NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 12 : 10
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


Lição 307 - Capítulo 12 - Configurando as propriedades do log

Existem algumas propriedades importantes dos logs que podem ser configuradas. À medida que novos eventos vão sendo gravados no log, o tamanho do log vai aumentando. O log consome espaço no disco rígido; se nós permitíssemos que o log crescesse indefinidamente, poderíamos chegar a uma situação em que o espaço em disco iria se esgotar.

Para evitar que isso aconteça podemos definir qual o comportamento do log. Por exemplo, podemos definir o Tamanho máximo que cada log pode ocupar, uma vez atingido o tamanho máximo o que fazer – continuar gravando eventos e sobrescrever os eventos mais antigos ou parar de gravar – e também podemos definir onde os eventos do log são gravados.

Essas configurações também são independentes para cada tipo de log. Por exemplo o log de sistema pode ter um tamanho máximo diferente dos demais logs.

Agora vamos praticar um pouco para aprender a configurar essas propriedades dos logs.

Exemplo – Para definir o tamanho máximo e o local onde o log é gravado, siga os passos indicados a seguir:

1.       Faça o logon como Administrador ou com uma conta do tipo Administrador do computador.

2.       Abra o Painel de controle. Dentro do Painel de controle abra a opção Ferramentas administrativas e dê um clique duplo no console Visualizar eventos. Vamos definir o tamanho máximo para o log Sistema.

3.       Dê um clique com o botão direito do mouse no log do sistema, e no menu que surge dê um clique em Propriedades; irá surgir a janela indicada na Figura 12.30.


Figura 12.30
Propriedades para a o log sistema.

No campo Nome do log, está a indicação de onde o Windows XP grava o arquivo com os eventos. Cada opção de log é gravada em seu próprio arquivo, isto, é o log Aplicativo, por padrão, é gravado em C:\WINDOWS\ system32\config\AppEvent.Evt; o log Segurança, por padrão, é gravado em C:\WINDOWS\System32\config\SecEvent.Evt e o log Sistema, por padrão, é gravado em C:\WINDOWS\system32\config\SysEvent.Evt.

Observe que o tamanho máximo para o log de sistema está definido em 512 KB (0,5 MB). Este é o valor padrão.

4.       Aumente o tamanho do log para 1024 KB (1 MB).

A seguir, temos três opções para quando o log atingir o tamanho máximo:

  • Substituir eventos conforme necessário: À medida que o log alcança o tamanho máximo, os eventos mais antigos vão sendo excluídos para que novos eventos possam ser gravados. Não exige manutenção, porém você perde eventos mais antigos, os quais serão sobrescritos pelos eventos mais recentes.
  • Substituir eventos com mais de X dias: À medida que o log alcança o tamanho máximo, somente serão eliminados eventos gravados a  X dias, conforme configurado nesta opção. Pode haver perda de eventos, dependendo do número e freqüência na geração dos eventos. Esta é a opção padrão, configurada para Substituir eventos com mais de 7 dias.
  • Não substituir eventos (limpar log manualmente): Requer que os eventos sejam manualmente eliminados. Especifica se eventos existentes serão retidos quando o log estiver cheio. Se o tamanho máximo do log for atingido, os eventos novos serão descartados. Esta opção requer que você esvazie o log manualmente. Selecione esta opção somente se você precisar reter todos os eventos.

5.       Marque a opção Substituir eventos conforme necessário.

6.       Dê um clique em OK para aplicar estas configurações para o log sistema.

7.       Feche o Visualizador de eventos.

Você também pode utilizar o Visualizador de eventos para acessar o log de um outro computador. Para isso, clique com o botão direito do mouse na opção Visualizador de eventos (local). No menu que é exibido clique na opção Conectar-se a outro computador. Na janela que surge basta digitar o nome do computador com o qual você deseja se conectar  e clicar em OK. Feito isso o Windows XP conecta com o computador e exibe os logs de auditoria deste computador.

Exercício

Abra o Visualizador de eventos e altere o tamanho máximo do log de segurança para 2048 KB. Marque a opção Substituir eventos conforme necessário. Faça com que sejam exibidas apenas as colunas: Tipo, Origem e Usuário. Observe para ver se todos os logs estão exibindo apenas estas três colunas. Feche o Visualizador de eventos.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas.

Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

MAIS DETALHES | COMPRAR ESTE LIVRO


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI