[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 11 : 09
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 283 - Capítulo 11 - Instalando as Ferramentas Administrativas do Domínio

Em redes de grande porte, onde temos um grande número de servidores com o Windows 2000 Server ou com o Windows Server 2003 instalado, é comum os servidores estarem em uma ou mais salas isoladas, popularmente conhecidas como “Aquário”. São selas especialmente preparadas, onde existe um controle rigoroso da temperatura, da umidade e, principalmente, dispositivos de proteção/prevenção e aviso contra incêndios e outras calamidades naturais. Nestas situações, o Administrador da rede não irá trabalhar dentro da sala dos servidores, acessando diretamente cada servidor no qual ele precisa executar alguma ação. O mais comum é que o Administrador trabalhe em uma estação de trabalho com o Windows 2000 Professional ou o Windows XP Professional, estação esta que faz parte do domínio. Na estação do Administrador, podemos instalar uma série de consoles, conhecidos como “Ferramentas Administrativas”. Com o uso destes consoles, o Administrador consegue se conectar com qualquer servidor da rede e realizar as mais variadas tarefas, tais como:

  • Administrar os servidores DNS.
  • Administrar os servidores DHCP.
  • Administrar os servidores WINS.
  • Administrar e gerenciar as contas de usuários e grupos do domínio.
  • Administrar os serviços que estão rodando em cada um dos servidores.
  • Administrar permissões de segurança, pastas e impressoras compartilhadas, enfim, executar qualquer ação administrativa.

Esta possibilidade de Administrar, remotamente, os servidores é de grande ajuda para o Administrador, pois, a partir da sua mesa de trabalho, ele pode ter acesso a todos os servidores e serviços da rede.

Neste item aprenderemos a fazer a instalação das Ferramentas Administrativas em um computador com o Windows XP Professional. Na seqüência do capítulo, aprenderemos a utilizar algumas destas ferramentas, para executar operações básicas de Administração nos servidores do domínio.

Exemplo: Instalando as Ferramentas Administrativas em uma estação de trabalho com o Windows XP Professional.

Para instalar as Ferramentas Administrativas, siga os passos indicados a seguir:

1.       Você precisa do arquivo adminpak.msi que é fornecido com o Windows Server 2003. Você pode localizar este arquivo usando um dos seguintes caminhos:

  • Na pasta I386 do CD de Instalação do Windows Server 2003. Nesta pasta o arquivo tem o nome de Adminpak.msi.

Ou


Figura 11.12
O arquivo Adminpak.msi.

A versão das Ferramentas Administrativas fornecidas pelo arquivo adminpak.msi, que é fornecido com o Windows 2000 Server, não é compatível com o Windows XP, ou seja, você terá que baixar a versão indicada no endereço anterior. Devido à natureza dinâmica da Internet, este endereço pode mudar quando você estiver lendo este livro. Você pode acessar o site http://support.microsoft.com e pesquisar por adminpak.msi

2.       Após ter feito o download do arquivo adminpak.exe, acesse a pasta na qual você salvou o arquivo e dê um clique duplo no arquivo para iniciar a instalação. O Windows pergunta qual a pasta de destino para descompactar os arquivos, conforme indicado na Figura 11.13.


Figura 11.13
Definindo a pasta para descompactação dos arquivos.

3.       Digite a pasta para a qual você quer descompactar os arquivos e clique em OK. O Windows XP inicia a descompactação dos arquivos e no final uma mensagem é emitida. Dê um clique em OK para fechar a mensagem.

4.       Navegue até a pasta onde você descompactou os arquivos, clique com o botão direito do mouse no arquivo Adminpak.msi. No menu de opções que é exibido, clique na opção Install.

5.       Será aberto o Assistente para a instalação das Ferramentas Administrativas (Administrative Tools Pack Setup Wizard). A tela inicial é apenas informativa. Clique em Avançar (Next), para ir para a próxima etapa do assistente.

6.       Será exibido o contrato de licença. Clique na opção Aceitar (I Agree) para aceitar o contrato de licença e clique em Avançar (Next), para iniciar a instalação das Ferramentas Administrativas.

7.       As Ferramentas Administrativas são instaladas e, no final, é exibida uma mensagem informando que a instalação foi concluída com sucesso. Clique em Concluir (Finish) para fechar a mensagem.

Agora as Ferramentas Administrativas estão instaladas e disponíveis para que o Administrador, a partir da estação com o Windows XP Professional, possa administrar os servidores com o Windows 2000 Server (ou com o Windows Server 2003). O Administrador poderá criar e administrar contas de usuários, administrar serviços como o DNS, DHCP ou WINS, acessar os logs de auditoria dos servidores da rede, enfim, executar praticamente qualquer ação administrativa.

As Ferramentas Administrativas estão disponíveis através da opção: Iniciar -> Ferramentas administrativas. A seguir coloco uma breve descrição dos principais consoles disponíveis no menu Ferramentas administrativas, conforme indicado na Figura 11.14.


Figura 11.14
Ferramentas administrativas instaladas no Windows XP.

  • Active Directory Domains and Trusts: Esta ferramenta é utilizada para fazer o gerenciamento dos domínios e das relações de confiança entre os domínios.
  • Active Directory Sites and Services: Este console é utilizado para gerenciar as conexões entre os diversos controladores de domínio, bem como a divisão do domínio em sites. Um site representa um grupo de computadores conectados através de um meio de alta velocidade. Normalmente um site está associado a uma rede local, ou seja, para cada rede local é criado um site. A utilização de sites é a maneira utilizada pelo Active Directory para gerenciar e otimizar o tráfego de replicação entre os controladores de domínio, pois a replicação dentro de um site é executada de uma maneira diferente do que entre sites.
  • Active Directory Users and Computers: Este console é utilizado para a criação, gerenciamento e administração de contas de usuários e computadores, grupos e Unidades Organizacionais.
  • Administration Tooks Pack Help: Ajuda das Ferramentas Administrativas.
  • Certification Authority: Este console é utilizado para fazer o gerenciamento dos Servidores de Certificados Digitais (Certification Services) e todo o trabalho associado com certificados, tais como emissão, validação e revogação de certificados digitais.
  • Cluster Administrator: Um cluster de computadores é um grupo de computadores independentes, os quais trabalham em conjunto, como se fossem um único servidor. Um cluster pode ser criado por questões de desempenho ou de disponibilidade, para atender serviços que não podem parar; com isso se um dos computadores do cluster falhar, os demais continuam atendendo às requisições dos clientes. Com este console é possível a administração dos clusters existentes no domínio.
  • Desempenho: Este console é utilizado para fazer o acompanhamento da utilização do hardware de um servidor, tal como: memória, processador, sistema de discos e sistema de rede. É possível gerar gráficos em tempo real e salvar os dados de desempenho para análises futuras.
  • DHCP: O Serviço DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol é utilizado para a configuração automática dos clientes da rede. Com o uso de um servidor DHCP, podemos fazer com que uma estação da rede, ao inicializar, receba automaticamente parâmetros como o número IP, o número IP de um ou mais servidores DNS, o número IP de um ou mais servidores WINS, o número IP do Default Gateway, uma máscara de sub-rede e assim por diante. Em resumo, usamos o DHCP para automatizar as configurações de rede das estações cliente. Com este console podemos gerenciar os diversos servidores DHCP disponíveis no domínio.
  • Diretiva de segurança local: Este console permite a configuração de uma série de diretivas e de direitos (Rights) associados com os computadores e com os usuários locais.
  • Distributed File System: Console para gerenciamento do DFS, que é um serviço do Windows 2000 Server e também do Windows Server 2003, o qual permite a criação de árvores de compartilhamento e da replicação destas árvores em vários servidores do domínio, para garantir a disponibilidade destes compartilhamentos, em caso de falha de um dos servidores.
  • DNS: Console para gerenciamento dos servidores DNS do domínio.
  • Fontes de dados (ODBC): Ferramenta para a criação e gerenciamento de fontes de dados Open Database Conectivity – ODBC, normalmente utilizada por desenvolvedores de aplicações de bancos de dados. O padrão ODBC vem sendo substituído por novas tecnologias.
  • Gerenciamento do computador: É o mesmo console Gerenciamento do computador que utilizamos nos Capítulos 6, 7 e 9. Permite a conexão com outros computadores da rede, para o gerenciamento de contas de usuários e grupos locais, compartilhamentos, serviços e demais opções.
  • Internet Services Manager: Utilizado para administrar o servidor Web da Microsoft, o IIS – Internet Information Services. Utilizaremos este console no Capítulo 14.
  • O Serviço Routing and Remote Access – RRAS: fornece serviços tais como multi-protocol LAN-to-LAN, LAN-to-WAN, virtual private network (VPN), e network address translation (NAT) e serviços de dial-up e VPN – Virtual Private Network. Este console é utilizado para administrar os servidores RRAS do domínio.
  • Serviços: Um serviço é um programa que pode ser configurado para inicializar junto com o Windows, ou seja, mesmo que não exista nenhum usuário logado, o serviço será inicializado. Existem diversos serviços que são iniciados automaticamente, serviços estes que fornecem as diversas funcionalidades do Windows. Por exemplo existe um serviço chamado Workstation, o qual é responsável pela interface gráfica do Windows XP, um serviço chamado Server que é responsável pelo compartilhamento e disponibilização de recursos como pastas e impressoras compartilhadas e assim por diante. Com este console você pode administrar os serviços de qualquer computador do domínio.
  • Visualizar eventos: Este console nos dá acesso a todos os logs de auditoria de qualquer servidor do domínio. Também pode ser utilizado para configurar opções do log, tais como tamanho máximo, manutenção ou não de logs antigos e assim por diante.
  • WINS: O serviço Wins faz uma função de mapear nomes NETBIOS para os respectivos endereços IP. Foi um serviço fundamental em redes baseadas no NT Server 4.0, porém no Windows 2000 a sua funcionalidade foi mantida por questões de compatibilidade, pois podem existir aplicações antigas que dependam do WINS para funcionar. Com este console você pode administrar os servidores WINS que porventura ainda existam no domínio. Se você tiver clientes baseados no Windows 95/98/Me, você precisará do serviço WINS.

Agora que descrevemos as principais ferramentas administrativas disponíveis, vamos aprender a utilizar o console Active Directory User and Computers. Esta é, com certeza, a ferramenta mais utilizada pelo Administrador da rede, pois grande parte do seu serviço está relacionado com o gerenciamento de contas de usuários, com a criação de grupos e com a criação e administração de Unidades Organizacionais.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI