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WINDOWS XP - CURSO COMPLETO Autor: Júlio Battisti |
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Lição 168 - Capítulo 06 - Propriedades da Conta de Usuário | |||
Para acessar as propriedades de uma conta de usuário, faça o seguinte: 1. Acesse a opção Usuários e grupos locais do console Gerenciamento do computador. 2. Dê um clique na opção Usuários. Será exibida uma lista com a relação de todas as contas de usuários cadastradas. 3. Dê um clique duplo na conta de usuário para exibir suas propriedades. Na guia Geral, indicada na Figura 6.18, temos as mesmas opções que são exibidas quando da criação da conta do usuário. A única opção diferente é: Conta bloqueada. Figura 6.18 Guia Geral das propriedades da conta do usuário. Por padrão, o usuário pode “errar” a senha inúmeras vezes que a sua conta não será bloqueada. Esta não é uma boa configuração para ambientes que necessitam de um elevado grau de segurança, pois se não uma pessoa poderá ficar tentando, indefinidamente, adivinhar a senha do usuário. Podemos configurar, por exemplo, que se forem feitas três tentativas de logon, com a senha incorreta, dentro do período de uma hora, a conta será bloqueada. Depois que uma conta é bloqueada, somente um usuário Administrador pode desbloqueá-la. Enquanto a conta estiver bloqueada não será possível fazer o logon com esta conta. 4. Dê um clique na guia Membro de. Nesta guia estão listados os grupos dos quais o usuário é membro. Aprenderemos a utilizar esta guia, no tópico sobre Grupos, mais adiante neste capítulo. 5. Dê um clique na guia Perfil. Esta guia, indicada na Figura 6.19, tem uma série de opções que definem o ambiente de trabalho do usuário, quando ele faz o logon. A seguir vamos descrever estas opções.
Para ativar um perfil de usuário móvel ou obrigatório para a conta de usuário selecionada, digite um caminho de rede nesse espaço no formato \\nome do servidor\nome da pasta de perfis\nome do usuário. Por exemplo, \\servidor025\perfisdeusuarios\jsilva
O script de logon é um arquivo de comandos que fica gravado em um servidor de logon ou no próprio computador. Normalmente utilizamos arquivos com a extensão .bat ou .cmd. Nestes arquivos cada comando é colocado em uma linha e executado seqüencialmente, toda vez que o usuário fizer o logon. Por exemplo, podem ser colocados comandos para montar um drive de rede, para acessar uma impressora compartilhada e assim por diante. É mais comum o uso de scripts de logon em redes empresariais, com servidores baseados em Windows 2000 Server ou no Windows Server 2003, com o Active Directory instalado (para uma descrição completa dos elementos que compõem uma rede baseada no Active Directory, consulte o Anexo, no final deste livro). Quando o usuário faz o logon na estação de trabalho com o Windows XP, o script de logon é executado a partir do servidor da rede que está autenticando o usuário. Neste campo colocamos o caminho completo para o script de logon que está no servidor. Por exemplo, para armazenar o script de logon inicia.bat armazenado no servidor servidor010, em uma pasta compartilhada chamada Scripts de logon. Para acessar este scritp, nós utilizamos o seguinte caminho: \\servidor010\Scripts de logon\inicia.bat
Para um administrador, as pastas-base e Meus documentos facilitam o backup de arquivos de usuários e o gerenciamento de contas de usuário ao juntar muitos ou todos os arquivos de um usuário em um local. No Windows NT 4.0 e 3.x, uma pasta-base atribuída se torna a pasta padrão de um usuário para as caixas de diálogo Abrir e Salvar como de programas tais como o Word, Excel, PowerPoint, para as sessões de prompt de comando e para todos os programas sem uma pasta de trabalho definida. A pasta-base atribuída pode ser uma pasta local no computador de um usuário ou uma pasta compartilhada na rede, e pode ser atribuída a um ou mais usuários. No Windows 2000 e no Windows XP, a pasta Meus documentos é uma alternativa para as pastas-base, mas não as substitui. Quando um usuário tenta salvar ou abrir um arquivo, a maior parte dos programas determina se a pasta base ou Meus documentos será usada de uma destas duas formas. Alguns programas procuram primeiro na pasta-base os arquivos que coincidem com o tipo do arquivo que deve ser aberto ou salvo (por exemplo, *.doc ou *.txt). Se for encontrado algum arquivo com a extensão procurada, o programa abre a pasta-base e ignora Meus documentos. Se não for encontrado nenhum arquivo, o programa abre a pasta Meus documentos. Em outros programas, a pasta-base é ignorada, independentemente de ela conter ou não arquivos associados com o programa que está sendo utilizado. Quando o Windows 2000 ou o Windows XP for instalado por cima de uma versão do Windows NT, os programas que armazenaram documentos na pasta-base continuarão a abrir e a salvar documentos nelas. No entanto, se o programa for instalado após a instalação do Windows 2000 ou do Windows XP, ou se o programa nunca foi usado para criar um arquivo no Windows NT, o programa usará a pasta Meus documentos para abrir e salvar arquivos.
Conforme descrito anteriormente, as opções da guia Perfil definem uma série de características do ambiente de trabalho do usuário. Esta é uma maneira de manter um ambiente personalizado para cada usuário. Com isso encerramos o nosso estudo sobre contas de usuários. No próximo tópico vamos aprender sobre grupos de usuários. |
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