NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 09 : 06
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti

Lição 227 - Capítulo 09 - Acessando informações sobre os discos do seu computador

Neste tópico iremos um passo adiante. Além de abrir o console personalizado, criado no exemplo anterior, vamos acessar informações sobre os discos instalados no computador e aprender a interpretar estas informações. Também aprenderemos a nos conectar a um outro computador da rede, para que possamos gerenciar os discos deste computador remotamente. Conforme citado anteriormente, a possibilidade de gerenciamento remoto de discos é uma novidade que foi introduzida no Windows 2000 Server e que também está presente no Windows XP e se encaixa na filosofia de facilitar a administração centralizada dos recursos do sistema. Vamos aos exemplos práticos deste tópico.

Exemplo: Para acessar as informações sobre os discos instalados no seu computador, siga os passos indicados a seguir:

1.       Abra o console personalizado Gerenciamento de discos, criado no tópico anterior. Criamos um atalho para este console, na área de trabalho. Para abri-lo basta dar um clique duplo neste atalho. Será aberto o console personalizado com o Snap-in Gerenciamento de disco carregado.

2.       Dê um clique na opção Gerenciamento de disco (local). Em poucos instantes o Windows XP exibirá informações sobre os diversos discos e as partições criadas em cada um deles (se os discos estiverem configurados como discos dinâmicos, ao invés de partições teremos volumes), conforme mostrado na Figura 9.7.


Figura 9.7
Informações sobre os discos e partições do computador local.

No exemplo da Figura 9.7 temos dois discos rígidos instalados no computador: um de 37,27 GB e outro de 4,01 GB. Ambos estão utilizando Armazenamento dinâmico. O disco de 37,27 GB está formatado e em uso, e é o disco onde está instalado o Windows XP. Observe que abaixo do tamanho do disco aparece a expressão: Íntegro (Sistema). Íntegro significa que o disco não apresenta problemas e Sistema significa que é onde está a partição do sistema que, conforme descrito anteriormente, é a partição onde estão os arquivos responsáveis pela inicialização do Windows XP. O disco de 4,01 GB não está sendo utilizado, ou seja, está apenas fisicamente instalado no computador, sem ter sido configurado e formatado.

Observe na legenda que Partições primárias são exibidas com a barra de título em azul-escuro e espaço não alocado em preto. Não aparece na legenda, mas partições estendidas são exibidas com o título em verde e Unidades lógicas em azul-claro. Por exemplo, o disco de 4,01 GB não está configurado, e por isso aparece como Não alocado. Veja que este disco está com uma barra preta, o que confere com o que é descrito na legenda.

Observe também que o primeiro disco é chamado de Disco 0, o segundo de Disco 1, e se houvesse um terceiro disco seria o Disco 2, e assim por diante.

3.       Se você precisar de mais espaços para as informações, é possível esconder o painel da esquerda, e para isso basta dar um clique no botão Mostrar/Exibir console Árvore/Favoritos, conforme indicado na Figura 9.8. Um clique neste botão “esconde” o painel da esquerda; outro clique e o painel da esquerda volta a ser exibido.


Figura 9.8
Clicando no botão Mostar/Exibir console Árvore/Favoritos, o painel da esquerda é oculto. Outro clique volta a exibir o painel.

Na parte de cima da janela, existe uma listagem com todas as partições do seu computador. São exibidas informações tais como o espaço ocupado, o espaço livre, a porcentagem do espaço livre, o sistema de arquivos, etc. Observe que a segunda coluna informa o Layout, o qual é partição para discos básicos e volume para discos dinâmicos. A terceira coluna informa o tipo de armazenamento se básico ou dinâmico. A quarta coluna informa o sistema de arquivos se FAT32 ou NTFS e assim por diante.

Conforme podemos constatar, o Snap-in Gerenciamento de discos nos fornece informações completas sobre os discos e partições do computador. Nas próximas lições aprenderemos a trabalhar com partições, utilizando este Snap-in.

4.       Clique no botão Mostrar/Exibir console Árvore/Favoritos, para voltar a exibir o painel da esquerda e feche este console.

5.       O Windows XP pergunta se você deseja salvar as configurações feitas no console; dê um clique em Sim.

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI