[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 06 : 05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 159 - Capítulo 06 - Contas de Usuário - Definição

Vamos ver um pouco de teoria sobre contas de usuário.

Uma Conta de usuário é a identidade do usuário para o Windows XP; em outras palavras é a maneira que o Windows XP tem de identificar cada usuário, de identificar quem é o usuário logado e de criar um ambiente personalizado, diferenciado, para cada usuário do computador. A partir do momento em que é possível identificar o usuário que faz o logon, é possível manter um ambiente personalizado para o usuário, bem como um conjunto de permissões que definem o que o usuário pode e o que o usuário não pode fazer.

Se você está trabalhando em um computador isoladamente, ou em uma pequena rede onde não exista a definição de um domínio, com servidores rodando o Windows 2000 Server ou o Windows Server 2003, as contas de usuário que são criadas são gravadas no próprio computador. Com isso cada computador terá a sua lista de contas de usuário e respectivas senhas. Estas contas são chamadas de “contas locais de usuário”, do inglês: local user account. Uma conta local permite que o usuário faça o logon somente no computador em que a conta foi criada e que acesse somente recursos deste computador. Quando criamos uma conta local, esta é criada em uma base de dados chamada “base de dados local de segurança” (local security database). Ao fazer o logon, o Windows XP compara o nome do usuário e a senha fornecida, com os dados da base de segurança local. Se os valores fornecidos estiverem corretos, o logon é completado, mas caso contrário o logon é negado e uma mensagem de erro é emitida.

Já em redes de grande porte, baseadas em Servidores com o Windows 2000 Server ou no Windows Server 2003 (ou até mesmo o NT Server 4.0) é comum a criação de domínios. Em um domínio, existe uma única lista de contas de usuários e grupos e esta lista é compartilhada por todos os computadores que fazem parte do domínio. A lista de usuários é mantida nos servidores da rede. Quando um usuário faz o logon, utilizando uma conta do domínio, através da rede, o Windows verifica se o usuário forneceu um nome e senha que são válidos para o domínio. Em caso afirmativo o logon é liberado, e caso contrário o logon é negado. Uma conta de domínio é armazenada na base de segurança dos servidores do domínio, servidores estes conhecidos como DCs – Domain Controllers (Controladores de Domínio). Esta base é conhecida como SAM no NT Server 4.0 e como Active Directory no Windows 2000 Server e no Windows Server 2003.

Veja o Anexo para maiores detalhes sobre domínios, lista compartilhada de contas e recursos, Active Directory e redes baseadas no Windows 2000 Server ou no Windows Server 2003.

Neste tópico vamos aprender a criar e a manter contas que fazem parte do computador onde estas estão sendo criadas. Aprenderemos a criar contas, definir o tipo da conta, atribuir uma senha, renomear a conta, excluir a conta e adicioná-la a um ou mais grupos de usuários. Também aprenderemos a configurar as diversas propriedades de configuração de cada conta.

Para que você possa criar e administrar contas, você deve fazer o logon com uma conta com permissões de Administrador. Ao instalar o Windows XP (Home ou Professional) é criada, automaticamente, uma conta chamada Administrador. Durante o processo de instalação (explicado no Capítulo 1) você é solicitado a definir uma senha para a conta Administrador. Na parte final da instalação você pode criar mais algumas contas (até cinco contas). Toda a conta criada durante o processo de instalação tem as permissões de Administrador. Por padrão, a conta Administrador não é exibida na lista de contas, quando inicializamos o Windows XP. No Windows XP Professional é possível fazer o logon com a conta Administrador, apesar desta conta não ser exibida na lista de contas. Ao ser exibida a lista de contas, pressione Ctrl+Alt+Del duas vezes. Será aberta uma janela de logon solicitando o nome do usuário e senha para logon. Digite Administrador para o nome do usuário e a respectiva senha. Com este procedimento você consegue fazer o logon com a conta Administrador, apesar desta estar oculta.

Não é possível excluir a conta Administrador, porém podemos renomeá-la. É recomendado que você renomeie a conta Administrador. Se um usuário não autorizado quiser acessar o seu computador e você não tiver renomeado a conta Administrador, este usuário já tem metade da informação que ele precisa para acessar o computador, só faltando descobrir a senha. Já se você tiver renomeado a conta Administrador, as coisas ficarão mais difíceis para o nosso invasor, pois além da senha ele também terá que descobrir qual o novo nome para a conta Administrador.

Há dois tipos de conta de usuário disponíveis no seu computador: administrador do computador e limitada. Existe também uma conta de convidado (guest), que está disponível para os usuários que não possuem conta de usuário no computador. Toda conta do tipo administrador terá permissões sobre todos os recursos do computador. Já as contas do tipo limitada, como o próprio nome sugere, terão permissões limitadas no uso dos recursos do computador.

A conta de administrador do computador destina-se aos usuários que podem alterar o sistema do computador, instalar programas e acessar todos os arquivos no computador. Somente o usuário com uma conta de administrador do computador tem acesso completo às contas dos outros usuários no computador, conforme já havíamos descrito anteriormente.

O usuário Administrador tem as seguintes permissões:

  • Pode criar e excluir contas de usuário no computador.
  • Pode criar senhas de contas para as contas dos outros usuários no computador.
  • Pode alterar nomes, imagens, senhas e tipos de contas dos outros usuários.
  • Não pode alterar o tipo de sua própria conta para conta limitada, a menos que haja um outro usuário com uma conta de administrador no computador. Esse procedimento garante que haverá sempre um usuário, pelo menos, com uma conta de administrador do computador. Isso é feito para evitar a situação em que nenhuma das contas tivesse permissão de Administrador. Neste caso nenhum usuário teria permissão para instalar novos programas, configurar o Windows e alterar as contas de usuário.

Uma conta do tipo limitada destina-se aos usuários que não têm permissão para alterar a maioria das configurações do computador nem para excluir arquivos importantes. Um usuário com este tipo de conta tem as seguintes limitações:

  • Não pode instalar software ou hardware, mas pode acessar programas já instalados no computador.
  • Pode alterar a imagem de sua própria conta, além de criar, alterar ou excluir sua própria senha.
  • Não pode alterar o nome ou o tipo de sua própria conta. Um usuário com uma conta de administrador do computador deve fazer esses tipos de alteração.

É possível que alguns programas não funcionem corretamente para os usuários com contas limitadas. Se for esse o caso, altere, temporária ou permanentemente, o tipo de conta do usuário para administrador de conta.

Um bom exemplo em que pode ser útil a utilização de uma conta do tipo limitada é para um usuário que está aprendendo a utilizar o computador. Ao dispor de uma conta limitada, o usuário não terá permissão para executar operações (como por exemplo Formatar o disco rígido) que possam fazer com que o Windows XP deixe de funcionar e tenha que ser reinstalado.

Existe também uma conta de convidado, a qual destina-se aos usuários que não possuem conta de usuário no computador. Não há senha para a conta de convidado, de forma que o usuário pode fazer logon rapidamente para verificar se há e-mail ou navegar na Internet. Um usuário que tenha feito logon neste tipo de conta tem as seguintes limitações:

  • Não pode instalar software ou hardware, mas pode acessar programas já instalados no computador.
  • Não pode alterar o tipo de conta de convidado.
  • Pode alterar a imagem da conta de convidado.

Nos Windows NT , 2000 e 2003 Server também existe a conta convidado, cujo nome é guest. Por padrão a conta guest tem acesso bastante limitado aos recursos da rede.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI