NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 11 : 04
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti

Lição 278 - Capítulo 11 - Entendendo a Diferença Entre Domínios e Grupos de Trabalho (Workgroups)

Um rede com servidores baseados no Windows 2000 Server ou no Windows Server 2003 pode ser criada utilizando-se dois conceitos diferentes, dependendo da maneira como são configurados os servidores. Os servidores podem ser configurados para fazerem parte de um domínio ou de um Grupo de Trabalho, mais comumente chamado de Workgroup, termo que utilizaremos de agora em diante.

Um domínio é um agrupamento lógico de contas de usuários, grupos e computadores, bem como recursos, os quais compartilham políticas de segurança. Em um domínio nós podemos ter dois tipos de servidores Windows 2000 Server ou Windows Server 2003: Controladores de Domínio (DC – Domain Controlers ) e Servidores Membro (Member Servers). Veremos um pouco mais sobre Controladores de Domínio e Servidores Membro no final deste tópico.

Todos os computadores de um domínio (quer sejam servidores, quer sejam clientes) compartilham a mesma lista de usuários e grupos de usuários, bem como as mesmas definições de políticas de segurança. Ao compartilhar tais elementos, temos uma idéia de unidade, que é justamente o que representa um Domínio, ou seja, uma unidade administrativa.

A criação de contas de usuários e alterações nas políticas de segurança podem ser feitas em qualquer um dos servidores configurados como Controladores de Domínio (DCs), pois as alterações serão automaticamente repassadas (um termo muito utilizado é “replicadas”) para os demais DCs do domínio. Por isso se você cria uma conta para o usuário jsilva e cadastra uma senha para este usuário; essa conta passa a ser válida em todo o domínio, sendo que o usuário jsilva pode receber permissões para acessar recursos e serviços em qualquer computador do domínio, seja em um Controlador de Domínio ou em um Servidor Membro ou em uma estação cliente.

Por isso que o domínio nos transmite a idéia de um agrupamento lógico de Contas de Usuários e Grupos, bem como de políticas de segurança, uma vez que todo domínio compartilha a mesma lista de Usuários, Grupos e as mesmas políticas de segurança. A criação de domínios facilita enormemente a administração de uma rede, sendo altamente recomendada para qualquer rede maior do que, digamos, “uma meia dúzia de máquinas”.

Nos Servidores Membros podem ser criadas contas de usuários e grupos, as quais somente serão válidas no Servidor Membro onde forem criadas. Embora isso seja possível, essa é uma prática não recomendada, uma vez que isso dificulta enormemente a administração e o gerenciamento do domínio. Você pode atribuir permissões para os recursos de um Servidor Membro, a contas de Usuários e Grupos do domínio, sem a necessidade de criar esses usuários ou grupos localmente. Com isso podemos concluir que um Servidor Membro é um servidor que, embora não mantenha uma cópia da lista de usuários e grupos do domínio, possui acesso a essa lista, sendo que podem ser atribuídas permissões aos recursos do Servidor Membro (tais como pastas compartilhadas, impressoras, etc.) para as contas e grupos do domínio. Isto também é válido para estações clientes, baseadas no Windows NT Workstation 4.0, Windows 2000 Professional ou Windows XP Professional. Podemos configurar estas estações para que façam parte do domínio, conforme veremos mais adiante. Também é possível criar contas de usuários locais, nestas estações, conforme vimos no Capítulo 6. Porém, conforme já descrito, esta não é uma prática recomendada, uma vez que, fazendo parte do domínio, a estação terá acesso à lista de usuários e grupos do domínio.

Em um domínio todos os Controladores de Domínio compartilham uma lista de usuários, grupos e políticas de segurança, além de algumas outras características que veremos no tópico sobre o Active Directory. Além disso alterações feitas em um dos Controladores de Domínio são automaticamente replicadas para os demais. Essa replicação, por padrão, ocorre de 15 em 15 minutos, mas pode ser ajustada para se adaptar às características físicas e à velocidade dos links de comunicação da sua empresa.

Como os Servidores Membro não possuem uma cópia da lista de usuários e grupos, estes não podem efetuar a autenticação dos clientes e também não armazenam informações sobre as políticas de segurança para o domínio – as quais também são conhecidas por GPOs.

Quando os servidores Windows 2000 Server ou Windows Server 2003 são configurados para trabalhar em um Workgroup, não existe o conceito de domínio e nem de Controlador de Domínio. Cada servidor mantém uma lista separada para contas de usuários, grupos e políticas de segurança. Com isso, se um usuário precisa acessar recursos em três servidores, por exemplo, será necessário criar uma conta para esse usuário nos três servidores diferentes e manter as respectivas senhas sincronizadas, ou seja, se alteramos a senha para a conta do usuário em um dos servidores, também devemos alterar a senha nos demais servidores. Um Workgroup somente é recomendado para redes extremamente pequenas, normalmente com um único servidor Windows 2000 Server ou Windows Server 2003 e não mais do que 10 estações clientes baseadas no Windows XP Professional.

Quando você monta uma pequena rede, baseada apenas em computadores com o Windows XP, a única opção é a criação de um Workgroup. Para a criação de um domínio faz-se necessário o Windows 2000 Server ou o Windows Server 2003 e a instalação e configuração do Active Directory, o qual será apresentado no próximo tópico.

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI