[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 07 : 11
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 192 - Capítulo 07 - Configurando as permissões NTFS - Exemplo prático

Neste tópico aprenderemos a atribuir permissões NTFS e testar o efeito prático destas permissões, tanto localmente quanto através da rede. Para que você possa acompanhar todos os exemplos propostos nesta lição, é necessário que você tenha acesso a mais um computador em rede, além do computador onde foi criada a pasta compartilhada Documentos, no exemplo sobre pastas compartilhadas. Para os exemplos propostos, continuaremos a considerar dois computadores ligados em rede microxp01 e microxp02, conforme ilustrado na Figura 7.8, anteriormente.

Nos exemplos, utilizarei o computador microxp01 como sendo o computador onde se encontra a pasta compartilhada Documentos e microxp02, o outro computador em rede. Caso os nomes dos computadores e do domínio que você está utilizando para acompanhar esta lição sejam diferentes, utilize-os no lugar dos nomes aqui descritos.

Exemplo prático: Atribuindo permissões NTFS.

Passo 1 – no computador microxp01: Atribuindo permissões NTFS para a pasta C:\Documentos:

1.       Efetue o logon como Administrador microxp01.

2.       Abra o Windows Explorer: Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Windows Explorer.

3.       Localize a unidade onde você criou a pasta Documentos, na lição anterior; abra a unidade e localize a pasta Documentos. No nosso exemplo é C:\Documentos.

4.       Dê um clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Documentos, e no menu de opções que surge dê um clique em Propriedades. Surge a janela “Propriedades de Documentos”, com a guia Geral selecionada por padrão.

5.       Dê um clique na guia Segurança, que é a guia que utilizaremos para configurar as permissões NTFS para a pasta Documentos. Surge a janela indicada na Figura 7.19.


Figura 7.19
A guia Segurança.

Se a guia Segurança não estiver sendo exibida é porque o computador está configurado para exibir o modo de compartilhamento simplificado. Para informações sobre como desabilitar o modo de compartilhamento simplificado, consulte o tópico “Aviso importante para os usuários do Windows 2000 (Professional e Server)”, no início deste capítulo.

Na lista de usuários com permissão, dê um clique no grupo Todos. Observe que as opções na coluna Permitir estão marcadas para o grupo Todos, porém se tentarmos alterá-las clicando com o mouse, nada acontece, é como se estas opções estivessem desabilitadas. Isso acontece, porque, quando criamos a pasta Documentos, ela “herdou” as permissões do objeto pai, que no caso é a pasta-raiz da unidade onde a pasta Documentos foi criada (C:\). Esse é o comportamento padrão do Windows XP, baseado no que já acontecia no Windows 2000.

Outro detalhe importante é que as permissões NTFS herdadas não podem ser alteradas, a menos que desativemos o mecanismo de herança.

6.       Para verificar se o mecanismo de herança está habilitado, dê um clique no botão Avançado. Será exibida a janela Configurações de segurança avançadas para Documentos. Nesta janela, se a opção “Herdar do pai as entradas de permissão aplicáveis a objetos filho. Incluí-las nas entradas explicitamente definidas aqui.” estiver marcada, o mecanismo de herança está habilitado, conforme destacado na Figura 7.20.


Figura 7.20
O mecanismo de herança de permissões.

Além das permissões herdadas, podemos adicionar permissões NTFS para usuários ou grupos. Permissões adicionadas desta maneira são conhecidas como “Permissões explícitas”, as quais podem ser alteradas a qualquer momento pelo Administrador do sistema, conforme a necessidade. Já as permissões herdadas não podem ser alteradas pelo Administrador.

7.       O Mecanismo de herança pode ser desativado. Para isso basta desmarcar a opção “Herdar do pai as entradas de permissão aplicáveis a objetos filho. Incluí-las nas entradas explicitamente definidas aqui.”. Ao fazer isso o Windows XP abre uma janela perguntando se você deseja Copiar as permissões herdadas – caso em que o Windows XP as transforma como se tivessem sido explicitamente definidas – ou se você deseja removê-las, caso em que todas as permissões herdadas serão removidas. Esta janela está indicada na Figura 7.21.


Figura 7.21
Desabilitando o mecanismo de herança para a pasta selecionada.

8.       Dê um clique no botão Remover, para remover todas as permissões.

9.       Você estará de volta à janela de Configurações de segurança avançadas. Dê um clique no botão OK para fechá-la.

10.     O Windows XP exibe uma janela com um aviso de que todos os usuários foram removidos da lista e somente o dono terá acesso aos arquivos/pastas. Dê um clique no botão Sim para fechar esta janela de aviso.

11.     Vamos adicionar permissão de Alteração para os usuários user1 e user2. Clique no botão Adicionar. Surge a janela Selecione usuário ou grupo.

12.     Digite o nome dos usuários, separando os nomes por ponto-e-vírgula. No nosso exemplo, digite: user1;user2. Sua janela deve ficar conforme a indicada na Figura 7.22, onde foram adicionados os usuários user1 e user2.


Figura 7.22
Adicionando os usuários user1 e user2.

Quando o número de usuários é grande, fica difícil de lembrar o nome de cada usuário. Nestas situações podemos fazer com que o Windows XP exiba uma listagem de usuários e/ou grupos, para que possamos selecionar um ou mais usuários e/ou grupos nesta listagem. Em primeiro lugar devemos definir que tipo de objetos desejamos que apareça na listagem: Segurança interna principal, grupos ou usuários. Para definir os tipos de objetos que devem aparecer na listagem, dê um clique no botão Tipos de objeto, da janela indicada na Figura 7.22. Será aberta a janela Tipos de objeto, onde podemos marcar os tipos de objetos que serão exibidos. Deixe marcadas apenas as opções Grupos e Usuários, conforme indicado na Figura 7.23. Dê um clique no botão OK.


Figura 7.23
A janela Tipos de objeto.

Você estará de volta à janela Selecione usuário ou grupo. Dê um clique no botão Avançado. Será exibida a janela Selecionar Usuário ou Grupo. Observe que no campo “Selecionar este tipo de objeto”, já vem preenchido o valor: Usuário ou Grupo. Para listar todos os usuários e grupos cadastrados, dê um clique no botão Localizar agora. Na parte de baixo da janela será exibida uma listagem com todos os usuários e grupos cadastrados. Dê um clique no usuário ou grupo para o qual você deseja atribuir permissões NTFS e dê um clique no botão OK. Você estará de volta à janela Selecione Usuário ou grupo. Se for necessário você pode utilizar as teclas Ctrl e Shift para selecionar vários usuários ou grupos de um só vez. Você estará de volta à janela Propriedades de Documentos e os usuários user1 e user2 já aparecem e os usuários selecionados já aparecem na lista. Por padrão são definidas as permissões Ler & Executar, Listar conteúdo da pasta e Leitura.

Além de adicionar os dois usuários, devemos configurar o nível de acesso das permissões NTFS para cada uma das contas.Vamos atribuir uma permissão NTFS de alteração para ambos.

13.     Dê um clique em user1 para marcá-lo. Na parte do meio da janela, onde tem Permissões, dê um clique na opção Modificar, da coluna Permitir. Observe que todas as outras opções abaixo de Modificar são automaticamente selecionadas, inclusive Gravar.

14.     Repita a operação para o usuário user2 com as mesmas permissões do usuário user1. Adicione o usuário user3 e negue todas as permissões para este usuário, isto é, para o usuário user3, marque todas as opções da coluna Negado.

15.     Use o botão Adicionar para incluir o usuário Administrador. Porém para o usuário Administrador, na coluna Permitir, marque a permissão Controle total. Sua janela deve estar conforme indicado pela Figura 7.24.


Figura 7.24
Permissões NTFS na pasta C:\Documentos.

16.     Dê um clique no botão OK, para fechar a janela Propriedades de Documentos. Agora a pasta Documentos possui permissões NTFS Modificar para os usuários user1 e user2 e permissão Controle total para o usuário Administrador. Vamos testar estas permissões, tanto através da rede, quanto localmente.

Passo 2 – no computador microxp02: Testando o funcionamento das permissões NTFS através da rede:

1.       Faça o logon no computador microxp02 com a conta de usuário user2 e para a senha digite senha123.

2.       Selecione o comando Iniciar -> Executar.

3.       Digite \\microxp01\documentos e dê um clique no botão OK. Serão exibidos os compartilhamentos do computador microxp01.

4.       Clique com o botão direito do mouse no compartilhamento Documentos e selecione a opção Mapear unidade de rede.

5.       Na janela que é exibida selecione a letra Y para o drive e dê um clique no botão OK. Você conseguiu ? O drive é mapeado com sucesso? É claro que sim, uma vez que o usuário user2 tem permissão para acessar esse compartilhamento e também tem as permissões NTFS necessárias.

6.       Abra o Meu computador.

7.       Dê um clique duplo no drive de rede Y:

8.       Abra a pasta Memorandos. Crie um arquivo de texto, digite algum texto e salve-o com o nome de teste de permissões.txt. Você conseguiu salvar o arquivo? É claro que sim, pois, além de ter permissão de compartilhamento de Leitura e escrita (definida nos exemplos sobre compartilhamentos de pastas), o usuário user2 também tem as permissões NTFS Leitura e Gravação na pasta Documentos.

Observe que neste caso temos dois conjuntos de permissões a serem considerados: Permissões de compartilhamento e permissões NTFS. Vamos analisar o caso do usuário user2, para entender como funciona a combinação destes dois conjuntos de permissões. Mais adiante detalharemos, com mais exemplos, o efeito da combinação entre as permissões NTFS e de compartilhamento.

Permissões atribuídas ao usuário user2:

  • Permissões de compartilhamento: O usuário user2 pertence ao grupo Diretoria, o qual tem permissões de compartilhamento Leitura e escrita. O usuário user2 também pertence ao grupo Empresa, o qual tem permissão de compartilhamento somente de leitura. O primeiro passo é definir qual a permissão de compartilhamento efetiva, do usuário user2. Para simplificar a questão, considere o esquema a seguir:
Grupo Permissão de compartilhamento Permissão de compartilhamento resultante
Diretoria Leitura e Alteração Leitura e Alteração
Empresa Leitura  

Então já sabemos que a permissão de compartilhamento efetiva para o usuário user2 é: Leitura e Alteração.

  • Permissões NTFS: O usuário user 2 tem as seguintes permissões NTFS: Modificar, Ler & Executar, Listar conteúdo da pasta, Leitura e Gravar.

Observe que, tanto nas permissões de compartilhamento, quanto nas permissões NTFS, o usuário tem permissão para criar arquivos (Alteração no compartilhamento e Gravar no NTFS). Por isso é que o usuário user2. pode criar e gravar um novo arquivo de texto.

Passo 3 – no computador microxp01: Testando o funcionamento das permissões NTFS localmente.

Para testar o funcionamento das permissões NTFS localmente, faça o seguinte:

1.       Faça o logon no computador microxp01 com a conta de usuário user3 e para a senha digite senha123.

2.       Abra o Meu computador, acesse o drive C:. Dentro do drive C: dê um clique duplo para acessar a pasta Documentos. Você conseguiu? Não. Mas como é possível se você está acessando a pasta Documentos localmente, isto é, no computador onde ela foi criada?

Lembre-se de que você fez o logon no computador microxp01, onde a pasta Documentos foi criada, mas utilizando a conta de usuário user3, a qual possui as permissões NTFS “negadas” para acessar a pasta Documentos. Não esqueça que as permissões NTFS têm efeito tanto localmente quanto através da rede, diferente das permissões de compartilhamento, as quais não têm nenhum efeito localmente. Porém existe uma situação onde as permissões de compartilhamento são a única alternativa, que é no caso de unidades formatadas com FAT. Para estas unidades não existem permissões NTFS.

3.       Feche a mensagem de acesso negado e efetue o logoff do usuário user3.

Agora vamos criar um arquivo de texto chamado teste.txt dentro da pasta Documentos e atribuir permissões NTFS para este arquivo.

Passo 4 – no computador microxp01: Criando um arquivo teste.txt e atribuindo permissões NTFS para este arquivo.

1.       Efetue o logon como Administrador, no computador microxp01.

2.       Abra o Windows Explorer.

3.       Acesse a pasta Documentos criada anteriormente.

4.       No painel da esquerda, dê um clique sobre a pasta Documentos para abri-la.

5.       No painel da direita, em qualquer espaço em branco, dê um clique com o botão direito do mouse, e no menu que surge aponte para Novo e nas opções do menu Novo dê um clique sobre a opção Documento de texto. Surge uma caixa onde está escrito “Novo documento de texto”.

6.       Não clique em lugar nenhum nem tecle Enter, simplesmente digite o nome do arquivo que está sendo criado, e no nosso exemplo digite teste.txt e tecle Enter. O Windows XP cria um documento de texto em branco, com o nome de teste.txt.

7.       Dê um clique com o botão direito sobre teste.txt e no menu que surge dê um clique sobre Propriedades.

Surge a janela Propriedades de teste.txt, com a guia Geral selecionada por padrão.

Dê um clique na guia Segurança, que é a guia que utilizaremos para configurar as permissões NTFS.

Observe que algumas opções na coluna Permitir estão marcadas para os usuários Administrador, user1, user2 e user3, porém não podemos alterá-las clicando com o mouse, pois estão desabilitadas para alteração. Isso acontece, porque quando criamos o arquivo teste.txt ele “herdou” as permissões do objeto pai, que no caso é a pasta Documentos. Esse é o comportamento padrão do Windows XP. Neste capítulo, eu descrevi como desabilitar este mecanismo de herança.

Outro detalhe importante é que as permissões NTFS herdadas não podem ser alteradas, a menos que seja desativado o mecanismo de herança, para o arquivo teste.txt, conforme já descrito anteriormente.

Além das permissões herdadas, podemos adicionar permissões NTFS para usuários ou grupos. Permissões adicionadas desta maneira são conhecidas como “Permissões explícitas”, as quais podem ser alteradas a qualquer momento pelo Administrador do sistema, conforme a necessidade.

8.       Vamos Copiar as permissões herdadas. Dê um clique no botão Avançado e, na janela que surge, desmarque a opção “Herdar do pai as entradas...”. Será exibida janela solicitando confirmação, dê um clique no botão Copiar. Com isso copiamos as permissões herdados, transformando-as em permissões explícitas, as quais podem ser alteradas. Dê um clique no botão OK para fechar a janela de configurações avançadas e voltar para a guia Segurança.

9.       Dê um clique em user1 para marcá-lo. Na parte do meio da janela, onde tem Permissões, deixe apenas a opção Leitura marcada.

10.       Repita a operação para o usuário user2.

11.     Dê um clique no botão OK, para fechar a janela “Propriedades de teste.txt”. Agora a pasta Documentos possui permissões NTFS Modificar para os usuários user1 e user2 e Controle total para o usuário Administrador. Já o arquivo teste.txt, que está dentro da pasta Documentos, tem permissão somente Leitura para os usuários user1 e user2, e Controle total para o usuário Administrador.

Agora temos permissões NTFS para a pasta Documentos e permissões NTFS diferentes para o arquivo teste.txt que está dentro da pasta Documentos. Vamos testar estas permissões, tanto através da rede, quanto localmente. Antes de iniciarmos os testes lembre que, no caso de conflito entre as permissões de pasta e as permissões do arquivo, prevalecem as permissões do arquivo.

Passo 5 – no computador microxp02: Testando o funcionamento das permissões NTFS através da rede.

1.       Faça o logon no computador microxp02 com a conta de usuário user2 e para a senha digite senha123.

2.       Tente acessar o compartilhamento Documentos, no computador microxp01. Você conseguiu?

É claro que sim, uma vez que o usuário user2 tem permissão para acessar esse compartilhamento e também tem as permissões NTFS necessárias.

3.       Dentro da pasta Documentos deve estar o arquivo teste.txt. Dê um clique para marcá-lo e pressione a tecla Delete para excluí-lo. Você conseguiu eliminar o arquivo teste.txt?

Não. Isso porque o usuário user2 possui permissões NTFS modificar na pasta Documentos, mas no arquivo teste.txt, as permissões do usuário user2 são apenas Leitura. Como as permissões de arquivo têm prioridade sobre as permissões de pasta, a permissão efetiva do usuário user2 no arquivo teste.txt é Somente Leitura, a que não permite que o arquivo seja excluído pelo usuário user2.

4.       Você deve ter recebido uma mensagem de Acesso negado. Dê um clique em OK para fechá-la.

5.       Faça o logoff do usuário user2.

Passo 6 – no computador microxp01: Testando o funcionamento das permissões NTFS localmente.

1.       Faça o logon no computador microxp01 com a conta de usuário user2 e para a senha digite senha123.

2.       Abra o Windows Explorer e acesse a pasta C:\Documentos. Você conseguiu? É claro que sim, uma vez que o usuário user2 tem as permissões NTFS necessárias para acessar a pastas Documentos.

3.       Dentro da pasta Documentos deve estar o arquivo teste.txt. Dê um clique para marcá-lo e pressione a tecla Delete para eliminá-lo. Você conseguiu eliminar o arquivo teste.txt?

Não. Isso porque o usuário user2 possui permissões NTFS modificar na pasta Documentos, mas no arquivo teste.txt, as permissões do usuário user2 são apenas Leitura. Como as permissões de arquivo têm prioridade sobre as permissões de pasta, a permissão efetiva do usuário user2 sobre o arquivo teste.txt é Somente Leitura, a qual não permite que o arquivo seja excluído por este usuário.

Além disso nunca é demais lembrar que as permissões NTFS são válidas tanto para acessos através da rede, quanto para acessos locais.

4.       Você deve ter recebido uma mensagem de Acesso negado. Dê um clique em OK para fechá-la.

5.       Faça o logoff do usuário user2.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI