NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 07 : 09
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti

Lição 190 - Capítulo 07 - Compartilhando pastas e configurando permissões de compartilhamento

Vamos fazer um exemplo prático, onde vamos criar uma estrutura de pastas, depois vamos compartilhar algumas pastas, definir permissões de acesso e, finalmente, acessar as pastas compartilhadas, a partir de outro computador ligado em rede. Para este exemplo prático, estou utilizando dois computadores ligados em rede, um com o nome de microxp01 e outro com o nome de microxp02, conforme ilustrado no diagrama da Figura 7.8.


Figura 7.8
Computadores ligados em rede, para o exemplo proposto.

Passo 1 – executado no computador microxp01: Criar a seguinte estrutura de pastas e sub-pastas indicadas na Figura 7.9, no disco rígido C:


Figura 7.9
Estrutura de pastas para o exemplo proposto.

Passo 2 – executado no computador microxp01: Compartilhar a pasta Documentos com as seguintes permissões de compartilhamento:

Grupo: Diretoria Permissão: Leitura e Escrita
Grupo: Vendas Permissão: Leitura e escrita
Grupo: Empresa Permissão: Leitura

1.       Abra o Windows Explorer.

2.       Localize a pasta Documentos.

3.    Clique com o botão direito do mouse na pasta Documentos e, no menu de opções que é exibido, dê um clique na opção Compartilhamento e segurança.

Deve ser exibida a janela Compartilhamento completa, com todas as opções, inclusive com o botão Permissões. Se o botão Permissões não estiver sendo exibido é porque o computador está configurado para exibir o modo de compartilhamento simplificado. Para informações sobre como desabilitar o modo de compartilhamento simplificado, consulte o tópico “Aviso importante para os usuários do Windows 2000 (Professional e Server)”, no início deste capítulo.

4.       Dê um clique na opção Compartilhar esta pasta.

5.       No campo Nome do compartilhamento digite: Documentos.

6.       No campo Comentário digite: Documentos no computador microxp01.

7.       Limite o número máximo de usuários conectados a 5, conforme indicado na Figura 7.10.


Figura 7.10
Janela para configuração do compartilhamento.

8.       Dê um clique no botão Permissões. Observe que por padrão é definida a permissão de compartilhamento Controle total, para o grupo Todos, conforme já descrito anteriormente.

9.       Dê um clique no botão Adicionar. Será exibida a janela Usuários ou grupos. Vamos definir permissões para os grupos Diretoria, Vendas e Empresa. Digite o nome dos grupos separados por ponto-e-vírgula, conforme indicado na Figura 7.11.


Figura 7.11
Adicionando os grupos que receberão permissões no compartilhamento.

10.     Dê um clique no botão OK. Você estará de volta à janela Permissões para Documentos. Observe que os grupos já estão na lista. Vamos remover o grupo Todos e depois configurar permissões solicitadas para os demais grupos.

11.     Dê um clique no grupo Todos e depois clique no botão Remover. O grupo é retirado da lista.

12.     Dê um clique no grupo Diretoria e marque as permissões Alteração e Leitura.

13.     Dê um clique no grupo Vendas e marque as permissões Alteração e Leitura.

14.     Dê um clique no grupo Empresa e marque somente a opção Leitura.

15.     Dê um clique no botão OK. Você estará de volta à janela de definição do compartilhamento.

16.     Dê um clique no botão OK e pronto, a pasta será compartilhada e as permissões de compartilhamento, definidas. Observe que, após ter compartilhado a pasta, a figura de uma pequena mão segurando a pasta é exibida juntamente com a pasta.

Uma questão importante: Com base nas permissões atribuídas aos grupos, quais as permissões efetivas dos usuários: user1, user2, user3, user4 e user5? Vamos analisar caso a caso:

  • user1: Pertence somente ao grupo Empresa, portanto somente herda a permissão de leitura. Este usuário, ao acessar a pasta compartilhada pela rede, terá permissão somente de leitura.
  • user2: Pertence aos grupos Diretoria e Empresa. Herdará as permissões dos dois grupos, que na soma resulta em Leitura e Escrita.
  • user3: Pertence aos grupos Vendas e Empresa. Herdará as permissões dos dois grupos, que na soma resulta em Leitura e Escrita, ou seja, o usuário vai acumulando as permissões de todos os grupos aos quais ele pertence.
  • user4: Pertence aos três grupos. Herdará as permissões dos três grupos, o que na soma dá Leitura e Escrita.
  • user5: Pertence aos grupos Vendas e Empresa. Herdará as permissões dos dois grupos, que na soma resulta em Leitura e Escrita.

Vamos fazer algumas perguntas para entender bem como funciona esta combinação de permissões?

1.    O que aconteceria se negássemos permissão de leitura para o grupo Empresa?

R:     Como todos os usuários pertencem ao grupo Empresa e negar tem precedência sobre permitir, ao negar Leitura para o grupo Empresa, estaremos negando Leitura para todos os usuários: user1, user2, user3, user4 e user5. Com esta configuração, ao tentar acessar a pasta compartilhada pela rede, o usuário iria receber uma mensagem de acesso negado.

2.       Se o usuário user2 fizer o logon no computador onde está a pasta compartilhada Documentos, qual a permissão efetiva de compartilhamento?

R:     De compartilhamento,  nenhuma. Lembre que as permissões de compartilhamento não têm efeito localmente, somente através da rede. Localmente somente tem efeito às permissões NTFS. Se o usuário user2 ou um grupo ao qual ele pertence tiver as permissões NTFS necessárias, ele poderá acessar a pasta Programas.

3.       Criei um compartilhamento chamado Documentos, no computador microxp01. Muito bem, qual o caminho que eu uso em outro computador da rede, para acessar este compartilhamento?

R:       \\microxp01\documentos

Passo 3 – executado no computador microxp01: Compartilhar a pasta Programas, com o nome de compartilhamento Programas, com um número máximo de 10 usuários simultâneos e com as seguintes permissões de compartilhamento:

Grupo: Diretoria Permissão: Negado Leitura
Grupo: Vendas Permissão: Leitura e escrita
Grupo: Empresa Permissão: Controle total

Com base no que foi descrito no Passo 2, compartilhe a pasta Programas e atribuía as permissões de compartilhamento solicitadas.

Vamos fazer algumas perguntas para entender bem como funciona esta combinação de permissões?

1.      Qual a permissão para o usuário user2, com base nas permissões atribuídas aos grupos Diretoria, Vendas e Empresa?

R:     Sempre começamos a análise verificando se existe a permissão Negado para algum grupo. No nosso caso existe: Negado Leitura para o grupo Diretoria. Como o usuário user2 pertence ao grupo Diretoria e negado tem precedência sobre qualquer outra permissão, o usuário user2 terá acesso negado ao compartilhamento documentos. O mesmo é válido para o usuário user4, o qual também pertence ao grupo Diretoria.

2.       Se o usuário user2 fizer o logon no computador onde está a pasta compartilhada Programas, ele terá acesso Negado à pasta Programas?

R:     Não, pois ao acessar localmente, as permissões de compartilhamento não têm efeito. Localmente somente têm efeito as permissões NTFS. Se o usuário user2 ou um grupo ao qual ele pertence tiver as permissões NTFS necessárias, ele poderá acessar a pasta Programas.

3.       Criei um compartilhamento chamado Programas, no computador microxp01. Muito bem, qual o caminho que eu uso em outro computador da rede, para acessar este compartilhamento?

R: \\microxp01\Programas

Muito bem, criamos os compartilhamentos e definimos as permissões de compartilhamento. Agora vamos no computador microxp02 acessar os compartilhamentos criados no computador microxp01.

Passo 4 – executado no computador microxp02: Fazer o logon como user1, no computador microxp02 e montar um drive M:, o qual acessa o compartilhamento Documentos que está no computador microxp01: \\microxp01\Documentos.

1.       Faça o logon como user1 no computador microxp02.

2.       Selecione o comando Iniciar -> Executar.

3.       No campo Abrir digite \\microxp01, conforme indicado na Figura 7.12 e dê um clique no botão OK.


Figura 7.12
Acessando os recursos compartilhados do computador microxp01.

Ao executar o comando \\microxp01, o Windows XP exibe uma janela com todos os recursos compartilhados no computador microxp01.

Se você quiser ocultar um compartilhamento, de tal maneira que ele não seja exibido na lista de recursos compartilhados quando usamos o comando \\nome_do_computador, basta finalizar o nome do compartilhamento com o caractere $. Por exemplo, se você criar um compartilhamento chamado Docs$, este será um compartilhamento oculto, o qual somente poderá ser acessado se utilizarmos o caminho completo: \\nome_do_computador\Docs$. Por padrão, o Windows XP cria alguns compartilhamentos ocultos para funções específicas do próprio Sistema Operacional. Estes compartilhamentos também têm permissões específicas. Por exemplo, é criado um compartilhamento C$, o qual dá acesso à pasta-raiz do disco rígido, porém somente usuários com conta de Administrador têm acesso a este compartilhamento.

4.       Observe que as pastas compartilhadas Documentos e Programas já são exibidas na janela que é aberta.

5.       Para associar um drive (no nosso exemplo M:), com uma pasta compartilhada, clique com o botão direito do mouse na pasta desejada. No nosso exemplo, clique com o botão direito do mouse na pasta Documentos.

6.       No menu que é exibido, dê um clique na opção Mapear unidade de rede. Será exibida uma janela para que você selecione a unidade que será associada com a pasta compartilhada e se você deseja refazer o mapeamento toda vez que o usuário atual (no nosso exemplo o usuário logado é o usuário user2) fizer o logon, conforme indicado na Figura 7.13.


Figura 7.13
Mapeando uma unidade de rede.

7.       Dê um clique no botão Concluir. O Windows XP abre uma janela onde são exibidas as sub-pastas de Documentos. Feche esta janela.

8.       Abra o Meu computador e observe: já deve ser exibido um drive de rede M:, conforme indicado na Figura 7.14.


Figura 7.14
O drive de rede M:

A partir deste momento, toda vez que acessarmos o drive M:, estaremos acessando, na prática, a pasta compartilhada Documentos, no computador \\microxp01. Observe que a utilização de drives mapeados (drives de rede) facilita bastante o acesso às pastas compartilhadas, pois serve como um atalho para estas pastas.

9.       Dê um clique duplo no drive M: para acessá-lo. Abra a pasta Memorandos.

10.     Vamos tentar criar um novo arquivo de texto. Clique com o botão direito do mouse na área em branco, na pasta Documentos. No menu que surge selecione o comando Novo -> Documento de texto. Você deve receber uma mensagem de acesso negado, conforme indicado na Figura 7.15.


Figura 7.15
Acesso negado para o usuário user1 criar um novo arquivo.

Por que você recebeu esta mensagem de acesso negado? Porque, conforme descrito anteriormente, o usuário user1 tem permissão de compartilhamento somente de Leitura. Com esta permissão ele não poderá criar e salvar novos arquivos na pasta Documentos e nas suas sub-pastas.

Quando não for mais necessário o acesso a um drive de rede, você pode desconectar este drive. Para desconectar um drive de rede, dê um clique com o botão direito do mouse no drive a ser desconectado. No menu que surge dê um clique na opção Desconectar. Se houver arquivos abertos no drive, surge uma janela de aviso. Dê um clique no botão Sim e o drive será desconectado. Se não houver arquivos abertos, no drive que está sendo desconectado, a mensagem de aviso não será exibida.

Passo 5 – executado no computador microxp02: Com base no que foi explicado no Passo 4, faça o logon como user1 e monte um drive N: associado com o compartilhamento \\microxp01\Programas. Tente criar um arquivo de texto dentro do compartilhamento programas. Você conseguirá?

R: Sim, pois a permissão efetiva do usuário user1 é Controle total. Com isso este usuário tem todas as permissões no compartilhamento Programas, inclusive para excluir todo o conteúdo da pasta Programas.

Muito bem, com isso encerramos o nosso estudo sobre Compartilhamentos, drives de rede e permissões de compartilhamento. Agora vamos aprender a usar o console Gerenciamento do computador, para gerenciar/administrar as pastas compartilhadas no computador.

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI