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WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


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Lição 280 - Capítulo 11 - O conceito de diretório

Antes de apresentarmos definições, vamos apresentar alguns exemplos.

Situação 1: Vamos imaginar que foi desenvolvido um programa para o acompanhamento das vendas da sua empresa. Para usar este programa, cada funcionário da empresa deve ser cadastrado no programa, onde o nome de logon será o número da matrícula do funcionário e a senha será escolhida pelo próprio funcionário. Neste caso, associado à aplicação, temos um banco de dados com informações sobre os usuários habilitados a acessar a aplicação, a senha de cada usuário e os níveis de acesso permitidos para cada usuário. Por exemplo, o usuário jsilva pode ter permissão apenas para consultar os dados da respectiva aplicação, já o usuário maria pode ter permissão de consulta e de alteração e assim por diante.

Situação 2: Na mesma empresa da Situação 1 é desenvolvida uma segunda aplicação para Recursos Humanos, onde são calculados salários, vantagens, alocados recursos para diárias, viagens e todas as funções relacionadas ao gerenciamento de RH da empresa. Para ter acesso a esta aplicação, os usuários devem se cadastrar e registrar uma senha. Mais um cadastro, mais uma senha.

Situação 3: Ainda na mesma empresa é instalado um sistema de Correio Eletrônico, como por exemplo o Lotus Notes ou o Microsoft Exchange. Para que cada usuário possa ter o seu endereço de e-mail e enviar e receber mensagens, um novo cadastro é necessário e, evidentemente, também uma nova senha. Mais uma base de dados com informações sobre o usuário é criada.

Situação 4: Um sistema de Gerenciamento de Relações com o Cliente (CRM – Customer Relationship Management) é instalado e a história se repete: Novo cadastro, mais uma senha e mais um banco de dados com informações dos usuários.

Aí começam a surgir os problemas. Quando um usuário utiliza mais de um sistema, terá múltiplos cadastros e múltiplas senhas para lembrar. Uma senha expira em uma data, outra noutra data e assim por diante.

Embora possa parecer loucura, esta é exatamente a situação em que muitas (para não dizer a grande maioria) empresas se encontram atualmente. Múltiplos cadastros de usuários, conseqüência da falta de integração entre os diversos sistemas da empresa. Cada cadastro de usuário é tecnicamente conhecido como um Diretório de informações. Simplificando, poderíamos dizer que um Diretório é um banco de dados com informações sobre usuários, senhas e perfis de acesso. Uma simples lista telefônica é considerada um Diretório de informações.

A Active Directory é a proposta da Microsoft para resolver, definitivamente, o problema aqui descrito. Com o Active Directory, podemos desenvolver aplicações que são integradas com a base de usuários do próprio Active Directory, de tal forma que, a cada nova aplicação, não seja necessário um novo cadastro de usuários e mais uma senha para lembrar. As aplicações que são integradas com o Active Directory usam a base de dados de usuários do Windows 2000 Server ou do Windows Server 2003, base esta que é armazenada no Active Directory. Com isso podemos evoluir para uma situação ideal, onde existe um único diretório na rede da empresa – o Active Directory, o qual é acessado por todos os sistemas/aplicações utilizados pela empresa.


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