilva for copiar as músicas de um CD do Roberto Carlos, sendo que o título do CD é Amor, as músicas serão copiadas para a seguinte pasta: C\Documents and Settings\jsilva\Meus documentos\Minhas músicas\Roberto Carlos\Amor. Se o usuário jsilva copiar outro CD do Roberto Carlos, cujo título seja Caminhoneiro, as músicas serão gravadas na seguinte pasta: C\Documents and Settings\jsilva\Meus documentos\Minhas músicas\Roberto Carlos\Caminhoneiro e assim por diante.

Se você não quiser utilizar a pasta padrão Minhas músicas, você pode alterar a pasta onde são gravadas as músicas. Para alterar a pasta, após ter clicado na opção Copiar de CD, utilize o seguinte comando: Ferramentas -> Opções. Na janela que surge dê um clique na guia Copiar música e dê um clique no botão Alterar, indicado na Figura 5.14, para selecionar uma nova pasta onde serão copiadas as músicas. Mesmo que você altere a pasta padrão, o Windows Media Player continuará, dentro da nova pasta padrão que você definiu, criando uma pasta com o nome do artista e, dentro desta pasta, uma sub-pasta com o nome do Álbum.


Figura 5.14
Definindo a pasta onde serão gravadas as músicas.

4.    Para iniciar a cópia dê um clique no botão Copiar Música. Este botão aparece ao lado do nome do Artista e do Álbum. É um botão que parece uma bolinha cinza, com um pontinho vermelho.


Figura 5.15
Aviso informando sobre a proteção da cópia.

Ao iniciar a cópia poderá ser emitido um aviso sobre os direitos autorais, conforme exibido na Figura 5.15.

Observe que é informado que o Windows Media Player irá proteger os arquivos que estão sendo copiados para a pasta Minhas músicas, de tal maneira que não seja possível executá-las em outro computador que não aquele no qual elas foram originalmente copiadas. Observe que existe a opção de não proteger o conteúdo (marcando a opção Não proteger conteúdo), porém observe, logo abaixo desta opção, o aviso sobre as questões legais envolvidas. Esta proteção de arquivos é uma forma de conscientizar os usuários em relação à questão dos direitos autorais. Eu não arriscaria a dizer que serve como uma proteção, longe disso, pois sistemas muito mais seguros como a proteção de cópia dos DVD’s já foram violados, e portanto não existe proteção 100% segura. O importante é haver a conscientização por parte dos usuários em respeitar os direitos autorais.

5.    Se aparecer a janela de aviso dê um clique no botão OK para fechá-la. O Windows Media Player inicia a cópia dos arquivos. Os arquivos são copiados do CD, gravados na pasta Minhas músicas no formato .wma, que podemos traduzir por: Windows Média Áudio, que é um dos formatos reconhecidos pelo Windows Media Player. À medida que o Windows Media Player vai copiando os arquivos, vai sendo exibida, ao lado do nome da música, um barra com a progressão da cópia.

Ao finalizar a cópia de uma faixa, o Windows Media Player coloca a expressão “Copiado para a biblioteca”, ao lado da duração da música. A biblioteca é um conjunto de faixas de áudio e vídeo, às quais o Windows Media Player tem acesso. Por exemplo, quando temos arquivos de áudio no disco rígido, podemos adicioná-los à biblioteca. A partir do momento que um arquivo é adicionado à biblioteca, o Windows Media Player armazena uma referência a localização do arquivo. Para executar o arquivo, no Windows Media Player, basta chamá-lo a partir da Biblioteca, que o Windows Media Player se encarrega de localizar e executar o arquivo, ou seja, não precisamos nos preocupar em lembrar em que pasta está gravado o arquivo. O uso da biblioteca é uma maneira fácil de organizar os diversos arquivos de áudio e vídeo, facilitando desta maneira a execução destes. Mais adiante veremos como adicionar elementos à biblioteca e como excluir elementos da biblioteca.

Você pode parar o processo de cópia a qualquer instante, clicando no botão Parar cópia.

Ao final do processo de cópia todas as faixas são automaticamente desmarcadas. Agora as músicas estão gravadas no disco rígido. Logo em seguida aprenderemos a adicionar as músicas que foram copiadas, à biblioteca do Windows Media Player e executá-las a partir do disco rígido.

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI