NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 07 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti

Lição 184 - Capítulo 07 - Restringindo o Acesso às Pastas Compartilhadas

Porém quando uma pasta é compartilhada, não significa que o seu conteúdo deva ser acessado por todos os usuários da rede. Podemos restringir quais usuários que terão acesso à pasta compartilhada, qual o nível de acesso de cada usuário e qual o número máximo de usuários que poderão acessar a pasta compartilhada simultaneamente, o que é feito através de Permissões de compartilhamento.

Com o uso de permissões, podemos definir quais os usuários que poderão acessar o conteúdo da pasta compartilhada. Para isso, é criada uma lista com o nome dos usuários e grupos que possuem permissão de acesso. Além disso é possível limitar o que os usuários com permissão de acesso podem fazer. Pode haver situações em que alguns usuários devem ter permissão apenas para ler o conteúdo da pasta compartilhada; pode haver outras situações em que alguns usuários devem ter permissão de leitura e escrita, enquanto outros devem ter permissões totais, tais como leitura, escrita e até exclusão de arquivos.

Na Figura 7.2, temos um exemplo, em que o grupo Gerentes possui permissões de Controle total, enquanto o grupo Usuários possui permissões apenas para leitura.


Figura 7.2
Grupos diferentes com permissões diferentes.

As permissões definem o que o usuário pode fazer com o conteúdo de uma pasta compartilhada, desde somente leitura, até um controle total sobre o conteúdo da pasta compartilhada. Porém as permissões de compartilhamento somente têm efeito se o acesso for feito pela rede. Se o usuário fizer o logon no computador onde está a pasta compartilhada e acessá-la localmente, através do drive C: (ou outro drive qualquer onde está a pasta compartilhada), as permissões de compartilhamento não serão verificadas e, portanto, não terão nenhum efeito.

<body nota>Permissões de compartilhamento não impedem o acesso ao conteúdo da pasta localmente, isto é, se um usuário fizer o logon no computador onde está a pasta compartilhada, o usuário terá acesso a todo o conteúdo da pasta, a menos que as Permissões NTFS estejam configuradas. Permissões NTFS são um assunto para daqui a pouco.

Ao criarmos um compartilhamento em uma pasta, por padrão o Windows XP atribui como permissão de compartilhamento “Controle total” para o grupo “Todos”, que, conforme o nome sugere, significa qualquer usuário com acesso ao computador, seja localmente, seja pela rede. Por isso ao criar um compartilhamento, já devemos configurar as permissões necessárias, a menos que estejamos compartilhando uma pasta de domínio público, onde todos os usuários possam ter Controle total sobre os arquivos e sub-pastas da pasta que está sendo compartilhada. Controle total significa que o usuário poderá ler, alterar e excluir arquivos, além de poder criar novos arquivos e pastas.

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI