NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWireless : 010
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« AnteriorPróximo »

Artigos de Redes Wireless – Parte 10

4.3- Pontes Wireless de Workgroup

Pontes de Workgroup operam de maneira similar e são muitas vezes confundidas com as pontes wireless. A principal diferença é que pontes de workgroup são dispositivos clientes. Elas são capazes de agrupar vários clientes LAN em um único cliente wireless. Na tabela MAC do AP veríamos a ponte de workgroup com um simples cliente wireless. Os endereços MAC dos clientes que estão por trás da ponte não serão vistos pelo AP.

Pontes de workgroup são muito úteis quando há a necessidade de um pequeno grupo de usuários acessar uma rede principal, tais como em salas de aulas e escritórios móveis.

Em ambientes indoor na qual um grupo de usuários está isolado da rede principal de usuários, uma ponte de workgroup pode ser uma solução para conectar esse grupo a rede principal via wireless.

1

Figura 39 – Ponte de Workgroup

1

Figura 40 – Ponte de Workgroup interligada a uma rede

4.3.1 – Opções Comuns

Praticamente todas as opções encontradas nas pontes wireless podem ser encontradas nas pontes de workgroup. Porém as pontes de workgroup tem um limite de usuários no segmento LAN, variando de 8 a 128 dependendo do fabricante. O uso de mais de 30 clientes sobre o link wireless já é suficiente para causar impacto na velocidade com que cada um executa sua tarefas.

4.4 – Dispositivos clientes

Clientes WLAN nada mais são do que os equipamentos dos usuários finais  tais como desktops, laptops ou PDAs que necessitam de conectividade wireless dentro de uma infra-estrutura. Os dispositivos clientes que veremos a seguir fornecem esse tipo de conectividade para clientes WLAN.

4.4.1 – PCMCIA e Flash Cards

O componente mais comum em qualquer rede wireless é o cartão PCMCIA ou PC Card. Esses dispositivos são usados em notebooks e PDAs para conexão a rede WLAN.

PC Cards são comumente usados como rádios modulares em APs, Pontes, dispositivos USB, adaptadores ISA e PCI e servidores de impressão.   As antenas no PC Card variam de fabricante para fabricante. Enquanto umas são embutidas outras são externas e podem ser conectadas ao PC Card por um cabo fino.

Flash Cards são similares ao PC Cards, mas são menores e mais compactos, tipicamente são usados em PDAs. Consomem menos energia e tem baixa potência de saída em comparação aos PC Cards.

1

Figura 41 – PC Card

1

Figura 42 – Flash Card

4.4.2 – Conversores

4.4.2.1 – WLAN e Seriais

Conversores seriais são usados com qualquer dispositivo que tenha Ethernet e um conector serial DB9 com o propósito de converter conexões LAN em WLAN. Quando usamos um conversor WLAN, estamos externamente conectando um rádio WLAN a um dispositivo com cabo CAT5. Um uso comum desses conversores é a conexão de um servidor de impressão baseado em Ethernet em uma rede WLAN.

Esse dispositivo raramente inclui um radio. Você deve adquirir o PC Card separadamente e instalá-lo no slot PCMCIA do conversor.

Conversores Ethernet normalmente permitem a conversão de um grande número de clientes LAN em WLAN em um curto espaço de tempo.

A configuração normalmente é feita via console através da entrada serial DB9 do conversor.

1

Figura 43 – Conversor WLAN

4.4.2.2 – Ethernet – Wlan

Este tipo conecta diretamente um simples dispositivo Ethernet a um AP fornecendo uma conectividade wireless. Esses tipos de conexões oferecem uma alternativa ao uso de PC Cards, tornando-se útil quando um dispositivo como um PC ou um console de videogame, tem uma porta ethernet e não possui nenhum radio.

4.4.3 – Adaptadores USB

Um  adaptador USB nada mais é do que um invólucro que possui um PC Card e possui uma saída USB para ligar ao computador ou ao laptop. A questão do PC Card varia de fabricante para fabricante. Enquanto uns possuem um PC Card removível, outros possuem um PC Card embutido. No segundo caso não há como remover o PC Card sem abrir o invólucro. Uns são maiores e  possuem um cabo USB, já outros são menores e mais compactos idênticos a um pen drive e são conectados diretamente a porta USB do computador.

Ao comprar um adaptador USB é muito importante se certificar se possui ou não radio embutido. Se ele não possuir, é altamente recomendado que o PC Card seja do mesmo fabricante que o adaptador USB.

1

Figura 44 – Adaptador USB com cabo

1

Figura 45 – Adaptador USB estilo pendrive

4.4.4 – Adaptadores ISA e PCI

Da mesma forma que um adaptador USB, um adaptador ISA ou PCI também usa um PC Card, porém o que muda é a forma de conexão, esses adaptadores são para instalação dentro do computador através de slots ISA ou PCI.

Existem adaptadores que já vem com o PC Card embutido, enquanto outros não incluem um PC Card. No segundo caso é altamente recomendável que se use um PC Card do mesmo fabricante do adaptador.

Adaptadores ISA ou PCI necessitam de configuração manual de software para operar adequadamente.

1

Figura 46 – Adaptador PCI

4.4.5 – Servidores de Impressão

Os servidores de impressão servem para conectar uma impressora USB a uma rede wireless eliminando a necessidade de deixar um PC dedicado a essa tarefa. Um outro beneficio é evitar a sobrecarga no PC devido aos jobs de impressão. Como o servidor de impressão é wireless podemos deixar a impressora em qualquer ponto que desejarmos.

1

Figura 47 – Servidor de impressão

4.4.6 – Utilitários

Alguns fabricantes fornecem um pacote de utilitários enquanto outros apenas os meios básicos para conectividade. Um bom pacote de utilitários deveria incluir:

» Site Survey

» Software de analisador de Espectro

» Monitoração de potência e velocidade

» Configuração de perfil

» Monitor do estado do link

4.4.6.1 – Site Survey

Site survey pode incluir diferentes itens que permite ao usuário encontrar redes, identificar endereços MAC de APs, medir os níveis da potência do sinal , de ruído, e ver a relação sinal ruído.


« AnteriorPróximo »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI