[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 12 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 300 - Capítulo 12 - Exercício

Abra novamente o console Gerenciamento do computador e navegue através das opções disponíveis clicando no sinal de + para abrir uma opção fechada e de – (menos), para fechar uma opção aberta. Não estranhe se algumas opções demorarem para exibir o seu conteúdo depois de clicadas, pois existem opções que são atualizadas pelo Windows XP, no momento em que são abertas. Feche o console Gerenciamento do computador.

Exemplo 3 – Gerenciando pastas compartilhadas através do console Gerenciamento do computador.

No Capítulo 7 tratamos sobre pastas compartilhadas e falamos, brevemente, sobre a opção Ferramentas do sistema -> Pastas compartilhadas, do console Gerenciamento do computador. Então por que voltar ao assunto agora?

Bem, da maneira que nós trabalhamos no Capítulo 7, para criar e atribuir permissões a uma pasta compartilhada, era necessário ter feito o logon no computador onde a pasta estava armazenada. Além disso podíamos identificar que uma pasta estava compartilhada através da pequena mão segurando a pasta.

Mas se precisássemos de uma listagem consolidada com todos os compartilhamentos existentes em um determinado computador?

Além disso se nós quiséssemos criar uma pasta compartilhada remotamente, por exemplo, o Administrador logado no computador Server1 precisa criar uma pasta compartilhada no computador Server 2?

Podemos resolver as duas questões acima apresentadas, utilizando o console Gerenciamento do computador, conforme veremos logo em seguida, através de exemplos práticos.

Primeiro vamos ver como acessar uma listagem consolidada com todos os compartilhamentos disponíveis no computador, inclusive os compartilhamentos administrativos – C$, D$ – e também todos os compartilhamentos ocultos, aqueles cujo nome de compartilhamento termina com um cifrão - $, conforme já descrito no Capítulo 7.

Depois vamos criar um compartilhamento remotamente, isto é, logado em um computador (no nosso exemplo estarei logado no computador microxp01); o Administrador irá criar um compartilhamento em outro computador (no nosso exemplo o computador Servidor). Além disso a pasta a ser compartilhada nem precisa existir, ela pode ser criada usando o assistente para criar o compartilhamento.

Na parte final do exemplo aprenderemos a ver uma listagem dos usuários conectados (sessões) e dos arquivos abertos em pastas compartilhadas, por usuários através da rede.

Então vamos lá, pôr em prática estes conceitos.

Para exibir uma listagem com todos os compartilhamentos do computador local, siga os passos indicados a seguir:

1.       Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissões de administrador, no computador no qual estão os compartilhamentos que serão listados.

2.       Abra o console Gerenciamento do computador, utilizando uma das opções descritas no Exemplo-1.

3.       Localize, no painel da esquerda, a opção Ferramentas de sistema. Se esta opção estiver fechada, dê um clique no sinal de + ao lado dela para abri-la. Serão exibidas diversas opções abaixo de Ferramentas do sistema, sendo que uma delas é Pastas compartilhadas, conforme indicado pela Figura 12.4.


Figura 12.4
Opção Pastas compartilhadas dentro da opção Ferramentas do sistema.

4.       Se a opção Pastas compartilhadas não estiver aberta, dê um clique no sinal de + ao lado da opção para abri-la. Serão exibidas três opções: Compartilhamentos, Sessões e Arquivos abertos.

5.       Para ver a listagem dos compartilhamentos do computador local, dê um clique na opção Compartilhamentos.

6.       O Windows XP exibirá uma listagem com todos os compartilhamentos do computador local, inclusive os compartilhamentos administrativos e ocultos, conforme exemplo indicado na Figura 12.5.


Figura 12.5
Lista de compartilhamentos do computador local.

Observe que na coluna Nº de conexões é informado o número de usuários conectados a cada um dos compartilhamentos.

7.       Mantenha o console Gerenciamento do computador aberto, pois iremos utilizá-lo nos próximos exemplos.

Você pode acessar a listagem dos compartilhamentos de qualquer computador. Para isso basta conectar-se ao comutador desejado. Depois de conectado siga os passos descritos acima. Lembre-se que para se conectar a um outro computador do domínio, usando o console Gerenciamento do computador, você deve ter as devidas permissões.

Exemplo 4 – Compartilhando uma pasta remotamente, em outro computador da rede.

Agora vamos aprender a compartilhar uma pasta, em um outro computador da rede, sendo que a pasta a ser compartilhada já existe. Neste exemplo estarei logado no computador microxp01. Vou me conectar ao computador Servidor e compartilhar a pasta Meus documentos do disco rígido C:, do computador Servidor. Altere os nomes dos computadores para os nomes que você utiliza em sua rede.

Para criar uma pasta compartilhada em um outro computador da rede quando a pasta já existe, siga os passos indicados a seguir:

1.       No console Gerenciamento do computador, dê um clique com o botão direito do mouse, na raiz da árvore, no painel da esquerda, sobre a opção Gerenciamento do computador (local).

2.       No menu que surge, clique na opção Conectar-se a outro computador (Connect to another computer).

3.       Surge a janela Selecionar computador, com o campo Outro computador já selecionado. Digite o nome do computador com o qual você quer se conectar; no nosso exemplo digite servidor e dê um clique em OK. Dependendo do computador que você escolheu esta operação pode demorar alguns instantes. Por exemplo, se você está fazendo a conexão com um computador remoto, através de um link de comunicação lento ou através de uma conexão discada, a conexão irá demorar alguns instantes.

Depois que a conexão é feita, o Windows XP passa a exibir o nome do comutador para o qual o console de gerenciamento está conectado.

4.       Dê um clique no sinal de + ao lado da opção Ferramentas do sistema para abri-la, se ela ainda não estiver aberta.

5.       Dê um clique no sinal de + ao lado da opção Pastas compartilhadas para abri-la, se ela ainda não estiver aberta.

6.       Dê um clique com o botão direito do mouse sobre a opção Compartilhamentos, e no menu que surge dê um clique na opção Novo compartilhamento de arquivo. O Windows XP abre o assistente Criar pasta compartilhada, conforme indicado na Figura 12.6.


Figura 12.6
Assistente para criar uma pasta compartilhada remotamente.

7.       Ao lado do campo Pasta a ser compartilhada, dê um clique no botão Procurar, para localizar a pasta a ser compartilhada. Surge a janela indicada na Figura 12.7.


Figura 12.7
Janela Procurar pasta.

Caso você saiba o caminho completo da pasta a ser compartilhada, não é necessário usar o botão Procurar, bastando digitar o caminho no campo Pasta a compartilhar. No nosso exemplo, deveríamos digitar C:\Meus documentos.

8.       Como a pasta a ser compartilhada está na unidade C:, dê um clique no sinal de + ao lado de C$ para abri-la.

9.       O Windows XP exibe as pastas do drive C:. Localize a pasta Meus documentos e dê um clique nela para marcá-la; depois dê um clique no botão OK para fechar a janela Procurar pasta e voltar para o assistente.

10.     Observe que o campo Pasta a compartilhar foi automaticamente preenchido com C:\Meus documentos.

11.     No campo Nome do compartilhamento digite mdoc. No campo Descrição do compartilhamento, digite Criado remotamente.

12.     Dê um clique no botão Avançar (Next), para ir para a última tela do assistente. Nesta tela você pode definir as permissões de compartilhamento para o compartilhamento que está sendo criado.

Observe que por padrão vem marcada a opção Todos os usuários possuem total controle, conforme indicado na Figura 12.8 que, conforme citamos no Capítulo 6, é a permissão padrão quando um compartilhamento é criado, isto é, Controle total para o grupo Todos.


Figura 12.8
A permissão padrão é Controle total para o grupo Todos.

13.     Veja que existem três outras opções, inclusive a última, que permite personalizar as permissões. Se você marcar esta última opção e clicar no botão Personalizar, será aberta uma janela para definir as permissões de compartilhamento, janela esta que vimos no Capítulo 6. Nesta janela você pode adicionar usuários e grupos e definir as permissões de cada um.

14.     Dê um clique para marcar a opção “Administradores possuem total controle; outros usuários possuem acesso de somente leitura”.

15.     Dê um clique no botão Concluir (Finish) para criar o compartilhamento.

16.     Surge uma tela informando que o compartilhamento foi criado com sucesso e perguntando se você deseja criar outro compartilhamento. Clique em Sim para criar um novo compartilhamento e em Não para voltar ao console Gerenciamento do computador. Clique em Não. Você estará de volta ao console Gerenciamento do computador.

17.     Dê um clique na opção Compartilhamentos (abaixo da opção Pastas compartilhadas) e verifique se o compartilhamento recém-criado já aparece na listagem, conforme indicado no exemplo da Figura 12.9. Caso o novo compartilhamento ainda não apareça na listagem, tecle F5 para atualizar a listagem.


Figura 12.9
Compartilhamento mdoc recém-criado já aparecendo na listagem.

Isso comprova que o compartilhamento foi criado com sucesso.

18.     Mantenha o console Gerenciamento do computador aberto.

Exemplo 5 – Criando e compartilhando uma pasta remotamente, em outro computador da rede.

Agora vamos fazer um exemplo um pouco diferente; vamos, a partir do computador microxp01, nos conectarmos ao computador servidor e criar um compartilhamento de uma pasta C:\teste123,  a qual ainda não existe, ou seja, iremos criar e compartilhar a pasta remotamente.

Para criar uma pasta compartilhada em um outro computador da rede quando a pasta ainda não existe, siga os passos indicados a seguir:

1.       Abra o console Gerenciamento do computador e faça a conexão com o computador no qual você deseja criar o compartilhamento, no nosso exemplo, com o computador com nome de “servidor”.

Depois que a conexão é feita, o Windows XP passa a exibir o nome do comutador para o qual o console de gerenciamento está conectado.

2.       Dê um clique no sinal de + ao lado da opção Ferramentas do sistema para abri-la.

3.       Dê um clique no sinal de + ao lado da opção Pastas compartilhadas para abri-la.

4.       Dê um clique com o botão direito do mouse na opção Compartilhamentos, e no menu que surge dê um clique na opção Novo compartilhamento de arquivo. O Windows XP abre o assistente Criar pasta compartilhada.

5.       No campo Pasta a compartilhar, digite o nome da pasta que ainda não existe. No nosso exemplo digite C:\teste123.

6.       No campo Nome do compartilhamento digite teste123. No campo Descrição do compartilhamento, digite Criado remotamente.

7.       Dê um clique no botão Avançar (Next). O Windows XP emite uma mensagem dizendo que a pasta não existe e perguntando se você deseja criá-la.

8.       Dê um clique em Sim para confirmar a criação da pasta.

9.       Você irá para a última tela do assistente. Nesta tela você pode definir as permissões de compartilhamento para o compartilhamento que está sendo criado.

Observe que por padrão vem marcada a opção Todos os usuários possuem total controle, que, conforme citado anteriormente, é a permissão padrão quando um compartilhamento é criado, isto é, Controle total para o grupo Todos.

10.     Veja que existem três outras opções, inclusive a última que permite personalizar as permissões. Se você marcar esta última opção e clicar no botão Personalizar, será aberta uma janela para definir as permissões de compartilhamento, janela esta que vimos no Capítulo 6. Nesta janela você pode adicionar usuários e grupos e definir as permissões de cada um.

11.     Dê um clique para marcar a opção “Administradores possuem total controle; outros usuários possuem acesso de somente leitura”.

12.     Dê um clique no botão Concluir  (Finish) para criar o compartilhamento.

13.     Surge uma tela informando que o compartilhamento foi criado com sucesso e perguntando se você deseja criar outro Compartilhamento. Clique em Sim para criar um novo compartilhamento e em Não para voltar ao console Gerenciamento do computador. Para o nosso exemplo dê um clique em Não. Você estará de volta ao console Gerenciamento do computador.

14.     Dê um clique na opção Compartilhamentos (abaixo da opção Pastas compartilhadas) e verifique se o compartilhamento recém-criado já aparece na listagem, conforme indicado no exemplo da Figura 12.10. Caso o novo compartilhamento ainda não apareça na listagem, tecle F5 para atualizar a listagem.


Figura 12.10
Compartilhamento teste123 recém-criado já aparecendo na listagem.

Isso comprova que o compartilhamento foi criado com sucesso.

15.     Feche o console Gerenciamento do computador.

Exemplo 6 – Verificando o número de seções e os arquivos abertos nas pastas compartilhadas.

Agora utilizaremos as duas outras opções abaixo de Pastas compartilhadas. A opção Sessões nos mostra quantos e quais usuários estão conectados através da rede, acessando compartilhamentos no computador para o qual está conectado o console de Gerenciamento do computador. A opção Arquivos abertos lista quais compartilhamentos estão sendo acessados, por quais usuários e com qual nível de permissão. Vamos ver isso na prática.

Para ver as sessões e os compartilhamentos que estão sendo acessados, siga os passos indicados a seguir:

1.       Faça o logon como Administrador.

2.       Abra o console Gerenciamento do computador. O Windows XP abre o MMC e carrega o console Gerenciamento do computador, conectando-se, por padrão, ao computador local,  conforme descrito anteriormente.

3.       Se a opção Ferramentas de sistema ainda não estiver aberta, dê um clique no sinal de + ao lado dela para abri-la.

4.       Se a opção Pastas compartilhadas ainda não estiver aberta, dê um clique no sinal de + ao lado dela para abri-la.

5.       Abaixo da opção Pastas compartilhadas, dê um clique na opção Sessões, para exibir uma listagem dos usuários conectados através da rede, a compartilhamentos no computador local, conforme indicado pelo exemplo da Figura 12.11.


Figura 12.11
Usuários conectados através da rede.

No exemplo da Figura 12.11, podemos observar que existem usuários conectados. Além disso podemos ver o número IP do computador em que cada usuário está logado.

6.       Dê um clique na opção Arquivos abertos, para exibir quais os compartilhamentos estão sendo acessados e com quais níveis de permissão, conforme indicado pelo exemplo da Figura 12.12.


Figura 12.12
Compartilhamentos sendo acessados.

7.       Feche o console Gerenciamento do computador.

Exercício

Abra o console Gerenciamento do computador. Verifique se existe algum usuário conectado a alguma pasta compartilhada e quais os compartilhamentos que estão sendo acessados. Faça a conexão com algum outro computador da sua rede e crie um compartilhamento em uma pasta já existente. Verifique se o compartilhamento já aparece na listagem da opção Compartilhamentos, logo abaixo da opção Pastas compartilhadas.

Com isso encerramos o nosso estudo sobre o Gerenciamento de pastas compartilhadas, utilizando o console Gerenciamento do computador.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI