[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 06 : 08
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 162 - Capítulo 06 - Criando contas de usuário no Windows XP

Existem duas opções para a criação e administração de contas de usuário:

  • A opção Contas de usuário, do Painel de controle.
  • O console Gerenciamento do computador que é acessado através da opção Ferramentas Administrativas, do Painel de controle.

Na prática teríamos uma terceira opção que seria criar um console personalizado e adicionar o snap-in para administração de contas de usuários e grupos, conforme exemplo que fizemos no início do capítulo, no tópico sobre o uso do MMC e snap-ins.

A opção Contas de usuário, do painel de controle, oferece uma interface mais “amigável”, orientada para tarefas. É ideal para usuários menos experientes, que estão começando a estudar e a “lidar” com contas de usuários e grupos.

Já os usuários mais experientes, com certeza, irão preferir o console Gerenciamento do computador ou criar os seus próprios consoles personalizados. Neste livro vou utilizar as duas interfaces, porém com maior ênfase no console Gerenciamento do computador. Também faremos alguns exercícios utilizando a opção Contas de usuário, para que você possa se familiarizar com a nova interface, orientada a tarefas. A principal vantagem do console Gerenciamento do computador é que ele nos oferece, fácil e rapidamente, acesso a todas as propriedades da conta do usuário, o que facilita a alteração destas propriedades.

Exemplo: Vamos criar três usuários e definir senhas, conforme indicado na Tabela 6.1. Criaremos os dois primeiros usuários utilizando o console Gerenciamento do computador e o último usuário, utilizando a opção Contas de usuário, do Painel de controle.

Tabela 6.1 Contas de usuários para o exemplo proposto.

Conta Senha Criar usando
jpedro senha123 Console Gerenciamento do computador.
mariax msenha24 Console Gerenciamento do computador.
pepexu xde2002 Opção Contas de usuário do Painel de Controle.

Conforme veremos, a criação de contas de usuário é um processo relativamente simples, sem maiores dificuldades.

Para criar as contas jpedro e mariax, utilizando o console Gerenciamento do computador, siga os passos indicados a seguir:

1.       Abra o Painel de controle: Iniciar -> Painel de controle.

2.       Se você estiver no modo de exibição por categoria, dê um clique na opção “Alternar para modo de exibição clássico”, que aparece no lado esquerdo da janela.

3.       Abra a opção Ferramentas administrativas. Serão exibidos vários consoles de administração do Windows XP.

4.       Dê um clique duplo na opção Gerenciamento do computador.

Será aberto o console Gerenciamento do computador. Com este console temos acesso a uma série de tarefas administrativas, dentre as quais está a opção Usuários e grupos locais, destacada na Figura 6.9, opção esta que nos dá acesso a todas as tarefas relacionadas com a criação, manutenção e administração de contas de usuários e grupos.


Figura 6.9
A opção Usuários e grupos locais.

5.       Dê um clique no sinal de + ao lado da opção Usuários e grupos locais. Observe que abaixo desta opção são exibidas as opções Usuários e Grupos.

6.       Dê um clique na opção Usuários para selecioná-la.

7.       Para criar um novo usuário utilize o comando Ação -> Novo usuário. Surge a janela Novo usuário para que você digite as informações sobre o novo usuário que está sendo criado.

Para criar um novo usuário você também pode clicar com o botão direito do mouse na opção Usuários e no menu que surge clicar na opção Novo usuário.

Na janela Novo usuário temos os seguintes campos a preencher:

  • Nome de usuário: Digite o nome de logon do usuário. Por exemplo: jsilva, Maria, etc.
  • Nome Completo: Digite o nome verdadeiro do usuário. Este nome é que será exibido na listagem de nomes quando o Windows XP é inicializado.
  • Descrição: Pode ser preenchido com a função, seção, cargo ou outra informação que identifica o usuário que está sendo criado.
  • Senha e Confirmar senha: Nestes campos você digita a senha que será utilizada pela conta que está sendo criada.
  • O usuário deve alterar a senha no próximo logon: Se você marcar esta opção, quando o usuário fizer o primeiro logon, será solicitado que ele troque a senha. Esta opção é utilizada quando todas as contas são criadas pelo Administrador. Ao criar a conta, a senha é digitada pelo Administrador, o qual fica conhecendo a senha do usuário. Ao marcar esta opção, estamos forçando o usuário a trocar a senha no próximo logon, de tal maneira que somente o próprio usuário saiba a senha da sua conta. Se esta opção estiver marcada, as opções “O usuário não pode alterar a senha” e “A senha nunca espira” estarão desabilitadas.
  • O usuário não pode alterar a senha: Especifica que o usuário não pode alterar a senha atribuída pelo Administrador. Em geral, ela é selecionada apenas para contas usadas por mais de uma pessoa, como a conta Convidado. Essa configuração não tem efeito sobre os membros do grupo interno Administradores, ou seja, membros deste grupo poderão trocar a senha, mesmo que esta opção esteja marcada.
  • A senha nunca espira: Especifica que a senha não expirará e substitui a configuração Duração máxima da senha. especificada nas diretivas de segurança local. Selecione esta opção ao atribuir serviços como o Replicador de pastas usando Serviços. Essa configuração substitui O usuário deve alterar a senha no próximo logon. No final deste capítulo falaremos mais sobre diretivas de segurança local.
  • Conta desativada: Especifica que a conta selecionada está desativada. A conta interna Administrador não pode ser desativada. Se uma conta estiver desativada, a conta não poderá ser usada para fazer o logon, até que a conta seja novamente ativada pelo Administrador.

8.    Vamos criar a conta jpedro. Para isso, na janela Novo usuário digite as informações indicadas na Figura 6.10.


Figura 6.10
Criando o usuário jpedro.

9.    Dê um clique no botão Criar e pronto, a conta jpedro será criada.

A janela Novo usuário continua aberta, com os campos em branco, para que você possa criar outro usuário.

10.  Vamos criar o usuário mariax. Para isso utilize as seguintes informações para preencher os campos da janela Novo usuário:

  • Nome de usuário: mariax
  • Nome completo: Maria Xuxa da Silva.
  • Descrição: Gerente de Vendas.
  • Senha: msenha24
  • Confirmar senha: msenha24
  • O usuário deve alterar a senha no próximo logon: Desmarcado.
  • O usuário não pode alterar a senha: Desmarcado.
  • A senha nunca expira: Marcado.
  • Conta desativada: Desmarcado.

11.  Após preencher as informações, dê um clique no botão Criar. O usuário mariax será criado.

12.  Dê um clique no botão Fechar.

13.  Você estará de volta ao Console Gerenciamento do computador. Observe que os usuários jpedro e mariax já foram criados, conforme indicado na Figura 6.11.


Figura 6.11
Usuários jpedro e mariax já criados.

14.  Feche o console Gerenciamento do computador.

Agora ainda falta criar o usuário pepexu, utilizando a opção Contas de usuário, do Painel de controle. Depois testaremos as contas recém-criadas, fazendo o logon com cada uma das contas que foram criadas.

Para criar as contas pepexu, utilizando a opção Contas de usuário, do Painel de controle, siga os passos indicados a seguir:

1.       Abra o Painel de controle: Iniciar -> Painel de controle.

2.       Abra a opção Contas de usuário. A janela Contas de usuário será aberta. Observe que os usuários José Pedro e Maria Xuxa da Silva já aparecem na listagem de usuários.

3.       Dê um clique na opção Criar uma nova conta.

4.       Será aberto um assistente para a criação da nova conta. Na primeira etapa é solicitado o nome completo do usuário. Este é o nome que será exibido na listagem de usuários, na inicialização do Windows XP. Digite: Pedro Pereira Xunaré e dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa.

5.      Na segunda etapa você deve escolher o tipo de conta: Administrador do computador ou limitado. Na Figura 6.12 temos as diferenças entre os dois tipos de contas.


Figura 6.12
Permissões para os diferentes tipos de contas.

6.    Marque a opção Limitado e dê um clique no botão Criar conta.

Observe que com a opção Contas de usuário, não temos acesso a uma série de opções, desde a definição da senha até opções como o nome de logon e assim por diante. Por isso que é preferível utilizar o console Gerenciamento do computador, utilizado anteriormente.

7.    A conta será criada e você estará de volta à janela Contas de usuário.

Observe que a conta “Pedro Pereira Xunaré” já aparece na lista de contas. Ao lado do nome da conta aparece Conta limitada. Você pode alterar a conta recém-criada. Veremos como fazer isso, utilizando a janela Contas de usuário.

8.    Dê um clique na opção Alterar uma conta.

9.    Será exibida a lista de contas do computador. Dê um clique na conta a ser alterada. No nosso exemplo clique na conta Pedro Pereira Xunaré. Serão exibidas opções para Alterar o nome, Criar uma senha, Alterar a imagem (altera a figura que aparece ao lado do nome da conta), Alterar o tipo de conta e Excluir a conta.

10.  Vamos definir uma senha para a conta Pedro Pereira Xunaré.

11.  Clique na opção Criar uma senha.

12.  Na janela que surge digite a senha duas vezes e uma dica para ajudar a lembrar da senha. Esta dica deve ser uma frase que somente faça sentido para o usuário, de tal forma que, através da frase, o usuário seja capaz de lembrar da senha, caso ele a tenha esquecido. Digite xde2002 para a senha e no campo de Dica de senha digite: O meu primeiro apelido que só a Pafúncia sabe.

13.  Dê um clique no botão Criar senha. Pronto, agora o usuário tem uma senha definida e deverá digitar esta senha, sempre que fizer o logon.

14.  Feche a janela Contas de usuário.

Agora vamos fazer alguns testes com as contas recém-criadas. Vamos fazer o logon com as contas criadas e fazer alguns testes.

Nos demais exemplos práticos deste capítulo, utilizarei sempre o console Gerenciamento do computador, pois este fornece muito mais opções e facilidades na criação e administração de contas de usuários e grupos.

Para testar o logon com as contas recém-criadas, siga os passos indicados a seguir:

1.    Feche todos os programas que você tiver aberto.

2.    Faça o logoff: Iniciar -> Fazer logoff.

3.    Na janela Fazer logoff, dê um clique na opção Fazer logoff. Lembre que a opção Trocar usuário é utilizada para permitir que mais de um usuário esteja logado, ao mesmo tempo. O Windows XP mantém uma área de trabalho personalizada para cada usuário. Através da opção Trocar usuário, podemos alternar entre os usuários logados. Utilizaremos esta opção mais adiante.

Será apresentada a lista de Usuários cadastrados no computador. Observe que é exibido o nome completo do usuário, conforme indicado na Figura 6.13. Os três usuários criados anteriormente são exibidos nesta lista.


Figura 6.13
Lista com o nome completo dos usuários.

4.    Dê um clique no usuário José Pedro. Será solicitada a senha deste usuário. Digite senha123, que foi a senha cadastrada para este usuário e pressione Enter.

5.       Surge uma janela avisando que o usuário José Pedro deve trocar a senha. Esta mensagem é exibida porque, ao criar a conta do usuário José Pedro, marcamos a opção “O usuário deve trocar a senha no próximo logon”. Dê um clique no botão OK para fechar o aviso de troca de senha.

6.       Será exibida uma janela onde você deve digitar a nova senha no campo Nova senha e confirmá-la no campo Confirmar nova senha. Digite groza567 nestes dois campos e dê um clique no botão OK.

7.    Será exibida uma janela avisando que a senha foi alterada com sucesso. Dê um clique no botão OK para fechar esta janela.

O Windows XP faz o logon e cria um ambiente personalizado para o usuário José Pedro (jpedro). Este ambiente personalizado é mantido através de uma estrutura de pastas e sub-pastas. Esta estrutura é criada na pasta Documents and Settings, do drive onde está instalado o Windows XP. Para manter o ambiente personalizado de cada usuário, é criada uma pasta com o nome do usuário; no nosso exemplo foi criada a pasta jpedro, dentro da pasta Documents and Settings. Dentro da pasta jpedro, o Windows XP cria uma série de sub-pastas, nas quais serão mantidas as configurações para o usuário jpedro, conforme indicado na Figura 6.14.


Figura 6.14
Pastas e sub-pastas para o usuário jpedro.

O usuário jpedro foi criado como sendo uma conta do tipo Administrador do computador, e portanto ele poderá instalar programas, instalar hardware, configurar o sistema, enfim, tem todas as permissões possíveis. Você pode testar se estas permissões estão funcionando, tentando instalar um novo programa ou um novo dispositivo de hardware. Com certeza você conseguirá, pois a conta jpedro tem permissões de Administrador.

Agora vamos fazer o logoff do usuário jpedro e fazer o logon com a conta de usuário Pedro Pereira Xunaré, a qual é do tipo Conta limitada, ou seja, não tem permissões para realizar uma série de ações que somente as contas com permissão de Administrador pede. Faremos o logon e tentaremos realizar uma ação não permitida para a conta Pedro Pereira Xunaré.

Vamos observar o comportamento do Windows XP.

8.    Faça o logoff da conta José Pedro: Iniciar -> Fazer logoff -> Fazer logoff.

9.    Será exibida a listagem de usuários. Faça o logon com a conta do usuário Pedro Pereira Xunaré. Dê um clique nesta conta. Será solicitada a senha. Digite: xde2002 e pressione Enter.

Será feito o logon com a conta Pedro Pereira Xunaré, a qual é do tipo Acesso Limitado. O primeiro logon com a conta de um usuário demora um pouco mais do que o normal, pois o Windows XP tem que criar a estrutura de pastas e sub-pastas, necessária à manutenção de um ambiente personalizado para o usuário. Vamos tentar realizar uma operação não permitida para esta conta.

10.  Abra o Painel de controle.

11.  Abra a opção Adicionar ou remover programas.

12.  Dê um clique na guia Adicionar/remover componentes do Windows. Você receberá a mensagem de Acesso negado, indicada na Figura 6.15.


Figura 6.15
Acesso negado a uma conta do tipo Limitada.

O usuário Pedro Pereira Xunaré recebe esta mensagem, porque a sua conta é do tipo Limitada e, portanto, ele não tem permissão para Adicionar ou remover componentes do Windows XP. Somente contas do tipo Administrador do computador tem estas permissões.

13.  Dê um clique em OK para fechar a mensagem de acesso negado.

14.  Faça o logoff.

Com este exemplo podemos constatar, na prática, as diferentes permissões associadas com os diferentes tipos de contas. A seguir aprenderemos a configurar a maneira como o logon é feito no Windows XP. Veremos que existem duas maneiras diferentes de se fazer o logon.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI